DESISTIR NÃO É UMA OPÇÃO
Vejamos algumas fases da vida, onde José nos ensina a entrar na conquista.
Gn 41:51-52.
41 Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. 42 Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. 43 E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. 44 Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito. 45 E a José chamou Faraó de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito.
46 Era José da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito, e andou por toda a terra do Egito. 47 Nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente. 48 E ajuntou José todo o mantimento que houve na terra do Egito durante os sete anos e o guardou nas cidades; o mantimento do campo ao redor de cada cidade foi guardado na mesma cidade. 49 Assim, ajuntou José muitíssimo cereal, como a areia do mar, até perder a conta, porque ia além das medidas. 50 Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. 51 José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. 52 Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.
Portanto, José deu estes nomes aos seus filhos porque era costume judaico dar nomes aos filhos segundo o significado ou circunstâncias que estivessem passando.
Portanto, no nome dos seus filhos, podemos ver uma projeção, uma meta, uma sinalização para o futuro.
No momento da existência em que José dá aos seus filhos o nome de Manassés e Efraim, foi no momento entre a superação e o melhor de Deus para sua vida.
Ainda que a superação fosse uma realidade, o melhor de Deus para José ainda não estava completo, mas ele já tinha motivos suficientes para declarar o que significava cada nome escolhido.
Portanto, nós podemos repartir a vida de José, em 3 FASES distintas, nas quais podemos tirar lições de aprendizado, força e fé.
1º A FASE foi a da provação ou do forjar de um caráter, que se inicia com uma narrativa de um sonho, e que correspondeu em permanecer firme e incorruptível em todas as dificuldades enfrentadas.
Gn 37:1-28 (versão utilizada RA)
1 Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. 2 Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai. 3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. 4 Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. 6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: 7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. 8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. 9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. 10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? 11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.
12 E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai, em Siquém, 13 perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui. 14 Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém. 15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que procuras? 16 Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho? 17 Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã. 18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. 19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! 20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos. 21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida. 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai. 23 Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia. 24 E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água.
25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito. 26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? 27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram. 28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.
Note que o texto nos mostra, as FASES de José, onde ele viveu os fatos da um escalada em sua vida:
- Que foi a de ser DESACREDITADO.
- De ser VENDIDO.
- E de ser ENTREGUE à MORTE.
Essa foi uma fase de luta pela sobrevivência.
Mas, note que nessa FASE aqui, com certeza, quem passa, a pessoa se esquece das riquezas, das vaidades e das futilidades. Porque aqui, com certeza, José só pensava uma coisa: “Como sair desta”?!
Portanto, nessa primeira FASE da vida de José, podemos tirar a LIÇÃO, que devemos permanecer firmes e incorruptíveis em todas as dificuldades enfrentadas, para a escalada da vitória em nossa vida.
2º A FASE foi a da superação.
Foi quando José declara o nome de seu filho Manassés: Que significa: Deus me fez esquecer, ou seja, disse ele, EU NÃO ME LEMBRO MAIS.
Mas, do que José poderia lembrar? A resposta é: De todas as luta terríveis do seu passado!
Essa FASE da superação e conquista, é quando você decide deixar para trás as suas tristezas e dores da sua alma.
Já não são as dores físicas, mais sim, são dores da alma.
Portanto, note que foi nessa FASE, que José estava com o coração aberto e limpo para receber o que Deus tinha para ele. Podemos ver, que José não guardou mágoas em seu coração.
Infelizmente, temos nos deparado com pessoas que encontram muitas justificativas para continuarem com suas mágoas, mas nenhuma justificava humana poderá resistir à palavra de Deus que manda perdoar não somente uma vez, mas setenta vezes sete!
3º A FASE na vida de José, que foi uma das melhores fases de Deus na vida de José, ela foi sinalizada com a declaração do segundo filho, Efraim:
Gn 41:52.
52 Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.
Antes do triunfo propriamente dito de José, ainda lhe sobreveio novas aflições na terra do Egito. Que foi a acusação falsa, da mulher de Potifar. A injustiça de Potifar e o cárcere de Faraó. Mas foi na terra da injustiça, ao mesmo tempo, que José guardou a sua santidade ao Senhor, e foi onde Deus o prosperou e lhe fez crescer.
Neste momento que José é colocado no cárcere, como estuprador, nada sustentaria a sua fé para a conquista do seu sonho.
Um homem dentro de uma prisão, onde o tempo de pena era determinado ao bel prazer de Faraó, acrescido à acusação de estupro, poderiam ter frustrado completamente a visão que José guardava em seu coração. Mas, o Deus de Israel, não se prende a paredes de celas, e todas as experiências José passava, iam lhe conduzindo para o lugar onde Deus queria levá-lo.
Portanto, cada guerra enfrentada, o fazia chegar mais perto do propósito final.
Deus não falava a José o que estava fazendo, apenas em silêncio o conduzia ao DESTINO que lhe prometeu.
Note, que José nos ENSINA algo tremendo aqui! Que no momentos que passamos por aflições, esses momentos não são compreendidos quando passamos por eles.
José nos ensina que se não gerar Manassés, em nossa vida (Que quer dizer; Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai), também não virá Efraim (Que quer dizer; Deus me fez próspero na terra da minha aflição.)
Portanto, se não vier primeiro o forjar de um de caráter, a libertação das mágoas com a capacidade de perdoar, você não poderá gerar também a prosperidade e o crescimento de sua vida.
Depois que aprendermos a agir em meio às tribulações como José agiu, certamente o Senhor nos fará CRESCER na terra das nossas aflições. Se guardarmos a Sua palavra e andarmos nos Seus mandamentos, o sol da justiça brilhará e o Senhor nos FARÁ CRESCER e PROSPERAR, onde quer que ESTEJAMOS.
José jamais foi VENCIDO pelas CIRCUNSTÂNCIAS porque JAMAIS desistiu de CAMINHAR na direção da PROMESSA.
Hoje é dia de gerar MANASSÉS, de perdoar, de esquecer, de mudar de rumo, de fazer novas escolhas.
Talvez, sua vida esteja sendo sempre a primeira fase da vida de José, ou seja; Vivendo somente de provações. Sofrimentos. E dores. Mas Deus quer que você avance para a segunda FASE, que é a de superar estas dores, que tem te prendido à fatos PASSADOS e que tem te PARALISADO em algumas áreas.
São como dores de parto, a fase da superação, mas se você não superar, EFRAIM (que significa: crescimento, prosperidade) não é gerado e se não é gerado, também não nascerá!
A TERCEIRA FASE depende de você suportar a primeira e ser aprovado na segunda!
Esta FASE está em Jesus Cristo, pois Ele lhe dará o melhor para a sua vida!
Portanto para nós, quem Deus nos chamou, desistir não é uma opção!
Deus te chamou para gerar MAMASSÉS, que é perdoar, esquecer, mudar de rumo, fazer novas escolhas, e viver EFRAIM, crescer e prosperar.
Bem vido à sua CONQUISTA!
Amém!