TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

COMO DEVO SEGUIR JESUS

Nós somos seres humanos inteligentes, e sabemos que “Seguir a Jesus” é uma definição de “compromisso”. E compromisso exige uma escolha.

Jesus não perdeu tempo em deixar claro ao coração dos que Ele chamou, transformando o caráter deles até chegar ao coração dos seus discípulos, o seguinte: Ou os discípulos estariam comprometidos com Ele e negariam os seus próprios desejos, ou eles estariam determinados em seguir seus próprios caminhos e negariam a Jesus. Onde está isso? (versão utilizada RA) Mt 10:32-33.

32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
 
Portanto, um compromisso exige ação, e nós somos inteligentes para saber que um compromisso não pode ser separado da responsabilidade.

Um compromisso com Deus estende-se além do nosso relacionamento com o Pai celeste, para outras áreas da nossa vida.

Nós podemos identificar isso na palavra de Deus, quando vemos a lealdade de Rute para com Noemi. As palavras dela, não falaram tão alto, quanto as suas ações, porque ela chegou a deixar sua família, a sua terra natal, para retornar com Noemi a Belém. Vejamos isso em Rt 1:15-18.

15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. 16 Disse, porém, Rute (veja o compromisso) Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.

Portanto, todo compromisso exige duas ações e três hábitos.
 
1ª AÇÃO de um COMPROMISSO: Todos nós queremos crescer, mas todo crescimento começa pelo compromisso.       
                                                   
Nós nos tornamos semelhantes àquele com quem nos comprometemos. (Ex: Cônjuges, com o passar dos tempos, tornam-se muito semelhantes, pelo comprometimento que temos um pelo outro, vamos a Igreja juntos, nos preocupamos com a célula juntos, despesas juntos, saímos juntos etc.).                                                
 
Um líder precisa se comprometer com Deus para ver sua célula crescer e se multiplicar.

Veja o testemunho do Ap. Paulo aos Tessalonicenses. Veja que coisa tremenda de comprometimento com Deus e de testemunho, em linha com a Palavra em  I Ts 1:6-10.                                                                  

6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, 7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. 8 Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; 9 pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro 10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
 
Ou seja, estamos vendo aqui, uma Igreja comprometida em uma ação de anunciar a palavra de Deus. A fé que eles tinham, os levava a acreditar no poder da palavra que eles estavam pregando, de forma que eles não precisaram acrescentar nada, porque o testemunho deles falava por si só.
 
Portanto, veja que Jesus ao ensinar os seus discípulos exigiu compromisso dos seus discípulos.

Precisamos ser discípulos determinados, comprometidos.

Alguns querem servir a Deus:
Sem compromisso com a palavra.
Sem compromisso com a célula.
Sem compromisso com a Igreja.
Sem compromisso com os líderes que Deus te confiou.
Sem compromisso com os irmãos, da igreja.
Sem compromisso com a visão, com os irmãos 12, como um tudo, nos encontros, nos eventos, etc.

A palavra é bem clara, em  Mt 6:33.

33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

2ª AÇÃO de um COMPROMISSO: É ter DISCIPLINA.

Somos adultos, e sabemos que hábitos são formados e disciplina é a repetição durante um certo tempo.                                                                    
Portanto, depois que os hábitos são formados, eles se estabelecem (Ex: O hábito de acordar cedo, o hábito de deitar cedo, hábitos de responsabilidade em orar e ler a palavra…).

Portanto, a Bíblia diz em Gl 5:25.

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.             

Somos adultos e cristãos, por isso, vejamos três hábitos que devemos ter.Se não tivermos esses hábitos, precisamos rever nossa vida.
 
1º HABITO:  Precisamos colocar Deus em 1° lugar, e dispor tempo para oração.                                    

Veja um dos hábitos de Jesus, que é a oração, onde  Ele ensina os seus discípulos Mc 1:35.                                                                                                                                   
35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.    
                                                        

Portanto, se realmente Deus está em primeiro lugar em nossa vida, temos compromisso com Ele, através de uma intimidade de ação através da oração.

2º HABITO: Vou falar de Dinheiro.

Precisamos colocar a nossa vida financeira em ordem. I Co 16:1-2. (versão utilizada NTLH)

1 Agora vou tratar do dinheiro para ajudar o povo de Deus da Judéia. Façam o que eu disse às igrejas da província da Galácia. 2 Todos os domingos cada um de vocês separe e guarde algum dinheiro, de acordo com o que cada um ganhou.
 
- Outra versão, RA versículos 1-2.

1 Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.

II Co 9:10, a palavra deixa bem claro, que aquele que não se organiza perde as bênçãos, pois não tem discernimento da palavra, e não sabe que a semente que é de Deus, é dEle.

10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça.

- Aqui, já a palavra diz que quem não devolve é chamado de ladrão.  Ml 3:7-10.

7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. 10 “Trazei” todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
 
Portanto o segundo hábito deve ser de colocar a nossa vida financeira em ordem. Veja que Deus não mandou devolver, Deus mandou trazer.     
 
3º HÁBITO. Precisamos ter relacionamentos corretos, para convivermos e congregarmos como escolhidos de Deus. Hb 10:24-25.

24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
 
Quando aplicamos estes princípios nas células, elas se multiplicam, crescem. Têm pessoas que pararam de crescer porque começaram a se relacionar com pessoas erradas.

Eu quero que você note que em um relacionamentos espiritual, sempre nos levará ao crescimento espiritual.

Portanto, note que, as pessoas envolvidas em relacionamentos carnais, começam a absorver carnalidade, e a alma flui uma com a outra, rompendo com o espiritual. Por isso, Jesus ensinou como segui-Lo.

O próprio Jesus, nos mostrou a importância do discipulador.
 
O que precisamos observar? Por exemplo: de Paulo, de Barnabé e de Timóteo.

Paulo – Aponta para o discipulador.
Barnabé – Aponta para aquele que caminha conosco, nosso companheiro de jugo; precisamos de companheiros de luta.
Timóteo – Aponta para os nosso filho na fé, nosso discípulo.
 
Também, precisamos de um mentor para imitar. (Paulo diz: “sede meus imitadores…”) Ou seja, precisamos ser e ter um irmão para caminhar conosco, mas no nosso crescimento. E isso, só se completa se tivermos um Timóteo, um filho.

A partir destes princípios, teremos uma caminhada firme, uma célula saudável. Por isso, que uma Célula saudável é aquela que possui um compromisso firme, que caminha de forma disciplinada, tem hábitos de se relacionar entre si e com Deus.
 
Líder forte é aquele que ora, jejua, que se alimenta da palavra e se enche do Espírito Santo, tem um verdadeiro compromisso. Sua vida de oração é fator mais importante da saúde da sua célula. Porque existem líderes que não tem compromisso, e quando recebem uma palavra como essa, eles não se auto analisam, para ver se estão presos em alguma área, se realmente precisam melhorar. Geralmente, eles de imediato, passam a reclamar, murmurar, achando que estão sendo cobrados demais, porém, observe estes, pois são os que menos fazem ou não crescem.

Portanto, pare um pouco para pensar; Sei que nem todos precisam ouvir isso, mas somos uma equipe. E os Novos começos estão aí, à sua disposição.

Como você está seguindo Jesus, para que Ele te abençoe? Você realmente é comprometido?

Qual tem sido a sua ação, no quesito: Ele está em primeiro lugar?

Você tem merecido as bênçãos? Ele pode te usar como modelo? Ele pode confiar a você a obra?
 
Eu creio que você é o modelo que foi levantado por Deus porque “Seguir a Jesus” é uma definição de “compromisso”. 

PORTANTO, REFLITA: Precisamos confessar a Jesus sempre, Mt 10:32-33.

32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Jesus nos fala assim porque nos ama, e quer nos anunciar ao Pai, como seus discípulos e sabe que temos guardado a sua palavra. Jo 14:23.
                              
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
                                                                    
Amém.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema