TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UNIDADE NA IGREJA E NAS EQUIPES

Nós hoje, falaremos sobre a saúde da igreja ou do Corpo de Cristo.

Cada membro desse Corpo precisa exercitar-se para que ele permaneça saudável. Porque Deus nos chamou para ser a cura e não a doença do corpo (da Igreja).

A grande diferença é que do ponto de vista da obra de Cristo, a igreja é um organismo perfeito, que foi gerado na unidade do Espírito. Sendo assim, o nosso esforço muitas vezes, não é para alcançarmos a unidade!  Por que? Porque nós passamos a lutar contra os inimigos que tentam destruir a unidade da igreja. Entende?

Portanto, se a unidade não precisasse de oração, Jesus não teria orado sobre esse assunto. E o texto de Jo 17:20-21, mostra Jesus orando ao Pai por seus discípulos na época, e por nós hoje.

20 Não rogo somente por “estes”, mas também por “aqueles” que vierem a crer em mim, por intermédio da “sua palavra”; 21 a fim de que “todos sejam um”; e como és “tu, ó Pai, em mim e eu em ti”, também sejam “eles em nós”; “para que o mundo creia que tu me enviaste”.

Veja que tamanha responsabilidade passamos a ter, depois que Jesus fez tudo novo em nossas vidas, para os novos começos acontecerem! Porque está bem claro na palavra, que se não fosse algo que nós não precisássemos vigiar e orar, Jesus não teria suplicado ao Pai, para que os seus discípulos, fossem “um” ou andassem em unidos, porque havia e há “um” propósito nisso; “para que o mundo creia que Deus enviou a Jesus”.
                                                                          
A palavra unidade vem do coração de Deus para o coração do homem! E nós como crentes ou líderes na Igreja, precisamos ser os modelos. Por que? Porque a Unidade foi criada no trono, e Deus é o mentor da unidade, e a unidade está no projeto de Deus. E por isso nós podemos dizer sem sombra de dúvidas: “que toda unidade vem do coração de Deus”, toda falha de unidade “é sopro do coração de Lúcifer”.

Lúcifer sempre tentará arrancar a mente de Deus da nossa mente, da nossa vida, para impor a mente dele, uma mente maligna e de mau testemunho, que provem do seu hálito podre, do seu sopro maligno e fedido, que espalha as pessoas pelo poder da desonra e da desunião, que é emanada por lúcifer.                                             

Portanto, para existir unidade, existe guerra interior e exterior! Sabe por que? Porque a unidade é uma chamada divina para os remidos. E só detecta isso, quem tem a “mente de Cristo”.

A unidade de uma equipe leva a uma conquista no sobrenatural. Por que? Porque é através da unidade que Deus ordena as bênção.                                                                        

É através da unidade que o salmista diz, assim no Sl 133:1-3.

1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre.

Portanto, devemos orar sempre, e nos colocar como vigilantes sempre, para que como equipe ou como igreja, sejamos unidos no propósito.                                                                                         

Eu creio que Deus tem uma expectativa na vida de cada um de vocês aqui representados, porque nós somos os líderes, os discípulos de Jesus, e devemos falar da essência de Cristo.                                                       

Por isso, nós somos as pessoas. Nós somos os que foram chamados. Nós somos os escolhidos que Deus levantou. Que Ele chamou para ensinar e levar as pessoas à sua Palavra.

Portanto, devemos ouvir o nosso Deus e quem Ele levantou para nos orientar. Porque quando obedecemos, passamos a ser portadores de bençãos. Por isso, precisamos entender que na obediência tem bênção, e Deus falou através do profeta Isaías sobre isso em Is 1:19-20.

19 Se quiserdes e me “ouvirdes”, comereis o melhor “desta terra”. 20 Mas, se “recusardes” e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.
                               
Devemos obedecer a Palavra na íntegra! Precisamos fugir do hálito de lúcifer, porque a palavra diz que: “O que depender de vos, haja paz”.

Portanto, nunca podemos ser um instrumento de desunião, intriga e contenda, ou sermos pessoas de palavras maliciosas contra o nosso irmão ou Igreja.

Deus, no seu profundo zêlo por nós, deixou escrito assim em Pv 6:16-19.
                                                                                                     
16 Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.

Portanto, a contenda gera desunião, e por isso, Deus abomina. Ou seja, quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar muita atenção, para evitar tais coisas em nossas vidas. Porque o que plantamos, colhemos, e essa colheita pode ser: em nosso ministério, em nossa família, em nossas equipes, em nosso trabalho, etc. Porque nós somos plantadores da Palavra de Deus.

A arma principal que satanás usa para reter as bênçãos, para impedir as conquistas de um “crente”, de uma “Igreja” ou de uma“equipe”, no sobrenatural, e que também podem causar a “abominação de Deus”, o “nojo de Deus”, é quando ele consegue trazer a “desunião entre os irmãos”. Por isso, Paulo diz em I Co 12:12-27.

12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. 16 Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? 18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. 19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. 22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. 24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, 25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. 27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

Portanto amados, a unidade é um convite de Yeshua para que uma “Igreja viva, cresça em graça e poder”.

Essa é a única oração que Jesus fez, que depende dos homens!

Tem coisas que dependem de nós, tem coisas que dependem de Jesus. E Jesus já sabia que a Igreja passaria por desunião.

Nós precisamos trazer o milagre da unidade de volta para a Igreja! Para que? Para que a palavra de Jesus se cumpra; “para que o mundo creia que Deus enviou Jesus”.

Guarde essa orientação: uma equipe desunida tende a morrer, porque seus integrantes deixam de serem um. E o pior: quem age assim, sem essa vigilância, vai contra a oração de Jesus. Por isso, todos aqueles que optam pela unidade,  estão de mãos dadas com o êxito, com o sucesso, com a paz, porque a unidade nos leva a caminhar na sabedoria.

Eu já profetizo sobre vocês hoje: Deus trará o manto da unidade sobre todos nós da MMA, e Deus nos fortalecerá no sobrenatural, e as nossas forças serão redobradas para conquistarmos tudo aquilo que Deus quer que conquistemos.

Em Ef 4:1-3, Paulo diz assim.

1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros, em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Eu creio que nós já notamos na Igrejas, que muitas pessoas dizem que querem trabalhar, que “amam” ao Senhor, que estão dispostas a pagar o preço, mas quando começam os “relacionamentos interpessoais”, começam a notar que a ausência dessas “virtudes” terminam em divisão.

Portanto, a humildade que Efésios diz na Palavra, eu creio que seja uma das palavras mais mal-entendidas dentro das igrejas evangélicas. Por que? Porque muitos confundem humildade com roupa rasgada, casa velha, ausência de conhecimento, etc. E nós sabemos que não é nada disso!     

Nós estamos vivendo em um mundo marcado por diferenças e divisões de todos os tipos, essa transição toda, onde Deus está nos dando um noto tempo da Sua graça, de lutas (contra essa pandemia), mas creia que o bem vence o mal pela raiz.                                                         

Portanto, é a hora de nós nos voltamos para Deus, ver os nossos erros e nos reconciliarmos com Cristo nesta área! Pedir a Deus, para que todas as diferenças sejam anuladas e todas as divisões sejam derrubadas.

Jesus demonstrou o tempo todo a sua união com Deus! A trindade revela a unidade Divina! E estas atitudes devem ser o nosso maior exemplo, para sermos unidos, como irmãos em Cristo. Para que? Para que o mundo creia que Deus enviou Jesus! Para que o Senhor ordene as bênçãos e a vida para sempre em nossa direção e ministério! Para que toda a contenda, que é a sétima coisa que Deus abomina, cruze longe do nosso arraial, (MMA) da nossa (casa), da nossa (família e ministério)! Para que, de fato, sejamos o corpo de Cristo Vivo, movendo-se através de nós.

Assim, nós guardaremos a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz, que Efésio diz.
                                                                                      
Portanto, é preciso aceitar e respeitar cada irmão com suas diferenças.

Precisamos ser um povo ou uma geração que vivencia mesmo o evangelho, marcado pela Cruz de Cristo, que é vertical e horizontal.

Quando entendemos o nosso chamado ou a nossa missão, é porque nós nos reconciliamos com Deus (ou seja, nos reconciliamos verticalmente) e quando entendemos as coisas espirituais, e temos discernimento desse mundo (nos começamos a reconciliar no horizontal), para nos unirmos.

Por isso, o sacrifício de Jesus foi completo e determinante, e Ele nos ensinou sobre o sacrifício, e nos deixou dois mandamentos, “amar a Deus sobre todas as coisas (vertical) e ao próximo como a nós mesmos (horizontal)”.

Veja que, Jesus disse assim em Mt 5:3-9.

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Como nós somos filhos de Deus, nós devemos trabalhar para que haja a unidade da Igreja!

É preciso que todos nós entendamos que a boa saúde do Corpo de Cristo, passa pelo nosso esforço intencional, de praticar as verdades bíblicas e andar de modo digno da vocação que recebemos.                                                                
O que você tem feito pelo corpo de Cristo? Você tem entendido que precisamos edificar esse corpo? De fazer ele crescer através das células, do convite para ir na Igreja, de participar desse corpo, com todas as estratégias que temos aprendido: Ganhar, consolidar, discipular e enviar!

Lembre-se: almas, celulas e famílias! Lembre-se de que as almas devem ser salvas!

A célula é o lugar que Deus já te deu, para Sua presença ser externada!

A família é onde o Senhor quer te usar para resgatá-las!

Deus os abençoe! Excelente célula! Beijo a todos!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema