TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

IDE

Gn 1:26-30.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

Mc 16:15-20.

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. 19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.



Mt 28:19.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.



É de responsabilidade da Igreja, alcançar as nações com o evangelho de Cristo. Ela não abraça somente a transformação do homem no seu aspecto espiritual, mas, também, no aspecto cultural.

O Evangelho é o agente transformador do caráter do ser humano. E por isso, Deus comissionou a Igreja a fazer evangelização a todos os povos.                                       

Então, vimos em Mc 16:15, a vontade e a ânsia  de restauração do ser humano, uma situação ou posição, da criação. Porque vimos pela palavra que somos a imagem e semelhança de Deus(quanto ao caráter), dignidade, plena felicidade, comunhão com Deus e vida eterna, e Jesus diz isso no versículo 15 de Marcos:  15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
                                                                                             
Cabe à Igreja de Jesus a responsabilidade de cumprir as ordenanças divinas, que estão em Mt 28:19-20; Mc 16:15.

Existe uma ordenança divina para todo aquele que O aceita como o seu único e exclusivo Salvador.

O que eu quero dizer é que existe uma responsabilidade que vai além da evangelização.

Nós somos conscientes e sabemos que a evangelização é responsabilidade da igreja. Temos uma estratégia que foi dada por Deus; de evangelizar na qual está inserido: ganhar, consolidar, discipular e enviar.                                                   
A Igreja deve pregar o Evangelho em tempo e fora de tempo, como disse Paulo em II Tm 4:2.

2 prega a palavra, insta,( insista, argumente, questione) quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.

Precisamos anunciar que Jesus veio salvar o homem, perdoar os nossos pecados e restabelecer a comunhão entre Deus e a humanidade. Mc 16:14–18.                                                       

14 Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.                   

Nós sabemos que a palavra de Deus ao chegar à vida das pessoas, não se limita somente à salvação, ela alcança todos os aspectos que direcionam o ser humano ao padrão que Deus sempre quis para ele: paz, justiça, alegria, felicidade, equilíbrio, vida eterna.

No aspecto social, a Igreja deve ser modelo.

Devemos estar cientes de que a evangelização e a atividade social, e não são mutuamente exclusiva.

Nós não devemos somente ter interesse pela assistência social, como muitos tem, mas, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação de toda a sociedade, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão.

I Ts 5:23.

23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Nós precisamos promover a reconciliação de todo o ser humano com o Criador e proporcionando-lhe as condições necessárias para que ele sinta a plena comunhão da família de Deus.

A proclamação do Evangelho sempre foi acompanhada de demonstração. Porque a fé sem obras é morta. Que obra é essa? É uma obra num todo, no espírito, alma e corpo.

Alguns dizem que a obra da Igreja é adorar a Deus. E o Apóstolo Paulo ensina em Rm 12:1–2, que o verdadeiro culto a Deus é oferecer-se em sacrifício vivo, o que implica algo bem maior do que a adoração e o louvor, mas sim na compreensão dos conceitos de Deus.

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Alguns dizem que a parte da Igreja é evangelizar o mundo. É verdade. Quem é a Igreja de Jesus aqui na terra?Nós. Mas aqui cabe perguntar, o que isso significa? Seria apenas levar os homens a se decidirem por Cristo? Seria apenas, levar as pessoas a se tornarem membros de uma Igrejas Evangélicas? Ou seria, a divulgação do Reino de Deus? Ou seria, introduzir os valores do Reino de Deus, na cultura e na sociedade? IDE POR....

Então, a missão da Igreja é levar o Evangelho e contemplar todas as necessidades do ser humano.                                                                          
O conteúdo do evangelho, não contempla somente o aspecto espiritual, mas em tudo aquilo que produz no ser humano, que é uma mudança radical do seu comportamento e do seu caráter.
                                                                                           
Quando uma pessoa é mudada pelo Espírito Santo de Deus, essa pessoa passa em tudo, servir aos interesses do Reino de Deus. Ou seja, ela passa a existir e a funcionar em alinhamento, ao caráter perfeito do Senhor.

Precisamos proclamar a mensagem da salvação mediante a pregação e as ações da Igreja, tendo sempre uma visão integral da natureza que está em I Ts 5:23.

23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

A visão da Igreja é proclamar o evangelho, é estabelecer o Reino de Deus. Suprir as necessidades humanas, no espíritom, alma e corpo. Pregar a justiça cristã.

O IDE é tudo o que a Igreja pode e deve fazer para expandir o Reino de Deus no mundo todo.

Hoje, vivemos em meio a uma realidade evangélica, onde muito Líder não conseguem responder ao chamado da Igreja.

Precisamos criar uma cultura debaixo do Senhorio de Cristo. As nossas atitudes devem reflitira a ordem original da criação em todos os aspectos: na família, no trabalho, na ciência, nas artes, na política, etc.  E a palavra nos diz isso em Gn 1:26.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Então como Igreja de Deus, temos essa missão a cumprir junto à sociedade, a nossa geração como sal da terra e luz do mundo, Mt 5:13-14.

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

Nossa missão é ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas, tudo através do poder do Evangelho de Cristo.

Deus se importa não só com a redenção das almas, mas também com a restauração de sua criação.

Deus tem nos chamado para sermos discípulos dEle! O nosso trabalho, não é somente construir a Igreja, e pronto, mas construir uma sociedade para a glória de Deus.

Deus criou o ser humano perfeito, mas ao consumar o pecado, foi destituído da presença de Deus. Rm 3:23. 23 pois todos pecaram e destituído (carecem) da glória de Deus,

Ou seja, o homem perdeu a dignidade.

O distanciamento do Criador fez com que o ser humano empreendesse inúmeras formas de cultura, que se desenvolveram conforme a conveniência de sua natureza carnal, totalmente contra os princípios de Deus. Mas graças a Deus, que Ele não desistiu do seu precioso plano para regenerar o ser humano à sua forma plena. Nos chamando como instrumentos seus, para restaurar a humanidade, através de um modelo. Modelo dos 12.

O IDE é a ordem do Senhor que devemos ir por todo o mundo: Ir ao encontro do mundo. Ir ao encontro dos pecadores, e levar a mensagem da salvação em Cristo Jesus.

O homem não tem condições de salvar-se a si próprio, porque o deus deste século lhe cegou o entendimento, para que não tenha condições de ver a luz do evangelho da glória de Cristo. II Co 4 : 4.                                                                             
4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Ao aceitar a mensagem do Evangelho o ser humano passa a se comportar de maneira condizente com a vontade de Deus;

O homem passa refletir a respeito dos princípios e valores, que se encontram na Palavra de Deus.

O homem passa a refletir em todos os níveis de nossas relações: que é na Família. Na igreja. Na escola. No trabalho e nas amizades.

O que eu quero dizer é que o Evangelho de Cristo não visa apenas salvar o homem do pecado e do inferno, mas também leva o homem a agir como instrumento transformador de uma sociedade, que muitas vezes são incrédulos.                                                                                       
Deus tem nos dado um ensino assim; de Cristo formado em vós.

Gl 4:18-19.

18 É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, 19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;


Observe que ele não diz: Cristo informado em vós, mas “Cristo formado em vós”. Então, antes de fazer discípulos precisamos ser discípulos. Um discípulo verdadeiro ama aos outros irmãos.  Jo 13:35.

35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Um discípulo verdadeiro gera frutos, Jo 15:8.

8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Então, amados formar discípulos(IDE) é a razão de ser da Noiva do Cordeiro na Terra; é a essência da Missão Integral da Igreja.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema