TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

INSTRUÇÕES PARA O CAMINHO

Vejamos sobre as instruções para os doze de Jesus em Lc 9:1-6 (versão utilizada RA).                                                                                                                  
1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. 2 Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos. 3 E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas. 4 Na casa em que entrardes, ali permanecei e dali saireis. 5 E onde quer que não vos receberem, ao sairdes daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles. 6 Então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e efetuando curas por toda parte.

Nós estamos vivendo em uma época, em que tudo que adquirimos, vem acompanhado do manual de instruções que nos dá esclarecimentos sobre o bom uso do item adquirido. Por exemplo: Remédios, escolas, empresas, repartições, comércio, shoppings, tudo tem regras e instruções de bom uso, principalmente quando se trata de áreas comuns e com frequência de público, ainda que seja rotativo.

Deus é extremamente organizado, e note na palavra, que todo ensino ao Seu Filho Jesus foi visível, pelo seu nível de obediência aos comandos do Pai.

Nesse texto que lemos, nós podemos ver Jesus chamando os seus 12 e dando “instruções” para eles.

Portanto, ser um 12 de Jesus, não era simplesmente participar de suas reuniões, eles tinham comandos a serem seguidos.

Devemos ter nossas células ativas e com vidas novas também!
                                                                    
Porém, nós veremos na palavra que o segredo para se ter resultados, é a obediência às instruções recebidas da Palavra de Deus. E Deus tem nos dado instruções na palavra!!!

Jesus cheio de confiança em nós, nos deu instruções importantíssimas para o Reino de Deus continuar aqui na terra como no céu, em Mt 28:18-20.

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Portanto, devemos obedecer como Jesus obedeceu, porque Deus está nos dando a oportunidade de obedece-lo. Precisamos entender o que Deus espera de nós. Porque eu creio que é um privilégio recebermos o que temos recebido da parte DEle. E eu aguardo o dia em que se cumprirá a palavra divina de Deus, que diz: Assim como as águas cobrem o mar, assim também toda a terra se encherá do conhecimento da glória de Deus!

Ele fala isso em Habacuque 2:14.

14 Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.

Portanto, quanto mais intensamente a Palavra de Deus for pregada e ensinada, melhor!                    

O nosso erro não está sendo em recebermos os ensinos e sermos até cobrados pela palavra. Mas em não fazermos o que deveria ser feito com relação ao que temos recebido nesses ensinos! Eu tenho temor no que a palavra diz em  Lc 6:46.

46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?

Portanto, veja que Jesus mesmo começa a dizer assim no primeiro texto que começamos, no versículo 1.

1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.

Portanto, podemos observar que Jesus em suas instruções, fez 5 Chamados importantes para o nosso entendimento.

1. Ele fez uma convocação.
2. Ele capacitou os chamados.
3. Ele colocou a visão do Reino.
4. Ele orientou a não sair do caminho.
5. E Ele os ensinou a ter foco.  

1° Ele fez uma convocação. Veja, que Jesus fez um chamado para uma obra específica, um chamado ao compromisso, um chamado a uma aliança, a uma responsabilidade.

2° Ele capacitou os chamados. E nessa capacitação, Jesus lhes deu poder e autoridade.                                                 
Portanto, nós não podemos realizar a obra de Deus, a qual foi proposta aos seus discípulos na época sem o poder, sem autoridade. Na realidade, Deus estava orientando-os que a trajetória deles não seria fácil, e nós sabemos, que a nossa também não é; E que eles encontrariam demônios em seus caminhos. E que esses demônios, iriam opor-se a eles. Que esses demônios, iriam provocá-los. Que esses demônios, iriam resisti-los. E que esses demônios, iriam fazer de tudo para que eles desistissem.

Eu quero fazer duas perguntas para refletirmos: 1º Deus tem te dado autoridade na palavra e no ensino? Porque então temos muitos entre nós e na Igreja, que não estão produzindo? 2º O que será que tem feito você desistir do seu caminho, do seu chamado?

Veja, que nos versículos 1-2, Jesus diz:

1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. 2 Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.

Portanto, precisamos entender que precisamos curar as pessoas pela palavra.                                                                            
Muitas curas físicas, ou melhor, 80% das curas físicas, acontecem primeiro no espiritual. E ai, nós precisamos refletir: Como está a minha célula? Quantas vidas eu entreguei a Jesus no ano passado? Será que o inimigo está conseguindo vantagem em minha vida, ou será que eu não estou produzindo para Deus, porque eu não quero!!!

Lembre-se, de que Jesus orientou os seus discípulos, de que a trajetória não seria fácil, de que eles encontrariam demônios em seus caminhos e que esses demônios iriam se opor, e que esses demônios iriam provoca-los, e que esses demônios iriam resisti-los, e que iriam fazer tudo para que eles desistissem e não produzissem, acabando por fim, desobedecendo a Jesus.

Porque a obediência aparente é desobediência! A obediência parcial é desobediência!! Veja o exemplo de Jonas. Ele recebeu uma ordem de Deus para ir pregar em Nínive. O que ele fez? Tomou navio que ia para Tarsis. Ele arrumou encrenca para si mesmo. E às vezes, os nossos argumentos, as nossas desculpas estão sendo maiores do que as nossas ações, e elas podem sim, abortar os nossos milagres.
                                                                                      
3° Nesta terceira chamada, Jesus colocou a visão do Reino.

Jesus orientou-os, para que eles não desistissem, porque eles precisavam falar do Reino de Deus versículo 2.

2 Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.

Veja que Jesus os instrui, que eles deveriam curar os enfermos, que eles deveriam libertar os cativos, mas que eles tinham que observar um detalhe importante neste ensino.

Ter a visão do Reino é obedecer Seus comandos! Quem não obedece está fadado a derrota, porque é um sinal claro, de que o inimigo, satanás e seus demônios, estão tendo vitória no que era para você fazer. Por isso, a oração do Pai nosso diz: Venha a nós o teu Reino, e seja feita ..........

4° Na quarta chamada, note que Jesus orientou a não sair do caminho.

Veja, que esse, “não sair do caminho” é um detalhe importantíssimo.                      

Portanto, se quisermos seguir as instruções de Jesus, não podemos sair do caminho. Como assim? A maioria até começa a andar nos caminhos do Senhor, mas vendo as coisas acontecerem para as outras pessoas, porém vendo as lutas delas mesmas grandes, muitos tem a tendência a sair do caminho. E ai, deve entrar a nossa ação, e orienta-las que o poder se manifesta na vida dos que creem.

Muitos começam a seguir o seu próprio caminho, como se o poder fosse algo pessoal, e começam a entrar no caminho da arrogância, da altives, no caminho da desonra, desobediência etc.  

Precisamos vigiar e nos cuidar muito bem. Porque quem anda nos caminhos do Senhor com sinceridade de coração, e obedece às instruções, prospera e muito. Mas, infelizmente, até a prosperidade que muitos receberam de Deus, por não vigiarem mexeu com o ego de muitos, e quem não sabe administrar isso tem a tendência a sair também dos caminhos de Jesus, e começar a seguir Mamom, o deus do dinheiro.            

Portanto, note, que os que não querem seguir as instruções, (da Palavra) não é diferente, se perdem em meio às bênçãos que já receberam. Por isso Jesus disse: VIGIAI e ORAI.

Note que a orientação de Jesus para seus 12 no versículo 3 foi

3 E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas.

Por que Jesus fez isso? Porque Jesus sabia que haveria tentação no meio do caminho. Que eles poderiam querer adquirir outro bordão. Que eles poderiam querer agregar outro pão (que não alimenta). Que eles poderiam ser subornados por dinheiro (que seduz e tira do propósito) e roupas também.
                                    
Jesus já estava deixando claro para não levar essas coisas, para que o inimigo não encontrasse nesse caminho, uma forma de seduzi-los. Porque o que satanás mais quer, é te tirar do caminho, do foco divino.
                
Por isso, Jesus disse: Não leve, para não ceder em nada, em nenhuma tentação em sua caminhada. Infelizmente temos visto muitas quedas, por não observar as instruções de Jesus.

A sedução das riquezas tem impedido a muitos de cumprirem seu caminho, os ensinos que Jesus deu. E note, que geralmente, essas pessoas saem da rota e já não vão mais de casa em casa, (fazer e receber na célula). Elas já não se preocupam mais com a obra que não foi concluída em sua caminha, e o comum volta e toma o caminho divino! E isso é muito perigoso, porque começa a se cumprir outra palavra: “Muitos são chamados e poucos escolhidos”.                                                                                  
Veja Mt 22:14 na versão NLTH.

14 E Jesus terminou, dizendo: Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.
                                                                                  
E por que pode ser perigoso? Porque Jesus pode não chamar mais, devido a essa desonra, e é muito triste o fim desses.

Como você está em seu chamado, em sua obediência, em suas ações, em sua honra a Deus?

Deus não quer que você fique triste, Deus quer te salvar, Deus quer que você entenda que foi pago um alto preço.

Portanto, obedeça, honre aquele que merece toda a honra e glória!

5° E no quinto chamado, note que Jesus ensinou-os a ter foco. O versículo 6, nos mostra algo lindo.

6 Então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e efetuando curas por toda parte.

Porém, o mais importante dessas instruções de Jesus, está aqui neste versículo. Que era o de anunciar o evangelho, e efetuar curas por toda parte. Por isso quando saímos do caminho, essa instrução deixa de ser executada, e elas não se tornam mais importantes e nem relevantes.
                                                                          
Hoje nós temos muitas facilidades, como por exemplo: As redes sociais. Mas se nós formos honestos conosco mesmo, veremos que as redes não tem tido utilizadas para este fim ou bem pouco. Infelizmente essas redes tem sido utilizadas mais por satanás, quebrando relacionamentos, rompendo alianças, maquinando a malignidade.

Portanto, essa célula, essa palavra hoje, está sendo uma advertência à nossa chamada.  E Jesus quer que voltemos a seguir as instruções que Ele mesmo deixou escrito.

Deus hoje, está chamado você a voltar para o propósito da sua chamada, e ser discípulo para fazer discípulos em todas as nações.

Portanto, faça uma análise, porque foi Deus que fez o seu chamado: 1º Nessa convocação, obedeça! 2º Ele tem te capacitado, obedeça! 3º Ele colocou a visão do Reino em seu coração, obedeça!  4º Ele te orientou a não sair do caminho, obedeça! 5º Ele te chama hoje e te orienta a não perder foco, obedeça!
                                                       
Que Deus abençoe sua célula, que os demônios batam em retirada, por sua obediência a Deus Pai criador, a Jesus Cristo filho e ao doce Espirito Santo, que nos cura e se estabeleçam as nossas vitórias.

Que o Senhor nos ajude a vivermos em obediência total, pois esta é uma característica dos que amam a Deus.

I Jo 5:3-5.

3 Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer. 4 porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. 5 Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

Deus abençoe, Beijo no coração!  

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema