TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DEUS PROVERÁ

Deus é um Deus que permite o bem e o mal!

Portanto hoje, veremos sobre algumas crises existenciais, como a do COVID-19, que nos colocam perante um espelho no qual nós não gostamos de olhar! Por que?  Porque podemos ver em nós mesmos, fraquezas, vulnerabilidades, medos e receios.

Observe na vida, que quando os ventos contrários desmoronam todas as nossas falsas seguranças, nós começamos a notar que podemos facilmente afundar em um mar revolto que é maior do que nós.

Pense um pouco e seja sincero: Nós estamos encarando as nossas limitações neste tempo que estamos vivendo?

Alguns estão naufragando em leitos de hospitais, outros em desempregos e crises financeiras, outros emocionalmente. E os idosos ou os que tem alguma doença, são os mais vulneráveis também. Ou seja, todo povo do mundo foi atingido. Até as crianças deixaram de ver seus amiguinhos, brincar, estudar.

Hoje, as igrejas estarão vazias e fechadas. Muitos, não estão indo à igreja, dando mal testemunho, acredite, em uma época como essa!

Podemos ver que o governo está precisando agir mais rapidamente, e até mudar os planos de gestão atual. Ou seja, tudo está mudando, tudo mudará daqui para frente e por algum tempo e algumas coisas nunca mais voltarão.  Ou seja, a nossa vida deixará de ser normal, ou melhor, provará mais uma vez, que ela sempre foi assim, insegura.

Porém, em meio a esse cenário apavorante, a pergunta sincera que devemos fazer hoje é: Como podemos estar seguros? E a resposta é a mesma que Abraão deu quando também estava vivendo uma crise; “Deus proverá”. Abrãao nos mostra em sua adversidade em Gn 22:7-8.

7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

Portanto, Deus quis colocar Abraão à prova pedindo que ele sacrificasse seu filho querido, Isaque, o filho no qual estava a promessa da benção divina. E em meio a essa possível calamidade, Abraão se lembrou que Deus tinha total controle dos eventos futuros de sua vida, e é capaz de resolver coisas bem complexas.                                                                          
Em outras palavras, Abraão estava criando uma doutrina da providência divina. E nós sabemos que uma doutrina, e que principios em tempos de crise, mantém crentes de pé e com fé.

Veja que Abraão, por sua obediência a Deus, Deus provê um cordeiro para sacrifício no lugar do seu filho.

Sabemos que nem sempre é assim, e que nem sempre Deus nos livrará do “holocausto”, mas, precisamos seguir adiante com a mesma fé de Abraão. Essa é a fé que nos faz descansar em Deus, porque essa é a maneira dele agir nesse mundo. Mas, como uma doutrina da providência nos ajuda nesse momento?

Para respondermos essa pergunta, devemos lembrar de algumas verdades bíblicas importantes.

Em primeiro lugar, Deus faz com que todas as coisas, boas e ruins, aconteçam de acordo com seu propósito. Isso mesmo, coisas boas e ruins.

Portanto, como Deus pode causar todas elas, não somente pode permitir também usá-las!

Há aqueles que afirmam que Deus somente governa sobre todas as coisas, mas não causa essas situações ruins. Mas o que é governar? senão presidir de tal maneira, onde as coisas sobre as quais se preside sejam regidas por uma ordem determinada, seja boa ou ruim.

O que aprendemos na bíblia é que Deus governa ativamente sobre tudo e todos, sendo a “primeira causa” de todos os eventos. 

Eu lembro de um artigo que li uma vez do pastor John Piper, logo após as torres gêmeas terem caído sob ataque terrorista em 11 de setembro de 2001. Ou seja, em setembro fará 20 anos. Mas, Piper nos lembra corretamente que Deus faz todas as coisas conforme o conselho de sua vontade que está em Ef 1:11-12.

11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;

E nós poderíamos continuar com a lista acima, de outros exemplos bíblicos.

Lembra da vida de Jó, a calamidade enfrentada por ele e sua família?

Logo em Jó 1, lemos que? Seus bois e jumentas foram roubados pelos sabeus versículo 15. Seus servos foram mortos. Fogo caiu do céu e matou suas ovelhas e pastores, versículo 16. Não bastasse isso, os caldeus atacaram e levaram os camelos, mataram cruelmente os outros empregados, versículo 17. Pior ainda, seus próprios filhos e filhas foram mortos por um vento que bateu contra a casa onde eles comiam versículos 18-19. E qual foi a percepção de Jó perante aquela calamidade? Jó 1:20-21.

20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; 21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!

Portanto, Jó poderia ter culpado os sabeus e ele teria razão.  Jó poderia ter culpado os caldeus e estaria correto. Poderia ter culpado seus filhos, por não buscarem proteção suficiente em uma área em que provavelmente esses tipos de “tornados” aconteciam com frequência. Jó poderia ter achado inúmeras causas para o seu sofrimento, mas ele disse: “O Senhor o deu e o Senhor o tomou”. Versículo 21.

21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!

Sabemos que a fala e percepção de Jó foi acertada, porque o próprio Deus afirma logo em seguida em Jó 1:22.

22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Em outras palavras, Jó não pecou ao dizer que Deus foi a causa da sua crise. Veja em Jo 1:6-12.

6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. 7 Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. 8 Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. 9 Então, respondeu Satanás ao Senhor: Porventura, Jó debalde teme a Deus? 10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. 11 Estende, porém, a mão, e toca-lhe em “tudo quanto tem”, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 12 Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
                                                                     

E mais a frente na narrativa de Jó quanto ao seu sofrimento, que já estava insuportável, suas feridas estavam abertas a ponto de ter de se coçar com caco de barro. Jó 2:3-8.

3 Perguntou o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. 4 Então, Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 5 Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. 6 Disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. 7 Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. 8 Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.

Se não bastasse tudo isso, sua mulher também tentou, para que Jó amaldiçoasse a Deus, ele respondeu nos versículos 9-10.

9 Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. 10 Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos “também o mal”? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

Jó sabia que Deus envia o bem e o mal! Jó não pecou com os seus lábios. E não é pecado afirmar que Deus permite o bem e o mal em nossas vidas, pelo contrário, é uma advertência.

Por exemplo: E o que se pode dizer do profeta Jonas? Você já reparou o que Deus causou na vida daquele profeta?                                                                                       
Na palavra diz que Deus enviou um grande peixe engolir o profeta Jn 1:17.

17 Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Mais uma vez, Jonas ao ficar descontente, fez um aramados e se deitou ali, e Deus fez uma planta nascer e subir por cima dele Jn 4:6.

6 Então, fez o Senhor Deus nascer uma planta, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo por causa da planta.

Fez o bem e fez o mal. De repente, Deus mandou um vento oriental quente para atacá-lo Jn 4:8-9.

8 Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que desfalecia, pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver! 9 Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte.

Mas, vamos lá, o maior milagre ao meu ver no livro todo é: Jn 4:7. 

7 Mas Deus, no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou. 

Ou seja, Deus enviou um verme para comer a planta que tinha dado como proteção ao profeta.

Pessoas questionam o livro de Jonas, porque narra que um grande peixe engoliu um homem. Mas você já viu, ou ouviu falar sobre um verme domesticado? É assim que o livro termina, com um “milagre” absurdo um “verme domesticado por Deus” para cumprir um propósito específico, destruir a planta que Jonas tanto amava.

Portanto, Deus também controla vermes e envia-os sobre nossas vidas.

Aliás, quando lemos o livro de Jonas devemos perceber que o mesmo Deus que estava ativo na vida do profeta, trazendo tempestades, peixe, vento e verme, é o mesmo Deus que está ativo em nossas vidas.

Ele não mudou e continua soberano e ativo sobre toda a criação.

Por último, lembre-se das palavras do Apóstolo Paulo em Rm 8:28.

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

O que são “todas as coisas”? O Apóstolo diz que somos como “ovelhas levadas ao matadouro continuamente” (Para Paulo, a vida nunca foi normal). E ele conclui dizendo assim em Rm 8:37.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Essas são algumas “das coisas” que Deus causa e usa em nossas vidas.

Não só coisas boas, mas também coisas que nos tratam para sermos melhores e venhamos cumprir o seu proposito.

Há muito mais para falarmos. Portanto, meditem nessas coisas. Deus está envolvido no COVID-19? Ele permitiu a existência desse vírus. Veja que Deus controla reis e até os vermes. Ele ainda é o mesmo. Por que isso, Ele é quem nos traz consolo e segurança!

Se Deus está ativo nisso tudo, Ele não foi pego de surpresa! Seu poder não está limitado, pelo contrário, está operando em tudo e todos!

Estamos nesse jejum e oração por 40 dias! Clame a esse Deus soberano, porque Ele nunca perdeu o controle de nada! Seria muito triste e desesperador orar a um deus que não fosse soberano.                                                                                              
Ore com fé, porque o proposito de Deus se cumprirá.

Deus é a vontade permissiva. Deus não tenta ninguém, nós somos tentados pelas nossas proprias cobiças.

Creia que em suas adversidades, “Deus proverá”.

Portanto, por sua obediência a Deus, Deus proverá o sacrifício.

Quando se fala em Obediencia a Deus. Estou falando do que a Biblia diz, que é obedecer a sua Palavra, obedecer o que se diz na Igreja, obedecer o que o líder levantado fala àquele aprisco, para sermos protegidos pelo anjos designados naquele lugar.

Sabemos que nem sempre é assim, e que nem sempre Deus nos livrará do “holocausto”, mas, precisamos seguir adiante com a mesma fé de Abraão.

Essa é a fé que nos faz descansar em Deus, porque essa é a maneira dele agir nesse mundo.                                                        
A fé de Abraão, deve ser a nossa fé! Deus proverá!

Deus os abençoe! Beijo no coração! Amo vocês!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema