TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

AUTOCOMISERAÇÃO, O QUE A BÍBLIA DIZ?

A autocomiseração é um dos sentimentos mais destrutivos vivenciados pelo ser humano, nos dias de hoje. Mas, eu quero começar te lembrando algo:  Você se lembra de como era ficar doente quando você era criança?  Você podia ficar o dia inteiro dormindo, lendo e vendo TV.  Seus pais o serviam de todas as maneiras. Traziam sopinha quente e compressas de gelo. Todos queriam lhe confortar, com muita compaixão. E a melhor parte: não precisava ir para a escola.

Mesmo se sentindo muito mal, ainda havia alguma coisa muito boa em tudo isso, que era aquela atenção toda! Ou seja, esses dias eram até muito bons. Mas você cresceu, e isso não é mais assim na fase adulta, não é mesmo? Adoeceu, não há sopinha, nem compressas, e as suas tarefas e trabalhos, precisam ser feitos. Ou seja, note que depois de adulto, as vantagens de estar doente desaparecem. E talvez essa seja a pior parte dessa experiência, e você pode notar que são pouquíssimas as compaixões agora.

Você já passou por isso? Agora, vejamos se na Bíblia, alguém passou por isso!

Elias!!! Esse profeta, passou pela autocomiseração.

A Bíblia relata a história desse profeta que respondeu de forma parecida a essas circunstâncias, que talvez alguns já passaram na vida. (versão utilizada RA) I Rs 19:2–10.                                                                                 

2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. 5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.


Portanto, essa passagem revela que Elias se sentia preso a pensamentos destrutivos com muitas semelhanças aos que já passamos em nossas vidas. E quando nós nos deixamos envolver pela autocomiseração, nós usamos nossa mente para ter pena de nós mesmos. Por isso, que a autocomiseração é um dos sentimentos mais destrutivos vivenciados pelo ser humano, ao lado da culpa e da ira.                     

Entenda que a autocomiseração, é a comiseração de si mesmo, é a autopiedade, é sentir dó de si mesmo!

Portanto, a autopiedade é um estado psicológico que uma pessoa pode desenvolver em situações adversas nas quais sente-se injustiçada, passando a sentir-se vítima, buscando chamar a atenção dos outros para lhe confortarem.                                                                                
Veja, que é um sentimento que busca chamar a atenção do outro, para lhe confortar a alma, as vezes, sem querer você age assim, até sem sentir que está fazendo isso. E esse foi o problema, foi o problema do profeta Elias.

Quando Jezabel ameaçou matá-lo, Elias foi consumido pelo jeito com que ele estava sendo maltratado. E ele disse assim no versículo 10.

10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

Uma pessoa com autocomiseração olha apenas para o que perdeu, sente dó e piedade de si mesma, (só eu fiquei) acha-se vítima da situação e das pessoas, (procuram tirar-me a vida) ou seja, torna-se um ser sofredor que quer o cuidado e atenção exclusivos de todos ao seu redor.

A pessoa vítima da autocomiseração adota para si um padrão de vida de ”coitado”.

A autocomiseração transforma a pessoa em “o coitado” da igreja, “o coitado” do ministério, o “coitado” da família, o sofredor da vida. Com o tempo, as pessoas começam a afastar-se, porque não é fácil conviver com alguém assim.

Por mais que se dê atenção a essa pessoa, e por mais que se converse com ela, nada melhora e nada muda para ela.

Veja que no aspecto espiritual, a autocomiseração é um pecado.

Sentir compaixão pelos outros é um predicado de amor!!! Mas, ao sentirmos dó de nós mesmos, tornamo-nos egocêntricos, amamos somente a nós mesmos e não os outros como é dito no segundo grande mandamento que Jesus nos ensina e que devemos vigiar.   Mt 22:39.

39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Por isso, a autocomiseração é um sentimento perigoso que pode levar a pessoa à depressão, ao negativismo e pior, à ingratidão com Deus. É uma das “doenças do ego” que leva a pessoa a mimar seu próprio ego.

A pessoa passa a olhar somente para os seus problemas e sofrimentos, deixando de olhar as coisas boas que tem, esquecendo totalmente das bênçãos que Deus já lhe concedeu.

Quem tem, logo pergunta: Mas que coisas boas são essas? Na minha vida não aconteceu nada!! Se for casado(a), critica o seu marido ou esposa, e os filhos, e a casa que mora, e os móveis, e as roupa etc.                               

Geralmente, esse sentimento faz as pessoas esquecerem totalmente das bênçãos que Deus já lhe concedeu, fechando assim, muitas portas.

A autocomiseração pode ser vencida? Sim!!! Isso torna-se possível se a pessoa atentar para as seguintes atitudes:

1º Reconhecer o seu comportamento de vítima.

Não se muda um comportamento negativo se não há uma consciência da existência dele!

Esse é o primeiro passo para se alcançar a vitória.

2º Querer mudar.

Depois que a pessoa percebe o seu comportamento, ela deve lutar para vencê-lo, lutar contra esse sentimento, contra o seu próprio EU, desejando mudar.

Jesus disse em Jo 16:33 que passaríamos por aflições no mundo, mas que era para termos “bom animo”, pois Ele venceu o mundo:

33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.                      

Em Cristo, somos mais do que vencedores.

3º Romper com o que já passou.

Isso é romper com o passado, é perdoar aqueles que nos ofenderam.                                                       

Esse é o caminho para nos sentirmos livres da autocomiseração: RA Fp 3:13.

13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,

Por isso, que a aceitação do que aconteceu é o primeiro passo para superar as consequências de qualquer adversidade.

4º Ter um coração agradecido.

A gratidão é uma virtude que deve ser cultivada em nossas vidas.

Quando agradecemos, focamos as coisas boas que nos aconteceram e deixamos de lado aquelas que nos fizeram mal.

A Bíblia nos mostra que devemos ter um coração agradecido, e sermos agradecidos: I Ts 5:18.                        

18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Veja que no Sl 103:1-2, diz.

1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

Quando não acreditamos na possibilidade de uma mudança, sentimo-nos presos e infelizes, passando a culpar os outros pela nossa infelicidade.

Uma mudança só é possível a partir do momento que nos permitimos vivenciar novas experiências.

Note, como a autocomiseração restringiu a visão de Elias.                                                                                       -

Ele acreditou que ele era a última pessoa a permanecer firme com Deus, podermos verificar que versos seguintes, a palavra revela que mais de sete mil pessoas em Israel ainda buscavam honrar a Deus, em I Rs 19:18.
                                                                                                                                     
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

Portanto, autocomiseração é uma prisão que nos impede de fluir no nosso chamado, impede de experimentar o amor pleno de Deus… e ofusca nossa visão em relação ao futuro e as pessoas que estão ao nosso redor. Mas essa não foi a única coisa que passou desapercebida para Elias. Sua visão de se preocupar somente consigo mesmo, fechou-lhe os olhos para o fato de que Deus havia dado recentemente uma vitória incrível sobre os profetas de Baal que esta em I Rs 18:16–40.

Ou seja, Elias não conseguia ver que Deus estava graciosamente lhe usando de maneira poderosa.

Veja que Jesus, também exorta os fariseus assim, em Mt 12:34.

34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.

Quando Elias deixou entrar o espirito de autocomiseração, não demorou muito para começar a murmurar. Elias começou a reclamar: I Rs 19:10.

10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

Em outras palavras: Senhor, eu tentei ficar firme pelo Senhor quando todo mundo te havia abandonado. E agora o Senhor permite que outros tentem me matar.

Análise: Elias tinha o Deus dos céus ao seu lado! Portanto, o que Eleis tinha que dizer ou pensar era: Coitada de Jezabel, a hora que Deus pegar ela!

Aprendemos domingo no culto, sobre as Três coisas são muito importantes: 1º Não negociar a sua confiança.   2º Não contaminar a sua confiança.  3º Não subestimar a sua confiança.
                                                                                                                                                   
Reclamar é você continuar a ser igual o que era, em nada ser diferente. Porém, se você quiser ser diferente, ter uma nova vida, e dar uma boa impressão de Deus em sua caminhada, você deve fazer algo diferente.

Por exemplo: Recuse-se a reclamar! O Apóstolo Paulo diz assim em Fp 2:14–15.

14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas, 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

Portanto, isso tudo começa na nossa mente! Temos que arrancar a autocomiseração pela raiz em nossas vidas! Por isso, para que haja uma transformação genuína é preciso buscar uma renovação na mente. E em Rm 12:1-2 diz.

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Devido ao passado e ao sistema do mundo, nossa mente está programada a seguir o padrão deste mundo.

Portanto, sem a renovação da nossa mente, é impossível experimentarmos a BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA  vontade de Deus…

Deus espera apenas que venhamos a nos posicionar e não aceitar essas condiçães que fazem satanás pisar em nós.

Deus espera que ocupemos o lugar que Ele nos oferece (de filhos de Deus) e não de pessoas que ficam ‘mendigando’ atenção alheia, fazendo-se de coitadinho para conseguir a atenção das pessoas. Ou seja, a autocomiseração, é nada mais nada menos que uma raiz de rejeição. Onde as pessoas procuram ser aceitas, procuram atenção, procuram amor…

Muitos, se sentem inferiorizados e injustiçados pelas diversas situações que passaram, e que às vezes até culpam Deus, consciente ou inconscientemente.

Decida hoje ser livre dessa prisão que te impede de caminhar, de se posicionar diante de Deus. De que maneira?
Entendendo que não importa o que passou! Não importa o que ainda passará! Mas, o que importa é que Deus passará junto com você!

Como Elias, precisamos de Deus ao nosso lado! Ou melhor, precisamos estar do lado de Deus!

Eu gostaria de encorajá-lo a começar a cultivar um espírito de gratidão!

Comece simplesmente fazendo uma lista de todas as coisas que Deus fez por você!

Mantenha essa lista ao lado de sua cama! Releia-a várias vezes durante a semana! Adicione uma ou duas coisas à lista cada vez que você a ler. Lembre-se do que está escrito em I Ts 5:18.

18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
                                                                              
Deus nos ama do jeitinho que somos!

Nós somos filhos, somos o sonho que Ele um dia sonhou!

Nós não somos apenas mais um no meio de tantos!

NÓS SOMOS ÚNICOS.. e tenho certeza que cada um de vocês, tem algo a cumprir nessa terra! Aceite o amor do Pai! Ele não nos rejeita! Ele nos ama incondicionalmente!!!

Deus os abençoe! Beijo no coração de vocês!

Nunca se esqueca de mandar meu abraço e beijo a todos da célula!

Amém!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema