TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DE VOLTA COMO FILHO LEGÍTIMO

Vimos no último estudo de célula sobre sermos restituídos no caráter de filho legitimo. E hoje aprenderemos sobre  a volta como filho legitimo.

Começaremos a ler hoje, em Lc 15:11-24, a parábola do filho perdido.
             
12 Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” E o pai repartiu os bens entre os dois. 13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha. 14 O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade. 15 Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. 16 Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17 Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! 18 Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor 19 e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.” 20 Então saiu dali e voltou para a casa do pai. Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. 21 E o filho disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho! 22 Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. 23 Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar 24 porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.” E começaram a festa.   

Uma coisa interessante, é que a história de Israel confunde-se muitas vezes com a história do filho pródigo, porque por muitas vezes Israel, mesmo sendo povo escolhido de Deus, afastou-se do Senhor.

A história de Israel, a história do filho pródigo e a nossa história, em alguns momentos de nossas vidas,infelizmente são iguais. Também nós nos afastamos de Deus, e fomos achados novamente, e como Israel, como o filho pródigo que voltou, nós não podemos mais cometer esse erro.

Israel significa: “homem que luta com Deus” ou "homem que vê Deus" ou “homem de volta para Deus”. E assim como o filho pródigo ou Israel, somos NÓS quando nos afastamos de Deus. Por isso, a cada dia, precisamos buscar mais e mais a nossa restauração como filhos legítimos, precisamos voltar-nos para Deus, e voltar-nos para a casa do Pai de todo o nosso coração.

Note que as pessoas que se afastam de Deus, com atos e atitudes, iguais às do mundo, começam a perder tudo, e passam a sofrer as consequência desse afastamento, até o dia em que decidir voltar para o Senhor.

No devocional vimos que o Apóstolo Paulo nos diz assim em II Co 10:4:

4 As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.

Portanto, nós precisamos sempre estarmos atentos, porque as nossas orações podem encontrar barreiras que precisam ser superadas, porque somos filhos legítimos. Como por exemplo: Precisamos romper a incredulidade. Romper toda a desconfiança. Porque a grande barreira para nossas orações é o pecado. O pecado que não foi confessado tampa os ouvidos de Deus para nosso clamor.

Veja que o profeta disse em Is 59:1-2.

1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Lembrando que pecado e iniquidade são práticas que têm a ver com erros que cometemos, ferindo a vontade de Deus.

Portanto, as nossas orações podem ter algumas barreiras que precisam ser superadas como: a incredulidade. A desconfiança outra. Os pecados que barram as nossas orações.

Contudo, essa grande barreira, que é o pecado, pode ser destruída facilmente. 

O pecado não confessado tampa os ouvidos de Deus para nosso clamor.

Se há algo em seu coração que precisa ser acertado com Deus, faça sua oração de confissão a Ele, e seja perdoado, em nome de Jesus.                              
 
Portanto, veja que nós precisamos tomar a decisão de sermos na essência, o que Israel significa; “homem que luta com Deus”. Ou "um homem que vê Deus". Ou “um homem de volta para Deus”. Ou seja, homem que "luta com Deus, ou que tem visto Deus, mas por sua interferência, voltou para Deus.

Mas, o que isso significa para nós hoje? Isso, significa que precisamos decidir voltar para Deus a cada dia do nosso viver.

Significa termos com Deus um novo encontro. Significa que a cada instante é preciso renovar a nossa aliança como filhos legítimos. Porque a nossa salvação e o nosso caminhar ao lado de Jesus, deve nos levar a ter uma decisão diária de permanecer e viver para Cristo.

Portanto, como filhos, precisamos voltar para Deus. Porém, para isso, a pessoa precisamos agir de três maneiras.

1º Agir - Ter consciência do seu próprio estado de miséria, na áreas em que você sabe que precisa mudar.

Nós podemos ver que o filho era legítimo, mas saiu da presença, e começou a sentir isso, versículos 16-17.

16 Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17 Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome!

Quando entendemos que não existe melhor lugar para se estar, a não ser nos braços do Pai, nós passamos a compreender, que fora de sua presença não somos nada e nada podemos.
         
Uma vez selado por Deus, tenha a certeza que o diabo sabe, e vai querer te escravizar novamente, porque ele já te perdeu, e quer novamente, e ele sabe os seus fracos. Mas, na condição de filho legítimo, o maligno não o toca.
                                                                
Veja que em I Jo 5:18-19.

18 Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles. 19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.

Precisamos nos avaliarmos, ver prudentemente como andamos, porque só decidiremos mesmo, quando voltarmos para Deus, como quem entende que é filho. Por isso, quando nós conseguimos olhar para nós mesmos, da mesma forma, que o filho pródigo se olhou, ou se enxergou, com certeza, teremos mudança. 
                                                                           
Veja, o filho pródigo foi alguém que tinha tudo, e que abriu mão de tudo por nada, e que tinha chegado a uma situação de menos que nada. 

Entenda que sem Deus, somos criaturas miseráveis e incompletas, tristes, cheias de problemas, e sem uma perspectiva de vida, ou de sonhos.

Portanto, o nosso primeiro agir é ter consciência do estado em que estamos! Estou bem, preciso melhorar em que?

2º Agir. Precisamos ter uma atitude e postura de humildade: versículos 18-19, dizem assim:

18 Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor 19 e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.”

Muitas vezes, passamos a ouvir vozes estranhas, que são laços do inimigo para as nossas vidas; casa e familia.

Nós precisamos reconhecer que o nosso braço não nos leva a lugar nenhum! É preciso ter a consciência de que nossas vontades e desejos são imperfeitos e que fora da vontade do Senhor, como filhos legítimos, caminhamos em direção ao sofrimento e a morte.
                                               
Quem nos sustenta e derrama sobre as nossas vidas, provisão diarias e constante, é o Senhor, é o nosso Pai.                        
Portanto creia que Jesus é nosso irmão mais velho, é Ele quem irá nos conduzir às conquistas e aos sonhos divinos. 

Precismos crer, que somente nEle viveremos os regozijos genuínos. Por isso, as nossas atitudes e postura de humildade, nos levarão a ter o melhor dessa terra, como filhos legitimos, que honram o Pai.

3º Agir - . Precisamos ter coragem para refazer o caminho, veja que no versículo 20, a palavra diz.
                                                                
20 Então saiu dali e voltou para a casa do pai. Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou.

Amados, é necessário reconhecer os seus próprios erros, e ter a consciência que quem se afastou do pai, foi você mesmo.                                                  

O nosso Deus, o nosso Senhor, Ele continua sempre nos esperando, como um Pai cheio de amor.

Portanto, precisamos saber pedir perdão, e sujeitar-nos às consequências trazidas pelo pecado . É não ter vergonha de voltar ao início e caminhar mais uma MILHA, rumo aos objetivos corretos, rumo aos propósitos de Deus, para a sua vida.


Em todo o tempo precisamos tomar atitude de Israel.

Precisamos voltar para Deus, como Filhos Legítimos e assim novamente, ter direito a usar o anel as sandálias e a túnica que o Pai nos entrega de novo, versículos 22-24.

22 Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. 23 Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar 24 porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.” E começaram a festa.   


Deus te chama hoje, para fazer uma avliação como filho legitimo.

Hoje, Ele te chama a agir como Israel.

Você já lutou, você já o conheçe, portanto só há um caminho, que é votar para o Pai.

Volte para Deus, e seja restaurado como Filho Legítimo!!!

Note que nessa parábola, nós sabemos, que houve perdas, mais as coisas perdidas, foram encontradas, e houve muita alegria e regozijo.                                                                                         


Veja que o filho pródigo, ao cair em si, observou: que havia deixado a casa do pai. Que havia deixado, um local de conforto. Havia deixado o lugar da provisão. O lugar de proteção. Havia deixado o lugar que tem regras a serem obedecidas. O lugar em que Deus tinha-lhe colocado para cuidar de seu pai. Ou seja, ele tinha deixado o certo pelo duvidoso. Por isso, na área espiritual, é a mesma coisa, só troca os nomes.

Quando deixamos a Igreja, a célula, o discipulador, ou os discípulos, estamos abandando a área familiar (familia da fé) espiritual, porque Deus nos chamou como filhos.

Volte hoje mesmo, às suas funções de filho legítimo, e não tarde a voltar.

Deus os abençoe! Beijo no Coração! Amos vocês!

Você é especial para mim, para Igreja e para Jesus!!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema