TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

POR QUAL CAUSA VOCÊ TEM SE COLOCADO DE JOELHOS?

Veremos na palavra de Deus, alguns exemplos práticos de servos de Deus que se colocaram de joelhos por alguma causa.                                                                                 

1º MOISES, ARÃO E HUR.

A Bíblia  diz em Ex 17:8-16 que quando Israel saiu da terra do Egito logo após eles atravessarem o mar vermelho, eles começaram sua jornada no deserto em direção a terra de Canaã. 

8 Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. 10 Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. 11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. 12 Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. 13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. 14 Então, disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. 15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O Senhor É Minha Bandeira. 16 E disse: Porquanto o Senhor jurou, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração.
                                                                                                             
Os amalequitas, que era uma tribo nômade feroz que vivia nas regiões do mar morto, vieram guerrear contra o povo de Israel.

Israel era um povo que estava saindo de um período de mais de 400 anos de escravidão, e não eram acostumados com a guerra. Então Moises sabiamente chamou a Josué e disse a ele: escolhe homens capazes e sai para pelejar contra amalequitas. E eu subirei ao cume do monte e a vara de Deus estará em minhas mãos.
                                                    
Josué foi para a batalha. E Moisés subiu o monte levando com ele Arão e Hur. E a Bíblia diz que quando Moisés levantava as mãos Israel vencia o combate. Porém, quando Moises abaixava as mãos que vencia eram os amalequitas. E as mãos de Moisés eram pesadas e logo ele se cansou.

Então a Bíblia diz que pegaram uma pedra e Moisés se assentou sobre ela, e Arão e Hur sustentaram suas mãos um de um lado e outro do outro, ate Josué derrotar todos os inimigos.
                                                                          
Apesar do texto não dizer que Moisés estava de joelhos, no entanto nós entendemos que ele estava intercedendo, e que Moisés estava orando para Israel vencer os inimigos. 

Nos dias que nós estamos vivendo, podemos ver que se aproxima a volta gloriosa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
          
O diabo o nosso adversário, sabendo que lhe resta pouco tempo tem se levantado contra a Igreja de Jesus. Para que?Para destruir o povo de Deus.

Portanto, precismos entender que devemos nos colocar de joelhos por aqueles que estão à frente do campo de batalha!

2º PAULO.

Veja que Paulo disse: “Por esta causa me ponho de joelhos”. Ef 3:14.

14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,                       
                                                                                                                  
Ou seja, Paulo estava dizendo que nada poderia ter uma força maior, nada poderia mantê-los firmes na doutrina que ele havia pregado, do que se por de joelhos e pedir essa intervenção do Pai.

E nós? Devemos nos colocar de joelhos também por essa causa do evangelho? Será que nós não devemos fazer como Arão e Hur, e orar pela Igreja, orar pelo Ministério, ajudar para que as mãos do Apóstolo, não baixem?
Porque ao fazer isso, você está vencendo as guerras pela unção que é liberada. Ou cremos ou não! Por isso que em ambiente cristão, a história de Arão e Hur é tida como uma referência de unidade, de companheirismo, de apoio entre irmãos nas horas das tribulações.

Enquanto uns estão em guerra. Outros ajudam o lider a manter as mãos levantadas. Outros pegam a pedra, que em nome de Jesus, a pedra que foi rejeitada, e coloca junto ao líder, dizendo estamos juntos, firmes na rocha.

Uns erguem as suas mãos, outros pelejam e assim a vitória vai se estabelecendo.

Devemos também manter essa unidade de oração e intercessão, na obra e ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas, porque assim todos aqueles que exercem liderança ou sejam membros, serão abençoados e vencerão as suas guerras!

Agora, se não vem nos cultos! Já é um pessimo testemunho! Se não fizer a célula, e diz que é porque não dá tempo etc. Isso, é não segurar as mãos do Apóstolo, do líder, para ser abençoado. E quando vierem as guerras, que sabemos que vem de todos os tipos e em todas as áreas, podemos ficar vulneráveis a amaleque.

Eu como Apóstolo de vocês, preciso das orações de todos, tanto quanto precisam das minhas orações sobre vocês de mãos estendidas. Eu sou uma das ovelhas de Cristo, e estou sujeito aos mesmas cansaços; preciso dos “Arões e dos Hurs” para trazerem a pedra para eu colocar as mãos.

Veja que no texto que relata quando Herodes prendeu Simão Pedro, nós podemos aprender que havia oração incessante a Deus, por parte da igreja a favor dele. At 12:5-8.

5 Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. 6 Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. 7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. 8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias (isso é levar a mensagem o evangelho). E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me (cobertura espiritual)

Veja que o Apóstolo Paulo também sempre pedia que orassem por ele. Para que? Paulo pedia para ele ser sempre ousado “para que eu seja ousado”, veja em Ef 6:17-20.

17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 “e também por mim”; para que me seja dada, no “abrir da minha boca”, a palavra, para, com intrepidez, “fazer conhecido o mistério do evangelho”, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, “eu seja ousado para falar”, como me cumpre fazê-lo.                                                                        

Portanto, coloque-se também de joelhos para orar pelo seu Apóstolo, por sua Igreja, pelo Ministério MMA, seja um Arão e Hur sustentando as mãos de Moisés, e você verá as vitórias de suas lutas acontecerem rapidamente.

3º A MULHER SUNAMITA. 

No livro de II Reis, no capítulo 4, encontramos a história da mulher Sunamita; ela fez um quarto separado na sua casa para hospedar o profeta Eliseu quando ele passasse por Suném, versículos 8 a 10.

8 Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. 9 Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. 10 Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.

Eliseu orou em gratidão a hospitalidade daquela mulher, e orou por ela, e Deus curou-a da esterilidade, versículos 14 a 16.

14 Então, disse o profeta: Que se há de fazer por ela? Geazi respondeu: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho. 15 Disse Eliseu: Chama-a. Chamando-a ele, ela se pôs à porta. 16 Disse-lhe o profeta: Por este tempo, daqui a um ano, abraçarás um filho. Ela disse: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

Ela deu a luz a um filho, versículo 17.

17 Concebeu a mulher e deu à luz um filho, no tempo determinado, quando fez um ano, segundo Eliseu lhe dissera.
                                                                                                                                                                      

Passados alguns anos o menino foi trabalhar com seu pai no campo e sentiu uma forte dor de cabeça, o pai mandou o filho voltar pra casa, e ele acabou morrendo no colo de sua mãe, versículos 19 a  20.

19 Disse a seu pai: Ai! A minha cabeça! Então, o pai disse ao seu moço: Leva-o a sua mãe. 20 Ele o tomou e o levou a sua mãe, sobre cujos joelhos ficou sentado até ao meio-dia, e morreu.

Agora, o que me chama a atenção nesse texto, é que quando o filho da sunamita morreu, ela não fez alarde. Ela não contou a ninguém. Ela não falou para o vizinhos, para os parentes. Ela não saiu fazendo escândalo. Ela deitou o menino na cama no quarto de Eliseu e foi encontrar-se com ele, versículo 21.

21 Subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; fechou a porta e saiu.

Eliseu estava no alto do monte Carmelo, e de longe ele viu a Sunamita se aproximando, ele chamou seu servo Geazi e disse para ele: Vá se encontrar com a Sunamita, e pergunte para ela o que houve. E Geazi perguntou: - Vai tudo bem contigo? - Vai tudo bem com teu marido? - Vai tudo bem com teu filho? E ele foi e fez as perguntas. Ela respondeu: Vai tudo bem! Versículo 26.
                                                         
26 corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem.

Como pode aquela mulher dizer que estava tudo bem, enquanto o seu filho estava morto em sua casa? Por que ela não disse:- Não vai tudo bem nada! - Está é tudo mal!- Meu filho morreu! - E ele está morto deitado na cama do profeta! Mas ela não disse isso, ela disse que estava tudo bem!

Portanto, note que ao chegar diante do profeta, a Bíblia diz que ela prostrou-se aos seus pés, ajoelhou-se diante do homem de Deus, II Rs 4:27.

27 porém, quando chegou ao lugar onde Eliseu estava, ela se ajoelhou diante dele e abraçou os seus pés. Geazi ia tirá-la dali, mas Eliseu disse: Não faça isso! Você não está vendo que ela está muito aflita? E o Senhor Deus não me disse nada sobre isso!

E o que aconteceu?  Foi que, somente diante de um homem de Deus, ela contou o seu drama.                    

Sabe o que eu aprendo com a Sunamita? Que não devemos sair contando nossos problemas para todo mundo não!
Tem pessoas que se estiverem passando por uma luta, saem contando aos vizinhos, aos parentes, para todo mundo.

Só conte as suas lutas para quem pode te ajudar em oração, e também para Jesus, por que Ele é a solução.
                                     
Nos devemos nos ajoelhar somente diante daquele que pode resolver nossos problemas, a saber, Jesus de Nazaré. Por isso que Paulo diz em  Ef 3:14.

14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,                      

Resumindo: Eliseu foi até a casa da Sunamita, entrou no quarto onde estava a criança, orou a Deus e o menino voltou à vida e ele o entregou a sua mãe.

Por qual causa você tem se posto mais de joelhos?  Você tem se posto de joelhos: Por seu casamanto? Por seus filhos? Pela sua família? Pela sua cidade? Pelo Brasil? Pela sua Igreja, MMA? Pelo seu Apóstolo? Por sua célula?Porque, quando ao orarmos, o Senhor vê, ouve e pode trazer a restauração.

Não cesses de clamar de dia e de noite, e o Senhor fará a obra! Por isso, quando os gigantes se levantarem contra você, coloque-se de joelhos diante de Deus!

Não existe arma mais poderosa do que um crente de joelhos dobrados!                                                                      

A rainha da Inglaterra Elizabeth II dizia que:  “A coisa que ela mais temia não era a bomba atômica, mas um crente de joelhos dobrados”.                                                  

Se fossemos falar de todos os exemplos da Bíblia de pessoas que venceram, por que se colocaram de joelhos, teríamos muitos exemplos.

Devemos colocar-nos de joelhos como Ana, e o milagre veio.     

Devemos colocar-nos de joelhos como Abraão, para que os nossos parentes sejam guardados do mal!

Devemos colocar-nos de joelhos como Josué, para que as muralhas de nossas vidas sejam derrubadas!                                                                            
Devemos fazer com Jesus mandou, nos colocarmos de joelhos para que o Senhor da seara envie ceifeiros!

Como Estevão, devemos colocar-nos de joelhos para orar, por aqueles que nos perseguem.
                                                           
É de joelhos que recebemos a vitória! É de joelhos que agradecemos pelas bênçãos alcançadas! É de joelhos, que devemos nos humilhar perante o Senhor, para que as maravilhas aconteçam!

Se você quiser vitória da parte de Deus, ande com os pés para trás! De joelhos!

Paulo orou dizendo:  Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Talvez Paulo nem estivesse ajoelhado no momento que escreveu esta frase. Colocar-se de joelhos aqui! Pode muito bem ser uma simples figura para demonstrar que ele orava com sinceridade pela causa do evangelho.

Entenda que o poder da oração não vem de nós, não são as palavras especiais que dizemos. Ou de um jeitinho especial, de como oramos ou até mesmo a freqüência com que repetimos nossas orações. NÃO! O poder da oração, não é baseado em que posição oramos. O poder da oração vem de quem escuta a nossa oração! Por isso, entenda que a oração nos coloca em contato com Deus. E seja qual for a resposta das nossas orações, o Deus a quem oramos, é a fonte de todo o poder. 

Por qual causa você tem orado? Por qual causa você tem se colocado de joelhos perante Deus? Pela Igreja de Jesus?
Pelo pastor dado por Jesus? Pela sua família? Pela sua vida financeira? Pela sua vida espiritual? Tenha a certeza de que Deus está ouvindo sua oração! No momento certo Ele te dará a resposta certa!

Lembre-se, Paulo estava preso. E Paulo não podia pregar, não podia viajar, não podia visitar os irmãos, mas Paulo podia orar!

Portanto, ninguém pode te impedir de orar! Ninguém pode impedir você de falar com Deus! Você é crente, pelo que você tem se colocado de joelhos e orado?

Amem!!!

Deus os abençoe! Amo vocês!!!


 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema