TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

QUE BÊNÇÃO, É SER OVELHA DE JESUS!

É uma benção ser ovelha de Jesus!

Ele nos chama pelo nome e nos conduz.

Precisamos ter discernimento e conhecer a sua voz.

Veja que em Jo 10;2-4, Jesus conta a parábola das ovelhas.

2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;

A criação de ovelhas, ou ovinocultura, é praticada largamente em todos os continentes do mundo. No caso do povo de Israel, desde o patriarca Abraão, o pastoreio de rebanhos de ovelhas fez parte da cultura do Povo de Deus. E é exatamente por isso, que Jesus usou a figura da ovelha e do pastor para nos ensinar princípios espirituais muito importantes.

Vejamos três desses ensinos.

1º Ensino: Jesus é o Pastor e tem um rebanho.

Para fazer parte do rebanho de Jesus é preciso entrar pela "porta".

A porta é símbolo de legalidade, por onde as pessoas que têm autorização, devem adentrar em um ambiente. Veja que Jesus explicou em Jo 10;7-9 que a Porta por onde as ovelhas devem entrar, para fazer parte do Seu Rebanho é Ele mesmo.

7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Portanto, está bem claro, quando Jesus disse; - Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas... - Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo.

E o que significa; "Entrar por esta porta"? Significa que Jesus traz a revelação de quem Ele é e do que Ele fez. E revelar significa: tirar o véu, trazer à luz ou compreender.

Portanto, é essa PORTA que permite que à ovelha entre no aprisco de Deus.

O que é um aprisco de Deus? (É o lugar onde as ovelhas ficam protegidas) é a fé em Jesus Cristo. Por isso, que no o versículo 11, Jesus se revela: 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Sabemos pela Palavra de Deus, que Jesus deu sua vida por nós, como um Cordeiro que foi sacrificado pelos nossos pecados.

Quem entende e crê nessa revelação deste sacrifício, cumpre os principios para tornar-se ovelha de Jesus.

2º Ensino: Jesus conhece pessoalmente cada ovelha do seu rebanho.

Os pastores de Israel sempre tiveram o hábito de colocar nomes em suas ovelhas. E com o tempo cada ovelha aprende a reconhecer a voz do pastor e o nome que recebeu. Tanto é verdade que Jesus fez referência à capacidade das ovelhas de discernir a voz do seu pastor. Veja que no versículo 5, Jesus disse que a voz do estranho fará as ovelhas fugirem, mas a voz do pastor traz segurança às ovelhas.

5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

Pertencer ao rebanho de Jesus significa ter comunhão (intimidade) com Deus.

No versículo 14, Jesus afirma: 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,

No versículo 27, Jesus disse: 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Ser ovelha ovelha de Jesus, é poder ter o privilégio de desfrutar da comunhão com Ele, nos cultos, nas células, nas reuniões consernentes ao seu aprisco. E é ainda melhor, de acordo com Sua Palavra, onde Jesus nos afirma, que jamais permitirá que alguém roube dele qualquer de suas ovelhas. Ou seja, as ovelhas de Jesus não precisam sofrer de insegurança ou medo, seja qual for a situação veja o versículo 28.

28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
 

Você tem se deixado conhecer pessoalmente por Jesus? Porque Ele te conhece!

3º Ensino: Jesus deseja que seu rebanho cresça.

Observe que nas palavras de Jesus em Jo 10;15-16, Ele disse.

15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.

Portanto, o dono do aprisco é Jesus. E Ele disse que tem outras ovelhas que não são deste aprisco. E é necessário que Ele as conduza também. E elas ouvirão a sua voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

Por isso, devemos fazer discipulos para Jesus! Você não é meu, você é de Jesus, mas Jesus me colocou para cuidar de você e levar às pastagens verdejantes, porque somos um rebanho dEle.

Jesus deixa essa palavra às ovelhas dEle em Hb13;17.

17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Existem pastores que não velam pelas almas das ovelhas, e no grande dia, darão conta dessas almas.

Veja que com estas palavras de Jo 10, Jesus anunciou que Seu rebanho cresceria muito, para além das fronteiras de Israel. E esta multiplicação de ovelhas prossegue, cabendo a cada um de nós, como suas ovelhas, apresentar essa revelação de Jesus ao máximo de pessoas, assim como está em sua Palavra.

Veja que na Bíblia, Jesus nos mostra que as pessoas que ainda não se renderam a Ele são "ovelhas sem pastor" e que por isso vivem aflitas e desamparadas, e como Jesus cumpre a palavra e quer nos ensinar a cumprir também, ensina aos seus discipulos assim em Mt 9:35-38.

35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. 36 E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor. 37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.

Portanto, podemos entender perfeitamente que o desejo do Senhor Jesus, é abrigar o máximo de pessoas em seus apriscos, e conta comigo e com você, como ceifeiros dEle.

Portanto, com base em Sua Palavra, o testemunho das ovelhas de Jesus, no poder do Espírito Santo, é o Plano que Jesus estabeleceu para alcançar muitas pessoas e fazê-las ovelhas do seu rebanho. Por isso, em At 1:8, Ele nos fala assim:

8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém (Goiânia) como em toda a Judéia (Goiás) e Samaria (Brasil) e até aos confins da terra.

Portanto, qual tem sido o seu testemunho de salvação?

Precisamos lembrar do que Mt 25:32 diz.

32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.

Veja que não existe meio termo, ninguém ficará em cima do muro. No dia do juízo haverá ovelhas e haverá bodes, uns ficaram do lado direito e outros do lado esquerdo.

O mundo prega que Deus é amor, que no final tudo dará certo, como se não existissem lados. Com certeza esse não é o ensinamento dado por Jesus.

Veja que em seu ministério aqui na terra, Jesus, várias vezes, alertou sobre a separação que haverá no dia do juízo. Jesus ensinou que o joio será separado do trigo, em Mt 13:30, onde trigo será juntado no seleiro enquanto a palha será queimada.

30 Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.

Mt 3:12. 12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.


Veja que os justos serão separados dos maus. Em Mt 13:49-50.

49 Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, 50 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.

Veja que Jesus falou das virgens prudentes, que serão separadas das loucas Mt 25:11-13.

11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

Jesus também fala que o servo bom será distinguido do servo mau em Mt 25:30.

30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

E, por fim, como lemos, as ovelhas serão separas dos bodes.

Portanto da mesma forma como o joio cresce no meio do trigo, mas no dia da ceifa eles serão separados e queimados no fogo. Temos também os bodes, que durante o dia pastam junto com as ovelhas, tem o mesmo alimento, mas, serão um dia separados, ovelhas para a direita e os bodes para a esquerda.

Vejam, que esses ensinamentos são muito profundos.

O joio recebe o mesmo adubo do trigo, é regado junto com o trigo e ambos estão dentro da mesma plantação.

Os bodes também estão no mesmo rebanho, sob a mesma pastagem das ovelhas.

A diferença é que ao final, o Pastor separará o rebanho. E é nessa hora, que apenas as “ovelhas que atendem o chamado do Pastor”, serão salvas.

Que você tenha sempre essa audição aguçada, com entendimento dessa revelação!

Deus abençoe! Beijo no coração!

Amém!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema