TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DEUS TEM NOS DADO UMA VISÃO

Hoje, Deus quer restaurar a sua visão para você conquistar a terra!

Quando Deus nos alcançou, ele nos incumbiu para levar uma mensagem, a sua Palavra, a mensagem da salvação. E em Rm 10:8-10 (versão utilizada RA) diz:

8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Portanto, Deus deu uma visão DEle para nós estabelecermos e conquistarmos a terra. Mas, se você não estiver bem emocionalmente, se você não estiver bem em seu chamado, essa visão de conquistar a terra corre o perigo de ser perdida.

O líder, chamado, convicto e com entendimento, não pode ter problema na visão do seu coração perante a ordem dada por Deus.

Portanto, precisamos cumprir o propósito para o qual Deus nos chamou, de conquistar a terra. Em Nm 13:1-3, Deus diz:

1 Disse o Senhor a Moisés: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. 3 Enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o mandado do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.

Ou seja, Moisés em seu chamado, levantou os 12 espias, e eles foram de norte a  sul, leste a oeste, espiando a terra. E eles foram desbravando a terra e trouxeram um cacho de uvas, veja nos versículos 23-24.

23 Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos. 24 Esse lugar se chamou o vale de Escol, por causa do cacho que ali cortaram os filhos de Israel.

E eles disseram: que a terra era boa, que a terra manava leite e mel!

Em nossos dias, em relação ao nosso chamado, podemos fazer uma comparação, porque nós sabemos que a terra é boa. Ou seja, já temos uma visão da terra que Deus quer nos entregar.
                                                                            
Por isso, Jesus quando ressucistou disse: Mt 28:19-20.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.(CONQUISTE A TERRA) E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.                                                                                                

Mas, no chamado de Moisés, ocasião em que enviou os seus 12, podemos ver em Nm 13:25-29, que o relatório foi o seguinte.

25 Ao cabo de “quarenta dias”, voltaram de espiar a terra, 26 caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.

Aqui, já começou um problema, porque a visão deles não estava na direção que Deus esperava, porque, quando eles começaram a ressaltar o que tinham visto na terra, a visão deles ficou bifurcada!!!

Portanto, todo o lider, quando não tem uma visão ajustada em Cristo, na primeira olhada, ele pode perder a sua benção. Por que? Porque ele começa a bifurcar a sua visão, ele começa a ver dois caminhos, e acaba deixando de crer naquele que é fiel em suas promessas.

Note, que de repente, Calebe, que tinha uma visão correta e ajustada em Deus, disse assim no versículo 30.

30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.

E Moisés falou a Calebe: Certamente, a terra que pisou os teus pés, será tua e de teus filhos, em herança perpétua, pois, perseveraste em seguir o Senhor teu Deus.
                                                                                              
Portanto, todos nós fomos chamados para conquistar uma terra, e há um preço por essa conquista. É impossivel que nós não possamos fazer isso para Deus, pelo que Deus já fez por nós! Precisamos levar a palavra, em nosso serviço, escola, onde estivermos plantados, levarmos a mensagem da salvação, porque um dia seremos cobrados.

O que eu quero que você note, é que tempos se passaram, e 40 anos depois, Deus manda um castigo, assim em Nm 14:21-23.

21 Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do Senhor, 22 nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, 23 nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.

De quem Deus está falando aqui? Dos 10 espias. Mas, em compensação, no versículo 24, veja o que Deus diz sobre Calebe.

24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve “outro espírito”, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
                                                                                 
Ou seja, Calebe, devido a sua visão ajustada, cumpriu em sua vida a conquista de Hebrom.

Hebrom, significa: Fidelidade à promessa, determinação, superação dos dias, conquista de si e para si. Quando a pronuncia HEE bruhn, seu significado no original é: ALIANÇA.

Portanto, os dois, tanto Josué com Calebe, tinham uma visão grandiosa e ampliada.

Hebrom era também o lugar onde foram enterrados Abraão, Jacó e Isaque.

Portanto, houve um preço por aquela terra. E Josué viu isso na vida de Calebe, que tinha algo diferente, na conquista, como diz as escrituras: “um outro espirito”. Calebe lembrou Josué da promessa de Moisés, de que daria a ele a terra, e com 85 anos de idade, mas com a mesma disposição e vigor de 40, tomou posse da terra de Hebron.

Portanto, não se engane, toda visão de Deus para a conquista de uma terra será testada. E Deus está interessado em nos aprovar.

Portanto, estou falando isso, porque Deus vai te testar, vai te formar, e fará de você um grande líder, e, você não pode falhar com Ele. Por isso, quando somos chamados para liderar, é preciso vigiar essas duas atitudes, que serão cobradas.

Veja aqui, as duas situações, onde Deus puniria: os que são preguiçosos e os que murmuram. Essas duas atitudes impedem os outros de conquistar, porque é o testemunho dos líderes, e a sua paga foi. Versículos 36-37.

36 Os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, 37 esses mesmos homens que infamaram a terra morreram de “praga” perante o Senhor.

Aos que tiveram uma visão ajustada e com temor e obediência a Deus e ao seu líder, podemos ver um julgamento diferente, no versículo 38.

38 Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, sobreviveram.

Portanto, Calebe foi um líder que viu essa grande oportunidade nessa visão da terra. E ele foi testado? Sim!!! Ele teve que crescer no tamanho da visão que ele iria conquistar.

Hebrom é o lugar da grande visão e da Aliança. Com 45 anos ele teve um sonho e uma visão, que foi gerada, dia após dia, ano após ano, e com 85 anos, com o vigor de 40 anos, Calebe cresceu no tamanho do seu sonho, obedecendo e perseverando na Aliança, que um dia foi feita.

Porém, essa visão era de Deus para o seu povo.

Se você tem uma visão, o seu teste vai ser nela.

Portanto, o tamanho do seu potencial será o tamanho da sua prova. Ou seja, toda visão tem que ser testada, porque há uma responsabilidade dos que ensinam. Paulo diz a respeito disso em I Co 3:10-13.

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.

Em Tiago, vemos na palavra os beneficios da provação em Tg 1:2-4.

2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Tem cinco coisas, para encerrar aqui, que podemos aprender na visão de Calebe.

1º O tamanho dos seus obstáculos.

Se vem das pessoas que te impedem, ou até de coisas que estão faltando em sua vida, etc.

Creia, Deus vai destruir tudo o que estiver a sua frente. Deus destruiu as muralhas de Jericó. E para Abrãao em sua prova, Deus já tinha um carneiro pronto.

Portanto, não se preocupe, em seu teste, já está tudo pronto. Somente: Não seja preguiçoso. E nem murmure.

2º O tamanho dos nossos inimigos.

Creia, a visão que Deus te deu é maior que os teus inimigos. Somente: Não seja preguiçoso. E nem murmure.

3º Os gigantes que viviam na terra.

Eram como Golias. Eles desafiavam o povo de Deus.

Eles tentam nos dizer até nos dias de hoje, que você não consegue, e tentam te colocar medo. Creia, a fé pode destruir fortalezas.

Essa visão de conquista da terra em sua vida, terá êxito, porque nasceu no coração de Deus. Somente: Não seja preguiçoso. E nem murmure.

4º Os críticos.

Os 10 espiãs viram a terra. Esse espirito que atingiu os 10 espias estao dentro de nossas igrejas. Ou seja, são as pessoas que querem te segurar na zona de conforto deles, para você não lutar junto à congregação.

Eles querem te segurar no seu egoísmo.

Eles tornam-se críticos da obra do Senhor. Eles começam a dizer: que Deus não é assim. Que você não conseguirá! Que isso é loucura! Ou seja, são gigantes que se levantam para barrar sua visão, e a visão de Deus, e Deus permite, para testar a nossa vida.

I Co 3:13.

13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.


Por isso: Não seja preguiçoso. E nem murmure.

5º A visão é testada pelo tempo.

Deus provará a visão que Deus colocou em seu coração, para você conquistar a terra!

Que a unção de Calebe venha sobre você, porque nele operava um outro espírito, o Espírito Santo de Deus!

Que sua conquista venha ser poderosa, que a sua fidelidade a Deus e ao seu líder atraia a fidelidade das promessas de Deus em sua direção, que você receba a unção de conquistar a si mesmo.

Que a sua ALIANÇA, hoje, seja polida pelo Senhor!!!

Amem!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema