TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

QUEM EU SOU EM MINHAS ADVERSIDADES


Em Êxodo, a palavra nos relata sobre o povo de Israel, quando eles deixaram o Egito, e nos relata também sobre as dez manifestações tremendas do poder do Deus, e as dez pragas que assolaram o povo egípcio. E esse povo, quando  saíram da escravidão, saíram do Egito muito ricos, e foi como se eles tivessem sido recompensados, com ouro, prata, joias, rebanhos, por ordem do Deus de Israel.
                                               
Era como se eles tivessem sido indenizados, e foi o Deus de Israel quem mandou que eles exigissem dos egípcios. Além disso, eles viram, presenciaram, e viveram os milagres!

Eles atravessaram o Mar Vermelho a seco, eles viram também a derrota do exército do faraó. Eles viram o próprio faraó morrendo afogado penalizado por haver tentado contra Deus. E de tentar recapturar o que Deus já havia liberado, que eram os israelitas. Mas, ocorreu que depois de três dias, após a travessia do povo, o povo passou a murmurar contra sua liderança, e esse episódio, foi quando eles chegaram às águas de Mara. E eles murmuraram, porque as águas de Mara eram insalubres.                                                                               

Porem, note que naquele momento o povo já estava esquecendo dos milagres, já estava esquecendo do cuidado de Deus com eles. 
                                                                               
Portanto, você homem de Deus, mulher de Deus, jovem de Deus, nós precisamos vigiar demais, para não cair nas ciladas do inimigo. Como? Quando nós emprestamos a nossa mente, emoções e a vontade a satanás, assim, esses demônios poderão te destruir.  Veja em Ex 15:22-27.

22 Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. 23 Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? 25 Então, Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou, 26 e disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara. 27 Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas.

Portanto amados, veja, que depois de quarenta e cinco dias da Páscoa (que marcou a saída do Egito), boa parte do povo estava murmurando, também, por causa da alimentação. Pois, eles chegaram ao cúmulo, de manifestar saudades das comidas da terra da escravidão, e declararam que teria sido melhor morrer no Egito do que percorrer aquele caminho!
                                                                           
Quantas vezes nós murmuramos no caminho que Deus tem nos proposto! Quantas vezes reclamos e murmuramos do caminho da nossa chamada!

Há.. tem isso tem aquilo, tem célula, tem congresso, tem não sei o que etc...                                 

GUARDE ISSO PARA SUA VIDA: Deus continua o mesmo!!!   E Deus continua falando com aqueles que se dispõe a andar com Ele, porque onde estiver dois ou três em seu nome, Ele está. Ex 16:1-3.

1 Partiram de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel veio para o deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do segundo mês, depois que saíram da terra do Egito. 2 Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto; 3 disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.

O que eu quero que você entenda e note é que mesmo depois de tantas manifestações gloriosas. Da nuvem que os protegia durante o dia. Da coluna de fogo que os iluminava a noite. De toda a Glória de Deus ter sido vista em  Ex 16:10-12, vejamos.

10 Quando Arão falava a toda a congregação dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem. 11 E o Senhor disse a Moisés: 12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus.

E o Senhor mandou codornizes e maná para alimentar o povo, porém; A desobediência, infidelidade e ingratidão pareciam jorrar dos corações da maioria daqueles homens e mulheres, e é assim tem sido, até os dias de hoje, na vida de muitos. Por isso, você pode entender hoje, diante dessa palavra; Que as adversidades da vida, revelam QUEM REALMENTE SOMOS.

Amados, todas as adversidades, ela têm este efeito sobre nós. Todas as adversidades, nos obriga a revelarmos quem realmente somos. E Deus permite isso, porque é Ele quem sonda os nossos corações.
                                                   
Um pouco mais a frente, em Ex 16:15-20, temos um exemplo de como havia gente infiel em Israel, no meio daquele povo.

15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. 16 Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. 17 Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram, uns, mais, outros, menos. 18 Porém, medindo-o com o gômer, (Um gômer no hebraico sig perfeito, completo) não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer. 19 Disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para a manhã seguinte. 20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles. 

Portanto, vimos no texto, que a ordem de Deus era bem clara: ninguém deveria recolher mais maná do que o suficiente para alimentar-se num dia. E Moisés, acabou irando-se, porque não foram poucos, os que desobedeceram, e tentaram guardar o maná, para o dia seguinte.

Tudo isso, era a prova de Deus para com o seu povo. A Bíblia relata que "aquilo (o maná sobressalente) criou bicho e começou a cheirar mal", versículo 20.

20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

Portanto, é preciso estar em vigilância constante, porque note que foi durante as duras provações no deserto, que a
esobediência, infidelidade, incredulidade, desonra, ingratidão do povo, foram reveladas. São as coisas que os crentes costumam esconder no coração e que "cheiram mal" e vira “bicho”.
 
Deus espera que você, ao passar por eventuais tribulações e adversidades, revele o bom perfume de Cristo e o bom perfume de uma fé bem alicerçada em Deus, e não o da adoração a Lucífer, que é a murmuração.                                                     
Deus mandou pregar essa palavra, para te dizer: Eu sou contigo, não temas seja qual for a sua adversidade! Rm 8:31-37.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 

Muitas vezes não percebemos o tempo em que estamos vivendo. O ser humano é limitado ao espaço e ao tempo. Por isso muitas vezes pensamos: Ah, se eu soubesse! Ah, se eu pudesse voltar atrás! Mas precisamos estar atentos, porque as oportunidades que passaram, não voltarão!

Portanto, o que vivemos hoje precisa ser aproveitado! Em Ef 5:16 diz:

16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

Deus é o Senhor do tempo! O Eterno é atemporal porque não está sujeito ao tempo humano II Pe 3:8-9.

8 Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

O único que está acima das épocas, estações, gerações e milênios, também é o único que pode mudar a história e a sua história. A vinda de Jesus ao mundo dividiu a história em antes e depois de Cristo. Isso porque Ele é o único que pode transformar a história de um ser humano.
                                                  
Deus quer que você reflita hoje, sobre o poder transformador de Jesus sobre a sua história. Porque: As oportunidade perdidas. Os erros cometidos. As palavra mal ditas. Ou qualquer outro pesar do passado, que tem te assombrado até os dias de hoje.

Quem eu tenho revelado nessa minha caminhada? É Jesus?  Lembre-se, Jesus é o único que pode mudar a sua vida, apagando o seu passado através do arrependimento e do perdão.
                                                          
Se a história de sua vida se tornou um rascunho rasurado, e você parou de escrever a sua chamada espiritual, saiba que novos começos podem ser uma página em branco pronta, para ser redigida por você.

Quem realmente tenho sido em minhas adversidades, na minha caminhada?
                                                                  
Deixe Jesus transformador a sua história.

Deixe Ele entrar em sua vida novamente.

Deixe Ele mudar todas as coisas que precisam ser mudadas, e que você sabe que precisa. Jesus quer transformar a sua história!

Amem.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema