TEMA 2021: DIAS DE ELIAS - VIVENDO UMA ATMOSFERA PROFÉTICA.
image

AS 7 PORTAS QUE BATEM EM NOSSA PORTA

Ap 3:20.

Hoje Deus te chama a abrir a porta do seu coração, porque Ele quer falar com você.

Veja o texto de Mt 7:7-8, também retratado em Lc 11:9-10.

7 Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8 Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.
                                                     
Portanto, está bem claro, nestes versículos, que as palavras de Jesus são de esperança, e demonstram como Ele é fiel para àqueles que o seguem, pedem e lhe obedecem.

Repare nestes versículos, que para todas as nossas atitudes há uma resposta positiva nos aguardando, que é dada por Jesus!

Portanto, se eu tenho fé e uma vida de intimidade com Deus, uma vida de renúncia e fidelidade ao Senhor, Ele me honrará. São portas que eu tenho que bater para elas se abrirem.

Porém, em Lc 13:22-27, Jesus já nos fala da porta estreita.

22 Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. 23 E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? 24 Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. 25 Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. 26 Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. 27 Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades.

Iniquidades nós sabemos que são pecados que você sabe que tem, mas não faz nada para mudar.

Portanto, quando vemos a maldade do ser humano, e o rumo que o mundo está tomando, as vezes, nós até ficamos com medo, e tentamos de todo jeito nos proteger do mal que tenta nos atingir.

Eu reconheço que o diabo tem destruído muitas vidas: Com as drogas. Violência. Corrupção. Prostituição. Religiosidade. E tantas outras formas. Mas se analisarmos, o mal começa dentro de cada pessoa, e Satanás apenas aproveita as brechas para causar ainda mais estragos.

A Bíblia conta no livro de Gênesis que um dia este mundo já foi perfeito, mas depois que Adão e Eva desobedeceram, desonraram a Deus, o mal entrou por meio do pecado, e o próprio filho deles, Caim, acabou matando o seu irmão por ciúmes. Porém, antes desse primeiro assassinato acontecer, Deus já o tinha alertado. Veja o que está escrito em Gn 4:6-7.

6 Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? 7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Nós como lideres, como crentes, sabemos que todos os dias o pecado bate à nossa parte. Porém, nós também temos a opção de pedir que Jesus vá à nossa frente, e não deixe o mal entrar. E isso só acontece, quando temos uma vida de oração, mas também quando vigiamos. Veja o que Jesus disse assim em Mt 26:41.

41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Portanto, veremos que diante dessa necessidade de estarmos atentos 24 horas, eu quero mostrar as 7 PORTAS por onde o mal entra na vida do ser humano.

1ª PORTA.

Essa porta quando abrimos, o mal pode entrar através dos nossos PENSAMENTOS.

Embora não controlemos o que pensamos, podemos controlar quais os pensamentos permanecerão em nossas mentes.

O sangue de Jesus nos alcançou! Nós sabemos quais os pensamentos, sejam os positivos ou negativos, os bons ou maus, os verdadeiros ou mentirosos, nós sabemos se devemos alimentá-los ou repreende-los.

A decisão é exclusivamente sua!

Portanto, cuidado com essa porta, com o que você deixa entrar.

2ª PORTA.

Por esta porta quando abrimos, o mal pode entrar através do nossos OLHOS.

O Senhor Jesus disse, que se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será iluminado, porém, se forem maus, todo o corpo será cheio de trevas. Mt 6:22-23.

22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

Por isso, precisamos tomar muito cuidado com a maneira como nós enxergamos as circunstâncias a nossa volta, como enxergamos as pessoas que surgem em nossos caminhos. Porque se abrirmos essa porta do mal, através dos nossos OLHOS, podemos perder muitas bençãos, ou seja atingirmos e sermos atingidos.

3ª PORTA.
                                                                              
Por esta porta quando abrimos, o mal pode entrar através dos nossos OUVIDOS.

Veja que Jesus disse muitas vezes assim: “quem tem ouvidos, ouça” o que tenho a dizer, pois Ele sabia que estamos sujeitos a escutar muitas vozes, especialmente a do diabo. E na parábola do semeador em Mt 13:9, Ele disse.

9 E Jesus terminou, dizendo: Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Ou seja, nós somos constantemente, alvos da voz de demônios e daqueles que fazem o que ele pede também. Porém, temos que dar ouvidos somente ao que Deus diz em Sua Palavra, para que não entrem palavras maldosas e mentirosas, que nos confundam, que nos enfraqueçam e, mais tarde, e nos destrua, porque se a porta é estreita, precisamos vigiar.

Essa porta dos ouvidos é a mais atingida, porque vem barrar a nossa fé, como Rm 10:17 nos alerta.

17 Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

Cuidado com a porta dos ouvidos, o que você ouve pode matar sua vida espiritual e até física.

4ª PORTA.

Por esta porta quando abrimos, o mal pode entrar e sair através da nossa BOCA.

Quando falamos o que não devemos: Lamentamos. Murmuramos. Blasfemamos. Fofocamos.

Essa porta quando aberta, enfraquece o nosso espírito, e a partir daí, abrimos brechas para que o inimigo use essas palavras contra nós no mundo espiritual.

Sobre essa porta, Jesus nos dá uma advertência muito séria em Mt 12:34-37, quando Ele diz assim.

34 Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. 35 A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. 36 Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. 37 Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado.
Portanto, há uma necessidade muito grande de vigiarmos essa porta. 



5ª PORTA.

Por esta porta quando abrimos, o mal pode entrar e atingir o nosso CORAÇÃO.

Por meio de sentimentos e desejos pecaminosos, podemos nos afastar completamente de Deus.

Em Pv 4:23 está escrito que o coração é o bem mais precioso que devemos proteger, porque dele depende toda a nossa vida.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Portanto, não é porque temos Jesus no coração, que estamos livres dos sentimentos de inveja, orgulho, vingança, ódio, etc. Precisamos estar atentos a esses sentimentos, e a tudo que vem para destruir nosso coração. 

Nos dias de hoje, existe um gatilho armado para um problema mais profundo e nocivo nos sentimentos, é esse mal que tem atingido a muitos, que é a ansiedade. I Pe 5:7-9, diz:

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios e vigilantes. (por causa das portas que abrimos) O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, (a porta da audição ou ouvido) certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

Precisamos vigiar muito essa porta, porque a advertência ao nosso coração, está em Mt 12:34.

34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.
                                                                                 
6ª PORTA.

Essa porta quando abrimos, pode ser usada para o mal ou para o bem, as NOSSAS MÃOS.

Quando negamos a obra de Deus, passamos a negar outros princípios que com as nossas mãos recebemos ou deixamos de receber. Ou abençoamos, ou retemos a bênção.

Com as mãos, estamos abrindo portas para o bem ou para o mal, que podem até nos prejudicar. É por isso que no Dia do Julgamento, nós cristãos seremos recompensados de acordo com as nossas obras, segundo aquilo que fizemos. II Co 5:10.

10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Paulo dá vários conselhos a Timóteo, e um deles esta em I Tm 5:22.

22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.

Um poco mais adiante Paulo diz assim novamente em II Tm 1:6.                                                                                                     
6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.

7ª PORTA.

Por esta porta quando abrimos, o mal pode entrar e usar os nossos PÉS.

Mas Apóstolo, o que Deus fala sobre os nossos pés? Muita coisa! A Bíblia fala mais do que geralmente vemos.
                 
Por onde você anda, com quem você anda, pode fazer com que você entre nos caminhos que te levarão à destruição. Às drogas. À feitiçaria. À prostituição. À bebedeira. Ao roubo. Todos esses caminhos do mal, quando entram em nossas vidas, entram com força para nos derrubar.
 
Então, fique vigilante a respeito dessas portas e você terá vitória e comunhão com Deus! Porque existem muitas advertências, muitos conselhos e mandamentos acerca dos nossos pés, seja no sentido espiritual como no físico.

Vejamos algumas passagens:

Sl 119:101.

101 De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.

Sl 119:105.

105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

I Co 10:12.

12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

Pv 6:18.

18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal.

RA Pv 4:26-27.

26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. 27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Sl 26:12.

12 O meu pé está firme em terreno plano; nas congregações, bendirei o Senhor.

Portanto, cuidado com as portas que você abre em sua vida!

Quero encerrar com o Sl 91:9-16.

9 Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. 10 Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 13 Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. 14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. 16 Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.

Honre a Deus e a obra na qual Ele te colocou na Igreja! Ganhe vidas! Consolide vidas! Discipule vidas!E envie vidas! Leve a mensagem de vida!

Deus os abençoe, tenham uma excelente célula!

Amém!!!
 

CURTA NOSSO FACEBOOK

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema