TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O MOVER DA GRAÇA DE DEUS

Para amar as pessoas, precisamos da graça de Deus. Por isso, se você tiver dificuldades de amar, peça ao Senhor graça!

Hoje, veremos sobre a bondade de Davi para com o filho de Jônatas, Mefibosete em (versão utilizada RA) II Sm 9:1-13.

1 Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? 2 Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. 3 Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 4 E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! 7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. 8 Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 9 Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. 10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. 11 Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. 12 Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 13 Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.

Nós vemos hoje, como a Graça de nosso Deus se move ao redor do mundo!

É a Graça de Deus que nos ajuda a suportar e a aguardar o desfecho de muitos mistérios e planos de Deus para nossas vidas.                                                      

Nunca ninguém nunca vai superar a Deus, na Graça de dar!

O que é Graça? Graça é favor imerecido. Graça é algo que é feito para alguém que não merece, que não pediu e nem deseja, mas que é feito de maneira gratuita e sem esperar retorno!

Você conhece a Graça de Deus? Porque na jornada de nossas vidas, passamos por momentos muitas vezes difíceis, muitas vezes complicados. Nós não temos a capacidade de entender e compreendermos os motivos e as razões de tanto sofrimento e de tantas lutas.

Não entendemos o porquê de muitas coisas acontecerem em nossas vidas e nas vidas de outros, onde as notícias vem, e muitas vezes ficamos por entender, o porquê disso? Nós, nos deparamos com histórias que nos levam a pensar o porquê tais coisas acontecem?

Portanto, foi nos dado fazer toda e qualquer tipo de pergunta, porém, não obteremos todas as respostas. Ou seja, você pode até perguntar, mas nem sempre terá a resposta. Por que? Porque são os mistérios de Deus.                                                                
A Bíblia diz que o segredo do Senhor é para os que o temem. Veja que no Sl 25:14, diz para temermos a Deus.

14 A intimidade do Senhor é para os que o temem, (sig. respeito, honra) aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Portanto, quando não tememos a Deus, podemos não entender o significado da vontade de Deus para nossas vidas. Veja que, o texto que lemos fala da história de Mefibosete. E essa história, é uma história singular.

Não há uma história que retrate tamanhas tragédias a uma criança na Palavra, como aconteceu a Mefibosete.

O nome Mefibosete quer dizer: Destruidor da vergonha.  Seus pais colocaram esse nome, porque sua mãe era estéril. E naqueles dias, era uma vergonha uma mulher ser estéril. Por isso, lhe foi dado o nome Mefibosete, que como eu disse, significa: Destruidor da vergonha.
 
A mãe de Mefibosete tinha feito voto ao Senhor para que engravidasse. E Deus atendeu ao seu pedido, mas ao nascer o menino, Mefibosete, a mãe morreu.

Portanto, aí começam as tragédias na história de Mefibosete. Ou seja, Mefibosete era ainda menino, e com apenas 5 anos de idade, veremos pelo menos 7 tragédias que vieram à sua vida:

1º Perdeu a mãe ao nascer.
2º Perdeu o pai e avós aos cinco anos de idade, na guerra contra os filisteus.                                                                  3º Perdeu o status real, porque era neto de rei.
4º Perdeu riquezas, porque vivia junto a Saul (avô e Rei de Israel) e Jonatas, filho de Saul, era seu pai.                        5º Perdeu a locomoção, porque quando foi correr para salvar sua vida ele sofreu um acidente e ficou coxo de ambos os pés.
6º Perdeu a liberdade vivendo escondido em Lo-Debar.
7º Praticamente, perdeu a vida, porque foi entregue à casa de Maquir, que quer dizer vendido.

Maquir vem de Makar, que quer dizer entregue a morte.

Talvez você possa estar pensando ai: Como Deus pode permitir que uma criança, um inocente, alguém sem pecado, sem culpa, passe por tão grandes tragédias em tão tenra idade? A resposta: Deus tem os seus mistérios. Deus tem os seus planos. 

Talvez você esteja pensando que sua vida é repleta de tragédias, problemas, e até pode ser. Mas, comparada a história desse menino, Mefibosete, dificilmente será sequer parecida.

Ele tinha apenas 5 anos de idade. E nós sabemos que viver sem uma mãe é algo muito ruim. Porém, é pior ainda viver sem um pai e a mãe. E todos nós sabemos também que os avós são como segundos pais e mães, que costumam dar muito carinho e atenção aos netos. E até isso, a Mefibosete perdeu. Ou seja, Mefibosete perdeu o conforto que tinha como neto de um rei. Seus brinquedos. Sua alegria. O amor de seu pai. Ou seja, tudo foi tirado aos cinco anos.                                                   
Como se não bastasse, Mefibosete perde sua mobilidade, pois ficou coxo de ambos os pés. E pior ainda, foi levado para Lo-Debar, que significa: Terra dos sem fala.
                                  
Lo quer dizer, “sem”. Debar quer dizer pasto. Mas no original de Debar é Dabar que quer dizer, “fala”.                                                                                                
Mefibosete foi para a terra dos “sem fala”. Ou seja, era a terra dos que não são ouvidos. Era a terra, onde só há miseráveis. Era a terra, de doentes e condenados.

Como se não bastassem, todas as tragédias de Mefibosete, ele foi entregue a Maquir. O nome Maquir quer dizer vendido, mas o original de “Maquir é Makar”, que significa: Ser entregue a morte.

Se não bastasse tudo isso, Mefibosete foi entregue a morte.                    

Portanto, preste atenção e olhe para vida desse menino!!!

Muitos dizem que tragédias e lutas vem somente por causa do pecado. Nem tudo é por causa do pecado. Muitas vezes Deus permite tragédias para nos mostrar sua Glória e a sua Graça. 

Lo-Debar é a terra dos “sem nada”. Lo-Debar é a terra dos “sem fala”. Lo-Debar é a terra dos “miseráveis”. Lo-Debar é terra para onde os “doentes e condenados eram levados”.                                                                  =

Ninguém nunca quis invadir “Lo-Debar”. Por que? Quem iria querer invadir uma terra dos “sem nada”. Ou seja, “Lo-Debar”, era uma terra de “miséria”.

Lo-Debar era o lugar que a Bíblia nos permite entender e ver que é onde há um “silêncio de Deus”.

Lo-Debar é o lugar “sem fala”. Era o lugar, onde você “clamava e ninguém atendia”. Lo-Debar é o lugar onde você planta e “não colhe”.  É o lugar onde você se esforça e “nada tem”. Lo-Debar, é a terra dos “sem fala”. É terra dos “sem nada”. É a terra da “desgraça”.

Mefibosete foi levado para Lo-Debar.

Lembre-se, pelo que era Lo-Debar, ninguém queria ir para Lo-Debar. Ninguém quer ir para a terra dos sem fala, a terra dos condenados. Ninguém vai para Lo-Debar porque deseja.  Os que vão para Lo-Debar, vão porque são levados.

Talvez você esteja em Lo-Debar espiritual. Talvez você nunca quis ter ido para lá, mas está em Lo-Debar.  Talvez você foi levado pelas circunstâncias da sua vida para Lo-Debar. Talvez você lutou. Você esbravejou. Você gritou e disse Lo-Debar não! Para lá não vou! Eu não quero ir à cidade dos condenados! Eu não quero ir para a cidade dos sem fala! Mas, as circunstâncias da vida foram mais fortes que você e levaram para lá e agora você está sofrendo. A dor a solidão. Da angústia. Da agonia. Da tristeza. Da doença. Da dificuldade financeira. Da infidelidade. Das tragédias que andam ao teu redor te fazendo sofrer dia após dia. E você chega até a pensar que não há mais saída para essa situação!!!
                
Talvez, muitas vezes, você já sentiu que foi entregue a Maquir (Ser entregue a morte) e está morrendo aos poucos. Morrendo em Lo-Debar.  Morrendo na solidão da sua alma. Morrendo na tristeza de um coração que anseia ver a vitória, mas só vê as tragédias. Lo-Debar é assim!

Eu creio que hoje, Deus está tirando você de Lo-Debar, a justiça divina se manifestará a seu favor.

LO-DEBAR é quando você olha pela janela, e só vê miseráveis. Você abre a porta e só vê condenados. Você vê as vidas clamando sem resposta. Mas, eu quero te dizer que em Lo-Debar, é também um lugar onde inocentes aguardam a “justiça divina”. E Mefibosete, neto de um rei, filho de um príncipe, estava vivendo entre os “miseráveis” e “condenados”.

Portanto, se você está entre os condenados! Se você só está havendo tragédias em sua vida! Se estão fazendo injustiças e você clama e parece que ninguém responde! Você ora, e parece que Deus não ouve! Você jejua, e não tem resposta! Você trabalha e não goza do fruto de seu trabalho! Você se esforça, mas nada de bom parece acontecer! É porque você está em Lo-Debar. Mas, não na Lo-Debar geográfica, mas na Lo-Debar espiritual.                                                                            
Deus sempre nos vê e conhece tudo sobre nós, mas quando se está em Lo-Debar, há um “silencio divino” pairando, porque “tem” um propósito de Deus para manifestar sua Glória e Graça. Ou seja, você clamará, mas não será respondido! Orará, mas não terá resposta! Por que? Porque você está na terra dos sem fala. E o plano de Deus para sua vida, é outro!

Deus o ama e tem o melhor para você, mas você só sairá da Lo-Debar espiritual, com ajuda de outros. Por isso, só há um jeito de sair de Lo-Debar. Precisa existir um pedido do Rei.  E Davi naquele dia perguntou assim: há alguém da casa de Saul a quem devo fazer o bem? Versículos 2-3.

2 Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. 3 Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
                                 
Deus pergunta a você hoje: Há alguém que você conheça que precise de alguma benção? Deus não está perguntando se você precisa da benção! Deus está perguntando se alguém que você conhece precisa da benção. Em Tg 5:16, diz sobre a oração intercessória, que devemos orar uns pelos outros, para que sejamos saredos.

16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Se você está Lo-Debar, você não sairá de lá se alguém como Ziba, que não era grande exemplo, mas naquele momento foi usado por Deus, e disse ao rei: Eu conheço alguém que precisa de sua benevolência.

Portanto, Deus faz a mesma pergunta a você hoje: Não há ainda alguém para que use da bondade de Deus para com ele? A quem devo abençoar? 

Deus está perguntando a você, para que você mostre seu amor pela vida dos outros e não um amor egoísta por si mesmo.

Há muitos ao seu redor, que estão em Lo-Debar espiritual, aguardando que você ore e diga perante Deus: Senhor eu conheço o fulano, ele está em Lo-Debar, tira ele de lá, ajuda-o, lá não é sua terra, ele está enfermo, sofrendo, ele está com dificuldade financeira, Pai, dê a ele a tua benção Senhor.

Davi, rei de Israel tinha aliança com Jonatas, pai de Mefibosete.

Davi aqui, fez o papel de Deus, como Jonatas fez um tipo de Jesus e Mefibosete um tipo de cada um de nós, por isso, entende? E por causa dessa aliança de Davi e Jonatas, Deus pergunta: A quem devo abençoar? Quem deve sair de Lo-Debar?

Há enfermidades que são de Lo-Debar. Veja que em Tiago, a Palavra nos diz orai uns pelos outros para que sejam sarados.

Veja que Davi então, manda trazer Mefibosete e as 7 grandes bênçãos vem sobre ele:

1º Vão buscá-lo. Creio que foram com os cavalos reais, carruagem real porque o rei Davi desejava honrá-lo. Quando Deus tirar você de Lo-Debar, você será honrado!
           
2º Tragam a minha presença. Deus quer você sempre diante dEle, à Sua presença.                          

3º Deem riquezas. Deus restituirá e dará muito mais do que você jamais teve.
                                                      
4º Quero que comas a minha mesa. Deus quer Comunhão com você, e você comunhão com Deus, como nunca teve antes.
                                                                                    
5º Seja como um filho. Deus mostrará quão grande Ele é como Pai.
                       
6º Deus deu a Mefibosete o status real de novo. Sua posição será devolvida, a justiça divina será feita.
         
7º Cubra as suas pernas com meu manto real (eram coxas e entristeciam-no quando ele sentado a mesa, pois todos podiam ver, uma vez que as mesas eram quase rentes ao chão). Davi queria dizer: Não olhe para elas, olhe para mim.

Não olhe o seu passado nem as marcas que ficaram, mas olhe para aquele que é o nosso Autor e Consumador de nossa fé, olhe para Ele!

Nem todas essas bençãos estão explícitas na Bíblia, mas creio que ocorreram pelo amor de Davi por Jonatas, que era muito grande, e seu desejo por causa dessa aliança era de dar o melhor para Mefibosete e jamais vê-lo triste.

A Bíblia encerra a história de Mefibosete, dizendo que Mefibosete morava em Jerusalém, porquanto, sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés. Porém a sua comunhão com o rei, permaneceu até fim de seus dias.

A comunhão com Deus será eterna para você! Ele está pronto a enviar suas carruagens e tirar você de Lo-Debar.

Creia! As carruagens de Deus estão prontas e estão indo em sua direção!

Deus manda dizer: Você sairá de Lo-Debar. Mas, pense um pouco: Não há ainda alguém para que use da bondade de Deus para com ele? Você pode fazer a diferença!
                               
Deus abençoe a sua vida, e que você seja restituído em graça!

Beijo no coração!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema