TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

PRINCÍPIOS DE HONRA

A honra é um princípio que não deve ser negligenciado. E esse princípio deve ser estabelecido nas nossas vidas se quisermos ser partícipes do tema que a nós foi proposto: Preparai o Caminho do Senhor.

Portanto, veremos hoje 4 esclarecimentos sobre o princípio da honra. Rm 13:7.
                                                                        
7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

A Honra é uma palavra pequena, mas carregada de um grande poder, e disponível para aqueles que caminham nela.

Quero falar hoje, sobre quatro aspectos da honra e da importância de cada uma delas na vida do cristão que entende e pratica honra.                                                            

Sei que tem outros aspectos, mas, vejamos sobre estes hoje:
1º – Honrar a Deus.
2º – Honrar a família.
3º – Honrar os irmãos
4º – Honrar as lideranças e Autoridades.

 A honra é uma chave divina, disponível aos humildes e sinceros de coração, para o acesso sobrenatural de uma vida de milagres em todas as áreas.

1º Veremos sobre honrar a Deus.

Em primeiro lugar, acima de tudo, devemos honrar a Deus em todas as coisas, através da nossa vida, família, ministério e finanças, etc.

A palavra honra no grego é “timao”, que significa: estimar, fixar o valor, honrar, reverenciar.         

Essa palavra vem da raiz grega “timios” que significa: De grande valor, precioso, mantido em honra, especialmente querido.

Quando falamos sobre honra em relação a Deus, estamos falando sobre honrá-lo acima de tudo e de todos e em todas as áreas de nossas vidas, a Ele toda a honra!

Honrar a Deus, também é honrar a sua palavra. Se não estamos honrando a palavra de Deus, não estamos honrando a Deus, porque os dois são um.

Muitas pessoas reverenciam a pessoa de Deus em grande estima, em grande valor. Mas, não o fazem com a mesma reverência em relação a palavra de Deus.

Quando honramos a Deus somos honrados por Deus. Em I Sm 2:30b.
                                                                               
30 Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, “porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos”.


Is 42:12 diz.                                                                                                                             

12 dêem honra ao Senhor e anunciem a sua glória nas terras do mar.

Em Pv 3:9-10.

9 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 “e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.

Portanto, há muitas promessas para quem honra a Deus.

2º Honrar a família.

O Segundo aspecto da honra é honrar a família.

Quando há honra há reconhecimento, há gratidão. Quando há reconhecimento e gratidão, há qualidade e valor real nos relacionamentos.

Nos dias hoje, muitas famílias estão se dissolvendo por falta de honra.  O marido não honra a esposa, a esposa não honra o marido, os pais não honram os filhos nem os filhos honram os pais.                 

Qual o resultado disso? Pecado! Pois a ausência de honra leva o homem ao amor próprio, aos seus próprios interesses, e o amor não busca os seus próprios interesses.

Quem não pratica a honra, acha que o mundo inteiro sempre deve fazer algo de bom pra ela.  A consciência desse tipo de cristão, é de amor próprio, honrar a si e nunca honrar os outros.  

A honra é doadora, é reconhecedora, é grata, sempre procurando fazer o bem aos outros. A esposa honra o marido

Cada vez mais, o sistema do mundo está inculcando nas cabeças das mulheres, através da mídia, que elas devem ser iguais aos homens. E por isso, por considerar esse pensamento mundano, muitas esposas estão perdendo o respeito, a honra, em relação ao seu marido, se colocando também como cabeça.

Isso é extremamente perigoso, pois a esposa que não está honrando o marido, não está honrando a palavra de Deus, nem honrando a Deus.

22 As mulheres sejam submissas (Esta falando de Honrar) ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.

Ef 5:32

31 o obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite (Honre) ao marido. 

I Pe 3:5-6.
 5 Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, 6 como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando- lhe senhor (Honra), da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.

O marido honra a esposa. Por outro lado, o marido não é o dono da sua esposa.  Ele não comprou um objeto de prazer no cartório e agora chama isso de casamento. Não!

O marido deve honrar a sua esposa, ter consideração. Muitos maridos acham que honrar a esposa é estar em dia na área sexual (alguns casais nem nisto estão). Outros pensam que é colocar comida dentro de casa e pagar as contas. Uns até dão um fogão para sua esposa no aniversário de casamento, e estão achando que estão honrando.

A esposa se sente honrada pelo marido quando é considerada, amada. Ter tempo de qualidade com a esposa e honrá-la. Dar atenção, conversar, passear é sinônimo de honra para a esposa (Sei que para alguns homens isso não tem tanto valor, mas é bíblico).

Ef 5:25.

25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

I Pe 3:7.

7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração (HONRA) para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai- a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

O 3º e 4º princípios da honra são: obedecer a Deus.

É um plano que foi desenhado por DEUS para recompensar a nossa obediência e obediência a Deus.

A obediencia é o segredo para a prosperidade.

Existe uma certeza do que devemos fazer: ter obediência, e isso, precisa ser buscado em DEUS.

Todos nós sabemos que a desobediência é narrada na Bíblia, e que traz consequências terríveis ao homem.  E em várias passagens Bíblicas, podemos observar que a obediência produz os frutos dos milagres e das bênçãos. E aí vem a pergunta: Por que então nós desobedecemos? Resposta: Porque passamos a enxergar caminhos diferentes daqueles que Deus, o nosso Salvador, quer que eu e você trilhemos!!

Nós sabemos que devemos fazer a vontade de Deus sempre, e em todas e quaisquer circunstancias, tem que ser o alimento que nos alimenta.

Portanto, busque a Deus e viva o princípio da Honra! 

Decida mudar! Decida acreditar nas coisas novas que Deus fará.             

Não é mais tempo de estar na Igreja e viver de aparências:

Aparentemente congregando.
Aparentemente sendo crente.
Aparentemente vivendo de forma saudável
Aparentemente sendo líder, aparentemente...

Precisamos ser fiéis a Deus, porque Ele é fiel para cumprir o que promoteu.

Portanto, Deus te chama hoje! Volte a sonhar os sonhos de Deus! Volte a crer que você é a escolha do coração dEle para, neste tempo, ser partícipe de: Preparai o Caminho do Senhor a partir do princípio da honra.   

Deus quer usar você como agente da preparação do Caminho. Então, honre-O!

Deus abençoe vocês! Prepare o caminho do Senhor em sua vida e ajude outros a prepararem esse caminho, fazendo célula, evangelizando os seus familiares, amigos etc.

Deus os abençoe.
                               
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema