TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O MODELO DOS 12 E A UNIDADE DA IGREJA

Gn 11:1–8

1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. 2 Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. 3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. 4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. 5 Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; 6 e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. 7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. 8 Destarte, o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade.

A Bíblia diz em Gn 11:1-8, que no início a terra toda tinha uma só língua, uma só linguagem. Isso está falando que eles tinham unidade. E nós hoje como cristãos, precisamos ser instrumentos para a unidade da Igreja, para que todos juntos possamos proclamar que Jesus é o Senhor de toda a Terra.

Nós não podemos sair do propósito da unidade, mas sabemos que isso tem acontecido com alguns, por causa do isolamento.
 
Observe o versículo 6 que diz assim:

6 e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.

Se nós estivermos ministrados em nosso espírito sobre a unidade, a Bíblia nos diz que para tudo o que intentarmos fazer não haverá restrição.

Precisamos vencer os bloqueios da alma!

A Bíblia diz que não podemos dizer que amamos a Deus que não vemos, se odiamos os irmãos que vemos.

Não podemos dizer que amamos a Deus, se não sabemos perdoar!
 
Aqui dentro da Igreja mesmo, se Jesus voltasse hoje, Mt 7:21–23.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Então amados, só teremos uma resposta da colheita, de ganhar a nossa família, amigos, parentes, quando vencermos os limites da alma. Como é isso? É quando nós aprendemos a amar e perdoar as pessoas, e aceitá-las como elas são.

É necessário ter uma atitude! Uma atitude de buscar a Deus! Uma atitude de nos desprendermos das coisas deste mundo! Uma atitude de nos desprender das coisas desta vida! 

Estamos aqui nesta terra para Estabelecermos o Reino de Deus! É o que Deus espera de você!

Se Deus nos deu uma visão, a Visão Celular no Modelo dos 12. Um Modelo que existe na Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Precisamos falar uma só linguagem. Mas é como eu disse antes, precisamos ter atitudes de nos desprendermos das coisas deste mundo.

Precisamos da unidade da Igreja para proclamar que Jesus é o Senhor de toda a Terra!

Quando temos este entendimento, de unidade, de estabelecer o Reino, ter uma só linguagem, um só coração, um só sentimento e um só espírito, começamos a vencer os limites da nossa Alma.

O que é a nossa Alma? Mente. Emoções. Vontade. 
 
Passamos a experimentar o que diz em Rm 12:2.

2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Então, quando ficamos magoados uns com os outros e dizemos: Meu espírito não bate com o dele. Há eu não fecho muito bem com ele. Estou querendo trocar de discipulador, porque não bate. Há eu não quero este discípulo, porque ele é muito complicado. Com estas atitudes, provamos o quanto ainda estamos presos a este mundo. Na realidade estamos olhando aqui, e não no que Deus tem para você, o por vir. 
 
A oração de Jesus foi para que vivamos a essência da Sua vida e do discipulado.

Jo 17:3–11.

3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. 7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; 8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; 10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. 11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.

O propósito de Deus para nós é que vivamos em família! E existe a família física e espiritual. Na física eu não preciso nem falar que você tem que ser o exemplo dentro da tua casa. I Tm 3:5.

5 pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?
 
E a família espiritual? Como devemos viver na equipe de 12? Precisamos ter o mesmo relacionamento de família?

A Bíblia nos diz que Jesus estabeleceu a unidade no meio da multidão, mas primeiramente, entre os 12! Ele ensinou os homens que seriam a coluna, os alicerces da sua Igreja. E estabeleceu uma nova forma de chegarem ao céu.
 
No texto que lemos, no versículo 4 diz assim:

4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.

Neste versículo, encontramos uma busca em fazer um nome, debaixo de uma consciência, que intentavam fazer algo, para que chegassem ao céu.

Então aqueles homens esqueceram-se que foram criados para o louvar e glorificar a Deus. Ou seja, eles buscavam serem conhecidos os nomes deles e não o de Deus.

Eles usaram um dom recebido por Deus, que era de chegarem ao céu, mas de forma errada. Porque eles faziam uma construção com material humano.

Eles almejavam o céu do Senhor, com material humano. Mas não era desta maneira que Deus queria que os homens se voltassem para ele.
 
O que Deus fez então? Deus removeu a unidade do homem, desfazendo algo naquele momento, colocando o homem em um processo de transição tremendo.

Tudo porque o homem possuía algo, que não sabia como usar de forma correta. O homem já não sabia como chegar ao céu.
 
Quantas pessoas recebem capacitações para as quais não estão preparadas para receber, e começam a fazer bobagem.

O próprio Senhor Jesus, na condição de filho, nos ensinou que toda a sua vontade era para engrandecer o nome do Pai! Então tudo o que você fizer a partir de hoje, seja para a honra e glória do Senhor Jesus!

Moises também teve esta preocupação com o nome do Senhor, Quando o Senhor disse que iria destruir aquele povo murmurador.
 
Quando o Senhor Jesus devolveu ao homem a autoridade e o Governo, Ele fez de uma forma ordenada. Sabe por que? Porque a unidade é para o povo de Deus. 
 
Em Mt 16:18–19.

18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.

Jesus aqui não estava falando de Pedro como pessoa, mas como Igreja. O que a Igreja ligar no céu, estaria ligado, e o que desligasse no céu seria desligado. Jesus está falando de novo de unidade.
 
A Bíblia diz que Jesus, quando subiu ao céu, levou cativo o cativeiro. Então ele é a autoridade sobre o cativeiro. E em Mt 18:19.

19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
 
O que Jesus está nos dizendo através deste texto é: que através da concordância de dois ou três aqui na terra reunidos em seu Nome, será feito. Ou seja, Jesus está devolvendo ao homem a unidade, porque a unidade é prazer de Deus.
 
A Bíblia nos diz que Jesus chamava os discípulos dEle de amigos, de filhos, já não mais de servos. Isso é tremendo!
Ensinando-nos sobre a unidade.

Nós que somos pais, sabemos o quanto vale o amor de pai para filho, e de filho para pai.
 
Os discípulos são filhos que o Pai nos deu. Ele confiou a alma deles para cuidarmos.

A Bíblia diz que precisamos nos tornar como crianças. Observe que as crianças podem até brigar, mas depois já estão bem novamente.

Não podemos nos esquecer que a Bíblia diz que se nós não nos tornarmos como crianças, não entraremos no Reino dos céus.

Se você foi machucado pelo discipulador ou pelo irmão de equipe, lembre-se de que talvez ele possa estar passando por alguma dificuldade e precisa de oração. Não vá logo se aborrecendo e desejando mal dele. Porque essa não é à vontade de Deus.

Eu quero que Deus dê a você um coração puro, coração de criança, disposto a se relacionar em unidade.
 
Essa é a forma de você ter a resposta para a colheita que você está buscando. Porque quem faz o sobrenatural em você e para você é o Senhor!

Fique de pé! Eu sei que algo novo acontecerá dentro de você! Creia! Uma chave vai virar para trazer a colheita sem limites para honra e glória do Senhor Jesus!
 
Amem!!!! Deus abençoe sua vida e seu chamado! Unidos venceremos!!! Deus os abençoe! Beijo no coração!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema