TEMA 2019: NOVOS COMEÇOS.

NOSSA BUSCA REVELA O QUANTO QUEREMOS DEUS

23/10/2019
I Sm 30:1-10                          

1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; 2 tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho. 3 Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. 4 Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar. 5 Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita. 6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.Davi livra os cativos7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. 8 Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás. 9 Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram. 10 Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
 
I Sm 30:17-20.

17 Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram. 18 Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres. 19 Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer. 20 Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.


Vejamos alguns aspectos muito importantes nesta passagem, que nós precisamos considerar para termos uma vida que mostre que temos realmente queremos fazer a vontade de Deus.          

Davi estava montando seu reino e levantando um exército!

Portanto, não havia pecado na vida de Davi e nem seus planos eram malignos. Mas aí vem uma pergunta:Por que tudo isso aconteceu? Parece que quando nós nos convertemos, nós esquecemos que ainda moramos nessa terra e estamos sujeitos às mesmas intempéries de todos os demais habitantes da terra, e isso quando nós não definimos como tudo sendo espiritual.

Na construção de uma história de vida, seja qual for o seguimento desta história, sempre passaremos por situações difíceis que não gostaríamos ter passado. Mas pode analisar a sua vida, que em todas estas situações pelas quais você já passou, na verdade serviram de instrumentos para amadurecer. E muitas vezes, nós nos perguntamos: por que isso está acontecendo comigo? O que eu fiz de errado?

Na verdade, é que o planeta não trabalha de maneira harmônica desde o pecado adâmico. E por conseqüência disso, nós enfrentamos desafios que fazem dessa desastrosa opção de Adão e Eva, muitas lutas que vem por hereditariedade. Mas, quatro (4) coisas nós precisamos aprender com essa historia de Davi.
 
1ª Coisa que devemos aprender: Devemos parar de olhar para onde nós estávamos, e começar a olhar para onde queremos chegar.

Veja no texto, que Davi e aqueles homens choravam por terem ido a uma batalha e terem deixado seus familiares sozinhos, versículo 4.

 4 Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

Enquanto eles não tomaram a decisão de irem atrás, nada aconteceu, versículos 7-9.

7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. 8 Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás. 9 Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram.

Veja, que Davi se orientou antes com Deus, para ver se teria vitoria ou não, versículo 8.

8 Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.              

Você tem buscado se orientar com Deus, se você deve ou não deve tomar certas atitudes? Porque toda a orientação que o Eterno nos dá, mesmo com luta, nos levará a ter vitória.

2ª Coisa que devemos aprender: Tenha a certeza de uma coisa, que você nunca possuirá o que não estiver disposto a buscar.

Davi estava disposto a correr o risco que fosse necessário para trazer sua família de volta e conseguiu.                                                                            
Você está disposto mesmo a conquistar para Deus! Trazer outras famílias para Deus? Levar essas vidas até Deus, através das células, cultos, festas bíblicas ou já está naquela situação de reunião formal, todas as semanas!!!!

Você está disposto mesmo a cumprir a oração que Jesus nos deixou? (versão utilizada RA) Mt 6:9-13.

9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino;faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes cair em tentação;mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!

Portanto, veja como começa: Pai Nosso que estas no céu santificado seja o teu nome, venha nós o teu Reino, seja feita a tua vontade.

Você está disposto trazer o Reino de Deus, e fazer a vontade DEle, para ganhar a sua família, tanto física quanto espiritual, de volta, das mãos do inimigo?
                                                                                               
Nós vimos no texto, que Davi estava disposto a correr o risco que fosse necessário, para trazer sua família de volta e conseguiu. E Jesus morreu por nós, e nos deixou uma ferramenta tremenda que é fazer discípulos, em MT 28:19-20, e junto disso um plano perfeito chamado escada de sucesso, que é: Ganhar vidas, Consolidar Vidas, Discipular vidas e Enviar vidas.                                                                 

Eu creio que se você decidir e consultar sempre a Deus em tudo, e fazer a vontade dEle, você também conseguirá ter vitória e arrancar das mãos do inimigo a sua família física e espiritual.

3ª Coisa que devemos aprender: Sua dor pode se tornar a passagem para o maior milagre da sua vida.

Veja, que alguns desistiram, mas todos que enfrentaram o ribeiro e lutaram toda aquela noite, tiveram o maior milagre de suas vidas.

Amados, o relacionamento muitas vezes pode ser um desafio doloroso, mas é a porta para o milagre que você procura.
                                                                              
Davi antes de tomar posse do seu milagre, teve antes uma angústia muito forte. Versículo 6.

6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.                                                                 
Deus procura homens que se reanimem NEle, e instrua os outros a crerem, que o Deus todo poderoso continua reinando, e dando vitória àqueles que O buscam.

4ª Coisa que devemos aprender: É que Deus quer ver em nós, a prova de que você realmente quer essa busca mesmo.

Veja, que duzentos homens desistiram e isso provocou a ira dos outros que comandados pelos filhos de Zeruia que não quiseram repartir os despojos. Versículos 21-22.

21 Chegando Davi aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não o puderam seguir e ficaram no ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; Davi, aproximando-se destes, os saudou cordialmente. 22 Então, todos os maus e filhos de Belial, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que salvamos; cada um, porém, leve sua mulher e seus filhos e se vá embora.

Portanto, dá a entender que, quem desistiu ali, talvez muitos tinham já desistido de sua família, do seus filhos e dos seus bens. Mas Deus está levantando homens como Davi, que andem em seu chamado, com a sabedoria do alto, e que queiram sempre experimentar o sobrenatural dEle. Tem alguém aqui? Veja o Versículos 23-25.

23 Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou e entregou às nossas mãos o bando que contra nós vinha. 24 Quem vos daria ouvidos nisso? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal será a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes iguais. 25 E assim, desde aquele dia em diante, foi isso estabelecido por estatuto e direito em Israel, até ao dia de hoje.

Quando temos o nosso coração em Deus, sempre cremos na Sua orientação, e temos direito aos despojos da guerra, porque de todas que vierem contra nós, nós seremos mais do que vencedores. Versículos 17-20.
                    
17 Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram. 18 Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres. 19  Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer. 20 Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.

Deus tem restituição e quer restituir com muita prosperidade. Mas, isso só acontece para aqueles que O buscam!                          
Portanto, a NOSSA BUSCA, REVELA O QUANTO QUEREMOS DE DEUS.

O quanto você quer de Deus? Você tem se mostrado como um servo dEle? Como aquele que as pessoas podem imitar? Um modelo a ser seguido? Fiel à Igreja e ao seu Apóstolo, como aquele que vai prestar conta da sua vida a Deus.

De Deus não se zomba, o que plantamos colhemos!

Diante dessa palavra, o que você tem mostrado? Você tem revelado mesmo sua fidelidade aos princípios de Deus?

Pense um pouco, e faça uma aliança de mudança: Estamos debaixo de um tema: Novos começos!
 
O que acontecerá na sua vida? Vem o novo, ou ainda não? Quais tem sido as suas fragilidades, em que você não consegue ainda se dominar?

Tenha certeza, para que o novo se estabeleça, cabe a VOCÊ dominar!

AMEM.

Deus abençoe bjo coração vos amo!!!
Alameda Contorno, Nº 1840, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia - Goiás CEP:74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta - 8 h às 12 h e 14 h às 17 h.
Net Suprema