TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UM CORAÇÃO DE GRATIDÃO

Deus me conduziu a falar acerca de gratidão.

E o Sl 116:12 (versão RA), diz assim:

11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
                                           
Nesta passagem, Jesus estava a caminho de Jerusalém, com a data da crucificação se aproximando.

Ao passar entre a Samaria e a Galiléia, se aproxima de uma aldeia cujo nome não se registra. E fora desta aldeia, dez leprosos acampados em tremendo abandono e miséria.

Claramente nove destes leprosos eram judeus e um era samaritano.

Ora, os judeus daquele tempo nem encostavam nos samaritanos, muito menos viviam com eles. Mas aparentemente, o sofrimento em comum destes dez os juntara na dor que compartilhavam.

Se você já estudou sobre a lepra, você consegue imaginar em que condições terríveis eles viviam. Eles eram obrigados a viverem num acampamento longe da cidade.

A lei exigia que os leprosos ficassem à distância de pelo menos 100 metros dos não enfermos. E quando passava alguma pessoa, os doentes tinham de gritar: “Impuro, impuro!”

Dependendo da duração da lepra, uns tinham perdido dedos das mãos, dos pés, orelhas, dentes, braços, nariz. A pele possuía lesões, e estava podre e o mau cheiro e o aspecto eram insuportáveis.

Estes homens mendigavam, pediam, e ingeriam comida que os outros, nem iriam querer olhar. Provavelmente, viviam do lixo dos outros.

Porém, o que mais atormentava estes leprosos, era a lembrança dos queridos que tiveram de abandonar quando o sacerdote os declarou imundos. Eles perderam esposas que os amavam, filhos adoráveis que brincavam com eles. Eles perderam o lar, a carreiras, o respeito, e qualquer esperança de serem úteis.

Alguns deles, provavelmente haviam sido judeus fiéis, enraizados na tradição da igreja. Contudo, agora estavam acampados fora de uma aldeia sem nome, expostos, num viver de vergonha e sofrimento inexprimíveis. Mas, ali fora da cidade, foi, que aqueles homens encontram JESUS, e começam a implorar por ajuda.
14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
 
E no caminho eles, observam que um milagre havia acontecido.

Quando obedecemos a Jesus, e fazemos o caminho divino que Jesus nos manda, nessa caminhada os milagres acontecem.

Note, que entre eles, havia um samaritano. E quando este samaritano percebe que tinha sido curado, ele resolve voltar ao encontro de Jesus, louvando a Deus em voz alta. Versículos 15-16.
17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
    
                                       
                                                                                                                                       
Esta pergunta de Cristo, nos revela a forma errada como muitas pessoas se relacionam com Deus.

Hoje, muitos agem como os nove, que não voltaram para agradecer, se tornam ingratos. Que você seja esse um, com o coração agradecido, pelo tempo novo de cuidado que Ele tem tido para conosco. Porque Deus sempre tem um, em meio a dez, que deixa tudo e volta, só para adorar e louvar a Jesus, enquanto os outros noventa por cento continuam na sua rotina?

Esse um voltou, porque queria mais do que a cura, ele queria mais do que os benefícios físicos ou materiais.

Ele voltou porque realmente queria Jesus, ele estava com sede de Deus. 

A Bíblia diz que o corpo estava curado, mas com certeza, a sua alma tinha um grande vazio de Deus, e certamente ele sabia que Jesus, era a fonte de água da vida.

Aquele samaritano compreendeu que Jesus, não era um homem comum, que Ele era o filho de Deus.

Ele percebeu que era mais importante obedecer a Cristo e ir ao encontro do sacerdote, porque são pessoas levantadas por Deus para consolidar o milagre que Deus tem para os seus filhos. versículo 14.
14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.  
E ele voltou para adorá-lo, para agradecê-lo e suprir sua alma, com alimento espiritual e salvação eterna.

Infelizmente, estes nove que não voltaram erraram em não voltar, mas, esse ato é muito parecido com muitos que Jesus já mandou que se apresentasse ao sacerdote, mas que devido o comportamento de muitos, o milagre mesmo estabelecido, o coração continua ingrato, fechando as portas futuras.

Infelizmente, não nós, mas muitos procuram a Deus para obter dEle suas bênçãos, mas não o procuram para exercitar um relacionamento com Ele, por meio da oração, e do conhecimento da sua palavra.

Às vezes, erramos porque procuramos a Deus por aquilo que Ele tem para nos dar, e não por Aquilo que Ele é.

Portanto, a gratidão foi o sentimento que moveu aquele samaritano a voltar e adorar a Jesus por aquilo que Ele é.

No Salmo que lemos nos inicio, o salmista pergunta: “Que Darei eu ao Senhor, por todos os benefícios para comigo”?

O salmista aqui, está pensando numa forma de retribuir a Deus, por tudo aquilo que Deus lhe fez.  Ou seja, podemos ver aqui, uma atitude que é semelhante a do samaritano que volta para retribuir a Jesus Cristo o bem que havia recebido com Gratidão e louvor.

Amados, não há outra forma melhor de pagar o bem recebido do que com gratidão.                                      

Vejam que o salmista movido por gratidão pergunta:  “Que posso dar ao Senhor” ou “Que Darei eu ao Senhor, por todos os benefícios para comigo”?
                                                  
Certamente esta pergunta poderia também ser feita por cada um de nós: Que posso dar ao Senhor, que gesto posso ter, ou que comportamento como forma de expressar minha gratidão por tudo que tenho recebido dEle?

Eu te pergunto: o que eu e você podemos fazer mais para Deus, como forma de expressar gratidão? 

Pense um pouco! Será que nossas atitudes realmente revelam que há em nós um coração grato? Como temos nos apresentado ao sacerdote? Será que temos agido com compromisso na obra de Deus, como uma forma de demonstrar coração grato? Será que temos orado e meditado mais na palavra do Senhor, como forma de evidenciar gratidão? Será que temos levado o seu evangelho, como Ele tem nos mandado, em Mt 28:19-20 cumprindo o IDE e levado essas pessoas a Igreja e apresentado ao sacerdote, como forma de gratidão pelos milagres que Ele já fez em nossa vida?

Se desejamos ser gratos, devemos ver com os olhos espirituais, que há algo especial em tudo o que é colocado em nossas mãos. Seja na Igreja, no emprego, com a pessoa com a qual nos casamos, na casa em que moramos, na família que temos, no ministério que realizamos na Igreja, enfim, em cada coisa que o Senhor nos tem dado.

Devemos nos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos e que existe um princípio espiritual que: quando há gratidão, há multiplicação e há prosperidade em todas as coisas.

Será que eu e você estamos sendo gratos a Deus independente das circunstâncias? 

Pense neste momento, em alguns motivos pelos quais você deve agradecer mais ao Senhor.

Talvez pela saúde que você tem!

Talvez pelo Apóstolo, igreja, célula, entendimento da palavra que você tem recebido dele!

Talvez, por sua família, emprego etc.. Pense também, em como você poderá retribuir ao Senhor por tudo que Ele tem feito!

Em quais pontos você poderia melhorar para se tornar mais grato?

Tenha agora, um momento de gratidão a Deus por tudo que tem recebido!

Em espírito e oração, fale ao Senhor um motivo de gratidão, e agradeça a Ele em oração!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema