TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

90 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO

Durante 90 dias, a partir de 18 de Janeiro, estaremos no jejum do crescimento e consolidação da nossa geografia. Cada Pastor cuidará especificamente da geografia que lhe foi confiada para promover cura. Para isso, será necessário:
. Investir na Equipe de 12;
. Fazer encontros específicos de crescimento: Células, 12, Macrocélulas e Redes.
. Desenvolver o caráter dos 12 e consolidar as Células. Essa é nossa meta principal, pois o foco na Visão é prioridade.
JEJUM

JEJUM
Por 90 dias, não comeremos carne de espécie alguma (exceto por necessidade extrema, sob orientação dos seus profissionais da área: nutricionista ou médico. Carne vermelha, de forma alguma, mas frango, peixe ou outro tipo de derivados devem ser consultados. Se seu médico não liberar, siga as instruções dele).
Nossa alimentação será à base de legumes, verduras e frutas, inserindo também alguns grãos, sementes e cereais, ovos e leite. Serão cortados os doces, refrigerantes, guloseimas e similares.
A cada 21 dias, faremos uma pausa de 7 dias, nos quais poderemos comer carne branca (a vermelha não será liberada). Observe com atenção as instruções nutricionais. Veja, também, as sugestões de receitas.
O Jejum será entregue dia 16 de Abril em todos os templos da Visão. E aos que aderirem o Jejum como um ato Profético Reformista, entregaremos como Corpo de Cristo dia 19 de Abril, em Porto Seguro. Vamos pagar o preço pela Reforma. Será um Memorial ao Senhor.

INSTRUÇÕES NUTRICIONAIS PARA O JEJUM
Independentemente do grau de restrição de alimentos de origem animal é possível adequar a alimentação para que possamos ingerir todos os nutrientes necessários. O único nutriente que não conseguimos pela dieta restrita em carnes (vermelhas e brancas) é a vitamina B12, que é uma vitamina essencial e é somente encontrada em alimentos de origem animal. No caso, faz-se necessária a suplementação. Outros nutrientes que precisam de atenção e deverão ser substituídos corretamente são minerais como o ferro, cálcio e zinco, além de gorduras como ômega 3 e 6.
As informações abaixo servem como instrução para que este tempo de propósito com Deus se torne algo saudável e até mesmo saboroso.
Saiba de onde retirar os nutrientes necessários para sua saúde
PROTEÍNAS
- Sementes (linhaça, abóbora, girassol);
- Grãos (ervilhas, feijões, lentilhas, amendoins, grão de bico, soja, além de nozes, amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, pistache, macadâmia);
- Cereais (aveia, centeio, milho, arroz);
- Derivados da Soja (tofu, proteína texturizada de soja (PTS), leite de soja);
- Leite e derivados (leite: integral, semidesnatado ou desnatado; queijos: quatá, minas frescal, coalho, mussarela de leite de búfala; iogurtes, manteiga).
VITAMINAS
- Vitamina A (vegetais vermelhos, laranjas ou amarelos, folhas verdes e frutas);
- Vitaminas do complexo B (leveduras e cereais integrais, nozes);
- Vitamina C (frutas frescas, verduras);
- Vitamina D (produzida pelo próprio organismo quando exposto ao sol);
- Vitamina E (óleos vegetais, cereais integrais);
- Vitamina K (vegetais frescos e cereais integrais).
CARBOIDRATOS
Há três tipos principais de carboidratos: açúcares simples, amidos e fibras dietéticas. Os açúcares são encontrados nas frutas, amidos são encontrados em cereais, grãos, e alguns vegetais, como a batata. Carboidratos não refinados, obtidos a partir de cereais integrais são de melhor qualidade, por conterem fibras e vitaminas do complexo B.
Neste propósito, não usaremos farinha de mandioca nem farinha de trigo. Assim, estão cortados alimentos feitos a partir delas (farofas, pães, torradas, biscoitos, bolachas...). Procure receitas que utilizem polvilho (azedo e doce), e use também a farinha de tapioca, farinha de amêndoas, farinha de castanhas.
GORDURAS E ÓLEOS
É um macronutriente fundamental ao organismo, sempre em equilíbrio, pois se ingerido em grandes quantidades tendem a aumentar o peso por naturalmente serem mais calóricos. Dê maior preferência às gorduras vegetais, pois são livres de colesterol e, assim, tendem a ser mais insaturadas, sendo um dos benefícios mais evidentes em uma alimentação equilibrada. Entre as gorduras monoinsaturadas, destaca-se o azeite de oliva. Entre as poli-insaturadas, o óleo de girassol.
MINERAIS E FIBRAS
- Cálcio (folhas verdes, nozes, amêndoas, castanhas, coco, aveia);
- Fósforo (castanhas, centeio, folhas, ervilhas, feijão);
- Ferro (folhas verdes, cereais integrais, feijão, lentilhas. Atenção: O consumo de alimentos ricos em Vitamina C aumenta o aproveitamento do ferro).
DETALHES IMPORTANTES
- Aumentar a ingestão de água (kg X 30ml/dia);
- Aumentar consumo de verduras verde-escuras;
- Preferir os alimentos crus;
- Comer de 3 em 3 horas;
- Expor-se com cautela ao sol (vitamina D);
- Controlar o consumo de sal;
- Preferir alimentos orgânicos;
- Realizar exames de rotina e dosar a B12.
DICAS PARA AUMENTAR A ABSORÇÃO DE FERRO
- Evitar tomar, perto das refeições, líquidos como café, chás, chimarrão;
- Não consumir leite e derivados (iogurte, requeijão, etc.) próximo às refeições;
- Não utilizar farelos de cereais integrais nas refeições, pois são ricos em fitatos, que diminuem a absorção do ferro;
- Incluir sempre, e em cada refeição, frutas e vegetais ricos em vitamina C, para melhorar a absorção do ferro, como por exemplo laranja, acerola, goiaba, morango, limão, abacaxi, pimentão, tomate, rabanete, repolho, brócolis;
- Temperar as saladas com limão (vitamina C);
- Deixar o feijão de molho por 12 horas para retirar o fitato, descartando a água e trocando por uma nova;
- Comer verduras com a coloração verde mais escura;
- Salpicar em cima da salada semente torrada de gergelim (rica em ferro);
- Usar e abusar da salsa nos pratos em função da vitamina C;
- Usar mais frutas oleaginosas (nozes, castanhas, etc.) e frutas secas (ameixa, uva passa, damasco, etc.) nos intervalos das refeições, pois são ricas em ferro e outros minerais;
- Consumir mais beterraba, pois ela é extremamente importante para tratar anemia.
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS COM VITAMINA B12
Cereais matinais; produtos à base de soja, geralmente usados como alternativas ao leite; fórmulas infantis não lácteas à base de proteína de soja; cereais para alimentação infantil; creme de amendoim.

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema