TRÊS PRINCÍPIOS DE HONRA
Nós sabemos que, como crentes, somos a casa espiritual edificada em Cristo.
Portanto, devemos ter uma vida exemplar cristã, dando testemunho para os não crentes e para todas as autoridades.
Como crente, eu devo me policiar em tudo o que eu aprovo, se está ou não em linha com o que a palavra de Deus diz. (versão utilizada RA) I Pe 2:15-17.
15 Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; 16 como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. 17 Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.
Talvez você possa dizer: mas Pedro foi um homem que fez muitas coisas erradas, e um de seus erros foi cortar a orelha do servo Malco, e o versículo 17 disse tratai a todos com honra. Veja em Jo 18:8-11.
8 Então, lhes disse Jesus: Já vos declarei que sou eu; se é a mim, pois, que buscais, deixai ir estes; 9 para se cumprir a palavra que dissera: Não perdi nenhum dos que me deste. 10 Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. 11 Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?
O que Pedro fez, nós também fazemos! Nós tembém cortamos muitas orelhas por aí, com palavras, atitudes, aquela olhada de lado.
Portanto, o mesmo Pedro, que ao andar sobre as águas teve medo, por causa dos ventos e afundou, é o mesmo Pedro que anos depois, curava pessoas por meio da sua sombra. Ou seja, o mesmo Pedro que afunda sem fé, é o mesmo Pedro que com uma fé sobrenatural curava.
Portanto, a tua fé de hoje, não mede quem você será daqui alguns anos!
A tua realidade de hoje, não dirá quem você será amanhã.
Não pense que você já está definido como servo, todos nós estamos em construção.
Hoje, o Apóstolo Pedro nos ensinará 3 princípios que devemos aprender:
1º Principio é: Honre a todos.
Honre a Deus, Honre o seu chamado, Honre seus pais, Honre ao seu líder, Honre a todos. Mas o que é HONRA? É um conceito que procede da avaliação do procedimento de uma pessoa, baseado nas ações desse individuo.
De um modo geral, o conceito de HONRA está associado ao comportamento de uma pessoa.
A honra é o sentimento de dignidade e boa reputação.Por isso, o oposto de honra é a desonra.
Por isso, honra como está ligada ao comportamento e à educação, é como se você dissesse: "Você vai primeiro, eu vou depois”; “Pode se servir primeiro que eu espero”.
Portanto, a honra tem degraus que devemos subir. Porque a honra tem a ver com gratidão.
A honra tem a ver com gentileza e reconhecimento. E nós sabemos que a gratidão não tem prazo de validade. Por isso, precisamos sempre ser gratos a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. Sl 116:12.
12 Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?
Eu digo: Honre sempre JESUS em tudo!
Muitas pessoas são ingratas e acabam desconstruindo essa escada da honra que vimos. Onde o 1º degrau é a gratidão, o 2º é o gentileza e o 3º é o reconhecimento.
Quando você subir por esses três degraus, você chegará a um estágio de honra, onde Deus começará a te honrar também. Por isso, devemos valorizar as pessoas que tornam sua vida mais fácil, trazendo o entendimento da Palavra de Deus!
Portanto, nenhum Apóstolo, nenhum Pastor, nenhum Líder, nenhuma pessoa, avança na vida, se não possuir esses 3 degraus.
1º GRATIDÃO.
2º GENTILEZA.
3º RECONHECIMENTO.
Portanto, o 1º princípio é: honre a todos.
2º Principio é: Ame as pessoas.
Deus nos abençoa através de pessoas; Mas as pessoas também matam sonhos. Pessoas também nos ferem. Por isso é tão difícil amar pessoas. Se isso tem acontecido, recicle suas dores. Ao invés de usá-las para sofrer, use-as para crescer, porque diante da dor, ou você cresce ou você sofre.
Por isso, eu quero te ensinar algo: Use esses momentos de dor para potencializar o seu talento e crescer, e pare de sofrer com as dores e decepções. Porque se você estiver em Cristo Jesus, tudo vai passar.
Tem pessoas que são depósitos de mágoas. Por isso, nós precisamos ser líderes que sabem como utilizar todas as dores e mágoas.
Podemos sim, potencializar os nossos talentos com elas, e nos tornarmos grandes líderes, com a decisão de honrar a Deus e às pessoas, e isso mudará tudo em sua vida.
Somos provados, porque esse 2º Principio é: ame as pessoas.
3º Principio: Tema a Deus. Pv 9:10.
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Quando eu temo a Deus, é porque eu honro realmente a Deus, é porque eu amo a Deus, ao meu líder e a meus irmãos.
O desprezo e a desonra são caminhos perigosos!
A Bíblia mostra em I Sm 17:42-47 que Golias desprezou a Davi porque era ruivo e de gentil aspecto. Golias achou que Davi não tinha valor. E o resultado?
42 Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. 43 Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. 44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo. 45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 47 Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.
Portanto, Golias perdeu a batalha e a cabeça. Golias era o favorito do exército filisteu, ele tinha 3m de altura, e tinha sido treinado desde pequeno para ser um grande guerreiro, mas perdeu! Por quê? Porque desprezou seu adversário, desprezou Davi.
Não despreze seu inimigo. E também não despreze suas pequenas vitórias!
Eu achei interessante e resolvi colocar essa notícia. Um dos maiores psicólogos do mundo acadêmico, um americano Jhon Gotman. Após fazer um estudo de 10 anos, concluiu cientificamente que o que mais separa casais é o desprezo. Não é o adultério, porque a pessoa consegue conviver com muitas coisas, mas não consegue conviver com o desprezo. Jhon Gotman, provou cientificamente o que a Bíblia já disse.
Observe que toda vez que a palavra desprezo aparece na Bíblia, uma grande perda vem depois. Por exemplo, em II Sm 6:16, Mical desprezou Davi quando ele entrou dançando na frente da arca.
16 Ao entrar a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.
Ou seja, havia uma história de amor ali. E eles eram cúmplices em I Sm 18:20, como nos mostra que ela avisou Davi que seu próprio pai queria matá-lo.
20 Mas Mical, a outra filha de Saul, amava a Davi. Contaram-no a Saul, e isso lhe agradou.
Porém, note que por uma atitude de desprezo a Davi, ela não pode ter filhos. Quando o desprezo entrou, Davi nunca mais tocou em Mical.
Portanto, quando entra o desprezo; No casamento. Na família. No teu ministério; você começa a perder todas as suas guerras para o inimigo.
Veja que em Gn 25:31, Jacó comprou a primogenitura de Esaú, bem baratinho, ao usar a fraqueza do irmão, que negociou o que para ele era importante, mas, que para Esaú não era.
31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.
Ou seja, Esaú disse: “para que serve isso?” E Esaú desprezou, a sua primogenitura.
Por isso, não despreze a sua primogenitura! Quem não consegue valorizar o que tem, não consegue ter uma visão de futuro.
Portanto, o que está na sua mão hoje, pode ser uma ferramenta daqui alguns anos, não despreze.
Jacó tinha visão de futuro, ele sabia que para ele ter a benção do seu pai, ele teria que ser o primogênito.
Portanto, muito cuidado, porque o que você tem hoje é um passaporte para o seu futuro!
Veja que Jacó não roubou o que era de Esaú, foi Esaú quem desprezou.
O Apóstolo Paulo diz para Timóteo assim em I Tm 4:14-15 (versão utilizada RC).
14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15 Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
Portanto, não despreze os pequenos começos, se você não valoriza o pouco, ou o que é pequeno, não espere que Deus te dê algo grande.
Não despreze o carinho da esposa(o). Não despreze os seus filhos físicos e espirituais. Não despreze os membros da Igreja. Não despreze o seu Apostolo, o seus Pastores. Não despreze o discipulado. Não despreze as células. Por que onde tem desprezo, tem perdas que as vezes são irreparaveis.
Esaú perdeu, porque desprezou a benção do pai.
Golias perdeu, porque desprezou o potencial e Deus através de Davi.
Mical perdeu o casamento porque desprezou seu sacerdote.
A honra é você nunca desprezar o que Deus colocou em suas mãos, porque você não conhece seu futuro, mas DEUS já te viu lá. E tudo o que você tem, e está passando hoje, é uma ferramenta para o que vai acontecer em pouco tempo na sua vida.
Quem enfrenta um Golias, será promovido depois. Por isso, cuidado com a DESONRA.
DESONRA significa: rejeitar, não receber, não considerar, invalidar, desprezar.
Veja que, a HONRA aos pais é chave para vida longa e prosperidade.
O princípio da honra forma em nós, um caráter de sucesso!
É necessário criarmos o hábito de honrar.
Precisamos sim ensinar o caminho da HONRA, mas antes do ensino, é preciso viver a HONRA, caso contrário, Deus nos barrará.
Honre a Deus com suas células, ensine-os o caminho da honra, não fique devedor a Deus.
Portanto, o Senhor quer gerar esse ambiente de HONRA no nosso meio. Por que? Onde existe HONRA, existe recompensa. Onde existe HONRA existe mover de Deus. Onde existe HONRA o Senhor opera milagres.
A honra se mostra com atitudes!
Amem!!!