TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

LIBERTOS PELA ORAÇÃO DA IGREJA

(versão utilizada RA) At 12:1-5.

1 Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, 2 fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João. 3 Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias dos pães asmos. 4 Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. 5 Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.

A Bíblia nos diz que a Igreja em Jerusalém estava crescendo muito e incomodando a muitos, e a perseguição à Igreja do Senhor já estava acontecendo naquela época. E nessa perseguição, Estêvão tinha sido apedrejado até à morte, e Herodes já tinha matado Tiago, irmão de João, ao fio da espada, como lemos.

A palavra diz que Pedro também já estava encarcerado, e que seria o próximo.

Tiago e Estevão já estavam mortos, e isso chamou a atenção da Igreja para orar intensamente por Pedro.                                                                                      
A Palavra diz que eles oravam juntos, eles oravam nas casas, eles oravam em todos os lugares. E trazendo para os nossos dias, às vezes Deus permite certas coisas, como esse vírus, para chamar a atenção do seu povo a voltar a ter um vida com Ele.

As nossas orações e intercessões são as chaves para uma libertação genuína. Porque, diante de obstáculos aparentemente intransponíveis, a oração é o mais poderoso canal de comunicação com Deus, que sempre trará a você uma solução.

A Palavra para esse nível de oração no grego é: ektenõs que significa, “fervorosamente, ardentemente”.

Na realidade, o Diabo queria parar o agir da Igreja, queria parar a linda manifestação do Espírito Santo. Porque desde o começo, no Éden, é a mesma história: o diabo querendo aprisionar a Igreja do Senhor Jesus.                                               
Porém, na Palavra que lemos diz que junto com Pedro, havia quatro escoltas de soldados para guardarem o discípulo, isto é, dezesseis soldados, onde dois soldados dormiam acorrentados também a Pedro.

At 12:4.
E Herodes queria matar a Pedro, na Páscoa nos dias dos “pães asmos”.


Nessa festa, o pão era comido sem fermento, e isso simbolizava a pureza, a separação para Deus, ou seja, a santificação. E naquele momento que Pedro vivenciava, parecia não existir mais uma saída para ele: Porque a sua morte já tinha sido decretada.

Portanto, o inimigo pode até estar preparando uma festa para chegar a hora de matar você, mas creia que seu milagre chegará, porque ainda existe uma Igreja que ora por você. 

A oração tem o seu poder de libertação sim!

A Bíblia relata que um anjo apareceu no cárcere onde Pedro estava.

Eu não sei em qual situação, você tem se deparado com o seu cárcere da vida. Porque os cárceres da vida não foram feitos apenas como uma forma de castigo para quem erra! Os cárceres da vida, também foram feitos como um adestramento para sua liderança.                                                  

Por isso, eu quero que você note que no caso de Pedro, ele não tinha errado.

Quando o anjo chegou; O anjo encontrou Pedro dormindo. Pedro estava descansando. A única coisa que Pedro tinha largado, as suas armaduras.                                                                   

Como estão as nossas emoções, diante dos cárceres da vida? Porque existem duas maneiras de você se encontrar no cárcere da vida. Tranquilo, porque sabe que está ali para aprendizagem. Ou desesperado, porque sabe que está nessa situação por causa de uma semeadura, e agora está colhendo!

Veja! Pedro aqui, representa a Igreja. O texto de Mt 16:18 declara.

18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Ou seja: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”.                                           

Portanto: Podem até vir armas contra você. Podem até jogá-lo nas cadeias da vida. Mas o Senhor enviará o seu anjo e te retirará dessa situação. E quando Ele vem, você pode ate ouvir dEle assim:

Também eu te digo que tu és .........., e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Vejamos quatro coisas aqui muito importantes:

1º Precisamos trazer luz onde há trevas, At 12:7 diz.

7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma “luz iluminou a prisão”; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.                              

Cárcere é lugar de escuridão física e espiritual.

O cárcere é onde você não enxerga uma saída, uma solução, e é quando o anjo do Senhor traz a luz. E “Luz”, nós sabemos que é o conhecimento que você tem das verdades do Senhor. Note que a medida em que a “luz” apareceu, as correntes foram tiradas de Pedro.

Portanto, o verdadeiro conhecimento do evangelho liberta de todas as amarras e grilhões.

Na “luz do Senhor” não tem como ficar prostrado.Você se levante e glorifica a Deus!

2º Precisamos estar cingidos da verdade, veja em At 12:8.                                                                                  
            
8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.

Era como se o anjo estivesse colocando de volta as armaduras de Pedro, as armaduras da igreja. Era como se o anjo, estivesse falando assim: - Pedro não acredite que esse é o seu fim! – Esse, não é o fim da igreja! Pedro, não é porque aconteceu com Tiago e Estevão que acontecerá com você! - Cinge-te, abraça-te com a verdade, ata-a ao seu lombo e se prepara para guerra. Porque é com a verdade que se vence o pai da mentira.                                                           

I Pe 1:13.

13 Por isso, “cingindo o vosso entendimento”, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.


Precisamos ter o entendimento de que até a nossa partida, teremos os ataques, mas seremos mais do que vencedores em Cristo Jesus!

3° O anjo disse: Calça as sandálias. At 12:8.

8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.

Nós lideres, chamados, devemos levar o evangelho da verdade sempre. Por isso em Ef 6:5, diz assim.                                                                      

5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,

Veja que Rm 10:13-15, já nos esclarece isso.

13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

Portanto, veja que Paulo nos explica a necessidade de estarmos livres para anunciar o evangelho da salvação.

A preocupação do Senhor era que Pedro voltasse a calçar suas sandálias. At 12:8.

8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias.                                                                                       

Era como se o Senhor estivesse orientando-o a voltar a pregar, voltar a anunciar o Evangelho. Em Jo 13:6-9, Jesus já tinha feito um ato profético assim.

 6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? 7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. 8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.                                                                              

Uma vez, o próprio Jesus Cristo já tinha limpado os pés de Pedro, mas da mesma forma que entrou no cárcere, ficou. Bem diferente de José, no Antigo Testamento, que trouxe libertação para todos ao seu redor através dos sonhos de Deus.

Os nossos sonhos no Senhor não vão morrer em uma prisão!

Paulo no Novo Testamento estava em uma prisão, e trouxe salvação para toda uma família. At 16:24-26.

24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.

 Agora, veja a conversão do carcereiro, no At 16:27-34.

27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. 28 Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! 29 Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? 31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. 34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.

Tão formosos são os pés daqueles que anunciam o evangelho do Senhor. Esses, não se desviarão, e terão alegria, e experimentarão o sobrenatural.

4° Tome seu manto ou capa. At 12:8.

8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.

Manto ou capa fala de identificação, fala de unção dobrada, fala de uma representação no mundo espiritual.

Nós podemos ver na Palavra, no Antigo Testamento, que um capa trouxe destruição a uma família, uma capa babilônica de idolatria trouxe a morte (capa de Acã). Mas também podemos ver o poder que uma capa representou na vida de Eliseu, onde uma unção dobrada repousou para operar os milagres de Deus.

Pedro tinha acabado de experimentar o poder do Espírito Santo em sua vida, e ele estava vivendo dias sobrenaturais de suas manifestações. E esse poder não pode ser deixado, quando estamos no cárcere. 
                                                                                   
Veja, que Pedro é solto e volta para onde a igreja estava reunida. At 12:9-12.

9 Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão. 10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele. 11 Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico. 12 Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.                            

                                              
A Palavra diz que Pedro bate na porta e ninguém abre, só depois de verem-no e terem a certeza de que era Pedro, foram abrir a porta. At 12:13-17.

13 Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era; 14 reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão. 15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo. 16 Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos. 17 Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.

Para quem abriram a porta? Para Pedro, e Pedro é a figura da igreja ou a figura do próprio Cristo Ap 3:20.

20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

Quando você assume sua identidade em Cristo, as portas se abrem na sua direção, e Deus envia Seu anjo para te dar vitória sobre suas algemas!

“As portas do inferno não prevalecerão contra sua vida”.                                                                                         

Abra a porta da sua vida para Jesus, e seus cárceres cairão por terra!
                                                                                        
O Senhor hoje, mediante a sua oração, enviará o seu anjo e o tirará dessa situação.

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema