TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

Essa história contada por Jesus faz parte de uma série de ensinos que Ele proferiu sobre o final dos tempos. 

Portanto, nessa época especial que estamos vivendo (COVID19 etc), ou mesmo diante de catástrofes naturais, veja, que esse tema sempre nos confronta, mas Jesus nos ama.
    
A Bíblia fala muito sobre esse tempo do fim. Porque ele realmente acontecerá! 

Jesus ensinou seus discípulos sobre os sinais que antecederiam esse tempo, não para amedrontá-los, mas para que eles estivessem preparados para esse dia.
 
A parábola que veremos hoje traz esclarecimentos sobre o que acontecerá quando Jesus voltar a essa Terra.

(versão utilizada RA) Mt 25:1-13.

1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. 2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. 10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

Portanto, no tempo de Jesus e na cultura judaica, o ritual de um casamento era muito diferente do que nós conhecemos hoje. Normalmente havia três estágios no processo matrimonial: 

1º vinha o compromisso, quando era feito um contrato formal entre os pais do noivo e da noiva;
2º vinha o noivado, uma cerimônia feita na casa dos pais da noiva, quando eram feitas promessas na frente de testemunhas. 
3º vinha o noivado era algo tão sério que, se o noivo viesse a falecer durante o período de noivado, a noiva era considerada viúva.  

Portanto, não se podia cancelar um noivado. E depois de cerca de um ano, vinha a cerimônia de casamento, quando o noivo buscava a noiva na casa do pai dela e levava para estar com ele, aí sim, ela já ia como sua esposa.

Jesus usa várias vezes a metáfora de um casamento, para representar o Seu Reino. Então, nós veremos que o noivo da parábola representa Jesus.

Portanto, a Bíblia diz que Jesus um dia voltará, não como um bebê ou como um servo sofredor, mas como um Rei poderoso, porque Ele é o Rei dos reis.                 

Ele virá estabelecer o Seu Reino definitivamente aqui na Terra.

Jesus prometeu que voltaria e Ele voltará! 

Há dezenas de textos na Bíblia sobre essa promessa. Ele não mente! E o profeta Jeremias já nos alertava sobre isso em Jr 1:12.

12 Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

Então, realmente um dia Ele virá para buscar a sua noiva, que é a Igreja.

A questão é que nós não sabemos quando isso irá acontecerá. Ele mesmo afirmou no versículo 13.

13 Vigiai, pois, vocês não sabem o dia nem a hora.               

Veja em Mt 24:36-44, sobre esse tempo.

36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. 37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; 41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. 42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

Por isso, nós estamos lendo esse texto, e podemos detectar que há uma preocupação de Jesus aqui, que é: ESTEJAM SEMPRE PREPARADOS!

Essa parábola das virgens representa as pessoas que aguardam a volta de Jesus. E vimos que Jesus divide as pessoas em dois grupos muito distintos: Os que estão preparados. E os que não estão preparados. E é por isso que Jesus usa o símbolo do azeite na lâmpada. 
Porque o Azeite na Bíblia representa unção de Deus, a presença do Espírito Santo.

Cada um de nós estamos vivendo o tempo da oportunidade de Deus: Que oportunidade é essa? 

É a oportunidade de entendimento e de buscá-lo, e de se “encher da sua unção”.
 
Tenha certeza de uma coisa: um dia essa oportunidade da qual estou falando terminará, e o texto que está sendo usado, diz na parábola que “a porta se fechará”. Mt 25:10.            

10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.

Deus está dando a oportunidade para que você entre na festa de casamento, ou seja, no Reino de Deus.

As virgens que não se prepararam, não o fizeram porque desconsideraram a possibilidade de o noivo chegar naquela hora, naquela noite. 

O que eu quero que você note, e deixe que o Espírito Santo ministre, é que o texto está nos dizendo que elas não tiveram tempo de corrigir o seu erro. E isso é o que Jesus quer nos dizer hoje: chegará um momento para nós, em que não haverá mais tempo para nenhuma mudança de atitude.

Agora eu vou levar a palavra! Agora eu vou abrir a célula! Agora eu vou ler a palavra e orar e jejuar! Agora é que eu perdoaria aquela pessoa! Agora que eu entendi, que não devo fofocar e nem escutar fofoca! Agora que eu entendi, que eu tenho que ser um servo e ser luz! Agora que eu entendi que devo honrar! Agora que eu entendi Gl 6;6-8, e esse texto fez sentido para mim, que diz:

6 Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

E agora que eu estou entendendo...... Agora....

Portanto, isso é tão real que ninguém sabe até quando ficaremos nessa terra! Até quando nós teremos tempo para uma mudança de atitude. Por isso, sinta-se privilegiado, em receber essa advertência, porque Deus te ama, e quer que você entre no seu Reino. Como diz em Hb 3:12–15.

12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; 13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. 14 Porque nós temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos. 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.

Se Jesus voltasse agora, a qual grupo você pertenceria? Os prudentes. Ou os imprudentes.

Caso você faça parte do grupo dos imprudentes, isso precisa mudar HOJE. Porque, a graça salvadora é pessoal e intransferível. E a graça de Deus está disponível igualmente a todas as pessoas. 

No grande dia, no dia da volta de Jesus, ninguém poderá ajudar um ao outro a salvar-se, nem mesmo depois que a pessoa morrer. 

Esta verdade aparece quando os imprudentes pedem ajuda às sensatas, mas estas não podem ajudá-las. Veja essa comparação em Hb 3:8–11.

8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, 9 onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. 10 Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. 11 Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.
    
Por falta de conhecimento e de entendimento, muitas pessoas se recusam comprometer-se com Jesus e com o Seu Reino, preocupadas com o que os outros vão pensar ou dizer acerca delas.
 
O que pode acontecer? Perderão a oportunidade de estarem preparadas, porque não querem assumir uma postura séria diante de Deus. Por isso, tenham a certeza de uma coisa; No dia da volta de Jesus, não adiantará você pedir ajuda aos que decidiram andar com Deus e serem luz.
 
A salvação depende da atitude de cada um, para com Jesus. E digo mais, todos nós vamos nos encontrar com Jesus em menos tempo do que nós imaginamos.

Ninguém sabe quando Jesus voltará, porém, mesmo que demore mais 100 anos para que isso aconteça, o nosso encontro com Ele não demorará tanto assim. 

Se Jesus não vier até você, você irá até Ele. 

Precisamos como cristãos, ter a consciência de que o tempo da tua e da minha oportunidade, um dia encerrará. Por isso, se estivermos aqui nessa terra, como Jesus nos manda viver nessa vida, conforme o que diz Mt 28;19-20 estaremos preparados, estaremos seguros por toda a eternidade.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Mas, se não estivermos fazendo o que Ele nos pede, o noivo nos encontrará com as lâmpadas vazias. E não há nada que alguém possa fazer por nós depois da nossa morte. 

Deus quer que você estabeleça hoje o seu futuro!

Deus tem azeite para dar-lhe hoje!

Hoje, você pode receber a unção de Deus sobre a sua vida e determinar toda a sua eternidade.
 
Quando entregamos a nossa vida a Jesus, recebemos o sêlo do Espírito, que testifica que somos dEle e que precisamos fazer o mesmo, Ap 7;1-3.

1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. 2 Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, 3 dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus. 

Portanto, eu creio que tem chegado um tempo diferente para a humanidade.

Note, como estão os tempos, e saiba discerni-los.

Estamos em meio a uma doença que ninguém sabe o estrago que pode fazer ainda no futuro. Deus nos livrou? Sim! Mas, ainda é preciso ficar esperto, e fazer a vontade dEle.              
Precisamos ter atitudes definitivas em nossas vidas, de levar a mensagem dEle, e de selar na fronte os servos do Deus vivo. Por isso, Jesus nos alerta também em Mt 7:21-23.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

(iniquidade significa: aquilo que é injusto, oposto ao que é justo, comportamento contrário à moral, contrário à religião, comportamento ou ação perversa e maldosa)

Portanto queridos, não basta apenas chamá-lo de Senhor, mas é preciso fazer o que Ele manda. Isso é muito sério!
                                                                     
Analise a sua vida:
 
Jesus é verdadeiramente seu Senhor? Se não tem sido, hoje Deus te dá uma tremenda oportunidade.

Hoje é o dia de você encher a sua lâmpada de azeite, de se preparar. Porque se Jesus voltar, você tem cumprido o seu chamado?

Reative as suas células e os que tem, precisam fazer que elas cresçam, levantando os 12. 

Faça um conserto com Jesus, com a Igreja, com seu chamado, com seu Apóstolo que tem te instruído, seja com quem for, restaure sua vida.
 
Se precisar pedir perdão a Jesus, por suas negligências, faça!

Não dê desculpas esfarrapadas a Ele, cumpra o seu chamado!!!

Amem.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema