TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

AS DECISÕES DEFINEM O FUTURO

Jesus conta essa parábola em uma sequência de outras parábolas, que falam de coisas perdidas. E Ele fala também que haverá júbilo no céu por um pecador que se arrepende. E nessa sequência está a parábola da “Ovelha Perdida” (versão utilizada RA) Lc 15:3-7.

3 Então, lhes propôs Jesus esta parábola:4 Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5 Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6 E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.                                                                           
Jesus está fazendo uma comparação, de algo que se perdeu, mas que foi achado. E a outra parábola, foi a da “Dracma Perdida”; Lc 15:8-10.

8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.                                                                                                             

Em seguida podemos ver de novo que Jesus explica sobre “perder algo” e depois, “achar e se regozijar” porque “achou de novo”, que é a parábola do “filho prodigo”, onde Jesus nos ensina que, quando há o arrependimento, sobre uma “decisão” tudo pode ser “mudado de novo”, e o seu “destino e futuro pode se tornar em uma benção novamente”. LC 15:11-24.

11 Continuou: Certo homem tinha dois filhos; 12 o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. 13 Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. 14 Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. 15 Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. 16 Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. 17 Então, “caindo em si”, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. 20 E, “levantando-se”, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. 21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23 trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, 24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.

Note que, em ambas parábolas, nós sabemos que houve perdas, mas as coisas perdidas foram encontradas, e houve muita alegria e regozijo. 

Veja que na parábola da ovelha, o pastor que tinha 100 ovelhas havia perdido “uma”. Na da dracma, a mulher que tinha 10 dracmas havia perdido “uma”, e aqui nessa parábola do filho pródigo, o homem tinha dois filhos, havia perdido “um” deles.

Portanto, todas estas parábolas são muito ricas, e tem inúmeros ensinamentos, mas nós vamos enfatizar somente o versículo 20a, que diz:                                                                                                      

20 E levantando-se foi para seu pai.          

Vemos que esse versículo começa com uma atitude, uma decisão, uma ação, que diz: "E levantando-se..."

Então amados, existem decisões em nossas vidas que, “decidem destinos”, “decidem o futuro”!

Existem atitudes nossas que precisam ser tomadas em situações de extrema “crise em nossa vida”, que decidirão o nosso “presente e futuro”.

Portanto, existem atitudes que devemos tomar, com urgência em nossas vidas, para que o nosso futuro não seja frustrado e comprometido. E você pode até se perguntar: as coisa estão tão difíceis para mim, o que eu preciso fazer? Você precisa CAIR EM SÍ, se ANALISAR e CAIR na REALIDADE.  Realidade significa: existência de um fato.                                                                            

Portanto, analise comigo que tipo de mudanças tem ocorrido na sua vida, e se elas tem sido para o bem, ou se elas têm sido para o mal. Ou seja, as mudanças que ocorreram até o dia de hoje em sua vida, tem sido para melhor ou para pior.
                                                                    
O texto diz que o filho pródigo ANTES de “levantar-se”, a Bíblia diz que ele teve uma “reflexão acerca”: De como ele era. E de como ele estava. Ou seja, ele teve uma reflexão de como era a sua situação de vida na casa do pai. E de como ela estava. E ele notou, em suas reflexões, que depois de ter saído da casa do pai, e ter gastado tudo, passou a desejar comer a comida de porcos.                                                                                           

Portanto, o que Deus quer nos orientar hoje, é que o filho pródigo, com o dinheiro que ele tinha pego de herança, e eu quero abrir um parêntese aqui, é que: - Ele achava que aquela quantia nunca iria acabar, que ele estava certo e pronto. Muitas vezes em nossas decisões, achamos que estamos certos e pronto, e ainda dizemos que Deus disse. E, é justamente sobre isso, que passou na mente do filho pródigo, que Deus quer nos orientar hoje: Porque o filho pródigo ignorou o espiritual. Se achou um excelente administrador. De que o seu dinheiro, nunca iria acabar. De que ele estava certo, e que Deus estaria com ele, etc.
                                                                                    
Amados, quando NÃO sabemos honrar aqui na terra, corremos o risco de perder tudo, porque quem nos dá a PROVISÃO DE TUDO AQUI é Deus!

O diabo nunca te deu nada e nunca vai te dar nada!

Esse jovem, com certeza, sabia trabalhar, mas “não aceitou conselhos”, e nos dias de hoje, quantas pessoas temos visto assim, cheios de si, desobedientes, cheios do seu eu, arrumando desculpas para tudo.

A maioria das histórias que ouvimos, se você parar e analisar e tirar um tempo de conversa com essas pessoas, você detectará imediatamente que existe a desonra em alguma área na vida dessas pessoas.                                                                                           
No caso dessa parábola que Jesus conta, podemos ver que esse filho tocou no Pai espiritual e físico, ou seja, as áreas envolvidas, foram a espiritual e familiar.

Veja, que o filho pródigo ao cair em si observou: Que havia deixado a casa do pai. Que havia deixado um local de conforto. Havia deixado o lugar da provisão. O lugar de proteção. Havia deixado o lugar que tem regras a serem obedecidas. E havia pegado sua parte do patrimônio e ido se aventurar. Ou seja, ele tinha deixado o certo pelo duvidoso. Por isso, na área espiritual é a mesma coisa, ele não cumpriu com os princípios de honra da Palavra.

Quando deixamos a Igreja, a célula, o discipulador, o discípulo, estamos abandando a área familiar espiritual, porque quem nos chamou foi Deus, e nos chamou para sermos filhos.

Então, observe que ele tinha gastado tudo o que tinha e estava com fome, cuidando de porcos. E para um judeu, cuidar de porcos, era o pior trabalho, era o mais degradante trabalho que poderia executar. Ou seja, o filho pródigo, havia observado, que estava no fundo do poço. E aí vem aquele olhar que sai da circunstância, vai para o problema, e reconhece, e passa a olhar para o céu.

Eu creio, que esse dia de hoje, tem uma unção especifica: Deus deseja que você observe o que está acontecendo em sua vida!

Como é que você está andando e que tipo de atitudes você tem tido, porque a palavra de Deus é para isso, é para nos libertar. Em Jo 8:32 a Palavra diz:

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Portanto, se você ao se analisar, observar que as coisas estão boas, glorifique a Deus por isso. Mas se estão ruins, então LEVANTE-SE e procure Deus, e comece a tomar a decisão, para decidir o teu futuro. Porque dependendo da sua situação, lógico; Se você está sendo honesto consigo mesmo. Se você está se analisando, em linha com a palavra de Deus. E essa análise foi ruim em qualquer área!! Só existe um lugar para você olhar; que é para o alto, para o céu, porque o seu socorro vem do Senhor.

As parábolas que Jesus nos deixou, nos orientam que houve perdas, mas que podem ser achadas soluções com “atitudes e decisões certas”.

Se as suas decisões forem certas, haverá regozijo. Porém, para isso acontecer, devemos estar protegidos pelo Pai, tanto físico como espiritual, para não tomarmos decisões erradas. Por isso, se você tem notado que está longe do pai físico e espiritual, você deve correr de volta para os braços do Pai, e em oração dizer: “Pai nunca me deixe tomar decisões erradas, pois sei que elas têm consequências terríveis”.  

Queridos, sair da casa do Pai, (na áreas espiritual Igreja) simboliza: Sair da presença de Deus. Sair do cuidado de Deus. Sair da proteção e da provisão de Deus. Por isso, vigie, porque existem muitas ofertas de prazeres mundanos, que seduzem as pessoas a saírem da presença do Pai. Como a Televisão. Joguinhos na TV ou internet. Outros afazeres, onde demonstramos a Deus que Ele não está em primeiro lugar em nossas vidas.

Guarde isso: nas nossas vidas, em qualquer área, ou temos atitudes que agradam a Deus ou não. Porque, quando se mexe no reino do espírito, as coisas ficam diferentes, porque a Palavra diz que foi Ele quem nos chamou. Por isso, se nós analisarmos a vida do filho pródigo, note que quando os prazeres acabaram, quando o gozo passageiro do pecado passou, ele se viu em uma situação de profundo desespero.

Ele tinha caído em si. Mas, é aí que começamos a ver o rastro de termos tomado decisões erradas na vida, e as consequências começam a serem vistas! Por exemplo: Uns perdem a família. Outros perdem o trabalho. Outros perdem todos os bens. Outros perdem o conforto. Outros são lançados em situações de grande degradação, como o da droga, a doenças, da AIDS, das inversões de valores, etc. Tudo por transgredir as leis e regras espirituais.

Eu quero que você guarde essa orientação para você, para que você não venha um dia tomar decisões e ter atitudes erradas: Fique sabendo que, quem constituiu leis e regras espirituais, foi Deus.

Tudo foi estabelecido pelo próprio Deus e colocado dentro de nós para ser observado!

Tudo o que você faz para o Reino, você faz para Deus e não para o homem! E no texto que lemos, como o do filho pródigo, ele não honrou Pai e Mãe, e acabou sofrendo as consequências. E a palavra é bem clara em Ef 6:2-3.

2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Porém, podemos notar no texto, e graças a Deus que houve, o filho pródigo teve uma atitude de arrependimento. Ou seja, quando há o arrependimento, há restauração, “as decisões decidem o futuro”. Porque, quando isso acontece, e acontece em nossas emoções, passa pela nossa mente, vem o entendimento, e quando vem o entendimento, vem o arrependimento e o desejo daquele filho foi o de retornar para a casa do Pai.

Ainda bem que atitude do filho pródigo, foi a de se colocar de PÉ.

Vejamos o versículo 20 de novo, onde o filho pródigo após cair em si, levantou-se.

20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.                                                              

Então, esse levantar tem significados. Levantar-se significa: romper com as situações de opressão. Dizer não ao pecado. Arrepender-se dos maus caminhos. Arrepender-se das decisões erradas que tomou na vida. Levantar é também quando nos colocamos de pé, é nos colocar em uma posição de servo, de homem de Deus, ou as mulheres de mulher de Deus, que quer realmente mudanças. Porque o arrependimento sinaliza que a pessoa quer mudanças. Que a pessoa quer transformação. Que a pessoa teve entendimento, e que ela não quer mais ficar no meio de porcos, comendo qualquer coisa, estando sujo e cheirando mal. Porque a desobediência leva a rebeldia, e a rebeldia leva ao pecado.

O filho pródigo avaliou sua situação, lembrou-se da casa do pai, e isso foi o que o fez ficar de pé, “levantou-se”!

Queridos, em todo e qualquer momento, seja bom ou ruim, lembre-se sempre da casa do Pai (A Igreja) tenha essa sensibilidade, e traga à sua memória aquilo que dá esperança.                                                                                –

Veja como você era e como você está hoje, e eu quero te lembrar que isso não é mérito seu, é mérito de Deus, toda honra e glória a Ele.                                                                                         

Quando temos essa sensibilidade, essa memória, isso nos levará a ter atitudes que nos fortalecerão, seremos diferentes no nosso dia a dia.

O filho pródigo caiu e foi restaurado, graças à “memória da casa do Pai”.

Tem pessoas que não conseguem, e por mais que estejam emporcalhadas, não tem mais forças para levantar-se. E é por isso que você precisa estar de pé, levantar-se, porque você já está na casa do Pai, e se você analisar-se corretamente, você tem sido fortalecido na Palavra, para apoiar e ajudar os nossos irmãos a se levantarem.

O texto fala que o filho pródigo, ao ver à situação de miséria em que estava vivendo, lembrou-se do Pai, da casa do Pai. Lembrou da provisão que o Pai dava. Lembrou do conforto que o Pai lhe oferecia. Lembrou da segurança e do perdão do Pai. Portanto, cuidado, vigiai e orai!

Queridos! Quando nos afastamos de Deus, somos conduzidos a situações muito parecidas às do filho pródigo. Mas Deus não desiste de nós, porque somos obras de sua criação. Ele até permite que passemos por lutas, para nos trazer à memória, o que tínhamos e o que perdemos. Ele está sempre de braços abertos para nos perdoar, para nos receber de volta, para curar as nossas feridas, e sarar as nossas enfermidades, tirar a roupa suja e colocar vestes novas. Porque vestes falam de cobertura, de alguém que ora e intercede por você, seu Apóstolo, seu pastor, seu DISCIPULADOR.

A palavra fala que colocou sandálias nos pés. Os escravos, na época, andavam descalços, isso significa estou tirando você desta escravidão.

Colocou um anel no dedo significa, estou delegando a você autoridade, como filho legitimo novamente. E dar um grande banquete significa não tenho mágoa, nem ressentimento, meu coração está aberto para te receber.                                                                                        
Regozijar significa alegrar-se com o Pai, com o retorno do filho amado para o seu verdadeiro lugar, o lugar de honra reservado para os filhos legítimos.

Se você está com alguma destas dificuldades que foram faladas, Deus está te esperando com os braços abertos.                   
Portanto, como vimos: as “DECISÕES DECIDEM DESTINOS.

Nossas decisões hoje determinarão o que seremos amanhã, como filhos, como pais, como esposos, como sacerdotes do lar, como discípulos e como discipuladores. E mais, os nossos filhos frutificarão o exemplo do que eles tem recebido dentro de casa.

Arrependa-se hoje dos seus pecados, e decida por um futuro melhor!

Oro a Deus, para que a partir de hoje, você tome decisões: Corretas. Que decidirão seu destino de maneira plena, em Deus. Que te farão feliz e realizado, para ter somente paz e alegrias!

Que você possa ver os filhos de seus filhos terem vida longa sobre a terra, sendo alimentados pelo acerto e pela paz que você plantou em suas decisões!

Deixe Deus sondar o seu coração agora, e quebrar o que precisa ser quebrado!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema