TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

HABACUQUE - A ORAÇÃO DA ÉPOCA E DE HOJE

Hoje, veremos alguns ensinamentos do profeta Habacuque, desse homem de Deus, para nossa vida espiritual, que envolve todas as áreas das nossas vidas como igrejas de Cristo e corpo da Igreja de Cristo.

Nessa época, veremos que houve uma invasão do inimigo em Judá, e Deus deixou que o cativeiro ocorresse. E essa história bíblica que ocorreu em 586 AC, nos mostrará que o exército babilônico tinha cercado Jerusalém.
                                                                                 
Depois de uns tempos, o inimigo toma a cidade e prende Zedequias, lembrando que Zedequias, durante os 11 anos do seu reinado, Zedequias "fazia o que era mau aos olhos do Senhor". E o nome Zedequias é: “Justiça do Senhor”.
Mas, quando ele foi preso, a primeira coisa que lhe aconteceu, foi que mandaram mataram os seus filhos em sua presença. Depois, furaram os seus olhos, incendiaram o templo e queimaram as edificações mais importantes, e fizeram de seus líderes e habitantes prisioneiros, que foram levados para o cativeiro.

Vamos ler esse texto, (versão utilizada NLTH) II Rs 25:1-10.

1 Zedequias se revoltou contra o rei Nabucodonosor, da Babilônia. Então Nabucodonosor veio com todo o seu exército e atacou a cidade de Jerusalém no dia dez do décimo mês do ano nove do reinado de Zedequias. Eles acamparam fora da cidade e construíram rampas de ataque ao redor dela. 2 Ficaram cercando a cidade até o ano onze do reinado de Zedequias. 3 No dia nove do quarto mês do mesmo ano, quando a cidade estava apertada pela fome, e não havia comida para o povo, 4 os babilônios conseguiram abrir uma brecha na muralha da cidade. Embora eles estivessem em volta da cidade, todos os soldados israelitas fugiram durante a noite. Eles saíram pelo caminho do jardim do rei, foram pelo portão que ligava as duas muralhas e fugiram na direção do vale do Jordão. 5 Mas o exército dos babilônios perseguiu o rei Zedequias, alcançou-o na planície de Jericó, e todos os seus soldados o abandonaram. 6 Zedequias foi preso e levado para o rei da Babilônia, que estava na cidade de Ribla. Ali Nabucodonosor pronunciou a sua sentença contra Zedequias. 7 Mataram os seus filhos na frente dele. Então Nabucodonosor mandou furar os olhos de Zedequias e prendê-lo com correntes de bronze; depois o levaram para a Babilônia. 8 No dia sete do quinto mês do ano dezenove do reinado de Nabucodonosor, da Babilônia, Nebuzaradã, conselheiro do rei e comandante-geral do seu exército, entrou em Jerusalém. 9 Ele incendiou o Templo, o palácio do rei e as casas de todas as pessoas importantes de Jerusalém, 10 e os seus soldados derrubaram as muralhas da cidade.

Nós estamos vivendo em um tempo, onde todos nós e a nossa família estão sendo ameaçadas, por criminosos, por valores morais errados, por conceitos diabólicos. E aí, vimos um profeta em meio a uma geração corrompida, onde Habacuque faz um clamor a Deus. E o nome Habacuque significa: “abraçador”.

Veja o texto de Hc 1:1-4.

1 Esta é a mensagem que Deus, por meio de uma visão, deu a Habacuque. E agora, vamos ver a queixa de Habacuque. 2 Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”, e tu não nos salvarás? 3 Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte. 4 Por isso, ninguém obedece à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida.
                                                                              
Note que este livro do profeta Habacuque é como se nós estivéssemos vivendo em sua época, por ser tão atual.

Nesse livro ele trata de: Política. Opressão econômica. Violação dos direitos humanos. Violência brutal na guerra.
E decadência moral e religiosa. Esse livro nos fala também sobre a soberania de Deus e o avivamento espiritual.  E nós podemos observar e comparar as grandes tensões políticas, sociais, econômicas, morais e espirituais da atualidade, se nós examinarmos a mensagem deste profeta, não são diferentes.

O profeta Habacuque foi um profeta contemporâneo de Jeremias e viveu numa época de crescente deterioração moral e espiritual em Judá (no reino do sul). E ele sabia que o juízo de Deus se aproximava e viria por meio da invasão babilônica, que ocorreu em 586 antes de Cristo.

Esse profeta não se conformava com a iniquidade do seu povo e nem com o avanço de Nabucodonosor.

Foi nesse contexto, que aparece o famoso clamor de Habacuque em Hc 3:2.

2 Ó Senhor, ouvi falar do que tens feito e estou cheio de temor. Faze agora, em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as vejamos. Mesmo que estejas irado, tem compaixão de nós!

Habacuque aqui, estava lembrando dos atos de Deus na história, e o principal deles foi o êxodo onde o povo de Israel saiu do Egito, quando o profeta roga ao Senhor que faça novamente as mesmas obras realizadas no passado.

É por essa razão que muitos crentes costumam usar a oração de Habacuque para clamar a Deus por uma mudança, por isso, PREPARE O CAMINHO DO SENHOR, na sua vida e na Igreja em que você foi plantado.

Portanto, é tempo de clamar sim, por um avivamento em nossas vidas! 

Vemos um homem de Deus, um profeta, que percebeu que sua nação, o seu povo, precisavam mudar seu comportamento espiritual. Por isso, ele se colocou diante de Deus, e clamava a Deus para que os olhos do povo fossem abertos, para que eles entendessem que a maior necessidade deles era estar mais perto do Senhor e viver seus princípios.

As nossas atitudes devem ser espontâneas em direção a Deus, porque assim, mostraremos a Deus o nosso modo de servir ao Senhor.

Temos um modelo dado por Jesus para serví-lo, que é: Ganhar vidas. Consolidar vidas. Discipular vidas. E enviar vidas.

Portanto, entenda que foi Deus quem nos chamou para esse avivamento, que nos traz, uma renovação espiritual. E esse avivamento em nossas vidas resultará em uma ação poderosa, irresistível do Espírito Santo, que se sobrepõe a quaisquer forças externas que vierem contra as nossas vidas.

Note que, quando um avivamento acontece em nossa vida, a renovação aparece e consequentemente seus grandes e necessários resultados surgem em nossas vidas. Por isso, como chamados por Deus, precisamos avivar a Igreja e criar crentes avivados, porque Deus oferece salvação a todos.
                                                                  
Quando os crentes tem entendimento deixam de ser simples admiradores e ouvintes da obra do Senhor, e tornam-se realizadores da obra que é de Deus. Por isso o profeta Isaias diz assim em Is 55:6-7.

6 Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto. 7 Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.

Na época de Jó, ele dizia assim, em sua adversidade;  Jó 42:5.

5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.

Portanto, os crentes espirituais são ativos, são produtivos na obra do Senhor, porque entendem sobre as promessas finais ditas ao Apóstolo João em Ap 22:10-13.
                                                  
10 E o anjo continuou: Não faça segredo das palavras proféticas deste livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto. (PG.; Que coisas) 11 Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus. 12 Escutem! diz Jesus. Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

É tempo de orar com profundidade e buscar um avivamento espiritual em nossas vidas!

É tempo de orar crendo, é tempo de orar buscando com sinceridade, de orar tendo a certeza de que ao falarmos com Deus, o Rei dos reis nos escuta!

Nunca se esqueça de orar para que Deus conceda a você: Um avivamento pessoal para sua vida. Um avivamento coletivo para a Igreja. Para sua casa. Para sua família. Para os seus amigos. Para as células. Para que esse avivamento venha com poder, glória e soberania.

Não esquecendo da Palavra, onde Jesus disse assim em (versão utilizada RA) Lc 10:2-3.

2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 3 Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.                                                                       
Precisamos com sinceridade de coração, nos derramarmos em orações, e que as nossas palavras venham do profundo da nossa alma, e que essas palavras sejam diante de Deus a expressão do nosso amor por Ele, e por sua obra. Lembrando a Ele e não a homens!

É tempo de nós buscarmos os meios da graça de Deus em nossas vidas!

A Bíblia enfatiza, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, que todos os grandes eventos foram antecedidos, marcados e alcançados com: Jejum. Arrependimento. Confissão. Quebrantamento. Com espírito de humildade, junto ao Deus que santifica.

Se nós observarmos na Bíblia, antes da travessia do Jordão, Josué chamou o povo, e disse em assim em Js 3:5.

5 Josué disse ao povo: Purifiquem-se (ou santifiquem-se) porque amanhã o Senhor fará grandes coisas entre vocês.

Precisamos nos limpar, precisamos nos santificar, no espírito (consciência), na alma (mente, emoções e vontade), e no corpo (que executa tudo o que a alma manda).

Precisamos rever nossas atitudes e ações, para Deus completar a sua Obra.

Deus te diz hoje: É tempo de valorizar a Palavra de Deus na sua vida. Porque, como Igreja do Senhor, nós precisamos levar com eficiência a Palavra de Deus, que vem como fogo,  que vem como martelo que esmiúça a penha do pecado. Não sou eu que digo, é o profeta Jeremias que disse assim em Jr 23:29.

29 A minha mensagem é como fogo, é como a marreta que quebra grandes pedras. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

Portanto, é tempo de louvar a Deus no poder do Espírito Santo! Como? Desde o início de um culto. Desde o começo do louvor. Durante a ministração de palavra. Durante a unção de receber a palavra com entendimento. Em nosso testemunho de vida.

Tudo isso, faz a glória de Deus se manifestar. Mas, se começarmos com um louvor, porém, as nossas atitudes não forem vigiadas, pode estar ai a porta para entrada de costumes indesejáveis e religiosos em nossas vidas.

Precisamos clamar por um avivamento de fogo em nossas vidas, em nossos louvores a Deus, e zelar pela nossa liturgia ao Senhor.

O que é uma Liturgia? É o conjunto dos elementos, é um conjunto de práticas de culto a Deus. Por isso, é tempo de buscar o temor a Deus e seus resultados.

Se não houver temor constante, o crente vai perdendo a noção. Do que? Dos valores espirituais. Dos perigos que nos cercam. Da sensibilidade às coisas do mal, da sensibilidade ao que é o pecado. Perde a sensibilidade aos valores divinos e santos do Senhor. E isso, empobrece a vida espiritual da pessoa.

Amados, quando os valores espirituais são apagados, há impedimentos em nossas vidas, para seguir em santidade e retidão as coisas de Deus em nossa direção. Veja em Hb 12:12-15.

12 Portanto, levantem as suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos. 13 Andem por caminhos aplanados para que o pé aleijado não manque, mas seja curado. 14 Procurem ter paz com todos e se “esforcem” para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá. 15 Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno.

Por isso, o profeta Habacuque afirma que aquilo que Deus fez ontem, pode fazer hoje! Hc 3:2.
                                                                                                                                     
2 Ó Senhor, ouvi falar do que tens feito e estou cheio de temor. Faze agora, em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as vejamos. Mesmo que estejas irado, tem compaixão de nós.

Ou seja, o seu clamor, as suas orações eram claras!

Precisamos deixar que o Senhor fique no controle das nossas vidas, pois somos a sua Igreja.

Quando um avivamento chega com entendimento em nosso viver, certamente veremos UM PREPARAR DO CAMINHO AO SENHOR, como Igrejas que triunfaram na plenitude e poder do Espírito Santo, porque Ele nos ama.

A situação da época estava à beira de um colapso! E junto a todo esse quadro sobre o qual eu estou falando, porém,  estava o profeta Habacuque, que era um homem de Deus, um profeta, que estava disposto a abraçar o sofrimento do povo! Como? Como eu e você fizemos? De que maneira? Intercedendo junto a Deus.

rai ao Senhor da seara que mande mais trabalhadores!

Habacuque estava buscando um consolo junto ao povo. Ele buscava uma intervenção divina de vitória sobre a tribulação que estava vivendo em seu tempo. Lembrando que Habacuque significa: “abraçador”. E Deus te chama hoje: Abrace a obra do Senhor.

Se nós observarmos o contexto em que Habacuque viveu, podemos aprender que apesar dos séculos que nos separam um do outro, o mundo no qual nós estamos vivendo, também nós estamos vendo e vivendo as mesmas coisas: violência. Corrupção. Perversidade. Opressão. Desajuste familiar. Drogas, prostituição. E o grito de Habacuque, o grito de dor de Habacuque está ainda ecoando nos ouvidos da História, ATÉ OS DIAS DE HOJE, EM Hc 1:2.

2 Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”, e tu não nos salvarás?  

A oração de Habacuque levou-o a ouvir a voz de Deus! Porque a nossa Oração é um diálogo com Deus! É um momento em que abrimos nossos corações ao Senhor, e depois nos calamos para ouvir o que Ele tem a dizer acerca do que estamos colocando diante d’Ele, e em Hc 2:1, diz:

1 Vou subir a minha torre de vigia e vou “esperar com atenção” o que Deus vai “dizer” e como vai “responder” à minha queixa.

O que você tem feito para ouvir, discernir a voz de Deus em sua vida e para sua vida? Se achegue a Ele confiadamente, a fim de você receber misericórdia e busque a graça DEle para que haja socorro nas tuas debilidades.
Hb 4:16.
 
16 Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.

AMEM!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema