TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

PRINCÍPIOS DA ALIANÇA E DA PROMESSA

Eu quero ressaltar nesta palavra a importância de uma Aliança! Porque o autor da Aliança é Deus e da Nova aliança eterna, Jesus.

Deus trabalha em nossas vidas através da Aliança. E a Aliança que vem pela Bíblia, é uma Aliança que é um decreto, e que não dá direito a retrocesso.

Por isso, a Aliança é tão importante para Deus que só existe um Espírito que age na Aliança, e Deus não suporta o espirito de Rebelião.

O que significa rebeldia? Vem de rebelde que significa: Que se revolta. Que se insurgem contra o governo, ou contra a autoridade legitimada ou constituída. É uma pessoa indisciplinada. Teimosa. Brava. E esse excita a rebelião. Que murmura.

Portanto, a Aliança não suporta estas características, e são as únicas coisas que quebram a Aliança mesmo.

Porém, se formos fiéis à Aliança com Deus, Ele fará você prosperar em todas as áreas, e creia que o teu ministério, a tua vida, a tua célula, a tua equipe de 12, todos serão abençoados no poder da Aliança.

Por isso, precisamos cuidar sim, para não traumatizar a Aliança.

Ah!!! Mas Aliança também tem problema? Sim, e nós não podemos andar iludidos de que a Aliança não tem altos e baixos. Tem sim.

Por exemplo: casamento, todos passam por problemas, mas a verdadeira Aliança supera, quando ela está alicerçada na verdadeira Aliança, que é a Aliança maior.

Tudo na vida vem por uma Aliança! Por exemplo: Aliança no trabalho (com o patrão) é um nível. Na célula, (com discípulos e discipulador) é outro nível. Em levar a Palavra, ( é uma aliança com a Igreja e com Deus) outro nivel...... E muitas outras alianças.

Veja, que Deus fala que a aliança é multiplicadora, (versão utilizada RA) Gn 17:2, e diz:
                                                        
2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.

Por isso, esta é a Aliança que Deus quer que tenhamos. Mas também, quando há uma quebra de, fique sabendo que todas as nossas conquistas são enfraquecidas, e elas se frustram, porque é um pecado contra a aliança. E por causa do pecado e a falta de aliança, nós veremos que o profeta Jeremias profetizou assim:

(versão utilizada RC) Jr 32:37-41.

37 Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os lancei na minha ira, no meu furor e na minha grande indignação; tornarei a trazê-los a este lugar e farei que nele habitem seguramente. 38 Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. 40 Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. 41 Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

Portanto, desde o início, Deus nos ensinou: a ter aliança. A fazer alianças. A cumprir alianças. E a viver em aliança. E nesse ensino da palavra sobre Aliança, Deus mesmo se aliançou conosco, e continua convidando os homens, as mulheres, os jovens, as famílias, a fazerem aliança com Ele, em Jesus.

Portanto, a Aliança com Deus exige respeito, que é o temor a Ele, e note que esse respeito tanto do sacerdote(isa), está atrelado aos termos da aliança, do nosso bem e ao bem dos nossos filhos, veja os versículos 39-40.
     
39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. 40 Farei com eles “aliança eterna”, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.               

Então vimos que a palavra "temor" aqui, tem como sentido e como entendimento de “respeito”.             

Ninguém pode viver em aliança, sem respeitar essa aliança! E por isso, somos provados a todos os instantes, se realmente temos respeito ou temor, porque se tivermos, será para nosso bem, e bem de nossos filhos. E note isso em sua vida, quando recebemos uma benção, com certeza, o teste da aliança, do respeito, do temor, está no pacote.

Então, nessa época em que houve esse acontecimento, o povo de Israel tinha uma aliança com o Senhor, mas eles começaram desrespeitando a Aliança, eles passaram a não ter mais temor, e não honram mais a aliança. E Deus cobrou isso deles.
  
Esse desrespeito trouxe a maldição sobre eles. Ou seja, quando desrespeitamos a aliança que temos em casa, com a família, ou qualquer Aliança feita, atraímos maldição para nossa vida. Ou seja, se desejamos ser abençoados por Deus, precisamos viver em aliança com Ele, e respeitar os termos dessa aliança!

Por exemplo: Eu fiz uma aliança com minha esposa, e junto dessa aliança constituí uma família, e nessa família eu devo ensinar os meus filhos a respeitarem também essa aliança.

Uma aliança envolve muitas coisas como: amor. Compreensão. Querer o bem de quem está aliançado. Respeito, temor, etc. E da mesma maneira, nós devemos ter e respeitar a nossa aliança com Deus. Por que? Porque a nossa aliança já foi firmada com Deus, quando nós aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Ou seja, eu não vou fazer uma nova aliança, nós já fizemos.

Por meio dessa aliança que fizemos com Deus, nós somos feitos "filhos de Deus", e em Jo 1:12-13, a palavra nos diz isso.
                  
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Então, vele por essa aliança, porque ela não foi feita pela sua vontade, mas sim pela vontade de Deus, veja o versículo 13.

13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Portanto, a Aliança com Deus exige fidelidade. Veja os versículos 40-41 de Jeremias.

40 Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. 41 Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.                                                                                 
Porém, uma Aliança para Deus é algo muito sério, e exige de nós fidelidade. Ou seja, só quem tem um firme caráter, é que consegue fazer a aliança e permanecer fiel. Ainda que tenha que abrir mão de conceitos pessoais. Ainda que tenha que enfrentar dificuldades, e até determinados prejuízos.

Porém, o temor a Aliança, o temor ao ensino da palavra de Deus, nos levará a ter respeito com o aliançado, a velar por essa aliança de paz, amor, compreensão, respeito, com quem ele fez essa aliança, que é irrevogável.   

Portanto, a fidelidade da aliança é uma questão de caráter!

Em uma Igreja em células, nós somos desafiados a viver em aliança, e logo aprendemos na pele mesmo a importância da fidelidade, tanto dos discípulos como dos discipuladores e vice versa.

Em uma Igreja em células, nós precisamos viver uma aliança física e espiritual, uns com os outros, sendo fiéis e obedientes, dentro de uma hierarquia que começa em Deus e alcança a Igreja, o Apóstolo, o Pastor, até os nossos líderes de células, para o nosso bem e bem da família! Versículo 39.

39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos.
  
Por exemplo: uma aliança de casamento não é diferente, ela é desafiadora porque devemos ser fiéis e obedientes aos princípios da palavra.
                  
Portanto, comece a notar isso em sua vida, no seu cotidiano, no seu dia a dia, que quando somos fiéis em nossa aliança, Deus começa a nos faz prosperar em tudo! Por isso, a Aliança que fizemos com Deus exige obediência, veja o versículo 41.

41 Alegrar-me-ei por causa deles e lhes “farei bem”; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.                                    

Portanto, a palavra está bem clara, que uma aliança com Deus traz como recompensa, as mais ricas bençãos do Senhor, mas também traz a necessidade de obedecermos sem questionar, sem murmurar.
                                    
Infelizmente, muitas vezes temos falhado na nossa aliança, porque só queremos o nosso bem, e só obedecemos quando entendemos e concordamos, ou quando somos beneficiados com essa aliança. Porém, não é assim que funciona uma aliança, e nós sabemos disso.
             
Nem sempre concordaremos ou entenderemos a nossa aliança com o nosso cônjuge. E nem a nossa aliança com nossa família. E muito menos a nossa aliança com os nossos superiores hierárquicos. Mas é em nome dessa aliança que devemos obedecer os princípios da aliança, porque é isso que diz a palavra de Deus, em Ef 6:5-9.

5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, 8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. 9 E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.                                               

Ou seja, Deus vê a fidelidade do nosso coração e contempla nossa obediência aos princípios da palavra, da aliança feita com Ele.

Os crentes em Jesus, que permanecem fiéis a essa aliança com o Senhor, prosperarão em tudo nas suas vidas, e até os seus filhos serão abençoados, como podemos ler isso no versículo 39.

39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, “para seu bem e bem de seus filhos”.                                                                      

Por isso, veja a importância de uma aliança, a obediência ao voto feito, a um chamado à aliança, feito por Deus, quem nos chamou à aliança.

Porém, as bênçãos da aliança estão condicionadas ao respeito, fidelidade e obediência a Deus, e às suas autoridades representadas ou constituídas, as quais o próprio Deus colocou sobre nós.

Por exemplo: Aliança com Deus, com a Igreja, com o Apóstolo, com o Pastor, com o discipulador e discipulador com o discípulo.

Aliança na família: com Deus, marido com a esposa, esposa com o marido e o casal com os filhos.

Aliança no trabalho: Com Deus, patrão, gerente, cargos de autoridade.

Você está entendendo?  Primeiro foi Deus que já nos deu os termos da Aliança e Ele não abre mão dela.               

Esse último exemplo é muito perigoso: todo o dinheiro que for adquirido através de mentira, se tornará um problema sério para quem mente, porque o pai da mentira é o diabo, e quando alguém assim procede, faz uma aliança com o diabo, desrespeitando a aliança feita um dia com Deus, virá a tona e terá consequências.                                                             
Portanto, quando não honramos a Aliança, não seremos honrados. E tudo o que satanás quer, é que você seja uma pessoa desonrada. E nós sabemos e vemos que toda a pessoa de honra sabe respeitar.

Na palavra, Deus chama o crente à perfeição. Qual é o significado de perfeição? Significa: pureza, é a excelência na conquista, sem defeito, um alto nível de virtudes, cuidadoso, bondoso.
                           
O que é bondade? É uma inclinação a fazer sempre o bem, o que é bom, o que é excelente.

Portanto, não podemos andar de qualquer jeito, sem uma visão, sem uma direção, sem um procedimento de aliança, porque uma aliança é feita em todos os níveis.

Se nós olharmos em Gn 17:1-7, Deus chama a Abraão a essa aliança de perfeição.
              
1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2 Farei uma “aliança” entre “mim e ti” e te multiplicarei extraordinariamente. 3 Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: 4 Quanto a mim, será contigo a minha “aliança”; serás pai de numerosas nações. 5 Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão;(quem Deus vê que vai cumprir essa aliança, Deus da nova identidade) porque por pai de numerosas nações te constituí. 6 Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. 7 “Estabelecerei a minha aliança” entre “mim e ti” e a tua “descendência” no decurso das suas gerações, “aliança perpétua”, para ser o teu Deus e da “tua descendência”.

Ou seja, Deus está falando a Abraão sobre um procedimento, uma Aliança, como Jesus falou também para Paulo, e Paulo falou para Timóteo, e eu estou falando hoje para vocês, que está em I Tm 4:12.

12 Ninguém despreze (Sig.; Não seja negligente, não rejeite o compromisso dado por Deus) a tua mocidade; pelo contrário, (Ou seja, não seja descuidado, tenha aliança) torna-te padrão dos fiéis, (seja perfeito, seja um modelo) na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

Portanto, todos nós somos firmados no Reino de Deus por dois princípios. O princípio da Aliança. E o princípio da Promessa.

Por isso eu coloquei o nome da palavra: Princípios da aliança e da promessa. E Deus, Ele requer de cada crente. De cada cristão. De cada Líder. De cada discipiulador. De cada discípulo. De cada família. De cada sacerdote(isa). De cada um que lhe serve. Uma aliança, e uma ação de perfeição. Ele mesmo disse “anda na minha presença, e se perfeito”.

Nós, pela palavra de Deus, nós somos descendentes de Abraão, pela promessa que Deus fez.

Portanto, se cumprirmos a Aliança, se tivermos temor a Deus, nós teremos direito à prosperidade em todas as áreas. Jr 32:39.

39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, “para seu bem e bem de seus filhos”.

Observe que todas as imperfeições do cristão, na verdade são: a saída dos caminhos de Deus. A saída do chamado de Deus. A saída da rota certa. É a falta de aliança. E o Espírito Santo manda que você guarde o que está escrito na sua palavra em Jo 15:16.

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Portanto, vimos que a quebra ou falta de aliança, falta de temor à palavra, a saída da presença de Deus, a saída da visão, que Deus tem nos dado, nos trazem muita luta, muita dificuldade, muitos dissabores na vida.

A negligência na aliança nos trazem lutas físicas e espirituais, e passamos a não cumprir a palavra de Deus. 

Lembrando que somos provados na aliança, diariamente.

Porém, Deus hoje está nos dando oportunidade, de ampliarmos a nossa colheita pelo princípio da honra, e isso é ter aliança, é ter temor e entendimento de uma aliança Eterna.

Em Jr 32:37-41, que lemos diz.
  
37 Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os lancei na minha ira, no meu furor e na minha grande indignação; tornarei a trazê-los a este lugar e farei que nele habitem seguramente. 38 Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, “para seu bem e bem de seus filhos”. 40 Farei com eles aliança eterna, segundo a qual “não deixarei de lhes fazer o bem”; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. 41 Alegrar-me-ei por causa deles e “lhes farei bem”; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

Lembrando, que os seus dízimos, suas ofertas e suas primícias, estão atreladas à aliança da prosperidade.
                                                         
Amém.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema