TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

FONTES QUE ALIMENTAM O INIMIGO

Todos os dias nós estamos diante da batalha interior e exterior para termos uma vida feliz, para termos uma vida abençoada. E nesta tentativa de obter uma vida feliz e abençoada, nós temos que enfrentar os nossos adversários.     

Nosso inimigo sempre tentará impedir o nosso sucesso, ele sempre tentará nos neutralizar, trazendo medo, desistência, etc.

Esses ataques do nosso inimigo sempre virão sobre nós, e nós somos avisados na Palavra em (versão utilizada RA) Ef 6:12.

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
 
Este texto que hoje veremos, mostra como Ezequias agiu para impedir que o seu inimigo, Senaqueribe, rei da Assíria, destruísse o povo de Israel. II Cr 32:1-8.

1 Depois destas coisas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá, acampou-se contra as cidades fortificadas e intentou apoderar-se delas. 2 Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha e que estava resolvido a pelejar contra Jerusalém, 3 resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. 4 Assim, muito povo se ajuntou, e taparam todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, pois diziam: Por que viriam os reis da Assíria e achariam tantas águas? 5 Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância. 6 Pôs oficiais de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração, dizendo: 7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. 8 Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.

Portanto, hoje veremos três atitudes que devemos ter diante das adversidades e dos nossos inimigos:
 
1ª Atitude de Ezequias foi que ele mandou tapar as fontes das águas, que havia fora da cidade, versículo 3.

3 resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
 
Porque tampar as fontes? Porque nenhum exército inimigo sobrevive sem ÁGUA.

Portanto, o que tem alimentado o nosso inimigo, o que temos feito que pode estar saciando Satanás, levando-o a ter vantagens em nossas vidas? Porque é do que o alimentamos e o saciamos, que tornam satanás forte contra nós.

Através da nossa desconfiança (da nossa falta de fé) de confiar no livramento de Deus, o inimigo é fortalecido.                                                              
Tem pessoas para as quais você fala uma coisa, e Deus parece demorar, porque o tempo é dEle, e a pessoa começa a desconfiar, e isso é um leque de problemas que se abrem na vida do líder que assim age.

Portanto, a nossa negligência com as coisas espirituais, faz com que satanás e seus demônios, os nossos inimigos espirituais, venham agir em nossas vidas, sem sentirmos.

Tampe todas as fontes, sejam físicas ou emocionais, que tem alimentado o seu inimigo!
 
Quando começamos a acreditar na providência de Deus, mesmo diante das lutas, que aparentemente possam ser impossíveis de serem vencidas, Deus começa a nos dar a sabedoria do Alto.

Portanto, comece hoje mesmo, através do entendimento da Palavra de Deus, a enfraquecer a força do inimigo em sua vida, tirando assim a fonte de sobrevivência do maligno em sua vida espiritual e fisica.

Sempre lembrando: Que a nossa falta de fé. As nossas negligências. As desonras. As nossas desconfianças. A preguiça. A rebeldia. São fontes que alimentam o nosso inimigo, contra nós mesmos! Ou seja, somos nós mesmos que damos os suprimentos e a autoridade para satanás dos destruir.

Como Deus disse a Caim: Cabe a nós mesmos dominar. Gn 4:7.
 
Senaqueribe já tinha destruído muitas nações e zombava do Deus de Israel, e nós podemos ler isso no versículo 17, porque, fisicamente a batalha já estava perdida, e que somente um “ato divino” poderia garantir a vitória e dar livramento a Ezequias.

17 Senaqueribe escreveu também cartas, para blasfemar do Senhor, Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações de outras terras não livraram o seu povo das minhas mãos, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo das minhas mãos.

Creia que o ato em si, de você fechar as fontes que alimentam o teu inimigo em sua vida, estabelecerá a vitória do Senhor, e curas, milagres, prodígios e maravilhas acontecerão em sua vida.

Ezequias apresentou a Deus aquela carta orando, clamando.

Portanto, nessa primeira atitude, podemos aprender que devemos tampar as fontes que alimentam o inimigo em oração, pedindo a Deus a Sua intervenção.
 
2ª Atitude de Ezequias, ele restaurou todo o muro quebrado, versículo 5.

5 Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância.
 
Portanto, a segunda atitude do rei Ezequias, foi tampar todas as brechas.

Ele mandou tampar as brechas do muro que estava quebrado, e todas as brechas foram restauradas.

Só neutralizaremos o nosso inimigo, quando restaurarmos o nosso muro, que significa proteção, uma cobertura, por isso, não devemos deixar nenhuma brecha nesse sentido.

Talvez em sua vida, o inimigo tem achado brechas, onde ele tem conseguido entrar, e esse livre e acesso por essa brechas tem lhe causado sérios problemas, e você agora começa a notar, porque esta ouvindo essa palavra.
                                                                                 
Portanto, não existe outra forma, não o subestimem, não pague para ver, é necessário que você restaure essas brechas.

Hoje é dia de refletirmos: O que eu tenho deixado acontecer, que produz brechas em minha vida? Toda brecha é pecado, e todo pecado é uma brecha.
                                                                     
Os desequilíbrios dentro da casa física e espiritual são erros desse tipo. São as brigas. As contendas. As fofocas. Os desrespeito. As desonras. As negligencias a obra do Senhor. Os testemunho onde tem impedido a obra de Deus a crescer, enfim, atos contra os princípios da Palavra de Deus.

Portanto, se há alguma brecha em sua vida, casa ou família, e ou em qualquer área da sua vida, é tempo de fechá-las.

Lembre-se, uma das coisas que Deus disse em Is 38 a Ezequias, que era para ele colocar em ordem a sua casa, e Ezequias lembrou Deus de como ele procedia em sua vida, e isso trouxe milagres em direção ao rei.

Portanto, é tempo de fechar as brechas!
 
3ª Atitude de Ezequias, foi que ele ergueu torres.

A palavra de Jesus em Mt 26:41 foi:

41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
 
Deus está nos dando uma dica hoje: Erga torres de proteção em sua vida. Como? Vejamos cinco exemplos:

1 - Erga uma torre de oração no seu casamento, e quem não é casado, já deposite orações para o seu futuro. I Pe 3:7.

7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

Quando o marido e a mulher não tem esse entendimento, eles auto se destroem.

A  Palavra diz que devemos viver a vida comum do lar com sabedoria, com discernimento.

2 - Erga uma torre de oração na vida dos seus Filhos.

Traga seus filhos à igreja, é sua responsabilidade, pai e mãe!

A Bíblia diz em Pv 22:6.

6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

3 - Erga uma torre de oração no seu Trabalho.

Seja o melhor funcionário! O Sl 128:1-2, nos diz:

1 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

4 - Erga uma torre de oração nos estudos, para os que ainda estudam. Pv 9:9-10.
                                                                                                                                     
9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

Leve a sério os seus estudos!

5 - Erga uma torre de oração na sua vida espiritual.

Tenha zelo por sua vida espiritual.
 
A orientação é que Ele é poderoso, II Cr 32:7-8.

7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. 8 Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.

Is 43:13.

13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? 

Ou seja, "agindo Deus quem impedirá"?

Deus quer agir na sua vida. Deus quer agir no seu ministério. Deus quer agir na sua célula. Feche as brechas, senão o inimigo pode te destruir.
  
Veja que Deus enviou seu anjo, e Senaqueribe foi envergonhado e derrotado, II Cr 32:21.

21 Então, o Senhor enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou para a sua terra. Tendo ele entrado na casa de seu deus, os seus próprios filhos ali o mataram à espada.

Assim também, Deus enviará a nossa vitória e os nossos inimigos serão envergonhados e derrotados. 

Eu quero que você faça uma Reflexão: Qual tem sido o Senaqueribe em sua vida? Não desista! Resista! Posicione-se! Não se faça de vítima! Lute! Não abra mão de Deus em sua vida!

Deus tem vitória para você, mas não o subestime !

O nome de Jesus tem poder para mudar a sua vida, obedeça às suas ordens, e a principal delas está em Mt 28:18-20.

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Você tem IDO? Quantas vidas você trouxe para Deus este ano? Quais tem sido as suas prioridades? O Reino de Deus está em primeiro lugar mesmo?

Consolide o que você tem, porque quando o priorizamos, temos uma promessa: Mt 6:33.

33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não lute com suas forças, mas consolide sua vida priorizando as coisas de Deus!

Deus quer enviar o seus anjos hoje em todas as áreas de sua vida, levante a sua torre de oração!

Deus o abençoe!

Amém!

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema