TEMA 2020: PREPARE O CAMINHO PARA O SENHOR.
image

JESUS É A LUZ NO VALE DA SOMBRA DA MORTE

Jesus é a luz que deve ser refletida em nossas vidas para iluminar o mundo.

Para que serve a luz?

1º Para iluminar.
2º Para aquecer.
3º Para esclarecer.
4º Para dar segurança.
5º Para trazer vida e saúde.
6º Para direcionar.
7º Para trazer alegrar o ambiente....

Nós podemos viver sem luz?

De todos os seres vivos do planeta, pouquíssimos são os que podem viver sem a luz.

Para o ser humano a luz é crucial.

Espiritualmente, milhões e milhões de pessoas, vivem imersas em verdadeira escuridão espiritual. Por isso Jesus disse as palavras de (versão utilizada RA) Jo 8:12.

12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

Portanto: Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Uma vida só é tomada por trevas, enquanto ela for dominada pelo pecado. E infelizmente, há muitos que preferem continuar nas trevas porque não querem abandonar o pecado! Isto é claro em Jo 3:19-21, que diz.

19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. 21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

Portanto, quem vive em trevas, está inserido é no Reino das Trevas e não da Luz! E esse reino, consiste numa região; De morte. De dor, desespero, perturbaçoes. E a Bíblia chama esta situação de “região da sombra da morte”.
E o Sl 23:4 fala sobre isso.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Portanto, TREVAS: É a ausência total de luz. E a SOMBRA: É apresença parcial de luz.

Por exemplo: em uma fonte de luz, se houver um obstáculo, ele impedirá a luz incidir diretamente onde for projetado.

Assim somos nós, Jesus é a Luz, se tiver alguma obatáculo, essa luz terá sombra. E essa sombra pode ser a sombra da morte,

Mas porque estou falando isso? Porque a Bíblia nos relata vários vales.

O vale de Hinom era um local que os pais sacrificavam seus filhos ao deus Moloque. Tinha o Vale do Monturo, onde jogavam corpos dos indigentes, e dos que a “lei” mandava matar. Mas um vale, que poucos conhecem, é o que o salmista fez questão de falar; O vale que traz a aflição. É o vale que ao se encontrar lá, a pessoa estará na estrada da morte, e caminha a passos largos para o fim. O vale da Sombra da Morte era um local escuro, a última morada dos leprosos. 

A Lepra (ou Hanseníase ou mal de Hansen, que era identificado o agente da doença) é uma doença infecciosa, que afeta os nervos e a pele e provoca danos severos. E os doentes eram chamados leprosos. Com a falta de cuidados médicos os portadores eram levados para “O Vale da Sombra da Morte” e eram deixados lá. E entre eles, os que estavam melhor, cuidavam dos piores até o fim. Por isso, para quem estava com a Lepra, existia só uma saída; “O Vale da Sombra da Morte” porque ali era a última morada antes da morte.

Portanto, a presença dos doentes terminais (apesar de que todos eram terminais), aos olhos dos que chegavam nesse lugar, a sua mente divagava, e a pergunta para si mesmo era sempre a mesma; Quando vou chegar lá? E Davi, na posição de de rei, mas também de um simples mortal, rodeado de problemas, e que necessitava da misericórdia de Deus, foi onde ele disse:

Ainda que eu estivesse lá no Vale da Sombra da Morte.
Ainda que eu estivesse todo cheio de lepra.
Ainda que eu estivesse em estado terminal.
Eu não temeria mal algum. Porque Deus está comigo.

Portanto existe uma facilidade muito grande em falar palavras bonitas, e de incentivo para alguém! Mas, preste a atenção, Deus está mandando falar com você, que você pode estar em uma situação semelhante; Que pode estar passando por doenças, dificuldades, sejam até financeiras etc. Eu quero dizer a você: O Senhor está com você! Ele é teu Pastor. E nadá te faltará!

Portanto, aquele que recebe DIRETAMENTE a luz e consegue resplandecer essa Luz, ou refletir essa Luz, não andará mais em trevas, mas terá sempre a Luz da vida. Por isso Davi disse: Ainda que eu ande pelo “O Vale da Sombra da Morte”

Veja que essa figura da sombra é interessante. Se uma luz vier a mim de lado, terei uma sobra do outro lado. E essa sombra terá a forma da pessoa, mas não é a pessoa, e sim uma sombra. Por isso, apesar de parecer que a morte virá e vencerá, as provações e dificuldades de todo tipo, são apenas uma “sombra” e não a realidade.

A sombra de algo, que não pode nos fazer qualquer mal! Mas, observe que no texto Davi disse assim“não temerei mal nenhum”. Porém, isso só é possível, porque o pastor estava presente.

Portanto, só existe uma explicação para essa coragem toda, em meio a um vale tão difícil: “porque tu estás comigo”.
Por isso, os vales difíceis que projetam, a sombra da morte sobre nós, que querem fazer pensar que é o fim, que estamos perdidos, acabados, destruídos, essas sombras não tem poder sobre nós! Porque, quem é luz, é porque recebeu o cuidado de Deus de ser filho e de ser Luz!

Veja que o Apóstolo Paulo ensinou em Cl 1:13 que Jesus nos resgatou do império das trevas!

13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

Portanto, foi Jesus quem nos resgatou do império das trevas! Em Mt 4:16 lemos que Jesus é a Luz que veio nos livrar destas trevas terríveis!

16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.

Por isso, o vale da sombra da morte é um caminho difícil que todos nós atravessamos. Ele é difícil. Ele nos dá muito medo. Nos traz angústias. Ansiedades. Porém, quando nos damos conta, de que o “pastor” está conosco nessa travessia, e nós atravessamos sob as ordens dEle, guiados por Ele, essa tal morte que nos metia medo, agora, diante de nossos olhos, não passa de uma sombra, de algo que não tem poder de nos fazer mal.

Por que? Porque o pastor está nos conduzindo, e debaixo da condução dele, não há como sermos destruídos.

Jesus disse algo que ilustra fortemente essa realidade, em Jo 10:27-28.

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

Só a Luz do Mundo, Jesus, pode transformar as nossas vidas. E essa transformação começa com a entrega de nossas vidas ao Seu domínio.

Uma das principais mudanças, que está realçada por João, e é de grande reflexão para nós hoje, está em I Jo 2:9-11.

9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. 11 Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Quando a Luz do Mundo invade nossas vidas, passa a ser refletida através de nós, com está escrito em Mt 5:16.

16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Por isso, Deus nos avisa, para esse ano de 2021, que eu e você fomos transportados da região da sombra da morte, para o Reino da Luz!

Agora, a Luz do Mundo brilha em você, Mt 5:14.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

Oro agora, para que muitos vejam esta luz e sejam transformados, pela unção que repousa em sua vida.

Amem!
 

CURTA NOSSO FACEBOOK

Alameda Contorno, Nº 1840, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema