TEMA 2020: PREPARE O CAMINHO PARA O SENHOR.
image

HÁ UM PROPÓSITO EM SUA EXISTÊNCIA

Vamos começar lendo hoje, quando Paulo exorta Timóteo à fidelidade, à diligência, a ter interesse e cuidado na execução da sua chamada, e ser um bom servo de Jesus, para que o propósito se cumprisse no tempo dele, de sua existência.     (versão utilizada RA) I Tm 4:15-16.

15 Medita estas coisas e nelas sê “diligente”, (interesse e cuidado na execução da sua chamada) para que o teu progresso a todos seja manifesto. 16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

Portanto, desde o Éden, o homem e mulher foram criados por Deus com um propósito. E, desde então, Deus tem realizado muitas maravilhas na vida do homem, da mulher, do casal e da família. Mas, alguns dos Seus filhos, às vezes estão tão ocupados, e outros tão enfermos emocionalmente, que não estão conseguindo enxergar o “propósito de Deus em suas vidas”. E quando enxergam, não têm um coração agradecido na direção de Deus Pai Criador.

Precisamos ser “diligentes” em nossa chamada, que significa: ter interesse e cuidado na execução da sua chamada.                                          
O que devemos então fazer? Como Igreja, precisamos acreditar mais no que podemos realizar em Deus, e valorizar todo investimento que Deus tem feito em nossas vidas. Afinal, tudo que Deus fez e faz e? perfeito.

Ele criou o homem para um propósito debaixo dessa perfeição, como está escrito em Gn 1:27-28.

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; “dominai” sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Talvez, uma das maiores e mais desnecessárias dúvidas na vida de um ser humano, seja descobrir o propósito da sua existência e viver por esse propósito. Algumas pessoas se perguntam: Para que fomos criados por Deus? Qual nosso propósito aqui nessa terra? Qual é o nosso chamado?

Com certeza você talvez já tenha feito as mesmas perguntas, ou ido além, e perguntado: Qual o verdadeiro propósito de passar por essa vida, de viver aqui nessa Terra? Ou seja, muitas perguntas que podem até gerar crises existenciais, porque elas podem ser provenientes da nossa falta de busca a Deus, da nossa falta em conhecer a Palavra e de Deus, que tem respostas para tudo.

Deus criou o homem, Ele o formou com “um” só objetivo: Para o louvor da Sua glória. Ou seja, todos nós fomos criados e escolhidos por Deus para servi-lO em grande intensidade.

Fomos criados e escolhidos para cumprir um propósito, e desenvolver todo o potencial que Deus já nos concedeu.
Por isso, em Dt 6:5, a Bíblia diz que devemos ama?-lO com todo o nosso entendimento.

5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de “todo” o teu “coração”, de “toda” a tua “alma” e de “toda” a tua “força”.

Tudo isso representa (TODO(A) uma intensidade, do quanto devemos estar envolvidos com Deus e a sua obra.

A chamada para MMA é = Almas, células e famílias. A chamada para a MMA é = Ganhar vidas, Consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas! Coisas essas que já sabemos fazer, e que devem ser feitas com muito amor. Jo 15:17.
                                                                                                                                         
17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
                                                                                   
Portanto, a verdade e? que somente sendo completamente envolvidos com Ele e nEle, poderemos ser o que Ele tem para nós, assim, cumpriremos em amor, verdadeiramente o nosso propósito. De “todo” o teu “coração”. De “toda” a tua “alma”. E de “toda” a tua “força”.

Por que devemos fazer isso? Porque somos criação de Deus, por isso, você precisa aprender a se valorizar como imagem e semelhança DEle.

Devemos sempre pensar e sermos convictos de que somos pessoas importantes, porque foi o próprio Deus quem nos criou e chamou.

Deus nos valoriza tanto que nos chama de sacerdócio real, nação santa, povo escolhido DEle, veja em I Pe 2:9-10.

9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, “a fim” de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Portanto, entender o propósito da nossa existência, e? fundamental para que possamos raciocinar como Deus quer que venhamos a raciocinar.

Entender o propósito da nossa existência, e? pensar e agir em concordância com a Sua Palavra. Por quê? Porque somos a raça eleita. Somos o sacerdócio real. Ele nos chama de nação santa. De povo de propriedade exclusiva de Deus. Com um propósito: “a fim” de proclamardes as “virtudes” daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Lembre-se do texto da mulher do fluxo de sangue, em (versão utilizada RC) Mc 5:28-30, quando ela disse.

28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. 29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. 30 E logo Jesus, conhecendo que a “virtude” de “si mesmo saíra”, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes?

Ou seja: “a fim” de proclamardes as “virtudes” daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Quem tocou nEle recebeu “virtudes”.

Portanto, há um propósito, proclame as “virtudes” de Deus, porque esse pode curar! Por isso, pessoas cuidam de pessoas, portanto, precisamos cuidar do nosso próximo.

Algo imprescindível para as pessoas que foram chamadas, é saber o seu propósito de cuidar bem do seu próximo. Isso, porque quando entendemos a necessidade do cuidado com o próximo, além de nos valorizarmos com filhos de Deus, começamos a dar o devido valor ao que a Bíblia nos da?, sabendo como cuidar do outro. Como Apóstolo? De “todo” o teu “coração”. De “toda” a tua “alma”. E de “toda” a tua “força”. E só faz isso, quem realmente ama a Deus.

A Bíblia nos instrui que devemos cuidar do nosso próximo da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. (versão utilizada RC) Lc 6:31.

31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.

Em Pv 23:7, a Bíblia diz.

7 Porque, como imaginou na sua alma, assim é;...

Ou seja, a Palavra está dizendo que como imaginarmos que seremos, assim seremos.

Portanto, se conseguirmos imaginar sobre nós, o que a Bíblia diz que somos, nós vamos com certeza, aprender a valorizar bem mais os outros, independente de sermos ou não do mesmo Reino.

Nós não podemos fazer acepção de pessoas. Deus não faz. Rm 2:11 diz.

11 porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

Nós não podemos querer ser valorizados e tratar mal os outros.

Portanto, cuidado com isso! Quando procedemos assim, nós não estamos cuidando do nosso próximo, e nem transmitindo o amor de Deus.

É chegado um novo tempo, um tempo onde Deus está nos dando a oportunidade de mudança. Por isso, é preciso saber agir com sabedoria e inteligência, para alcançarmos as vidas.

Precisamos ter sabedoria e inteligência, para sabermos como cuidar das ovelhas dEle, porque, cada pessoa e? um universo diferente, para que diante de Deus, possamos cumprir o nosso propósito.

Resumo: começamos lendo o que Paulo disse a Timóteo. I Tm 4:16.

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

Lemos que somos a imagem de Deus. Lemos que Deus disse ao seu povo, em Dt 6:5.

5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de “todo” o teu “coração”, de “toda” a tua “alma” e de “toda” a tua “força”.

Que Deus nos disse que somos: Raça eleita. Sacerdócio real. Nação santa. Povo de propriedade exclusiva de Deus.
Com um propósito: “a fim” de proclamardes as “virtudes” daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Vimos sobre a mulher do fluxo de sangue em Mc 5:28-30

Portanto, há um propósito, proclame as virtudes de Deus! Porque quando tocamos em Jesus, sai virtude e essas virtudes curam. E como imagina a sua alma, assim você será. Você é valoroso(a)! Procure nesse dia, imaginar o que a Bíblia diz que somos!

A Palavra nos diz quem somos, o que temos e o que podemos em Deus! Mas também, indica o caminho, as condições e atitudes que devemos ter para que sejamos homens e mulheres de Deus.

Portanto, para alcançar aquilo que Ele tem para nós, é preciso realizar o que é para ser realizado!

A Palavra de Deus é a Verdade! E nela, a gente encontra todas as promessas de Deus ao nosso respeito! Porém, a Palavra não é apenas para ser lida, e sim, também, praticada!

Portanto, se a Palavra não for praticada, não terá efeito algum sobre a nossa vida!

Creia naquilo que a Palavra de Deus diz ao seu respeito, e faça o que ela diz que é para ser feito. Assim, você desfrutará de tudo aquilo que Deus tem para a sua vida!

Obedecer a Palavra é uma decisão, é o que Deus espera de nós, para que dessa maneira, além de agradar o coração DEle, o “ser”, “ter” e “poder” possa ser uma verdade em nossas vidas!

Para encerrar, em (versão utilizada NLTH) Tg 1:22-25, nessa versão, ela nos diz.

22 Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. 23 Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. 24 Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. 25 O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.

E (versão utilizada NLTH) Ef 3:20.

20 E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!

Amados, o objetivo de Deus não é apenas que escapemos da condenação eterna do inferno, e sim que cumpramos o propósito original. Qual é o proposito original? Que sejamos semelhantes a Jesus. Por isso, o Apóstolo Paulo declarou em (versão utilizada RC) I Co 15:49.

49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

Você é o que a Bíblia diz que você é! E há um proposito em sua vida! Você é mais do que vencedor em Cristo Jesus!

Deus os abençoe! Beijo no coração! Tenham uma excelente célula!

Amém!
 

CATEGORIAS

CURTA NOSSO FACEBOOK

Alameda Contorno, Nº 1840, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema