TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

JESUS O BOM PASTOR

Jo 10:1-15.

 1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; 5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.


Vejamos um aspecto do ministério pastoral de Cristo: o porquê Jesus é chamado o Bom Pastor.
                                                                
Muitos acham-se bons, e isso não é errado, porque o mínimo que podemos ser naquilo que fazemos, é sermos bons.

Dentro da sua profissão você deve ser bom no que faz, caso contrário, não alcançará novas conquistas.

Dentro da escala de qualificação, Jesus poderia ter Se qualificado como excelente, mas preferiu Se qualificar como Bom .E deu-nos 3 requisitos para também nos tornarmos bons como:
                                                                                             
1º Requisito - Dar a vida pelas ovelhas.

Quando ouvimos isso de Jesus, não está apenas no sentido figurado, não é somente renunciar o seu eu, e morrer para o eu, é literalmente morrer. Foi o que Jesus fez: Ele morreu na Cruz para que eu e você tivéssemos vida e vida em abundância.

Dentro do rebanho, dentro do nosso discipulado, temos ovelhas pelas quais morreríamos, mas por outras não. Mas Jesus morreu por todas, pelas boas e pelas ruins! Ele deu a vida por toda a humanidade.

Jesus não mediu esforços, porque entendeu a Sua vocação. Ele renunciou o Seu legado para morrer por mim e por você quando estávamos na condição de ovelhas, quando não valíamos a pena, mas Ele morreu porque o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, valendo a pena ou não valendo a pena.

Quando eu leio esse texto de Jo 10, estremeço. Quando falamos de dar a vida por uma ovelha, somos levados a questionar como estamos como Pastores, como líderes. Porque, Deus está sempre pronto a nos confrontar, e nos confortar para nos ajustar para que estejamos no lugar que Ele quer.

2º Requisito - Conhecer as ovelhas.

Jesus disse que Ele conhecia as ovelhas e elas O conheciam. Será que temos mesmo noção do que significa conhecer as ovelhas e sermos conhecidos por elas?

Chega um tempo no ministério que crescemos tanto que isso torna-se desafiador. É preciso buscar de Deus estratégias, meios, formas, para não perdermos o acesso às ovelhas, o coração de bom Pastor.

A Visão Celular é linda, é uma estratégia multiplicadora, que vem do coração de Deus para ganharmos os milhares e milhares, com honras a Deus, por uma ESTRATEGIA que Ele deu para estabelecer o seu Reino. Por isso, precisamos trabalhar com honras no discipulado. Porque, nós não somos discipuladores apenas de 12 homens e as mulheres 12 mulheres! Precismos entender que Deus nos confiou um rebanho, para cuidar para o pasto do nosso bom Pastor. Por isso, nós devemos sonhar os sonhos do nosso Pastor que foi levantado pelo bom Pastor, como quem prestará conta por sua alma. Hb 13:17.

17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

E é por este rebanho, que devemos orar, jejuar e nos relacionar! É preciso que todos nós conheçamos o estado das ovelhas do aprisco, passear no meio delas, porque elas precisam conhecer e serem reconhecidas no ouvir a voz do Pastor.                                                                                                    

Deus está trazendo à nossa memória, que o ministério que Jesus tem para nós, é de uma descendência forte e poderosa, e nós precisamos nos conhecer como ovelhas.

Quantas vezes confiamos as ovelhas nas mãos dos discípulos e nem sempre eles cuidam da forma correta, porque ainda são imaturos.  Geralmente, esses, quando surge um problema, levam para o lado pessoal e acabam não dado valor às vidas, por não terem temor nenhum ao Senhor. São pessoas, que ainda não têm um coração preparado.                                                                                          
Cuidado com as ovelhas do Senhor! Os discípulos que Deus confiou a você, não podem se espalhar ou se perder.                                                                                   
Devemos sempre tentar buscá-los. Deus quer tornar-nos bons Pastores, bons líderes, e dar-nos um coração de compaixão.

Deus fará com que você cresça poderosamente, por isso, você precisa buscar estratégias do alto para conhecer as ovelhas que Deus nos cencederá e também as que Ele já nos concedeu para cuidar.

Aquilo que você puder fazer, dentro do requisito que o Bom Pastor nos ensina, faça!!! É desejo de Deus que subamos esse primeiro degrau da escada.

É prazer dEle fazer de nós bons pastores, bons líderes, bons servos.

O interessante, é que Jesus não nos ensinou a sermos os melhores, mas a sermos “bons”.                                                                                        
3º Requisito - É que Jesus, é a nossa Referência.

NEle não cabe competição para ser o melhor, mas o trabalho para ser o melhor.

Se você quer ser melhor do que alguém, seja bom, seja melhor do que você mesmo, bom e melhor do que você já tem sido.

Creia! Quando nosso referencial passa a ser interno, nós mergulharemos dentro de nós mesmos, descobriremos e conheceremos nossas fragilidades, debilidades e dificuldades. E quando descobrirmos a nossa doença, nós tambem  saberemos qual é o remédio necessário para essa cura. Porque, quando nós nos tornamos melhores do que já somos, nós passamos a reconhecer o que estavamos fazendo de nós a pior pessoa, e nesse reconhecimento, nos transformamos e nos curamos.

O bom Pastor não trata mal o coração da ovelha, mas tem calos em suas mãos de tanto proteger o coração da ovelha, do falso leão, e para isso, ele enfrenta até os lobos para salvar a ovelha. E isso, é uma unção que Deus quer trazer neste discipulado para as nossas vidas e para todos dessa Igreja, Santa, ungida e próspera, Igreja de Jesus, Igreja MMA.

Naquela época, a Bíblia diz que só quem cuidava do rebanho era o Pastor, era o dono, e o máximo que poderia acontecer era alguém da família cuidaria da ovelha, como o filho, a filha, o genro, como Moisés, Raquel, Davi e tantos outros. Porque o bom Pastor, não confia o seu rebanho na mão de qualquer um.

Quando Jesus fala do Bom Pastor, Ele nos alerta sobre os mercenários, que não irão cuidar das ovelhas da forma correta. Existem os falsos pastores, os mercenários, que não tem amor no coração pelas ovelhas.                                                                          
O mercenário faz do ministério um negócio fácil para ganhar dinheiro, escaravisa as pessoas, coloca medos, mas graças a Deus, não é o nosso caso.

Nós temos aprendido a trazer em nós o caráter expresso de Jesus e sermos apaixonados como Ele foi pelas ovelhas.

Portanto, ajude a cuidar do rebanho de Jesus, confie nEle e na sua capacitação.

Todos os discípulos, todas as vidas, não são nossas, são do Senhor, por isso, devemos ouvir o Pastor, para termos o melhor dessa terra. E Jesus confiou a nós.

Todos nós somos ovelhas de Jesus, somos discipulos, líderes, somos chamados, somos servos, tudo dEle e para Ele.                                                                                              

Não permita que as oportunidades que Ele nos deu, passem.                                                                                       . O Senhor nos chamou, para você e eu, arrancarmos os perdidos do inferno. Veja em Hb 13:20 porque o Senhor foi chamado de Grande Pastor e porque Ele morreu e ressuscitou.

20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,

Veja, que Jesus saiu da escala do Bom Pastor para ser o Grande Pastor.

Jesus morreu e ressuscitou para tornar-se o Grande Pastor. E é isso que Deus quer fazer das nossas vidas. Parece que vamos perder, mas quando morremos, temos o direito da nova vida e da ressurreição.

Só será grande, quem morrer e ressuscitar. Jesus morreu e ressuscitou com um novo degrau. Por isso, em Pe 5:4, diz.

4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.

Há recompensa para você: Uma coroa de glória. Vale a pena perseverar!        

O Senhor confiou a você vidas para serem cuidadas, e você crescerá e se multiplicará. Mas você precisará conhecer e ter entendimento, que somos ovelhas do Senhor, somos pastores do Senhor, somos líderes, servos, discipuladores do Senhor. E cada ovelha é importante para Deus!

Honre Jesus, tenha foco em seu chamado! Deus te chama hoje, a observar o mundo espiritual a sua volta.

Deus abençoe vocês! Excelente célula! Beijo no coração!                        

Amem!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema