TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DEUS NÃO SE AGRADA DA VINGANÇA

Nós sabemos que vingar-se, é você buscar retribuir o mal sofrido. Por isso, quando alguém busca a vingança, normalmente busca para descontar, ou devolver aquilo que foi feito de mal a ela. E nós precisamos cuidar muito, porque normalmente o ódio anda junto da vingança, fazendo dela uma arma perigosa.

Note que até certo ponto, as pessoas aceitam muito bem a vingança como justa e até normal, principalmente quando é executada diante de uma injustiça evidente. Mas, a questão é que Deus não aceita que nos vinguemos das pessoas, por mais ruim que a pessoa tenha sido conosco.

Vejamos esse texto, onde Deus nos dá um alerta, através dessa palavra assim em Rm 12:17-19 (versão utilizada NTLH).

17 Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. 18 No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. 19 Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.”

vejamos um texto onde Davi e seus guerreiros protegiam o rebanho de Nabal (um fazendeiro muito rico) dos ataques dos filisteus e amalequitas. I Sm 25:2-8. (versão utilizada RA)

2 Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. 3 Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe. 4 Ouvindo Davi, no deserto, que Nabal tosquiava as suas ovelhas, 5 enviou dez moços e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está. 6 Direis àquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa, e tudo o que possuis tenha paz! 7 Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo. 8 Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão.                                                                                 
E, em recompensa Nabal daria comida para Davi e seus homens. Davi fez sua parte. Porém, Nabal não cumpriu. Versículos 9-11.

9 Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram. 10 Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. 11 Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?
                                                                                     
Nabal, era um homem de Belial. O nome Nabal significa “insensato”, “tolo”. E Davi ficou com muita raiva e planejou matar Nabal. E Davi, pegou sua espada e 400 homens e foi em direção à fazenda de Nabal. Versículos 12-13.

12 Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras. 13 Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.
                                                                                          
E aconteceu que no meio do caminho ele encontrou a esposa de Nabal, Abigail, que soube do ocorrido, e com muita humildade pediu desculpas pelo seu marido (que era um homem egoísta e ingrato).

Ela entregou a Davi vários alimentos e pediu que ele aceitasse como pedido de perdão pela atitude do seu esposo. Versículos 18-28.

18 Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, 19 e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. 20 Enquanto ela, cavalgando um jumento, descia, encoberta pelo monte, Davi e seus homens também desciam, e ela se encontrou com eles. 21 Ora, Davi dissera: Com efeito, de nada me serviu ter guardado tudo quanto este possui no deserto, e de nada sentiu falta de tudo quanto lhe pertence; ele me pagou mal por bem. 22 Faça Deus o que lhe aprouver aos inimigos de Davi, se eu deixar, ao amanhecer, um só do sexo masculino dentre os seus. 23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. 24 Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva. 25 Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. 26 Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor. 27 Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. 28 Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor, e não se ache mal em ti por todos os teus dias.

Nós devemos aprender muito com Abigail, pois ela mostrou com sua atitude sensata, que podemos evitar o mal e repreender o desejo de vingança.

Deus peleja nossas batalhas e nos livra das injustiças!

Abigail era uma mulher confiável. Essa situação de Abigail, me levou a refletir: Será que eu tenho sido uma pessoa confiável? Será que nós como equipe, estamos sendo confiáveis ao chamado que Deus no fez? Será que as pessoas que não conhecem a Jesus, e confiam a mim e a você os seus problemas, sabem mesmo que nós estamos dispostos a ouvir e buscar a sabedoria do alto, a ajudá-las?
                                 
Será que os meus próprios irmãos na fé podem confiar a nós(12) os seus conflitos, desejando que tenhamos atitude de orar por eles ao invés de jogarmos pedras?

Temos que parar e refletir, se temos sido essa pessoa confiável, que sabe ouvir e que fará o que for preciso para ajudar o próximo a ter paz e não contenda. Afinal, se Deus nos chamou, Ele nos acha confiável!

Outra lição que me marcou muito vendo o texto, foi o amor que Abigail demonstrou: Ela amou mesmo quem não merecia ser amado, Nabal. Aquele homem era tão ruim, que o espirito da vingança deve tê-la visitado. Mas, com seu amor, mesmo sabendo do que tinha acontecido, Abigail rapidamente preparou uma oferta para Davi e foi ao seu encontro para rogar em prol de Nabal e de todos os homens de sua casa. E a palavra diz que ela se humilhou diante de Davi, tomou a culpa para si mesmo, reconhecendo que Nabal era mau e que não valia nada, ela convenceu a Davi, a não ir contra ele e nem derramar sangue de outros inocentes, por atitude de um inconsequente.

Meditando nisso, me veio à memória o que Jesus fez por nós!

Jesus assumiu a nossa culpa, e Ele sabia que não merecíamos o seu Amor, Ele sabia que nós o insultaríamos, o levaríamos a morrer numa cruz, e mesmo assim, Ele se humilhou, escolheu nos Amar e interceder por nós diante do Pai! Que Amor é esse??? 

Então, se o próprio Filho de Deus se humilhou e nos amou antes mesmo de nós o amarmos, o que nos dá o direito de não amar o nosso próximo, mesmo sendo esse próximo, ás vezes, alguém que só nos persegue, que nos maltrata? 

Se quisermos mudar situações, se realmente temos Jesus, é preciso nos doar, fazendo o que for preciso, amando a todos como Jesus Cristo nos amou!!

Pense um pouco: Quais as situações que você precisa mudar em sua vida com urgência, para que outras vidas não morram sem ouvir sobre amor de Deus?

Veja que muitas vezes somos tomados por raiva e vingança, sem mesmo sentir o porquê disso tudo, pois, somos crentes.

Veja, que nos momentos de raiva, nós devemos sempre buscar a ajuda de Deus. Ef 4:25-27.(versão utilizada NTLH)                                                                                                                           
25 Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! 26 Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. 27 Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.
 
Davi tinha passado por momentos de muitas tensões com Saul, mas sempre guiado pelas mãos de Deus. E dessa vez, Davi queria fazer justiça com suas próprias mãos. Versículo 13.

13 Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.                                                                                                                                    
Isso não agradava a Deus. Porém, Davi por falta de vigilância, nos seu impulso, estava dando lugar ao diabo. Mas, quando Abigail, tomada por Deus, encontrou Davi e seus guerreiros, ela fez com que Davi se arrependesse das suas decisões precipitadas e parasse para pensar novamente. Ou seja, Abigail ajudou Davi a pensar da forma correta e impediu-o que matasse Nabal.

Portanto amados, são nos momentos de tensões em nossas vidas, que Deus enviará pessoas ou palavras que nos ajudem a tomar decisões corretas. Por isso, você precisa estar alerta!
 
Davi sabia que Abigail foi enviada por Deus para alertá-lo e que ele precisava mudar os seus pensamentos, entregando tudo nas mãos de Deus. E foi o que Davi fez. Davi desistiu de matar Nabal.

Nós nunca devemos fazer justiça com as nossas próprias mãos! Mesmo que seja difícil, em nossas adversidades, nós precisamos confiar em Deus! Mesmo que as pessoas sejam injustas, Deus é quem faz a justiça! Lc 18:7-8.

7 Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? 8 Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?
                                                                             
Precisamos pedir para Deus, para que Ele nos ajude a não retribuir o mal que nos fazem, com o próprio mal.

Precisamos deixar Deus dirigir a nossa vida, as nossas emoções.

Veja, Nabal era um homem insensato, tolo, dotado de um temperamento duro e violento. E Deus permitiu que Davi dele precisasse. Por que, Deus não colocou uma pessoas boa, para evitar todo esse problema, que quase chegou a um derramar de sangue muito grande? Porque Deus tem os seus meios de trabalhar, nos provar, se somos confiáveis, se realmente O obedecemos, se em tudo que temos aprendido, temos nos encontrado em fidelidade e amor!

Deus está no controle de tudo! E, com Deus a vitória é certa!

Deus prometeu abençoar e proteger quem o ama e o obedece.  

Davi era o homem segundo o seu coração. Deus usou seus meios, para livrá-lo dos seus impulsos fora do propósito.

Deus prometeu a salvação a todos que se arrependam.

Estamos no ultimo mês do ano.  O que temos para apresentar a Ele? Às vezes, somos barrados em nossas conquistas, por termos atitudes de tolo como a de Nabal e por ter também atitudes de vingança, como a que satanás sugeriu imediatamente a Davi.

O que as pessoas vão pensar, se pagarmos o mal com o bem? Não importa.  O que importa é o que Deus quer de nós. E Ele transformou o nosso coração e agora somos chamados para iluminar a vida das pessoas, seja quem for.                                                                                      

Deus quer que tenhamos o entendimento de Ef 5:8-10. (versão utilizada RA)                                                               

8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), 10provando sempre o que é agradável ao Senhor.

Portanto amados, nós vivemos em um mundo em que a maldade está tomando conta, cheio de pecados e cada vez mais as pessoas estão com ódio, vingança e egoísmo no coração. Mas o Senhor nos chamou para sermos diferentes, para espalhar o Seu amor, como Abigail fez, e salvou a muitos da morte.

O que temos feito com as intervenções da palavra de Deus em nossa vida? Entra ano e sai ano, e continuamos iguais? Peça para Deus hoje, o amor que Ele deu a Abigail, peça a sabedoria para mudar situações!

 Amem!!!                                             
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema