TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UM ALTAR LIMPO

Um altar limpo, tem facilidades para cumprir a palavra!

Um altar limpo, limpa outros altares.

Portanto, é inteligente saber que os altares tem muitos significados e definem futuros.

Vamos começar vendo o que a Palavra diz sobre o altar em Lv 6:8-13.

8 Disse mais o Senhor a Moisés: 9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar. 10 O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este. 11 Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo. 12 O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Nós podemos observar em todas as histórias da Bíblia, a respeito dos altares sendo edificados à Deus. Por exemplo:

Noé. Gn 8:20.

20 Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.

Abraão. Gn 12:7.

7 Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

Isaque. Gn 26:25.

25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.

Moisés. Ex 17:15.

15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O Senhor É Minha Bandeira.

Jacó. Gn 35:1.

1 Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.

Gideão. Jz 6:24.

24 Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou de O Senhor É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas.

Saul. I Sm 14:35.

35 Edificou Saul um altar ao Senhor; este foi o primeiro altar que lhe edificou.

Davi. II Sm 24:18.

18 Naquele mesmo dia, veio Gade ter com Davi e lhe disse: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu.

Elias. I Rs 18:30.

30 Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

Urias. II Rs 16:11.

11 Urias, o sacerdote, edificou um altar segundo tudo o que o rei Acaz tinha ordenado de Damasco; assim o fez o sacerdote Urias, antes que o rei Acaz viesse de Damasco.

Esdras. Ed 3:2.

2 Levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, e seus irmãos, sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos e edificaram o altar do Deus de Israel, para sobre ele oferecerem holocaustos, como está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus.

Veja que todos os altares eram edificados para algo. E nessas edificaçães dos altares, havia mudanças na história1

Portanto precisamos entender que existe um altar, pelo qual devemos ter muito zêlo, devemos ser santos, devemos ter vigilância constante, que é o templo do Espírito Santo.

Existe também o altar da Igreja. Existe o altar no céu. Porém, esses altares em nossas vidas são necessários, devem existir em nossos corações e em nossas vidas cristãs, mas é preciso limpá-los diariamente.

Portamto, são vários Altares que devemos levantar em nossas vidas. O altar em nossas casas. Os altares em nos nossos relacionamentos, para que tenhamos sempre momentos de adoração e de sacrifícios a Deus, através das orações, do clamor e de ofertas voluntárias do nosso tempo e vida ao nosso Deus!!!

Por que? Porque serão destes altares, dos quais procederão as bênçãos e as respostas de Deus, para nossas vidas.

Quando nós ofertamos as nossas vidas a Deus, nós devemos vestir-nos com vestes de santidade Lv 6:10.

10 O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este.

Essa túnica de linho, simbolizava a santidade! Se quisermos manter nosso altar em ordem, abençoado, nós precisamos nos vestir com as vestes da santidade!

Precisamos vestir-nos da Palavra de Deus! Precisamos vestir-nos de separação do pecado, de consagração e dedicação, porque são chaves para entendermos o que é santificação!                                                

Como alguém que não é separado deste mundo, pode glorificar a Deus? Pode desejar que o Senhor receba seus sacrifícios? Como alguém que não é consagrado e dedicado ao Senhor, pode almejar a presença de Deus em sua vida? Não há maneira!!!

Em Tg 4:4 o texto nos diz:

4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Veja que, em Ml 1:7, a Palavra diz assim sobre a profanação no altar.                                                                                                                        
7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do Senhor é desprezível.

Em Lm 2:7, veja que Deus rejeitou um altar.

7 Rejeitou o Senhor o seu altar e detestou o seu santuário; entregou nas mãos do inimigo os muros dos seus castelos; deram gritos na Casa do Senhor, como em dia de festa.

Ml 1:10.

10 Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta.

Veja que um ofertante deve levar as cinzas para fora do altar. Lv 6:10-11.

10 O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este. 11 Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.

O que são as cinzas? As cinzas são as sujeiras que vão se acumulando em nosso altar. Um altar deve estar sempre limpo, pronto para os sacrifícios! Ou seja, as cinzas devem ser levadas para fora todos os dias.

Isso quer dizer, que devemos rever o nosso altar todos os dias! Todos os dias devemos fazer a limpeza espiritual em nosso ser!

E isso, significa algo de extrema importância para nós!  Isto aponta para a confissão de pecados a Deus, para a restauração da comunhão com os irmãos e para a limpeza do nosso coração, em relação a todos os sentimentos ruins, que muitas vezes passamos. Por isso, levar as cinzas para fora, significa libertar-se das culpas do passado, abrindo oportunidades para que o novo de Deus entre em nossas vidas.

Ou seja, isso abre oportunidades para novas experiências com o Senhor. 

Um altar limpo, leva-nos a possuir benção do Eterno!

Veja que as cinzas, significam o que restava dos sacrifícios, de toda a adoração.

As cinzas são os restos do que nos aconteceu no passado. Por isso, nós devemos nos lembrar de tudo o que Deus fez, mas não devemos viver só do que Deus fez, porque é o próprio Deus que manda remover as cinzas para que haja mais louvor, mais adoração, mais sacrifícios.                 

Quando nos apegamos às coisas do passado, nós passamos a viver somente das experiências do passado, e o nosso altar passa a ficar cheio de cinzas, mas Deus é um Deus inovador e renovador.

Altar limpo, começa a entender a palavra!

Um altar limpo, tem facilidades para cumprir a palavra!

Um altar limpo, limpa outros altares!

É inteligente saber que os altares, tem muitos significados e definem futuros. Porque uma das finalidades dos altares, é levar-nos  a ter uma melhor comunicação com Deus, através de nossas orações, adorações, e é claro, uma maior intimidade. 

Por isso, todos os altares demarcaram territórios muito importantes em nossas vidas. E, quando os altares são confirmados na direção Deus, Ele muda a nossa identidade e dá novos territórios.       

A nossa obediência a Deus, ao limparmos o nosso altar, levar-nos-á a caminharmos de vitória em vitória!

Eu oro para que todos os seus altares, tragam a você, as mudanças necessárias para que você tenha vitória em todas as áreas!

Lembre-se, você pode tornar-se um altar para manifestar vida de Deus em sua vida, para que uma nova história seja  escrita em nome de Cristo Jesus.

Deus os abençoe! Amo vocês!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema