TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O CAMINHO ATÉ JESUS

Vejamos sobre a cura de um paralítico em Cafarnaum, e o que Deus quer nos falar hoje. (versão utilizada RA) Mc 2:1-12.                                                                              

1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. 3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!

Esse texto nos mostra um célula na casa de Pedro. E nesse momento, naquela célula, quatro amigos com fé se compadeceram de um paralítico, e levaram-no até onde Jesus estava ministrando a palavra, como fazemos de casa em casa, lembrando que onde estiverem dois ou três Ele está. Versículo 2.

2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.  
Portanto, aquele paralítico foi convidado para ir naquela casa, e contou com a ajuda de quatro amigos para chegar até Jesus.


Muitos dos nossos amigos têm esperado por nós, pelo nosso convite, pela nossa disposição, para que o milagre aconteça na vida deles.

Precisamos ter fé como aqueles quatro homens, e levarmos as pessoas até Jesus, ter argumentos, e fazê-las enxergarem, que elas devem largar a paralisia de estar na frente de uma TV, de um celular, e buscar a serem curadas.
Com certeza, aquele paralitico não queria ir. Deveria ter já se acostumado com a situação etc. Como nós, muitas vezes, convidamos as pessoas que sabemos que tem deficiência e são paralíticas em muitas áreas, mas elas não querem ir até Jesus.

Porém, veja que a fé daqueles quatro amigos convenceu-o e o desafiou a ir até Jesus, para solucionar o seu problema de saúde.                                                                                                                               

Como você chegou até Jesus? Porque alguém trouxe você até Jesus? No versículo 3, a palavra diz que:

3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.                            

Note em você mesmo, que muitas vezes em nossas vidas, foi preciso um “empurrãozinho” de alguém, para nós tomarmos algumas decisões na vida, sejam elas importantes ou não. Geralmente, nós queremos sempre uma segunda opinião de alguém.

Veja, que aquele paralítico não conseguiu chegar até Jesus com as suas próprias pernas. O texto não diz, mas talvez ele até tivesse desistido de tudo na vida, e não quisesse ir até Jesus, se não fosse a ajuda dos seus quatro amigos.                                                                                                           
Por isso que: ir até Jesus, buscar a nossa cura, buscar a nossa transformação, buscar e crer em nossa libertação é sem dúvidas, uma decisão unicamente nossa.

Porém, isso não impede que Deus use pessoas que sejam canais em nossas vidas, pessoas que nos mostrarão o caminho, ou até mesmo nos “carregarão” durante o caminho, como fizeram aqueles amigos.

Essa história nos ensina que existem amigos que não nos abandonam na hora da dor. Um bom discipulador  não nos abanda na hora da dificuldade. O bom discipulador sabe conduzir, sabe mostrar onde você deve ir.

Por vezes, nos momentos em que não tivermos forças, e isso pode acontecer e a paralisia nos alcançar, o bom discipulador carregará o paralitico até o objetivo, ir até Jesus novamente, ouvir a palavra e receber a cura. Será que temos mesmo nos colocado na posição daqueles amigos do paralitico de sermos aqueles que  conduzirão alguém até Jesus?

Nós somos cercados por pessoas, que talvez ainda não conheçam Jesus, e nós temos esse papel de apresentar Jesus a elas, e mostrar que nEle, elas encontrarão a verdadeira cura.                                                                             

Eu quero abrir uma observação: a Bíblia não diz que havia fé no paralítico, mas diz que Jesus vendo a fé DELES (OS QUATRO AMIGOS) dirigiu-se ao paralítico. Versículo 5.

5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.

O que reforça o meu pensamento, que o paralítico não tinha fé, foi porque Jesus lhe disse: “pega a tua cama e vai”. Versículo 11.

11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

Portanto, Deus quer nos usar de todas as maneiras; não importa o lugar, o que vamos fazer ou como vamos fazer, Ele quer apenas encontrar corações dispostos. Ele quer apenas encontrar ouvidos atentos ao chamado dEle. Para que? Para todos os que têm entendimento como nós, vistam-se do chamado com fé, e IR ganhar vidas e propagar o reino.                                    
Deus não olha para o nosso tamanho, e nem para as nossas condições. Ele nos capacita, Ele nos encoraja, Ele nos fortalece e nos unge para vencer todo e qualquer obstáculo. Sl 91:7-8, nos diz:

 7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. 8 Somente com os teus olhos contemplarás
e verás o castigo dos ímpios.


Portanto, não importa a multidão, você sempre terá livre acesso a Jesus. Ele sempre está disposto a te curar e te receber de braços abertos, a você e a toda  multidão de vidas que você pode conduzir até Ele.

Aqueles amigos do paralítico tinham quatro características que nós devemos ter:

1º Eles tinham – OUSADIA.

Nós precisamos da ousadia para com nossos amigos.                 

A ousadia nos tira da comodidade e nos faz sair do marasmo, porque a ousadia é a qualidade de se realizar atos difíceis e perigosos. versículo 4.

4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.                                        

Precisamos ter ousadia em nosso círculo de amizade, porque se a ousadia estiver conosco, conseguiremos envolver nossos amigos que estão paralisados, por sermos possuídos pela fé em Jesus.

2º Aqueles amigos do paralitico tinham – ATITUDE.                                                                          

Essa é uma característica indispensável em nossas vidas!

Ter ATITUDE como amigo e para com os amigos, nos ajudará levar a vitória prometida a eles e a nós.

Portanto, busque intimidade com seus novos amigos. Ainda que a situação seja um tanto quanto delicada, a sua ATITUDE impulsionará os paralíticos irem até Jesus.

3º Coisa que eles tinham era a – CORAGEM.

A Bíblia nos diz que o Senhor não nos deu espírito de medo, mas de coragem. II Tm 1:7.

 7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Isso nos leva a crer que o medo e a coragem são um espírito, e se a palavra diz, eu quero ser amigo do espírito da CORAGEM.

Porque o Espírito da coragem, de poder, não nos deixa desistir de alcançar nossas bênçãos. Portanto, busque CORAGEM, para levar vidas até Jesus.

4º Coisa que aqueles quatro homens possuíam era FÉ.

Esta característica, daqueles quatro amigos do paralítico, nós não devemos desprezar.                                                           
Portanto a FÉ quer ser sua amiga! Por isso, que a palavra diz que sem FÉ é impossível agradar a Deus.
Então quer agradar a Deus? Seja amigo da FÉ, se aproxime do Senhor, porque som certeza, somente a Fé nos leva até Senhor. A obra sem fé é morta, Lembra?

 Você pode ser outra pessoa. Porque o que Jesus viu naqueles quatro homens, foi a Fé.

Quero que você medite no que Jesus disse aso seus discípulos, em Jo 15:14-17.

14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. 16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Tenho amado mesmo as pessoas, os amigos que vejo todos os dias?

Que discipulador tenho sido? Tenho mesmo tentado levar as pessoas até Jesus? O que tenho feito com a unção e conhecimento que tenho recebido?

Em Rm 10:11-15, a palavra diz.

 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

Seus amigos, parentes paralíticos estão te esperando!                                                                                    

Jesus já nos deu uma intrução, e você sabe muito bem qual é: Almas = Células = família!

Será que a paralesia não está em você? Se estiver, diante dessa palavra, vá até Jesus agora, e peça a sua cura, não permaneca assim!

Peça a Ele, ousadia, atitudes, coragem e fé! Porque Deus quer fazer milagres dentro de sua casa!

Amém!                                                     

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema