TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

CARACTERÍSTICAS DE UM SACERDOTE GUERREIRO

A palavra nos diz que nós estamos em uma batalha espiritual contra o mal! E que cada crente é um guerreiro e, com a ajuda de Deus, venceremos a batalha!

No (versão utilizada NLTH) Sl 20:7-8, nos diz.

7 Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus. 8 Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes.

O Reino de Deus é um reino de conquistas! Isso significa que teremos muitas batalhas, e das mais variadas formas.

Portanto, nós sabemos que sempre haverá gigantes que se levantarão para tentar nos impedir de herdar as bênçãos que o Senhor tem para nós!

Vi essa pérola aqui em Rm 15:30, quando Paulo orienta o povo assim.

30 Eu peço, irmãos, pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor que o Espírito dá, que me ajudem, orando com fervor por mim.

Mas, porque Paulo pede isso? Porque nenhum guerreiro luta sozinho.

Todo guerreiro pertence a uma tropa e todo crente pertence à Igreja!

Portanto, juntos em oração somos mais fortes!

Uma forma de você ajudar seus irmãos na batalha é orando por eles.

A oração é a arma mais poderosa do guerreiro de Deus! A oração destrói fortalezas! E por saber disso, as nossas atitudes precisam ser diferentes.                                                                                

As nossas atitudes devem ser dirigida por Deus e baseadas sempre em uma postura espiritual de oração uns pelos outros, porque o que plantamos colhemos.

Por isso, nós hoje veremos sobre a vida de Daniel, que foi um guerreiro diferente, que lutou com todas as suas armas “espirituais”, e que atravessou dinastias, poderes dos governos, cumprindo o propósito de Deus e exercendo influência sobre diferentes culturas.

Dn 6:1-10.

1 O rei Dario resolveu dividir o país em cento e vinte províncias e escolher cento e vinte homens para governá-las. 2 A fim de que tudo corresse bem, e não houvesse prejuízo, o rei nomeou três ministros para controlarem os cento e vinte governadores. Um desses ministros era Daniel, 3 e ele mostrou logo que era mais competente do que os outros ministros e governadores. Ele tinha tanta capacidade, que o rei pensou em colocá-lo como a mais alta autoridade do reino. 4 Aí os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada. 5 Então eles disseram uns aos outros: Nunca encontraremos motivo para acusar Daniel, a não ser que seja alguma coisa que tenha a ver com a religião dele.6 Então foram todos juntos falar com o rei e disseram: Que o rei Dario viva para sempre! 7 Todos nós que ocupamos posições de autoridade no reino, isto é, os ministros, os governadores, os prefeitos e as outras autoridades, nos reunimos e concordamos em pedir ao senhor que dê uma ordem que não poderá ser desobedecida. Ordene que durante trinta dias todos façam os seus pedidos somente ao senhor. Se durante esse tempo alguém fizer um pedido a qualquer deus ou a qualquer outro homem, essa pessoa será jogada na cova dos leões. 8 Portanto, ó rei, dê a ordem e a assine, a fim de que não possa ser anulada. De acordo com a lei dos medos e dos persas, essa ordem não poderá ser anulada.9 O rei concordou; assinou a ordem e mandou que fosse publicada. 10 Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia.

Daniel foi um valente, um guerreiro na sua história! No decorrer da sua vida, Daniel não se envolve em lutas marcantes ou em guerras de estratégias militares, de fuga de inimigos, destruição ou conquistas de reinos, não! Mas, Daniel demonstrou ser um grande servo, que foi “levado” inicialmente para a Babilônia para servir em seus palácios e onde o seu nome deixou uma história.

Podemos ver pela história, que Daniel agiu diplomaticamente, preservando a paz dentro dos palácios reais. E mesmo agindo assim, Daniel enfrentou muitos inimigos, que tentavam destruí-lo dia e noite. Por isso, nós não podemos pensar que não teremos lutas espirituais. Porque uma coisa é certa, onde quer que estejamos plantados, teremos que guerrear.

Devemos manter nossa postura e honra, em linha com a Palavra de Deus, para estabelecermos o Reino de Deus!

Daniel utilizou armas poderosíssimas nessa guerra, que foram altamente eficazes, e tiveram efeitos letais sobre os seus inimigos.

Daniel era um homem que passeava pelo palácio como servo do Deus altíssimo, e sempre estava de posse, de um verdadeiro arsenal de guerra, em seu poder como: Oração ou intercessão. Sabedoria. E conhecimento.

Hoje, nós veremos mais detalhes dessas armas usadas por Daniel, que foram mísseis espirituais, suas orações, sua inteligência e seu conhecimento.

1ª Míssil contra o inimigo, Daniel usou a Oração.

Daniel foi um homem que entendeu que os grandes gigantes que se levantam em nossas vidas, podem cair ao toque de nossas orações.

Ele descobriu que só se encontram as estratégias para a conquista, na estrada que nos leva ao Trono de Deus.

Daniel era um jovem que orava constantemente! E quando os seus inimigos quiseram montar uma estratégia para destruí-lo, eles tentaram utilizar o próprio ato da oração de Daniel, como arma para incriminá-lo, Dn 6:11-13.

11 Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus. 12 Então foram procurar o rei a fim de falar com ele a respeito da ordem. Eles disseram: Ó rei, o senhor assinou uma ordem que proíbe que durante trinta dias se façam pedidos a qualquer deus ou a qualquer outro homem, a não ser ao senhor. E a ordem diz também que quem desobedecer será jogado na cova dos leões. Não é verdade? O rei respondeu: É verdade, e a ordem deve ser obedecida. De acordo com a lei dos medos e dos persas, ela não pode ser anulada.
13 Aí eles disseram ao rei: Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia.


Mas, como pode alguém querer destruir aqueles que estão em oração, que estão debaixo das asas do Altíssimo? Isso é impossível!

Veja que Daniel orava três vezes ao dia, ele clamava aos pés do Senhor, orava pelas conquistas daquele reino e pela sobrevivência de seu povo, Dn 6:10.

10 Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia.

Ou seja, Daniel através das suas orações, deteve os principados que habitam nas regiões celestiais, apenas pelo poder da oração, Dn 6:11-14.

11 Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus. 12 Então foram procurar o rei a fim de falar com ele a respeito da ordem. Eles disseram: Ó rei, o senhor assinou uma ordem que proíbe que durante trinta dias se façam pedidos a qualquer deus ou a qualquer outro homem, a não ser ao senhor. E a ordem diz também que quem desobedecer será jogado na cova dos leões. Não é verdade? O rei respondeu: É verdade, e a ordem deve ser obedecida. De acordo com a lei dos medos e dos persas, ela não pode ser anulada. 13 Aí eles disseram ao rei: Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia. 14 Ao ouvir isso, o rei ficou muito triste e resolveu salvar Daniel. Até o pôr do sol daquele dia, ele fez tudo o que pôde para salvá-lo.

Quando Daniel orava, a mão de Deus se movia, e havia um movimento onde os anjos que lutavam as suas guerras, trabalhavam para trazer as vitórias.

Eu creio que ao orarmos, a mão do Senhor se movimenta em nossa direção, para nos trazer as vitórias.

Daniel viu o futuro e conheceu os projetos de Deus, porque sabia esperar em oração pela vitória diante do Altíssimo  Dn 10:10-12.

10 Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. 11 Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. 12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que “aplicaste o coração” a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.

Portanto, nunca deixe de orar, porque quando seus inimigos se levantarem, lembre-se de Daniel, que tinha a oração como arma de defesa e de ataque, e que suas orações foram ouvidas, porque tinha aplicado o seu coração a compreender e a humilhar-se perante o seu Deus.

Nunca seremos um valente de Deus se não tivermos o hábito de oração, hábitos de buscar o conselho de Deus e de esperar em Sua presença, e de receber o livramento.

Toda a oração move a mão de Deus.

Todo crente, servo, discípulo, valente de Deus, só recebem força para a guerra nos momentos de suas orações, porque é nesta hora que o Senhor Se levanta como Senhor de nossas vidas, e toma as nossas causas e nos dá a conquista, veja em Ex 15:3.

3 O Senhor é um guerreiro; o seu nome é Senhor.

Nunca deixe de usar esse míssil, a oração, em suas guerras, porque ela tem um poder devastador.


2º Míssil, Daniel usou a Sabedoria.

Daniel foi um homem cheio de sabedoria!

Não podemos realizar conquistas firmes e grandiosas se não formos sábios!

A Palavra diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e somente os tolos a desprezam. Pv 1:7.

7 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.                                                                               

Pv 9:10.

10 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.


Vimos que Daniel não tinha nada de tolo, e tinha livre acesso aos palácios por causa da sabedoria que habitava nele!

Portanto, muitas vezes, estamos sendo derrotados pelos gigantes dessa vida, porque eles conseguem entrar em nossa má administração, porque não tomamos decisões debaixo de sábios conselhos.

Há guerreiros que vão à batalha, e não pedem conselhos, porque são cheios de orgulho. E isso é tolice, e em Pv 15:22, fala sobre isso.

22 Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso.

O homem sábio pede e sabe ouvir conselhos!

Os homens que tem sabedoria: sabem como falar. A hora em que devem falar. E como se posicionar diante do nosso inimigo. Porque a palavra diz: Sim, sim, e não não, o que passa disso, é do inimigo.

Portanto, a sabedoria é um dom de Deus, e Ele a dá liberalmente a todos que a pedem. Tg 1:5.

5 Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.

Eu peço sempre a Deus a sabedoria do Alto. Porque a sabedoria é melhor do que a força!

Ser um valente de Deus não significa que precisamos ter força em nossos músculos, nem posições especiais, nem que devemos rilhar os dentes para fazer calar o inimigo. É a sua sabedoria, que vai enfraquecer as estratégias dos gigantes que tentarem se levantar contra nós ou contra você. Por isso, Deus te chama a atenção hoje, de que você pode alcançar o pódio da vitória e se alegrar, como todo o valente de Deus, tornando-se um homem sábio ou mulher sábia.

3º Míssil, que Daniel usou foi o Conhecimento.

Daniel era um homem de oração, homem sábio e que tinha conhecimento!

Daniel era inteligente, e foi colocado entre os sábios do reino, que eram homens versados (Perito, exercitado, entendido, experimentado) em toda cultura e conhecimento da época Dn 1:17.

17 Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a “Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos”.

Por isso, a guerra que Daniel enfrentava, todos os dias contra os inimigos de Deus, era diplomática e envolvia poderes místicos e filosóficos daqueles tempos. E os crentes do mundo inteiro, também tem vivido dias semelhantes aos que Daniel enfrentou.

Nós estamos em uma guerra em que os filhos das trevas invadem os nossos lares, e tentam estabelecer os seus impérios através das mídias, cargos importantes, e através das fraudes estabelecem seus reinos pela falsidade ideológica. Mas, graças a Deus, muitos no governo estão sendo mexidos.

Portanto, o conhecimento da Palavra é importante para todo guerreiro de Deus, porque servirá de arma contra essas ciladas do inimigo.

Devemos buscar a Palavra de Deus, que é uma fonte de sabedoria, para podemos conhecer melhor aquilo que se encontra à nossa disposição.

A Bíblia é o manual de guerra de todo crente, de todo servo de Deus!

Assim, devemos ter e adquirir esse conhecimento da Palavra de Deus, não apenas aleatoriamente, mas profundamente, para não sermos iludidos pelo inimigo.

Veja que no momento da tentação, Jesus venceu Satanás através da Palavra.

Jesus pôde citar a Bíblia, porque a conhecia! E eu não estou falando de conhecimento superficial da Bíblia ou só de ouvirmos alguma ministração da palavra. Não!

O conhecimento deve ser mais aprofundado, consciente e com reflexão.

Note que Daniel fez uso muito adequado do conhecimento de Deus, e colheu os frutos da sua competência.

Uma história de conquista não se dá por acaso! Ela é resultado de um caminho que foi conquistado, em que no tempo próprio veio a determinação do alto.

A Palavra diz que Daniel era um homem valente, mas tinha a mansidão de um cordeiro. Porém, na sua história, mesmo sendo um cordeiro, não foi devorado pelos leões da época, porque a bênção do Senhor repousava sobre ele!

Nem mesmo o poderio dos reis e das suas estratégias na terra, foi suficiente para remover um ungido de Deus na terra. E essa palavra deve nos falar diretamente sobre a necessidade de termos em Deus a nossa convicção, e de quem Ele tem sido para nós. Porque quando sabemos quem somos em Cristo, partirmos para a guerra com as estratégias do céu.

Por isso, quando recebemos a convicção de quem somos e aplicarmos as nossas orações e intercessões para quebrar as cadeias, passamos a agir com sabedoria e conhecimento, para assim desfrutarmos do melhor do Reino de Deus!

Portanto, Avance! Você é um valente e guerreiro de Deus!

Agora, nunca se esqueça das suas armas! Oração, sabedoria e conhecimento. I Tm 2:1.    

1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,

Os outros dois mísseis te deixarão muito feliz, porque em Pv 3:13 diz.

13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

A Vitoria é sua! Busque agora orar por você e por sua família, pelos seus discípulos, amigos, parentes, igreja.

Busque a sabedoria, porque Deus diz que quem tem falta de sabedoria, é para pedir a Deus que Ele dá.

Busque mais tempo para ter o conhecimento de Jesus. Porque a palavra diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!

Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema