O QUE TENHO FEITO COM MEUS TALENTOS?
Todos nós temos talentos que recebemos do Senhor!
Creio que a maior alegria do Senhor, é ver que os seus servos, os seus discípulos, estão produzindo. A sua maior alegria é ver que as suas ordens estão sendo cumpridas. A sua maior alegria é ver que seus investimentos em treinamentos, equipamentos, ferramentas tem um retorno significativo.
Por outro lado, é lamentável quando não correspondemos às expectativas. Por isso, a parábola dos talentos nos conta uma história como esta em Mt 25:14-30.
14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Portanto, note que no versículo 14, o Senhor confia nos seus servos.
14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.
Mas, o que significa talento? É um dom que leva alguém a fazer alguma coisa com maestria.
Os talentos dados para a seara do Senhor, seriam o equivalente ao tempo de trabalho do servos ao Senhor.
O que o Senhor ordenou a cada um de seus trabalhadores na na Sua Seara, que estão em nossa volta, quando Ele disse: Mt 9:37-38.
37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
Em Mt 28:19, Ele disse, e começa assim: 19 Ide…
Portanto, existe uma ordem que foi dada ao que Ele chama. Veja que Jesus vem e ordena aos trabalhadores para a sua seara, cada um conforme a sua "capacidade".
Jamais Ele ordenará você fazer algo que seja além da sua capacidade. Aquilo que Ele ordena é o trabalho da sua competência é porque você sabe fazer. E você é competente, porque foi Ele quem te chamou e Ele não se engana.
Você está sendo fiel no serviço que o Senhor lhe ordenou? Porque, quando Jesus voltar, Ele vai acertar as contas com cada um que recebeu os Talentos. Por que? Porque Jesus pagou um alto preço.
Ele deu a cada um, o seu valor imerecidamente, e requer recompensa do seu penhor. Ele te resgatou para o Seu Reino, designou para a Sua Obra. Foi Ele quem colocou você no arado da Sua terra, para plantar, semear e produzir muitos frutos para Ele.
Note na palavra que foi Ele mesmo quem deu a ordem, quem colocou regulamentos, estatutos para fazer o Seu trabalho, até a sua volta. Veja em Mt 24:45.
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos, para dar-lhe o sustento a seu tempo?
Foi Ele quem nos fez pescadores de almas! Ele mesmo disse aos seus discípulos: farei de vocês pescadores de vidas!
Você é o discípulo dEle hoje? Nós somos os que recebemos os talentos para pescar. E o trabalho das mãos de um pescador é saber como lançar a rede, usando como rede a Palavra, a oração, o jejum para a grande pesca.
A Palavra é a isca que desenvolve a “fé” e faz confiar na Autoridade do Nome do Senhor Jesus.
Portanto, a "capacidade" é saber pescar, é saber lançar a rede pela fé sobre o mar, em Nome do Senhor Jesus.
Lógico que temos um grande Mar pela frente! E você precisa saber enfrentar o mar, sem medo das tempestades, dos ventos (das circunstâncias da vida), tendo fé que Jesus está dentro do seu barco.
O mar é a figura do mundo terrível, onde o reinado está na mão do adversário (Porque esse mundo jaz do maligno) o diabo, que vai tentar fazer de tudo para que você desista, desanime de pescar, de levar a Palavra do Evangelho de Jesus Cristo, aos quatros cantos da terra. Lembre-se que At 1:8, tem uma promessa: 8 Mas, recebereis poder....
Portanto um pescador de vidas não tem medo da morte, porque sabe confiar no Senhor Jesus, que tem preparado uma casa em um melhor lugar.
Não tenha medo dos homens, porque a palavra diz assim em I Jo 4:4.
4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
O campo está pronto para a colheita! O Senhor da seara te chama para chamar outros trabalhadores para a Sua seara. Por isso, é que recebemos “os talentos”, recebemos a porção das sementes para semear, onde virão outros com água para regar as sementes e fazer o mesmo.
Portanto, hoje Ele nos chama para a colheita dos frutos da Sua plantação. Você tem plantado? Porque há muitas almas que estão distantes de Deus, e vão perecer se não forem alcançadas a tempo. Mt 25:24-25.
24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
O tempo do acerto de contas, um dia chegará até nós!
Você tem semeado e colhido os frutos para Deus? Porque Ele tem uma expectativa em você.
Se plantarmos, colheremos!
Portanto, pense um pouco: se Ele viesse hoje, teríamos muitas desculpas, e muitos dariam descupas assim ao Senhor? ah, eu tinha um pastor que cobrava demais! O pastor cobra muito! Mal sabiam eles, que o pastor está pregando a palavra que Deus manda, e que era para o benefício deles mesmos, porque um dia prestarão contas, tanto um como o outro. Mas pense um pouco: E se o pastor não fala? Esses, poderiam dzer assim: Não fui avisado pelo pastor!
Precisamos rever a nossa vida, e ter cuidado com os argumentos da nossa alma!
A Palavra diz que o coração do homem é enganoso.
Outros tantos dirão assim: eu não tive tempo para plantar? Outros dirão: eu não tive oportunidade? E aí vem a Pergunta: O que tem nos colocado medo ou impedido? Pense e responda para você mesmo!
Deus tem nos abençoado tanto, mesmo em meio às lutas, precisamos fazer para a Igreja do Senhor Jesus.
O inferno não pode prevalecer!Temos muito investimento (Recebendo) de tempo, (ofertado) alto custo, (O tempo, igreja) tudo para honra e glória de Jesus!
Você tem se empenhado de todo coração para a obra do Senhor crescer? Porque a sua semente, o seu investimento, no Reino de Deus chegará a muitas famílias! Você já pensou nisso? Porque muitos, infelizmente, já não pensam mais assim, e já deixaram pensamentos estranhos entrarem em seus corações, já deixaram sentimentos malignos impedí-los de levarem a Palavra de Deus, barrando suas vidas para não experimentarem a mente de Cristo, que é boa, perfeita e agradável.
Não se deixe ser tomado por sentimentos contrários à mente de Cristo!
Contrário, significa que tem direção ou sentido oposto, ruim, de qualquer maneira.
O que tenho feito para a Palavra de Deus ser propagada? Se temos plantado, com certeza vamos colher! E se Ele viesse hoje, não precisaríamos dar desculpas ao Senhor sobre os talentos que Ele tem nos dado, pois temos usado para Sua obra. Por isso, precisamos valorizar a onde temos recebido a palavra de vida.
Precisamos ter muito cuidado, porque muitos são assolados por pensamentos assim: eu tive que trabalhar para mim o tempo todo, não tive tempo, e Deus entende! Eu coloquei a Obra do Senhor em segundo plano em minha vida, mas quando eu estiver bem, eu me colocarei o tempo todo em sua presença!!! Isso é barganha! Eu tive muitas adversidades assim, assim e Deus sabe etc. São pensamentos e atitudes de morte!
Note, em sua vida mesmo, que o Senhor Jesus tem nos advertido todos os dias, quando olhamos para os lados, quando olhamos paras as famílias, quando olhamos muitas vezes dentro da nossa própria casa, o que está acontecendo aos nosso derredor, pessoas que não tiveram ainda a oportunidade de serem evangelizadas etc.....
É tempo de semear as sementes que temos recebido, (Palavra) e de regar a semente que se plantou e de esperar a sua colheita.
Não tente deixar a conta para Jesus, Ele já pagou e Ele quer receber!
Não podemos mais andar despercebidos, porque a Bíblia diz: Vigiai e orai…
Ah Apóstolo, essa palavra é para líder! Todos nós temos um líder adormecido dentro de nós. (Jonas).
Portanto, o Senhor nos adverte hoje! O Senhor da seara está voltando para fazer o acerto de contas dos talentos que temos recebido!
Quando o Senhor Deus nos salvou, por meio de Jesus, Ele nos confiou dons e talentos para trabalharmos na sua obra. Sempre Ele levantará alguém para te ajudar a desenvolver esses dons.
Portanto, é Ele quem nos financia. Ele chama a cada crente para cumprir uma tarefa no seu reino, não só, o apóstolo, o pastor ou discipulador. Todos os crentes são receptores da graciosa confiança de Deus. E Jesus não precisa de nós, mas Ele quer contar conosco para realizar sua obra. (almas, células e famílias, cultos etc)
Apesar de sermos tão pecadores, note que ainda assim, Jesus se alegra em fazer-nos seus servos, para a sua glória!
Jesus nos confia dons e talentos para sermos seus instrumentos como “vasos de bênçãos” obedientes ao chamado. .
É um privilégio saber que Deus confia em nós! Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!
Conto com todos, crendo que você está entendendo que Jesus já pagou um alto preço por cada um nós.
Não desvalorize o que Ele já fez, vamos nos unir e fazer a obra acontecer, retirando de nossas vidas o espírito de pobreza que é acionado pela negligência.
Deus já te deu dons e Talentos, não os enterre. Versículo 23.
23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Deus abençoe a todos! Beijo no coração!
Tenham uma excelente célula! Amo vocês!