TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

JUDAS, TEVE AS MESMAS OPORTUNIDADES, MAS NÃO QUIS.

Quando a verdade não converte o coração, ele endurece. Por isso, nós precisamos viver o que o evangelho manda, ganhando vidas para Jesus.                                                                          

Nós devemos contar às pessoas, as historias da palavra de Deus. E por Judas, veio um escândalo em sua caminhada, e a Palavra diz assim em Mt 18:7.

7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!

A história de Judas Iscariotes apresenta o triste fim de uma vida que poderia ser honrada por Deus.

Um homem talentoso, com um potencial tremendo, mas que amou mais a corrupção e a sua sabedoria do que ao seu Mestre. Vejamos história desse homem em Mt 26:45–50.

45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima. 47 Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. 48 Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. 49 E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou. 50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam.

Judas acompanhou Jesus durante todo seu ministério. Ele era um dos doze, um dos mais respeitados e importantes discípulos, tanto que era o tesoureiro do grupo, por suas habilidades.

Ele participou do Evangelho, mas não viveu o Evangelho.

Na realidade Judas nunca chegou a ser um verdadeiro seguidor de Cristo. E ao analisarmos o perfil religioso de Judas, chegaremos à conclusão que aquele espírito que agia em Judas, continua agindo e existe, até hoje nas Igrejas.

Judas muitas vezes questionava as coisas, não concordava, como vemos em Jo 12:3–5.

3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?

Nos versículos 7–8 Jesus responde:

7 Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; 8 porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

Portanto, Judas tinha um perfil religioso com caracteristicas graves, e como eu falei antes e este espírito age até hoje. Mas quem são? São os questionadores. Os insatisfeitos. Os que sempre tem uma palavra pronta, deste tipo;“não concordo”. Aquele grupo, amados, que tem suas próprias idéias. Aquele grupo, que tem a sua própria maneira de crer. Aquele grupo que está na Igreja, mas não coopera porque diz: “seu eu fosse o Apostolo ou Pastor faria assim e assim...”.

É aquele grupo que não acredita que o Apóstolo ou Pastor está sendo orientado por Deus.

Aquele grupo que está na Igreja, mas que duvida da unção do outro.

Graças a Deus não tem ninguém aqui na MMA, mas é bom você saber, para não ser enganado por esses. Isso é deficiência de caráter, e essas deficiências ativam as características do caráter de Judas, que é uma ovelha que não ouve a voz do seu Pastor, para que você entenda melhor.

Veja que o texto diz assim em At 1:25-26, depois de Judas ter se suicidado, sobre o motivo porque precisavam prencher a equipe de Jesus, a palavra diz que Judas se transviou, e foi para seu próprio lugar e apostatou da fé.

25 para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar. 26 E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.

Então, o apóstata, é aquele que crê, mas de maneira errada. Judas caiu do Apostolado, mas nunca pertenceu de fato a Jesus, nunca teve uma relação pessoal, genuína com Jesus. Ou seja, ele não perdeu a salvação, porque nunca foi salvo de fato.

Judas foi o “filho da perdição” e nunca foi salvo, porque a palavra diz assim em Jo 17:12, fala sobre isso.

12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

O título máximo que Judas deu a Jesus foi de “Mestre”, mas nunca de “Senhor” ou meu “Senhor”. Judas foi um apóstata.

Judas vivia naquele estágio de seguidor indiferente de Jesus, que está em sua companhia, mas não compartilha de seu Espírito. E em Rm 8:9 diz assim:

9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Jesus conhecia o coração de Judas, mas infelizmente Judas não soube aproveitar as oportunidades dadas por Deus.

Judas pode conviver três anos com Jesus. Judas foi um homem usado por Deus.

Judas estava lado a lado com Jesus, ele foi um escolhido de Jesus! Mas por que uma pessoa escolhida, e tão inteligente pode ser uma pessoa tão falsa, a ponto de trair Jesus com um beijo? O que levou Judas a cometer esse ato? Dinheiro? Poder? O que levaria você a trair a confiança de Deus?

Veja essa comparação, para que você entenda melhor, entre dois personagens da Bíblia: Judas e Pedro.

Quem traiu mais a Jesus? Pedro ou Judas? Qual a diferença entre trair e negar a Jesus? Não seria a mesma coisa?

Pedro ao negar Jesus o traiu. Mas, Pedro usou de humildade e rendeu-se pedindo perdão ao Senhor, coisa que Judas não fez. Veja que Judas preferiu escolher o suicídio. Ou seja, Judas conviveu com Jesus, andou com Jesus e não conhecia Jesus em seu íntimo, e por isso deixou-se levar pelas artimanhas do diabo.

Judas foi uma pessoa chamada, mas não quis ser uma pessoa escolhida.

Pense um pouco; Quantas pessoas estão perdendo as maiores oportunidades em Cristo. E principalmente perdendo a oportunidade de salvação. Muitas pessoas estão trocando a salvação dada por Deus, por quaisquer trinta moedas de prata, ou por: uma relação ilícita, drogas, bebidas, homossexualismo, suicídios, homicídios, contendas, desobediências, fofocas e dai por diante.

Portanto, entenda que Deus chamou-o, e você é um escolhido, para viver o melhor dessa Terra.

Deus chamou-o para perdoar os seus pecados, e colocá-lo num banquete perante os seus inimigos.

Não perca as oportunidades que Deus dá hoje!

Hoje nesse discipulado, volte-se para Jesus e receba a salvação que só Ele pode dar!

Eu queria que você agora, analisasse os perigos de quem serve a Jesus, porém, não se converteu a Jesus. Geralmente esses, são aqueles que preferem estar perto, por algumas 30 moedas de qualquer coisa.

Portanto, o que leva uma pessoa à queda, é esse se distanciar de Jesus . Por isso, devemos estar sempre na obra de Deus. Precisamos dedicar o nosso tempo para Deus, ganhando vidas, consolidando vidas, discipulando vidas e enviando-as a fazer a mesma coisa.  

Vejamos 4 sintomas na vida de Judas Iscariotes, que detectá-los e evitá-los podem nos ajudar a não errar, e cumprir o evangelho.

O 1° sintoma, é a CEGUEIRA ESPIRITUAL.

Judas estava perto da luz do mundo, mas, a sua alma estava em trevas.

Jesus é a luz . Jesus disse em Jo 8:12.

12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

Ou seja, João está falando sobre o que Jesus disse em Jo 1:4–5.

4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

Infelizmente Judas não soube aproveitar as oportunidades que Deus deu-lhe.

A luz que ilumina, iluminou todos os outros discípulos.

Iluminou o gênio de Pedro - que tinha uma personalidade forte.

Iluminou o coração de Mateus – que era um cobrador de impostos por profissão.

Iluminou a alma de Nicodemus – que era um fariseu, membro do Sinédrio, que era o mais alto tribunal religioso dos judeus.

Iluminou o caráter de Maria Madalena, de Zaqueu que era o chefe dos cobradores de impostos, de Natanael, de Simão Zelote e tantos outros.

Mt 4:16.

16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.  

Portanto, a luz que iluminou muitas pessoas, não iluminou a alma de Judas, não iluminou a sua mente, não iluminou emoções e vontades. Ele permaneceu na cegueira espiritual. Vendo a luz, mas permaneceu nas trevas. Exite muita gente assim!

O 2° sintoma, é a INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL.

Judas ouviu todas as Palavras de vida, mas havia dureza em seu coração. Ele ouviu a verdade, todas as Palavras da verdade. Mas a verdade não entrava em seu coração, por causa da dureza de seu coração. Jesus ministrava sobre o maior mandamento em Mt 22:37.

37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

Mas Judas permanecia com o seu coração duro.

Ele não conseguiu cumprir o maior mandamento de Jesus. E Judas não amou a Jesus como manda o versículo 37 de Mateus 22, que lemos.

O texto mostra a insensibilidade espiritual de Judas; ele viu e ouviu as coisas maravilhosas que aconteciam. Como as palavras mais poderosas sendo ministradas. Ou seja, tudo isso, não tocou o seu coração, para Judas se converter a Jesus.

Quantas palavras poderosas você já ouviu, quanto tempo você tem de crente, e viu e ouviu os milagres e sobre ele, e continua com insensibilidade espiritual. Está vendo como precisamos vigiar! Muitas vezes, nós também questionamos!

O 3° sintoma, foi o ENGANO ESPIRITUAL.

Judas revelou o que ainda hoje vemos nas Igrejas. Hoje em muitas Igrejas, existe a adesão e não conversão.

Judas não enganou Jesus, enganou-se a si mesmo. Judas demonstrava até as melhores intenções cristãs. Judas até mostrou uma incrível preocupação com os pobres. Como nós podemos ver em Jo 12:3–5.

3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: 5 Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?

Portanto, quem tem esses sintomas de Judas, esses nunca darão o seu melhor para Jesus.

Maria não estava interesada em quanto valia o perfume, mas sim em demonstrar, e dar o seu melhor, com um coração convertido.

Portanto, é facil ver pelo texto, que Judas só demonstrou reverência a Jesus, na hora de entregar Jesus. Aí sim, ele  aproximou-se e com toda a reverência disse em Mt 26:49.

49 E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou.

Ainda hoje, temos pessoas assim.

Precisamos vigiar as nossas emoções, porque às vezes temos até a aparência de reverência, mas não possuímos a mesma reverência no coração.

O maior sinal de uma pessoa assim, é amar mais as coisas do que amar as pessoas.

Quem está na igreja, mas não ama a Jesus, não engana a ninguém, mas engana a si mesmo.

O 4° sintoma de Judas, foi a SUPERFICIALIDADE NA FÉ.

Judas por fim, mostrou algo muito comum ainda hoje. Uma fé de ocasião. Uma fé sem raízes. Uma fé em coisas erradas. Muitos tem até fé na igreja, mas não em Jesus.

Judas seguiu Jesus o tempo todo, mas a traição revelou quem ele realmente era.

Claro que a traição fazia parte do plano de Deus. Todos sabemos disso. E Jesus estava com o destino traçado, a morte na cruz.

Não podemos criticar, nem condenar Judas “pela” traição, porque fazia parte do plano de Deus. Mas podemos “avaliar e tirar lições para nós hoje, do seu carater”.

O que condenou Judas foi o “seu caráter”. Foi o “seu coração”. Ele desenvolveu um plano maldoso. Ele fez as coisas de maneira sórdida. Ele deixou-se usar pelo diabo. Ele revoltou-se com Jesus. Ele não teve fé em Jesus, e no seu desespero, por causa das trevas em sua alma suicidou-se.

Portanto o governo da Alma leva à morte.

Lembre-se: quando Pedro negou Jesus, ele o traiu. Mas Pedro usou de humildade, rendeu-se pedindo perdão ao Senhor e foi restaurado, coisa que Judas não fez e preferiu escolheu o suicídio.

Analise agora a sua fé. Nós não podemos viver de qualquer maneira. Ou nos convertemos verdadeiramente a Jesus, ou o desespero pode um dia tomar conta do nosso coração.

A espiritualidade de um crente, é uma espiritualidade de esperança. Sem Jesus, sobra apenas o desespero e a falta de propósito para a vida.

Portanto hoje nesse discipulado, peça a Deus um caráter Santo. Peça a Deus, que Ele retire todos os resquícios de Judas da tua vida. Peça a Deus, que Ele tire a cegueira espiritual. A sua insensibilidade espiritual. Tire todo o engano espiritual. Que Ele arranque toda a sua superficialidade na fé. E que você possa levar o seu evangelho, que transforma a vida de todo aquele que crê.

Amém! Deus abençoe sua célula!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema