TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ENTENDENDO MAIS SOBRE SERVIR NO REINO DE DEUS

Hoje falaremos sobre dois tipos de pessoas na Igreja. Os que perdem para ganhar. E os que ganham para depois perder.
 
Em Mt 16:24-27, nos diz.

24. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 25. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. 26. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? 27. Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.

Veja que no texto que lemos, Jesus instrui os seus discípulos. Por que? Porque os próprios discípulos de Jesus, ainda precisavam entender mais profundamente o significado de servir no Reino de Deus. E nós temos visto, que a Igreja precisa retomar os seu crescimento em um todo. Mas, no meio do discipulado de Jesus, pelo texto ministrado, podemos entender que existiam poucos os que estavam entendendo o que era servir ao Reino de Deus, e o que era ser um discípulo.

Eu lembrei, que Billy Graham já dizia e afirmava que: “A salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos”. 

Portanto, Mt 16:24 começa a fazer sentido.

24. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Precisamos sempre lembrar que Deus quer o seu tudo, a Palavra dEle diz em Is 1:19.

19. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

Ou seja, sempre Ele terá o melhor para você.

Veja, o que Jesus disse em Mt 16:24b:  “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue”.

Portanto, negar-se a si mesmo não significa negar as coisas materiais, mas sim entregar-se por inteiro a Cristo, de modo que nós mesmos, nos identifiquemos totalmente com Ele em nosso modo de viver.                                                                                               
Quando alguém decide negar a si mesmo está decretando a morte de seu eu, do seu orgulho, da sua vaidade, e está afirmando o seu desejo de ser dirigido pelo Espírito Santo de Deus.

Não é fácil, mas possível. Porque a coisa mais difícil, quase impossível para muitos, é entregar-se totalmente a Deus, é conseguir entregar todas as suas vontades e precauções a Jesus Cristo.

Veja que o Apóstolo Paulo nos ensina o caminho da negação. Ele diz assim em Rm 8:13.

13. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente,

Em Gl 5:24 o Apóstolo Paulo diz:

24. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Precisamos entender que o nosso maior inimigo é o nosso eu. Mas, o nosso eu pode ser vencido pelo poder do Espírito versículo 25.

25. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Por isso, precisamos dia a dia, negarmos a nós mesmos.

Nós estamos mesmo dispostos a levar cruz?

Quando Jesus usou essa alegoria de seus discípulos carregarem uma cruz e segui-Lo, eles entenderam o que realmente Jesus queria dizer. Porque na época, a crucificação era um método romano muito usado nas execuções.

Os condenados deveriam carregar sua cruz pelas ruas até o local designado para a execução. E Jesus queria mostrar aos seus discípulos, que segui-lo implicava num ato de sacrifício, de morrer para o seu eu e para muitas coisas, para que fosse estabelecido o Reino do céu.

Portanto, levar a cruz quer dizer para nós hoje, o quanto estamos dispostos a sacrificar as nossas vidas por amor ao Reino de Deus.

Existe uma estória que diz que um servo de Deus cansado de suas lutas e tribulações, um dia  teve um sonho. E neste sonho, ele resolveu falar para Jesus (em oração) que não aguentava mais carregar a cruz que lhe estava proposta, pois era muito pesada e difícil de carregar. Então Jesus disse ao servo: Pois bem, coloque a sua Cruz nesta sala, entre nas demais salas à sua frente e pegue a cruz que você quiser ou da qual se agradar. E eram muitas salas!O servo foi feliz da vida e colocou a sua cruz no chão da sala determinada por Jesus, e saiu nas outras salas procurando uma cruz que o agradasse. Então, aquele servo começou a sua procura, incansável. E entrava e saía das salas, mas não se agradava de nenhuma daquelas cruzes que estavam ali naquelas salas. Porque tinha “cada enorme Cruz” que ele não conseguia nem olhar o topo. Mas, mesmo assim, ele entrava, olhava e saía; e assim, aquele servo continuou a sua busca. Já cansado, porque só encontrava cruzes enormes e maiores que a sua. Até que em um dado momento avistou uma cruz pequenina, num cantinho de uma daquelas salas. E sorridente, agradou-se daquela pequena cruz e falou a Jesus: - Senhor eu quero esta, posso pegá-la ? Jesus olhando para o servo disse: - Esta cruz é exatamente aquela que você trouxe e deixou aqui.                                                                                   

Moral dessa estória: na época em que nós estamos vivendo, NÃO peça uma cruz mais leve a Jesus, mas peça a Ele, ombros mais fortes e que Ele ajude-o.

Veja essa importante declaração que Jesus nos disse em Mt 16:25:                                                                    

25. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

Pense de novo; quem perder a vida por minha causa acha-la-á… Sejam discípulos ou sejam  inimigos de Cristo, todos precisam reconhecer que Jesus Cristo viveu e morreu por esta frase.

Porém, para os discípulos de Jesus naquela época, havia uma possibilidade, naquele momento,  de perderem realmente suas vidas. E de fato, mais tarde alguns perderam suas vidas. Estevão foi um destes, que foi apedrejado até a morte. Paulo, foi outro, martirizado pela causa de Cristo. E todos morreram pela causa de Cristo.

Portanto, Mt 16:25, se cumpriu.

25. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

Tem até um ditado que diz assim: “às vezes é preciso perder para ganhar”.

Jesus perdeu a sua vida, mas ganhou a minha vida, as nossas vidas para Ele. Ou seja, Jesus perdeu a vida para ganhar o mundo inteiro. No evangelho de Jo 12:24 Jesus disse assim.

24. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

Entenda que a sua vida é fruto da morte de Jesus! 

Quero concluir esta reflexão, dizendo que existem aqueles que perdem para ganhar, mas que infelizmente também existem aqueles que ganham para mais tarde perder. Deixe eu explicar isso melhor. Jesus disse assim em Mt 16:26.

26. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Estes são aqueles que conquistam, buscam a fama, o dinheiro, o sucesso, o poder, e esquecem do Reino de Deus, não cultuam mais, não cumprem os princípios bíblicos de dizimar, ofertar e primíciar, de se dar ao Reino como modelo, honrando e agradecendo a Deus por tudo. O que passa a acontecer? É que mais tarde, essas pessoas que colocaram a mão no arado e tiraram, perdem a própria alma e a oportunidade de serem salvos. Estes representam o grupo dos que ganham para perder.

Portanto, vimos que existem dois tipos de pessoas na Igreja. Os que perdem para ganhar. E os que ganham para depois perder. Quem você tem sido? Porque existem pessoas mais preocupadas em ter reconhecimento humano, do que matar o seu eu, deixando o entendimento de lado. Porque Deus nos pede algo mínimo: IDE e faça discípulo, ou seja, ministre a minha palavra.

Ou você tem pensado mais como diz o Apóstolo Paulo, “nas coisas de cima”, matando o seu eu, e vivendo a vida de Deus, em abundância espiritual. Cl 3:1-4.

1. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3. porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.  4. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Portanto, lembre-se de que aqueles que perdem a sua vida por amor ao Reino, são aqueles que negam a si mesmos. Porém, entenda que aqueles que  perdem para ganhar, na realidade terão recompensas do Reino de Deus. Lembre-se que o filho do homem retribuirá “cada um segundo as suas obras” Mt 16:27.

27. Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, “retribuirá a cada um” “conforme as suas obras”.

Quem temos sido em Cristo? Tenho vigiado, resistido a satanás e seus demônios? 

Que Deus vos abençoe com sabedoria do Alto.

Encerrando: Lc 18:29-30.

29. Jesus respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa do Reino de Deus, deixar casa, esposa, irmãos, parentes ou filhos 30. receberá ainda nesta vida muito mais e, no futuro, receberá a vida eterna.

Peça ao Espirito Santo que ministre sobre sua vida, sobre o servir no REINO DE DEUS. Como você está servindo? Porque Deus tem nos dado oportunidade de serví-Lo. E Jesus mesmo disse, que seremos retribuidos, veja em Mt 16:27b “retribuirá a cada um” “conforme as suas obras”.

Creio que você será muito abençoado!

Deus os abençoe! Beijo no coração!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema