TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DEUS É O NOSSO REFÚGIO NAS CRISES

Hoje falaremos um pouco sobre preocupação! Mas, o que é a preocupação? A preocupação é um sentimento de inquietação, seguido de uma opressão ou temor, relacionado aos pensamentos negativos de algo que possa vir a acontecer no futuro. (versão utilizada RA) Sl 46:1-11.

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. 6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. 8 Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra. 9 Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. 10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. 11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Portanto, todos nós estamos sujeitos a passar por momentos críticos em nossas vidas. E a nossa fidelidade não nos isenta de passar por adversidades. Mas, todas as crises, podem ser momentos preciosos em nossas vidas. Porque quando focalizamos a nossa atenção nas oportunidades, vencemos os inimigos de toda ordem, e crescemos em maturidade. Por isso, todo aquele que é fiel, pode ser vitorioso e ter segurança em Deus nas crises da vida. Mas, para aqueles que são fiéis a Deus e aos seus princípios, e que conseguem externar aqui na terra essa fidelidade, através dos atos e atitudes, três coisas acontecem em sua vida.

1ª Coisa, para os que são fiéis a Deus, é que Deus será a sua Fortaleza indestrutível, Deus será o seu lugar forte o refúgio sempre. Versículos 1-3.

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.

Vemos que Davi, em meio a tantas dificuldades, decidiu ficar nos lugares fortes. I Sm 23:1-14.

1 E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. 2 E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila. 3 Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus. 4 Então, Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão. 5 Então, Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila. 6 E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão. 7 E foi anunciado a Saul que Davi era vindo a Queila. E disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos. 8 Então, Saul mandou chamar a todo o povo à peleja, para que descessem a Queila, para cercar a Davi e os seus homens. 9 Sabendo, pois, Davi que Saul maquinava esse mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode.( era o manto que sumo sacerdote usava) 10 E disse Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo decerto tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. 11 Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! Senhor, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá. 12 Disse mais Davi: Entregar-me-iam os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o Senhor: Entregariam. 13 Então, se levantou Davi com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila e foram-se aonde puderam; e, sendo anunciado a Saul que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele. 14 E Davi permaneceu no deserto, nos “lugares fortes”, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.                                                                                        

Portanto, estar nos “lugares fortes” é estar acima das circunstâncias, é estar sempre caminhando em Deus.

Então, o que temos que fazer quando passamos por lutas? Temos que orar, clamar a Deus e ir para os “lugares fortes” de sua proteção. Deus é para nós uma Fortaleza acessível!

Ele é o Deus de perto e é o Deus de longe, como diz em (versão utilizada RC) Jr 23:23-24.                                                                                                                                      
23 Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? 24 Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
                            
Portanto, Deus é um Deus onisciente e sempre presente, como diz no (versão utilizada RC) Sl 113:5-6.

5 Quem é como o Senhor, nosso Deus, que habita nas alturas; 6 que se curva para ver o que está nos céus e na terra;
                                                                                                                                           
Por isso, em suas crises, ou em meio as crises, creia, porque Deus é para nós uma Fortaleza segura. Ele é mais poderoso do que qualquer crise sobre sua vida, veja em (versão utilizada RC) Sl 93:4.

4 Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. 

Por isso, para os Fiéis a Deus e aos seus princípios, Ele é a Fortaleza indestrutível.                                                                                                                                                                                  
2ª Coisa, para os que são fiéis a Deus, Ele é a Fonte da Vida e da Alegria, no Sl 46:4-7, que vimos diz.

4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. (dia 1 Deus estara abrindo o comercio) 5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. 6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Veja na história da mulher samaritana, quando Jesus lhe disse assim, em Jo 4:10.

10 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Deus faz com que sejamos essas fontes de vida para esta geração.

Nós devemos ser assa fonte, fonte que abençoa o mundo através da presença do Deus trino, que habita em nós. Por isso, a orientação que Jesus deu a mulher samaritana, nós precisamos estar convictos, que já tomamos dessa água, e se isso for verdade em nossas vidas, também somos essa fonte de água, porque a palavra diz. Veja em Jo 4:13-14.

13 Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.

Ou seja, além de experimentarmos a segurança em Deus, mesmo nos momentos de crise, as bênçãos de Deus deverão jorrar para o mundo através de mim, de você, de nós!

Portanto, você é essa Fonte da Vida e da Alegria! Creia e coloque em prática, deixe à disposição copos, jarras, para as pessoas beberem de você!

3ª Coisa, para os que são fiéis a Deus, Ele sempre terá Paz, versículos 8-11.

8 Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra. 9 Ele põe termo à guerra (vírus, até aqui, agora chega) até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.(a malandragem que estava junto, vai ser quebrada, despedaçada, vai ser queimada) 10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. 11 O “Senhor dos Exércitos está conosco”; o “Deus de Jacó é o nosso refúgio”.

Portanto, todos que são fiéis vencem os inimigos pelo poder da Sua Palavra, porque o inimigo os conhecem, veja em Mc 1:23-27.

23 E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, dizendo: 24 Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. 25 E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te e sai dele. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o e clamando com grande voz, saiu dele. 27 E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!

Portanto, eu quero deixar a palavra sobre sua vida hoje, em nome de Jesus, dito por Ele a você:  "Aquietai-vos, e sabei que Eu Sou Deus". 
                         
Tenha a certeza de que o Senhor é Deus, e que Ele é capaz de aquietar as turbulências da sua alma.  

Veja que em (versão utilizada RC) Mc 4:38-41, que Jesus apazigua uma tempestade da alma dos discípulos.

38 E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada; e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos? 39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. 40 E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? 41 E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Por isso, Jesus nos ensina que o principal resultado da nossa fé é que Ele nos dá a paz. E com essa fé que Ele requer de nós, teremos essa paz permanente, porque ela vem de Deus e não do mundo, veja em (versão utilizada RA) Jo 14:27.

27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Portanto, Deus te chama para um tempo de convicções nEle! Ele requer sua fidelidade a Ele, à palavra, e que você tenha fé.

Veja, que a Palavra faz afirmações com repetição nos versículos 7 e 11 do Sl 46 que estamos lendo como texto base, onde Deus está nos mostrando que o nosso Deus deve ser um Deus exaltado, porque Ele é tudo isso que vimos e muito mais: Ele é soberano. (Ele é o Senhor dos Exércitos). Ele é o Deus da aliança (O Deus de Jacó). E Ele é o Deus que nos dá plena segurança (Porque Ele é o nosso refúgio).               

O Versículo 7 diz: 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Portanto Ele é o meu e o teu refúgio em qualquer circunstância! E no versículo 11 a Palavra diz para você ter uma fé tremenda, inabalável, convicta, sem duvidar.

11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Que o Eterno vos use com poder, você é uma fonte de Água de vida. Eu quero te abençoar: Que o Deus de Abraão, Isaque, Jacó, de Jesus filho, de ..... diga o seu nome. Que o Senhor Deus de vossos pais vos faça mil vezes mais numerosos do que sois!

Deus os abençoe, que Ele vos guarde! Creia que o Senhor dos Exércitos está com você! O Deus de Jacó é o teu refúgio! Amem!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema