TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

COMO SUPERAR A ANSIEDADE E O MEDO

A ansiedade é um mal que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde. Por isso, não é possível ter uma qualidade de vida, quando a ansiedade é como um vulcão em erupção nas nossas emoções. E nós sabemos que as causas da ansiedade são diversas Pv 12:25.

25 A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.

Podemos ver aqui, uma orientação e um alerta do Apóstolo Paulo em (versão utilizada NLTH) Fp 4:2-7.

2 Evódia e Síntique, peço, por favor, que procurem viver bem uma com a outra, como irmãs na fé. 3 E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida, que pertence a Deus. 4 Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! 5 Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. 6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.
 
No versículo 8, a Palavra nos dá um alerta no que pensar.

8 Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.

A Palavra também nos diz que o Senhor Jesus, nos Seus últimos dias, revelou a nós a tristeza do Seu coração Mc 14:34, e essa tristeza não provém de uma velha natureza porque em Jesus não havia pecado.

34 E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.

Qual de nós não se sente ansioso e com medo? Diante de uma enfermidade. Diante de um desemprego. Diante de uma crise familiar. Ou da violência que nos cerca. Ou dos desafios que temos que assumir. Ou até mesmo diante das lutas pelas quais uma igreja passa, porque o nosso espírito sabe onde se alimentar bem.

Portanto, existe uma distinção entre a ansiedade normal, que é uma reação natural diante dos perigos e ameaças, que é controlada ou diminuída quando as circunstâncias exteriores se modificam. E a ansiedade aguda ou neurótica. Que desenvolve sentimentos exagerados de desespero e medo, mesmo quando o perigo é inexistente. Mas, para ambas as distinções, Deus providenciou recursos para nos ajudar nestes momentos.

Nós não podemos ignorar a Palavra de Deus! Veja que no texto que lemos em Fp 4:2, podemos ver claramente que a igreja ou alguns de seus membros estavam em crise de relacionamento.

2 Evódia e Síntique, peço, por favor, que procurem viver bem uma com a outra, como irmãs na fé.

Portanto, aparentemente, as irmãs Evódia e Síntique estavam em desacordo. E essa tal desavença, estava entristecendo demais os irmãos e a Igreja. E o Apóstolo Paulo, então, pediu ao seu amigo que promovesse essa reconciliação no versículo 3.

3 E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida, que pertence a Deus.                                                                                           

Ou seja, Paulo estava orientando à Igreja que resolvesse essa questão, e como homem de Deus,  adverte que em unidade, eles voltassem a se alegrar no Senhor versículo 4.

4 Tenham sempre alegria, “unidos com o Senhor”! Repito: “tenham alegria”!

Um pouco mais adiante, nos versículos 6 e 7, o Apóstolo Paulo ensina o que fazer para vencer a ansiedade e o medo.

6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Hoje, veremos 4 ensinamentos de Deus para a sua Igreja. 

1 – IDENTIFICAR A CAUSA DO PROBLEMA

Talvez a dor dos irmãos e a ansiedade que estavam sentindo, tivesse como origem a briga dessas duas irmãs, e foi onde o Apóstolo Paulo foi direto ao ponto de tensão, versículo 2.

2 Evódia e Síntique, peço, por favor, que procurem viver bem uma com a outra, como irmãs na fé.

Por isso, se descobrirmos a causa da ansiedade, é preciso dar início à solução do problema, para que a cura se estabeleça.
 
Somente através da observação, reflexão, autoanálise, leitura da Bíblia, aconselhamento, poderemos descobrir o que de fato nos preocupa ou está preocupando!

Às vezes, não é fácil esse exercício, mas pode nos fazer muito bem, se feito adequadamente!

Você sabe bem as causas da sua ansiedade, quando  sente?

Veja, Davi, certa vez, pediu que Deus vasculhasse o seu coração e fizesse aflorar os males que ali estavam Sl 139:23-24.

23 Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. 24 Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.

Portanto, quando identificamos as causas, ficamos livres da condenação do Senhor por fazer injustiça ao procurar um culpado para os nossos medos e ansiedades, recebendo do Senhor a cura.

2 – COM CERTEZA, PAULO AO PEDIR AJUDA A ESSE IRMÃO EM CRISTO, DEMONSTRA QUE ELE DEVERIA TER MUITA INTIMIDADE E EQUILÍBRIO.

Por que? Porque depois de descobrirmos a causa de nossa ansiedade, devemos atacá-la.

O Apóstolo Paulo não teve dúvida, repreendeu as irmãs e as admoestou a pensarem concordemente no Senhor. E para ajudar na resolução do conflito, Paulo pediu ajuda de um obreiro, que deveria ser um homem com muita intimidade também.

Nós não sabemos quem era esse “companheiro de jugo”, mas o certo é que a sua ajuda foi muito importante naquela hora, porque o versículo 3 diz:

3 E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida, que pertence a Deus.

Precisamos ajudar as pessoas, nos momentos difíceis, em oração!

Esse apoio é de especial significado quando o problema é o tratamento do medo e da ansiedade.
 
A Bíblia afirma que o “perfeito amor lança fora o medo! O maior inimigo do medo é o amor!

O verdadeiro amor de Cristo é ajudar as pessoas que se deixam ser tratadas, admoestadas como Paulo fez a curarem a ansiedade e medo. Por isso, pregar o evangelho do Salvador com paciência e amor, é a melhor maneira de levar outros a expulsarem de suas vidas o medo e a ansiedade.
 
3 – PRECISAMOS SEMPRE NOS ALEGRARMOS NO SENHOR.

Possivelmente a crise de relacionamento das duas irmãs estava tirando a alegria da igreja. Por isso, é fácil ver e  notar que toda divisão no corpo de Cristo traz consigo uma tristeza imensa.

Talvez até seja por isso, que Jesus orou tanto pela unidade de Seus filhos Jo 17:11.

11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.

Por isso, que em meio às lutas, os irmãos foram exortados a se alegrar no Senhor versículo 4.

4 Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!

Por maiores que sejam as suas lutas, sempre haverá no Senhor motivos de alegria!

Veja no versículo 6, que meio à ansiedade e medo deveria, ainda assim, haver um coração agradecido e com ações de graças!

6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.

Se olharmos somente para os problemas, ficaremos mais ansiosos ainda! Porém, se olharmos para Deus, e nos alegrarmos sempre nEle, receberemos força para essas lutas.

Portanto, para nós cristãos, é uma ordenança do Senhor sermos alegres, porque Ele disse que jamais nos deixaria. Porém, sempre vamos encontrar aqueles que pensam que não.

Nós cristãos, temos ainda a expectativa de Sua volta e da vida com Ele, temos a expectativa de um lugar especialmente feito para nós, Seus filhos. Por isso, baseados nessa promessa, nós podemos viver livres do medo. Porém, precisamos conhecer mais a fundo a Palavra do Senhor para que sejamos consolados e fortalecidos!

4 – PRECISAMOS CONFIAR EM DEUS EM ORAÇÃO.

Em Fp 4:6 está escrito que a oração é o melhor remédio para a ansiedade e ao medo.

6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.

Nós podemos ver na Bíblia, que foi em oração que muitos dos heróis da Bíblia aprenderam a confiar no Senhor.

Jó orou muito, durante a sua crise existencial! E nós podemos ver que Jó foi crescendo tanto em confiança em Deus, que no final de suas provações, ele declara em Jó 42:5.

5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.

Ana, por sua vez, foi embora contente após ter orado com tanta dedicação ao Senhor e ouvido as palavras do sacerdote Eli em Sm 1:9-18.

9 Certa vez eles estavam em Siló e tinham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada. 10 Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor. 11 E fez esta promessa solene: Ó Senhor Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo. 12 Ana continuou orando ao Senhor durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela 13 e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada 14 e disse: Até quando você vai ficar embriagada? Veja se pára de beber! 15 Senhor, respondeu ela, eu não estou bêbada. Não bebi nem vinho nem cerveja. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao Senhor. 16 Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora. 17 Então Eli disse: Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! 18 Que o senhor sempre pense bem de mim! respondeu ela. E saiu. Então comeu alguma coisa e já “não” estava tão triste.

Asafe mostrou-se confiante na soberania de Deus após entrar no santuário e orar Sl 73:23-28.

23 No entanto, estou sempre contigo, e tu me seguras pela mão. 24 Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. 25 No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? 26 Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso.
27 Os que se afastam de ti certamente morrerão, e tu destruirás os que são infiéis a ti. 28 Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do Senhor Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito.


Portanto, quanto mais confiamos no Senhor em oração, menos a ansiedade e o medo habitam em nós! Em Mt 6:25-34, o Senhor Jesus ensina que não devemos ficar ansiosos com a nossa vida.

25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

O que devemos fazer é buscar o reino de Deus e a Sua justiça, como está escrito no versículo 33.

Portanto, a oração vence a ansiedade! Quem ora bastante, vive bem!

Note de novo, que o texto de Filipenses começa relatando uma crise de relacionamento, versículo 2.

2 Evódia e Síntique, peço, “por favor”, que procurem viver bem uma com a outra, como irmãs na fé.

Mas termina com uma promessa de paz no versículo 7.

7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.

Portanto, é possível ter a paz de Cristo ocupando o lugar do medo e da ansiedade em nossa mente e coração, mesmo que as circunstâncias externas não mudem.

Amados, o que determina a paz em nosso barco, não é a ausência da tempestade lá fora, mas a presença de Jesus do lado de dentro de nossa casa, em nosso barco, por isso, Jesus os confronta Mt 8:23-27.

26 Por que é que vocês são assim tão medrosos? respondeu Jesus. Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. 27 Então todos ficaram admirados e disseram: Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!

Jesus nos prometeu uma paz que o mundo não pode dar, Jo 14:27.

27 Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.

No entanto, Jesus nos afirmou que no mundo teríamos aflições Jo 16:33.

33 Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

A paz não é a ausência de problemas e das aflições, mas é uma dependência completa do cuidado de Jesus!

Oro agora Senhor nesse momento, para que os recursos espirituais citados hoje, ajudem a tua Igreja a vencer a ansiedade e o medo!

Que o doce Espírito Santo aplique em nossos corações essa palavra de Fp 4:2-8 que lemos, pois se obedecermos a Palavra, nós teremos o melhor dessa terra!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema