A UNIDADE DE UMA EQUIPE
Vamos começar orando a Jesus, para que Ele venha nos abençoar como equipe, para que haja o verdadeiro propósito da unidade em nossas vidas.
Se a unidade não fosse uma situação que não precisasse de intercessão, Jesus não teria orado sobre esse assunto. E o texto de (versão utilizada RA) Jo 17:20-21, mostra Jesus orando ao Pai, intercedendo por seus discípulos na época e por nós hoje.
20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; “para que o mundo creia que tu me enviaste”.
Portanto, está bem claro que se não fosse algo que nós precisássemos vigiar e orar, Jesus não teria suplicado ao Pai, para que os seus discípulos fossem um ou andassem unidos, porque havia e há um propósito nisso: “para que o mundo creia que Deus enviou a Jesus”. Ou seja, a palavra unidade vem do coração de Deus para o coração do homem. E nós como líderes na Igreja, precisamos ser os modelos.
Por que? Porque a Unidade foi criada no trono, e Deus é o mentor da unidade, a unidade está no projeto de Deus. E por isso nós podemos dizer sem sombra de dúvida, que toda unidade vem do coração de Deus, toda falha de unidade é sopro do coração de Lucifer.
Lucifer sempre vai tentar arrancar a mente de Deus da nossa mente, da nossa vida, para impor a mente dele, uma mente maligna e de mau testemunho, que provem do seu hálito podre, do seu sopro maligno e fedido, que espalham as pessoas, pelo poder da desonra e desunidade de lucifer.
Portanto, para haver unidade, existe guerra interior e exterior, porque a unidade é uma chamada divina para os remidos. E só detecta isso, quem tem a mente de Cristo.
A unidade de uma equipe nos leva a uma conquista no sobrenatural. Por que? Porque é através da unidade, que Deus ordena as bençãos. Ou seja, é atraves da unidade que o salmista diz, assim no Sl 133:1-3:
1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênçãoe a vida para sempre.
Portanto, devemos orar sempre, e nos colocar na intercessão, para que a equipe seja unida no propósito. Isso não quer dizer que eu tenha que viver na sua casa.
Eu creio que Deus tem uma expectativa na vida de cada um aqui representado, porque nós somos os lideres que devemos falar da essência de Cristo. E nós somos as pessoas, esses lideres, que Deus levantou, chamou para ensinar as pessoas o que elas devem ouvir.
Ouvir é o mesmo verbo obedecer. E na obediência tem benção, e Deus falou através do profeta Isaías isso assim em Is 1:19-20.
19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. 20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.
Portanto, devemos obedecer a palavra na íntegra. Precisamos fugir do hálito de lucifer, porque a palavra diz que: "no que depender de vós, haja paz".
Portanto, nunca podemos ser um instrumento de desunião, intriga e contenda.
Deus no seu profundo zelo por nós, deixou escrito assim em Pv 6:16-19.
16 Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.
A contenda gera desunião, e por isso, Deus abomina. Ou seja, quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar muita atenção para evitar tais coisas em nossas vidas. Porque o que plantamos, colhemos, e essa colheita pode ser no nosso ministério, na nossa família, nas equipes, no trabalho, etc. E nós somos plantadores da palavra de Deus.
A arma principal que satanás usa para reter as bençãos, para impedir as conquistas de uma equipe, para barrar o sobrenatural, e causar a abominação de Deus, o nojo de Deus, é quando ele consegue trazer a desunião entre os irmãos.
Por isso, Paulo diz em I Co 12:12-27.
12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. 16 Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? 18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. 19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. 22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. 24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, 25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. 27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
Portanto, amados, a unidade é um convite de Yeshua para que uma Igreja viva.
Essa é a única oração que Jesus fez e que depende dos homens. Tem coisas que dependem de nós, tem coisas que dependem de Jesus. E Jesus já sabia que a Igreja nasceria desunida.
Nós precisamos trazer o milagre da unidade de volta para a Igreja. “para que o mundo creia que Deus enviou Jesus”. Porque uma equipe desunida, a tendência dela é morrer, porque ela deixa de ser um. Por isso, que todos aqueles que optam pela unidade, estão de mãos dadas com o êxito, com o sucesso, com a paz, porque a unidade nos leva ao caminho da sabedoria.
Oro para que Deus envie um manto de unidade sobre todos nós, Deus nos fortalecerá no sobrenatural, e as nossas forças, serão redobradas.
Em (versão utilizada RC) Ef 4:1-3, Paulo diz assim.
1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros, em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Eu creio que nós já notamos nas Igrejas, que muitas pessoas dizem que querem trabalhar, que “amam” ao Senhor, que estão dispostas a pagar o preço, mas quando começam os relacionamentos interpessoais, comece a notar, que com a ausência dessas virtudes, ela se vai, e tudo termina em divisão.
A Humildade, que Efésios diz na palavra, eu creio ser uma das palavras mais mal-entendidas dentro das igrejas evangélicas. Por que? Porque muitos confundem humildade com roupa rasgada, casa velha, ausência de conhecimento, etc. E nós sabemos que não é nada disso!
Nós estamos vivendo em um mundo marcado por diferenças e divisões de todos os tipos, essa transição toda no governo, graças a Deus tem luta, mas o bem está vencendo o mal pela raiz. Eles estavam bem unidos e bem distribuidos.
Portanto, é a hora de nós nos voltarmos para Deus, rever os nossos erros, nos reconciliarmos com Cristo nestas áreas, pedir a Deus para que todas as diferenças sejam anuladas e todas as divisões sejam derrubadas.
Jesus demonstrou, o tempo todo, a sua união com Deus. A Trindade revela a unidade Divina. E estas atitudes devem ser o nosso maior exemplo para sermos unidos, como irmãos em Cristo. Para que? Para que o mundo creia, que Deus enviou Jesus. Para que o Senhor ordene a bênção e a vida para sempre em nossa direção e ministerio. Para que toda a contenda, que é a setima coisa que Deus abomina, cruze longe do nosso arraial, da nossa casa, da nossa família e ministério. Para que de fato, venhamos ser o corpo de Cristo Vivo, se movendo atraves de nós.
Tem muito Cristo morto por aí!
Precisamos guardar a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz, que Efésio diz.
Portanto, é preciso aceitar e respeitar a cada irmão com suas diferenças. Precisamos ser um povo ou uma geração, que vivencia mesmo o evangelho marcado pela cruz de Cristo, que é vertical e horizontal.
Quando entendemos o nosso chamdo ou a nossa missão, é porque nós nos reconciliamos com Deus (ou seja, nos reconciliamos verticalmente) e quando entendemos as coisas espirituais, e temos discernimento desse mundo (nos começamos a reconciliar horizontal), para nos unirmos.
Por isso o sacrifício de Jesus foi completo e determinante, e Ele nos ensinou sobre o sacrificio, e nos deixou dois mandamentos, “amar a Deus sobre todas as coisas (vertical) e ao próximo como a si mesmo (horizontal)”.
Por isso, Jesus disse em Mt 5:3-9.
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. . E como nós, somos filho de Deus, devemos trabalhar para haja a unidade da Igreja.
Amém.