TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O PODER TRANSFORMADOR DE JESUS

Nós sabemos que Deus continua o mesmo!

Nesta palavra de hoje veremos sobre o povo de Israel quando eles deixaram o Egito. E nós sabemos que essa história nos relata sobre as dez manifestações do poder do Deus, e as dez pragas que assolaram o povo egípcio.

O povo quando saiu do Egito, saiu muito rico; com ouro, prata, joias, rebanhos, por ordem do Deus de Israel. E o Deus que os tirou da escravidão, é o mesmo Deus que continua falando com aqueles que se dispõe a andar com Ele nos dias de hoje. E onde estiverem dois ou três em seu nome, Ele está. Veja que em (versão utilizada RA Ex 16:1-3.

1 Partiram de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel veio para o deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do segundo mês, depois que saíram da terra do Egito. 2 Toda a congregação dos filhos de Israel “murmurou contra Moisés e Arão” no deserto; 3 disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.

Portanto, o que eu quero que você entenda é que, mesmo depois de tantas manifestações gloriosas, depois de verem a nuvem que os protegia durante o dia, de verem a coluna de fogo que os iluminava a noite, da toda a Glória de Deus que ter sido vista em Ex 16:10-12, que leremos.

10 Quando Arão falava a toda a congregação dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem. “11 E o Senhor disse a Moisés”: 12 Tenho ouvido as “murmurações dos filhos de Israel”; dize-lhes: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus.

O Senhor mandou codornizes e maná para alimentar o povo. Porém, a desobediência, infidelidade e ingratidão, jorrou dos corações da maioria daqueles homens e mulheres. E pior, mesmo sabendo da história, muitos crentes nos dias de hoje, continuam assim, murmurando, sem discernimento nenhum em seus desertos, em suas crises. E é exatamente nessas horas que mostramos assim a Deus, quem realmente somos, e que confiança temos nEle.

Portanto, diante dessa palavra hoje, nós podemos nos analisar e identificar que em nossas crises, em nossos desertos, quem realmente temos sido?

Amados, todas as crises, todas essas adversidades mostram alguns efeitos sobre nós. Por exemplo: todas as crises nos obrigam a revelar quem realmente somos. E ai, começa a ser revelada uma palavra do Senhor sobre nós: Quem nos separará do amor de Cristo? Que está em Rm 8:35.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?                                                       

Deus permite isso sobre nós, porque é Ele quem sonda o nosso coração.
                                                  
Veja que um pouco mais a frente, em Ex 16:15-20, nós podemos ver como havia gente infiel em Israel, no meio daquele povo.                                                                                      

15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. 16 Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer (E um gômer é a décima parte do efa)(Uma efa, é cerca de 22 litros)(decima parte de 1 litro é 100mg, então era 2.200kg). por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. 17 Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram, uns, mais, outros, menos. 18 Porém, medindo-o com o gômer, (Um gômer no hebraico sig perfeito, completo ou 2.200 kg) não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer. 19 Disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para a manhã seguinte. 20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

Portanto, vimos no texto, que havia sido dada uma ordem por Deus. E essa ordem era bem clara: ninguém deveria recolher mais maná do que o suficiente para alimentar-se num dia.

Moisés acabou irando-se, porque não foram poucos os que “desobedeceram”, e tentaram guardar o “maná” para o dia seguinte.
                                                          
Tudo isso, era uma prova de Deus para com o seu povo.

A Bíblia relata que "aquilo (o maná sobressalente) criou bicho e começou a cheirava mal", versículo 20.

20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

Portanto, é preciso estar em vigilância constante!

Nós estamos em uma epidemia, um vírus que não tem cura ainda em alguns casos, estamos em um deserto.  

Porém, note, que esse povo pela historia em suas provações no deserto, nas suas crises existenciais, desobedeceram.
Eles foram infiéis. Eles foram incrédulos. Eles desonram a Deus em todos os instantes. Eles mostraram a ingratidão.
E foi onde Deus revelou e mostrou quem eles realmente estavam sendo.
                                                                                    
E são coisas assim que os crentes de hoje costumam esconder no seu coração e que "cheiram mal" e viram “bicho”.
Desobedecem. Muitos são infiéis. Incrédulos. Desonram a Deus em todos os instantes, negligenciando o seu chamado. Mostrando a Deus que a ingratidão tem acompanhado alguns. Tudo isso, em meio a desertos, em meio a crises existenciais.
 
Deus espera que você, ao passar por eventuais tribulações e adversidades, revele o bom perfume de Cristo e o bom perfume de uma fé bem alicerçada, o bom perfume de um excelente testemunho. E não o de adoração a Lucífer, que é a murmuração.                                                    

Portanto, Deus mandou pregar essa palavra para te dizer: “que Ele é contigo”, que “não é para você temer”, seja qual for a sua crise, e em Rm 8:31-37 o texto nos diz.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? (o que vc tem falado em vista desse vírus, desse fechar da economia) Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? (proteção, comida, recursos, vida) 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os “justifica”. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Muitas vezes, não percebemos o “tempo” em que estamos “vivendo”!
                                                                                        
Infelizmente, o ser humano sem o Espirito Santo, é limitado ao discernir os tempos.                                                 .

Existe ainda uma crise, um vírus que mata, e que muitos não estão discernindo esses tempos, essas crises.

Vemos que essa crise abrange muitas coisas, e muitos só estão murmurando, estão tristes etc, dando mal testemunho e esquecendo totalmente o versículo 31.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?                                                     
Por isso muitas vezes pensamos assim: Ah, se eu soubesse disso, eu teria feito uma reserva!!! Pois, de agora em diante, faça! Ah, se eu pudesse voltar atrás? Peça perdão, porque do momento em diante que você confessa, Deus não se lembra mais.

Ative a sua fé. Nós precisamos estar atentos, porque as oportunidades que passaram não voltarão. Porém, não deixe as novas oportunidades que Deus está te dando hoje, de ser uma pessoa de fé, de bom testemunho, passem também.

Cuidado com essa pergunta que Deus fez, no versículo 35.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Portanto, o que vivemos hoje precisa ser aproveitado. Em (versão utilizada NVI) Ef 5:16 diz.

16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

Deus é o Senhor dos tempos! O Eterno é atemporal, porque Ele não está sujeito ao tempo humano e em II Pe 3:8-9 Ele nos diz.

8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

Portanto, o único que está acima das épocas, estações, gerações e milênios, também é o único que pode mudar a história (que estamos vivendo hoje) e a sua história.

A vinda de Jesus ao mundo, dividiu a história em antes e depois de Cristo. Isso porque Ele é o único que pode transformar a história de um ser humano.
                                                 
Deus quer que você reflita hoje, sobre o poder transformador de Jesus sobre a sua história. Porque as oportunidades perdidas, os erros cometidos, as palavras mal ditas, ou qualquer outro pesar do passado, que tem te assombrado até os dias de hoje?

Quem eu tenho revelado nessa minha caminhada? É Jesus?
 
Lembre-se, Jesus é o único que pode mudar a sua vida, que pode te proteger, que pode nessa crise, fazer você colher a 100 por 1.

É o único que pode também, apagar o seu passado através do arrependimento e do perdão.
                                                         
Se a história de sua vida se tornou um rascunho rasurado, e você parou de escrever a sua chamada espiritual, saiba que PREPARAR O CAMINHO DO SENHOR, pode ser a página em branco pronta, para VOCÊ VOLTAR a redigir de novo.

Quem realmente tenho sido em minhas adversidades, em minhas crises, nessa crise, nesse deserto da minha caminhada da minha história?
                                                                  
Deixe Jesus transformador a sua história! Deixe Ele entrar em sua vida novamente! Deixe Ele mudar todas as coisas que precisam ser mudadas, e que você sabe que precisa!

Jesus quer transformar a sua história hoje!

Amém.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema