TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A FÉ QUE JESUS NOTA

Todos nós somos portadores de uma fé. Porém, precisamos mostrar sempre essa fé, pois somos cristãos e sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus. 

A Bíblia nos ensina que a única forma, o único caminho para agradar o coração de Deus é pela fé. Se quiser o seu milagre, se quiser crescer, alargar as tendas, você deve ter fé.                                                                      
Deus quer nos levar a outras dimensões por intermédio da fé, porque tudo que se faz sem fé é pecado. Por isso, tudo o que nós fizermos, deve ter um peso de fé. Ou seja, a nossa fé nunca pode retroceder, ela precisa sempre avançar. Quem retrocede, negou a fé. Em Hb 10:37-39, diz assim.

37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o “meu justo viverá pela fé”; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Qual é o tipo de fé, pela qual um justo viverá?  A fé segundo a sua confissão.                                                  
Portanto, existe a fé natural e a fé sobrenatural.

A fé natural conquista no natural, mas a fé sobrenatural conquista no sobrenatural.  Para Deus, não existe interesse numa obra que é feita apenas por recursos naturais.

Deus Se agrada com tudo o que é feito por fé. Portanto, todos nós, somos portadores de uma fé. E hoje, veremos sobre a fé natural, que toca o coração de Jesus, com a fé sobrenatural.                    
          
Portanto, nessa passagem que leremos , nós veremos que Jesus admirou-se, ao ouvir um pronunciamento de um centurião romano, porque a nossa boca fala, o que o nosso coração está cheio. Porém essa fé que veremos foi uma fé natural, que tocou o coração de Jesus na fé sobrenatural. Ou seja, essa fé O alegrou tanto, que Jesus voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé”.                                           
Veremos o texto da cura do servo de um centurião em Lc 7:1-10.

 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas ao povo, foi para a cidade de Cafarnaum. 2 Havia ali um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito. O empregado estava gravemente doente, quase morto. 3 Quando o oficial ouviu falar de Jesus, enviou alguns líderes judeus para pedirem a ele que viesse curar o seu empregado. 4 Eles foram falar com Jesus e lhe pediram com insistência: Esse homem merece, de fato, a sua ajuda, 5 pois estima muito o nosso povo e até construiu uma sinagoga para nós. 6 Então Jesus foi com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial romano mandou alguns amigos dizerem a Jesus: Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. 7 E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. 8 Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz.
9 Jesus ficou muito admirado quando ouviu isso. Então virou-se e disse para a multidão que o seguia: Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! 10 Aí os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado.

Quero abrir um parêntese aqui, de que Jesus estava acostumado com pessoas pedindo por milagres, mas havia algo sobre a fé de um centurião romano, o qual estava pedindo a Jesus para curar o seu servo. E esse pedido, era para Jesus ir até a sua casa.                                   
E aquelas ações, que estavam acontecendo, e que Jesus nota na vida do crente, fez com que Jesus parasse.                                              

Portanto, hoje veremos qual é a história por trás dessa fé? Nós veremos no texto, que este líder romano, era um líder altamente respeitado, que tinha ouvido falar de Jesus.  E ele tinha um servo, que caiu com uma enfermidade mortal, ou seja uma doença grave, onde ele enviou um mensageiro até Jesus pedindo por um milagre.                      

Mas, ai vem pergunta: O que tornou a fé natural desse homem tão extraordinária aos olhos de Jesus, que fez Jesus ir na direção dele? 

1º O Amor que Jesus viu.
2º A Humildade que Jesus sentiu.
3º A fé que o centurião demonstrou a Jesus.                                                                                 
1º O Amor que Jesus viu.

A relação entre o centurião romano e seu servo era bastante incomum.                              

O servo é descrito como sendo “altamente estimado”. Nos versículos se vê assim.                                                                  
2 Havia ali um oficial romano que tinha um empregado a “quem estimava muito”. O empregado estava gravemente doente, quase morto. 3 Quando o oficial ouviu falar de Jesus, enviou alguns líderes judeus para pedirem a ele que viesse curar o seu empregado.                                                                  
Veja que esse centurião é referido como um homem de fé, que amava tanto o povo judeu que ele construiu também uma sinagoga para eles. E este centurião romano, ou seja, era um gentio, porém, ele foi um homem que usou seu poder e autoridade para encorajar o povo de Deus.  

Portanto, o verdadeiro amor muda não somente nossas respostas perante os outros, mas também nossas ações, porque nos versículos 4  e 5, podemos ver que os mensageiros que eram Judeus, tiveram a sua fé acionada, pela ações de um gentio.                                      

4 Eles foram falar com Jesus e lhe pediram com “insistência”: Esse homem merece, de fato, a sua ajuda, 5 pois estima muito o nosso povo e até construiu uma sinagoga para nós.

Portanto, as nossas ações, independente das circunstâncias, mostram a Deus através do amor as pessoas, a nossa fé, e com essas atitudes, fazem Jesus vir em nossa direção, consolidando assim o milagre.    

Quem eu tenho sido para as outras pessoas?

Veja que aquele centurião teve uma necessidade, e foi imediatamente atendido, por quem ele tinha feito um bem.

Nosso trabalho para o Senhor nunca será em vão, porque Ele ve, se é com amor que estamos fazendo.

2º A Humildade que Jesus sentiu.

Quando Jesus se aproximou da casa do centurião, este ficou ainda mais consciente de seus pecados e sabia que não merecia ter Jesus em sua casa.                                              

Note que isso é verdadeiro, e deve acontecer conosco.  Quanto mais tempo passamos com Cristo, lendo a Palavra de Deus, ou orando verdadeiramente a Ele, começamos a reconhecer o quão pecadores e indignos somos à luz da perfeição, na santidade e pureza de Deus em Jesus.
                                                                                
Veja, que com o tempo, isso nos faz perceber como o Seu amor e graça por nós é tão surpreendente, versiculos 6-7.

6 Então Jesus foi com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial romano mandou alguns amigos dizerem a Jesus: Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. 7 E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom.

Será que temos reconhecido, quem realmente temos sido? Será que sabemos, quem é Jesus?

A humildade, antecede a nossa fé. Será que nossa maneira tão natural, não tem impedido as nossas bençãos sobrenaturais. Porque essa humildade, esse reconhecimento verdadeiro e natural, fez Jesus entrar com o milagre, na fé sobrenatural. Porque dá para se entender perfeitamente, que o centurião reconheceu que ele não merecia, mas ele cria que a ordem de Jesus era o suficiente poderia curar o seu servo, veja de novo versículo 7.                                                                                              
7 E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. 

Portanto, o reconhecimento de quem realmente temos sido, nos fará pessoas com humildade;

De ver quem realmente temos sido para Deus.

Quem realmente temos sido como pessoa na Igreja, na célula que faço e na que participo.
Isso acionamos a nossa fé sobrenatural em Jesus, e Jesus sabe identificá-las muito bem.

Quanto mais perto Jesus vinha em direção aquele centurião, mais ele começou se identificar quem ele era!!! “não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor.“

Portanto, como crentes, nós precisamos pedir para Jesus, que cure as pessoas, e essas ações trarão Jesus ate nós, e Ele verá esse amor, essa humildade e essa fé em nosso coração, eu creio.

Eu creio, que chegou o tempo de vermos muitos milagres acontecerem, pela nossa fé.
Portanto, Jesus hoje sonda o seu coração, para ver sua humildade em crer nEle e no seu poder.
                                                                           
3º A fé que o centurião demonstrou a Jesus.    

O centurião tinha fé, não apenas na capacidade de cura de Jesus, mas em Suas próprias palavras.

Ele pediu Jesus para liberar as palavras de cura, e que seu servo seria curado. Ou seja, ele tinha uma fé natural, e acreditava que Jesus possuía esse poder.                                                           
Quando cremos nesse poder, ele será executado. Porém, é preciso, amor, humildade e fé com ações e convicções que demonstram essa fé veja, versículos 8-10.

8 Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz.
9 Jesus ficou muito admirado quando ouviu isso. Então virou-se e disse para a multidão que o seguia: Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! 10 Aí os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado.

Portanto, apesar da riqueza, do poder e autoridade do centurião, ele reconheceu algo sobrenatural na pessoa de Jesus Cristo, e a sua fé demonstrou isso claramente.                                                                                    
Como Jesus descreveria a sua fé hoje? Devemos pedir a Deus, uma fé como a deste centurião. Porque o que encantou Jesus muito foi versículo 8.

8 Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz.

Ou seja, o centurião estava dizendo assim a Jesus, eu entendo o Senhor, eu sou obediente, e seria mais ou menos assim: Eu estou debaixo de sua autoridade e a reconheço e obedeço.

Se o Senhor mandar pregar a sua palavra, eu vou.
Se o Senhor mandar eu ler e orar, eu faço.
Se o Senhor mandar eu Jejuar, eu jejuo.
Se o Senhor mandou eu ter célula, eu vou ter.
Se o Senhor manda honrar, eu irei honrar.

Eu sei que devo obedecer às autoridades sobre mim.

E essa fé, do centurião romano, tocou tanto no coração de Jesus que Ele disse no versículo 9: Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!

Ou seja, esse amor por vidas, um servo dele.

A humildade e reconhecimento, de uma autoridade espiritual.

Tudo isso, esse texto nos ensina, que essa fé, ira nos fazer receber os milagres que precisamos. Veja no versículo 10.

10 Aí os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado.

Portanto, uma palavra nossa com fé, faz Jesus executar o milagre a cura que precisamos.

Peça por uma fé hoje, que inspire Ele a realizar o seu milagre!                                          

Hoje é dia de rever sua vida e acionar o milagre no sobrenatural.                                                                
Antes, entenda que precisa ter ações para Jesus vir em sua direção, fazendo de você, uma pessoas de amor, humildade e com fé, e que reconhece o Seu pode, com temo e tremor.

Mostre para Jesus, porque Ele mandou você pregar a sua palavra, portanto, pregue!

Jesus mandou você fazer discípulos, faça!

Jesus mandou você congregar, congregue!

Jesus mandou você honrar, honre!

Amem!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema