TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A HONRA TRAZ RESTITUIÇÃO

Quando cumprimos o princípio da Honra, nós somos restituídos, mas para isso, é preciso vencer a serpente!

A palavra nos diz que a serpente é muito sagaz, e nós precisamos vencer a serpente. Porque a serpente só é vencida através da honra aos princípios deixados por Deus.

Portanto, se você honrar a Deus, através dos princípios estabelecidos, você vencerá a serpente e será restituído em tudo que a serpente já te tirou.
                                        
Em (versão utilizada RC) Gn 3:1-7 podemos ver, como a serpente trabalha, para que o ser humano venha a desonrar a Deus.

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 7 Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.                                                                                            

Deus quer nos restituir, mas para isso acontecer, nós precisamos ser homens e mulheres de honra, que destroem o inimigo, porque para Deus o inimigo não tem vez! Mas, muitos estão envolvidos pela serpente. De que forma?  A serpente lança a semente, para que caia no solo do coração do ser humano, e essa semente, seja regada e alimentada.

O que precisamos fazer então? Vigiar, e determinar que seja lançada fora, toda semente da serpente.
                                                                          
Veja como a serpente trabalhou no Edem.

Eu imagino a serpente conversando com Eva assim: - A serpente disse à mulher: - É assim que Deus disse:  - Não comereis de toda a árvore do jardim? Ou seja, o que satanás estava fazendo? Lançou dúvida ao coração de Eva! Aaaah Eva, isso é um absurdo! Como é mesmo que Deus te disse Eva?

Amados, a serpente sabe quando temos atitudes erradas, e quando nós emprestamos o nosso ouvido, a ela.

Quando não vigiamos e emprestamos nossa audição ao inimigo, ele imediatamente começa a nos alimentar, e em seguida nossas atitudes se manifestam.                                                                                      
 
Veja nos versículos 2-4 como ela induziu a Eva!

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.                                                             
 
Oh.... Eva que bobagem! versículo 4, Certamente não morrereis!

Ou seja, a serpente consolida as dúvidas lançadas. – Oh... Eva, é porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.                  
 
Veja que a mulher passou a ser induzida, ela passou a induzir seus pensamentos, e a olhar com os olhos da serpente, através da audição dada a ela. E a palavra diz assim no versículo 6, que a visão física, a visão carnal de Eva foi ativada.

6 E, “vendo” a mulher que aquela árvore era “boa” para se comer, e “agradável aos olhos”, e árvore “desejável” para dar “entendimento”, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
 
Amados, quando abrimos nosso coração para receber a semente da serpente, nós estamos abrindo a porta da derrota!

Toda a desobediência, e toda a desonra a Deus traz perda. Mas, todos os que vencem as influências plantadas pela serpente, colhem êxito.

Que voz você tem ouvindo ultimamente? Porque a voz que estamos ouvindo, faz toda a diferença em nossas vidas, perante nossas atitudes! Ou seja, toda a influência da serpente, nos dias atuais, continua sendo uma realidade, trazendo rebeldia, contendas, tanto fora, como dentro da Igreja. O desequilíbrio vem sobre o ser humano. Por isso, nós precisamos estar vigilantes, porque cabe a cada um de nós dominar a serpente.                                                                  
Note, que voz a serpente quer implantar no ser humano: A soberba. O orgulho. A contenda. Da negligência. Do desequilíbrio. A vaidade. E a mentira. A desonra.                                    

Portanto, cabe a cada um se avaliar, de que maneira estamos andando nessa vida.

Se a voz estranha entrou em nossa vida, o nosso comportamento está comprometido! Observe em você mesmo: Quando você passou a ouvir a voz de Jesus, você não permitiu mais que entrasse a voz do orgulho, da soberba, da contenda, ou seja, nenhum sentimento que seja contrário à vontade de Deus, fez você ter atitudes dessa natureza, que desonram a Deus e impedem o teu êxito em alguma área de sua vida.        
 
Para quem tem o Espírito Santo, a voz dEle nos faz é ter temor das coisas divinas e nos faz ter domínio próprio e fugir das obras da carne, que é onde a serpente nos toca, por atitudes desse tipo. Gl 5:19-21.

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.              
                                                              
Portanto, eu creio muito no que eu vou dizer agora a vocês: Como é importante na vida cristã, aprender a discernir a voz de Deus e a voz da serpente! Quando não temos esse discernimento, começamos a caminhar pela rota da “desonra” a Deus, e a consequência da desonra são as perdas, que podem ser irreparáveis.
 
Uma pessoa que é envenenada pela serpente, entra na rota da desonra, elas começam a falar palavras que contaminam as pessoas, elas usam de palavras que denigrem os seus irmãos.

Exemplo: Eu posso corrigir uma pessoa no trabalho, ou em qualquer outro seguimento, sem desonrá-la! Por que? Porque não pode uma fonte jorrar água limpa e água suja.                                                                            
 
A Bíblia diz que toda a palavra ungida quebra grilhões, porque a boca fala do que está cheio o coração. Lc 6:45.

45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.                                                                                               
Então, a nossa audição e visão, são os pontos chaves que devem ser vigiados, ou melhor, devem ser blindados. Porque são os pontos de acesso que a serpente quer para controlar na sua vida. Por isso, não podemos ter brecha família. Não podemos ter brecha no nosso ministério e chamado. Não podemos ter brecha na nossa liderança de relacionamento entre irmãos. 
 
Precisamos honrar a Deus, no seu único pedido que Ele fez ao seus discípulos, usando a vida de seu filho. Mt 28:19-20.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Portanto, se mantermos nossa visão focada em Jesus, tenha a certeza, que você não desviará a tua visão, para colocá-la naquilo que vai te tirar do propósito, e te levar a desonra. Porque se estivermos com brechas, a serpente passa a nos controlar. Mas Apóstolo quais são os exemplos detas ATITUDES?
                                      
A Bíblia nos alerta sobre a nossas atitudes em I Ts 5:19-22.

19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo. Retende o bem. 22 Abstende-vos de toda aparência do mal.
 
A Bíblia também nos alerta sobre o cuidado que devemos ter com o que ouvimos. Em Rm 10:16-17, está escrito que:

16 Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? 17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.                                  

Então, se ouvirmos o que é contrário à Palavra nos contaminaremos.

Não ouça a voz da serpente! Não aceite os venenos, que ela quer lançar sobre a sua vida, para que ela não tenha êxito em sua caminhada! Você foi chamado para ser a diferença, e fazer a diferença!

A Bíblia diz que os olhos são a candeia do corpo, ou seja Deus está falando da sua visão. Mt 6:22.

22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
                                 
Pense um pouco: O que fez com que a Eva comece do fruto que a serpente mostrou a ela?

Veja que a palavra diz que o fruto era “desejável”, e quando ela colocou os olhos (visão física) sobre o fruto, não resistiu e comeu. Ou seja, ela deu vazão à sua carne, ela desobedeceu a ordem que recebeu de Deus.

Então, dar ouvidos à serpente, e colocar os olhos no fruto que ela oferece, é queda na certa!

Dar ouvidos à serpente, não apenas nos contaminará, como nos levará a ter atitudes de pecar e desonrar a Deus, a nos tornarmos fracos na fé.
                                                  
A nossa audição, (os levitas devem vigiar muito as músicas mundanas). Portanto a nossa audição e nossa visão devem ser vigiadas constantemente para resistirmos à serpente. A nossa audição e visão precisam ser seletivas, para não nos contaminarmos.
 
O que Deus quer? Deus quer que você vença o maligno, porque quando você vence o maligno, você passa a servir a Deus, você passa a adorar a Deus sem interferências.  I Jo 2:14.

14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Precisamos servir a Deus com integridade de coração, sem interferências com o divino!

Por exemplo: Se ao ligar uma TV tiver interferência, aqueles chuviscos, isso vai fazer você não compreender, não ver, não ouvir e nem entender o que você deveria estar atento para ver e ouvir.

Outra interferência de comunicação, audição e visão, é a história da fatia da pizza, cortada nas pontas. Às vezes deixamos que as repetições venham em nossas vidas, mesmo sem sentido e que pode nos levar a desonras constantemente, por termos um temperamento não tratado.                                                                              
 
Lembre-se, a serpente trabalha nossas vidas, nos tentando 24 h por dia, para nos tirar do foco da honra.

Não podemos servir a Deus, contaminados pela serpente, antes temos que descontaminar a nossa audição e a nossa visão. Somente assim ficaremos aptos para cumprir o chamado que Jesus deixou para cada um de nós.           
 
Quando vacilamos com muita facilidade, isso nos mostra que o nosso conhecimento da Palavra, está mais na letra do que no espirito, e isso também nos leva à desonra.                               
 
Deus quer nesse dia, restituí-lo. Quando o crente entende esses mistérios, ele passa a aprender que somos separados por Deus, para manifestarmos o Seu poder na Terra como MODELO.

Quando as outras pessoas passam por nós, ou as que já nos conhecem passam por nós, o que elas pensam de nós?  Que modelo estou mostrando que sou para elas?

A verdade é que se quisermos ser homens e mulheres de honra, precisamos cumprir os princípios de Deus! Precisamos nos alimentar da Palavra de Deus, que é genuína e livre de toda contaminação da serpente!                     

Quando a serpente consegue abrir essa brecha na vida do crente de desonrar, ela consegue impedir o desatar completo da vida das pessoas.

Você está entendendo porque muitos crentes não rompem? Porque muitos crentes reclamam de tudo, nada está bom, murmuram contra tudo e todos, e etc... E esse procedimento acontece na vida deles, porque guardam conceitos que a serpente mantém dentro deles.
                                                                                      
Então, ser transformado para honrar é aceitar o tratamento, é não fugir do confronto, é abrir-se para as novidades de Deus!

A honra, não admite caminhos paralelos, nem desculpas esfarrapadas!

Deus está nos mostrando hoje, que a semente da honra pode fazer você prosseguir caminhando e prosperando em todos os seus caminhos!
                           
A honra tem um preço para ser conquistada! Por quê? Porque o inimigo das nossas almas, aborrece quem quer honrar a Deus, o líder da Igreja e a Igreja.

O diabo não suporta homens e mulheres de honra! Satanás não suporta a honra porque ele é o mentor da desonra!
 
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema