TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ATITUDES EM MEIO A CRISE

Nós sabemos que a nossa VIDA É FEITA DE DECISÕES e ATITUDES. E a verdade é que a nossa vida é uma construção!

Todo o ser humano começa a construir uma história, e ela é formada por incontáveis atitudes que tomamos diariamente.                                                                 

Portanto, as nossas atitudes estão ligadas diretamente: Aquilo que pensamos. Aquilo que queremos. Aquilo que praticamos constantemente em nosso dia a dia. Ou seja, uma Atitude é a maneira de se comportar, de agir e reagir, diante de alguma circunstância.
                                                                                      
Por isso, precisamos refletir, porque de acordo com a maneira de se comportar, de agir e reagir, diante de alguma circunstância, nós podemos sim ter atitudes bem diferentes.
 
O que significa ter uma Atitude: Atitude é um comportamento ditado por uma disposição interior que nos leva a agir.

Portanto, uma Atitude, é igual  a uma ação. E hoje, nós veremos que existem 5 elementos, que nos ajudam a formar a nossa história:

1º O estado emocional.
2º O estado perceptivo.
3º O prazer.
4º É você acreditar em você mesmo.
5º É a Fé em Deus.

1º Elemento, é o estado emocional de uma pessoa, vejamos o que a Palavra diz em Pv 24:10 (versão utilizada RA).                                                                                                                      
10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Portanto, se você se entregar aos problemas, se você for uma pessoa “pra baixo”, você terá muita dificuldade de tomar atitudes certas e fundamentais para sua vida.

Por isso, entenda, que o seu estado emocional é importantíssimo para definir suas atitudes. Porque sair de uma rotina, requer mudança de pensamentos, atitudes, jeitos de se portar etc. E nós saímos da nossa rotina com o Covid19.

Hoje, nós somos forçados a ter atitudes diferentes, e que irão nos proteger. Usar mascara, álcool gel 70%, etc                                                                                      
Portanto, mudar de vida, é tomar atitudes que façam a vida mudar. Ou seja, é você despertar na sua própria consciência e estabelecer uma meta a ser alcançada. Por isso que Atitudes diferentes trazem resultados diferentes.      E o inverso disso também é verdade, que Atitudes iguais trazem os mesmos resultados.
                                       
Portanto, sem uma adversidade em minha vida, como poderia mostrar a minha força? Eu posso até falar que sou forte, porém, falar também é fácil. Porém, o meu estado emocional deve estar em Cristo todos os dias, recitando a palavra, vivendo a palavra, como diz Fp 4:13.

13 tudo posso naquele que me fortalece.

Você foi chamado para vencer, portanto, você é forte!!!

2º Elemento é a maneira como você percebe a vida, Mt 6:22-23.

22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

Veja, que Jesus está falando aqui, que a maneira como você percebe a vida, determina como ela é.

Note, que Jesus não utilizou nenhum elemento espiritual, Ele usou um elemento da percepção da vida.

Tem gente que só vê desgraça, só vê dia mal, só vê coisa ruim, a consequência é que todo o teu corpo estará em trevas. E nós precisamos lutar contra a visão de trevas, e buscar em meios ao caos: Uma visão diferenciada. Uma visão, que em meio as crises, podemos ver a Luz. Uma visão, que pode estar hoje muito ruim, mas amanhã teremos vitória, Sl 30:5.                                                                                                                                                                 

5 Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.

Precisamos lutar contra uma visão de trevas, vigiando as nossas emoções, para não atrairmos mais coisas ruins.

Portanto, comece a perceber as suas emoções, e dê ordem a elas em nome de Jesus.

3º Elemento é o que te dá prazer.

Aquilo que te dá prazer, deve ser uma fonte para você tomar atitudes.                                                                                       
Devemos ter prazer no Reino de Deus. Em Jr 48:10 diz.

10 Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!

Nós somos os obreiros do Senhor e temos que trabalhar incansavelmente com zelo na obra que nos está proposta. Se tivermos esse entendimento, nós teremos também atitudes diferentes, e fazendo assim, resgataremos muitas vidas que estão perdidas. Por que? Porque nós somos a Igreja de Cristo na terra, e o mundo precisa entender isso. Mas, infelizmente, nem sempre isso se reflete em nossas vidas com atitudes e trabalho doados por nós em prol do Reino de Deus.

O que temos observado, é que o prazer de muitos que foram chamados estão comprometidos.                                                                                     
Por exemplo: Deus quando chamou Davi, Deus não mandou Davi lutar contra o gigante Golias! O que aconteceu, foi que Deus abençoou e deu vitória a Davi, por sua atitude em prol da obra do Senhor, e ele disse: “Quem é esse incircunciso, que vem contra o exército do Deus vivo?”.

Portanto, a obra do Senhor em fazer as células, receber uma palavra de célula, ir ao culto, louvar, participar, servir na Igreja, deve ser muito prazeroso para os que são chamados, ao contrário disso, Jr 48:10 nos adverte, que maldito ......

4º Elemento é você Acreditar em você.

Você é a coroa da criação de Deus!

Você foi feito com talentos e aptidões, onde você pode chegar mais longe, onde você pode conquistar.

Ninguém pode decidir por você, nem teu pai, nem tua mãe, nem teu líder, portanto, você deve acreditar em você mesmo!

Portanto, nesse tempo de adversidade, acredite em você! Você pode!!!

A palavra diz que Paulo faz um comentário e dá uma advertência aos crentes de Corinto assim em (versão NLTH) II Co 11:3.
                                                                                        
3 Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.

Portanto, a nossa mente ou os nossos sentidos, são áreas que estão sob ataque constante do diabo.

Na verdade, o diabo quer colocar sentimentos de que o pecado nos torna mais felizes. Mas, na realidade, o pecados depois de consumados, causam a principal de todas as misérias humanas, que é a infelicidade.                                                                                    
Se nós nos deixarmos ser enganados por esse sentimento, podemos ser acometidos de: Morte. Doenças. Desavenças.
Guerras. Fomes. Vícios (de qualquer espécie). Famílias desmanteladas. Ódio. Dor. O sofrimento.E muitos outros males. E tudo isso, encontra a sua origem no pecado.

O último estágio é a pessoa não saber mais quem ela é, nem ela acreditar mais nela mesma.

Portanto, você é a coroa da criação de Deus. Você foi feito com talentos para vencer! Acredite em vc mesmo!

5º Tenha fé em Deus.

Pode ter certeza do que eu vou dizer: Deus não move uma palha, naquilo que você pode fazer. Mas Deus move o céu inteiro, naquilo que você não pode fazer.

Então, tenha fé que o que você fizer para Ele, Ele faz para você.
                                                      
O Deus do impossível é o nosso Deus, Lc 1:37.

37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.

Portanto, creia nesse Deus que pode tudo.

Use a sua fé em Deus, que Ele vai te ajudar a chegar mais longe. Porque, as atitudes que você toma na vida, vão determinar que tipo de atitude que a vida vai tomar com você.                                

Você quer uma vida melhor?  Então mude as suas atitudes.

Envolva as suas atitudes com “entusiasmo”. Isso significa: produzir mesmo diante das dificuldades! É você decidir romper em meio as crises, e não “entregar os pontos”, não desistir!

Envolva suas atitudes com “dedicação”, que significa: entregar-se e sacrificar-se.

Envolva suas atitudes com “empenho”, que significa: grande disposição e insistência. Isso é o que está faltando na vida de muitos.                                  

Note que quando olhamos os grandes homens da Bíblia, nós podemos pensar que eles tornaram-se grandes, somente por uma escolha de Deus, mas isso não é verdade!!! Foi com as atitudes deles mesmos, que Deus operou em suas vidas. Por exemplo:
                                                                                                   
Noé tomou a atitude de não se corromper diante de uma geração corrompida e perversa. Tornou-se herdeiro da Justiça e salvou a si e à sua família.

Abraão tomou uma atitude de obedecer a Deus, saindo para um lugar que não sabia, tornou-se o pai da fé, e o pai da nação de Israel.

Jó tomou a atitude de não blasfemar, mesmo vivendo o pior momento da sua vida. Como resultado da sua atitude, Deus lhe deu em dobro tudo que o diabo o tomou.

Daniel tomou a atitude de não se contaminar no império da babilônia, e manter a sua vida santa tornou-se um dos maiores profetas da Bíblia, e primeiro ministro de três imperadores pagãos.

Davi tomou a atitude de enfrentar um gigante campeão de 2,75m de altura, que deixou todo exército de Israel  tremendo, e por causa dessa atitude venceu Golias, ganhou riqueza, fama, tornou-se o maior rei da história de Israel, e a honra, de que na bandeira de Israel até os dias de hoje, tem a estrela de Davi.

Não existe, em nenhum lugar da Bíblia dizendo que Deus mandou Davi enfrentar Golias!!! Foi Davi quem tomou a atitude.

Jesus tomou atitudes! E em Fp 2:5, a orientação para as nossas crises hoje, é tomar a mesma atitude que a palavra nos diz para tomar.

5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Portanto, como pessoa, como cristão, como pai, como mãe, como líder, como 12, como Pastor, que atitudes você precisa tomar, diante dessa palavra?

Deus quer que você vença em meio as crises, com atitudes e sentimentos iguais aos de Cristo Jesus.                         

Que você tenha o mesmo sentimento que houve no Senhor Jesus! Que o Senhor traga equilíbrio no seu estado emocional! Que você estaja perceptivo à presença de Deus! Que você tenha prazer em fazer a obra do Senhor! Que você acredite em você mesmo! E tenha uma porção dobrada de Fé no Senhor Jesus!

Deus os abençoe, amo vocês! Um grande abraço a todos! Amem!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema