TEMA 2018: CIDADE DE DEUS, A CONQUISTA DO TERRITÓRIO.

OS VALORES DE GIDEÃO

30/11/2017
Jz 6:11-12, 14 e 34
 
11 Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. 12 Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.

14 Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?

34 Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a rebate, e os abiezritas se ajuntaram após dele.

Durante 40 anos, Israel passou a desfrutar de um período de repouso; mas, conforme o ciclo vicioso típico da sua conduta, o povo caiu no pecado. Só que desta vez, Deus permitiu que os midianitas nômades afligissem os israelitas.
                                             
Durante cada safra os midianitas saqueavam a colheita plantada e colhida por Israel. E os israelitas passaram a esconder-se em grutas rochosas e em esconderijos nas montanhas.

O juiz escolhido por Deus para libertar Israel foi Gideão.

E Gideão, foi um dos notáveis juízes de Israel, filho de Joás, da família de Abiezer, da tribo de Manassés. Gideão morava em Ofra, povoado evidentemente situado a oeste do Jordão.

A divisão tribal a qual Gideão pertencia era a mais insignificante de Manassés, e ele era “o menor da casa de seu pai”, podemos ler no versículo 11 e 15.

11 Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas.

15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.

Portanto, Gideão é descrito como um homem tímido e humilde, que Deus usou poderosamente devido às suas virtudes, seus valores.

Hoje vamos refletir sobre esses três Valores ou virtudes de Gideão.

1º Gideão era um varão valente ou valoroso conforme algumas versões.

O Senhor o chamou de homem valoroso. A maneira como o Senhor se dirige a Gideão era algo glorioso: Veja o versículo 12.
12 Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.
 
Deus estava valorizando o trabalho, Deus estava reconhecendo seu esforço para salvar o trigo dos midianitas. Ou seja, naquele momento de crise em Israel, Gideão era o homem de valor em Israel.

Até nos dias de hoje, Deus reconhece o nosso Valor. O valor do ser humano para Deus é muito alto e caro.
Jo 3:16

16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O fato de Jesus ter derramado seu sangue e morrido por nós, e de livre e espontânea vontade, não revela apenas o valor de ser humano, mas também a importância da salvação.

Fomos comprados por bom preço! Fomos resgatados pelo sangue de Cristo! O nosso corpo pertence a Deus. At 20:28.
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

O nosso corpo deve ser dedicado ao serviço, para estabelecer a glória do Senhor Jesus.

Ainda hoje o Senhor reconhece o nosso trabalho e nosso valor e diz: Você é especial! Você tem valor! Você é importante para Deus! A sua célula, é um benção! 

2º Gideão era um varão de Força.

O Senhor comissiona Gideão, e diz no versículo 14.
14 Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?

Mesmo diante desse tão grande convite, Gideão ainda retruca, dizendo assim no versículo1 15.
15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.

Ou seja, ele se achava o menor, mas a Bíblia diz que todos aqueles que se humilharem serão exaltados. Lc 14:11.
11 Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.

Tg 4:10
Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

 Mas, Deus disse a Gideão, que iria lhe dar a força necessária para que pudesse vencer o inimigo. Assim como Gideão, nós fomos chamados para servir a Deus em áreas específicas.

Nós sabemos que ninguém é suficientemente competente para desempenhar as responsabilidades do chamado de Deus, por sua própria força.

Sem a habilitação do Espírito Santo, os nossos talentos (força natural) podemos levar somente até certo ponto. 

Portanto, como testemunhas de Cristo, nós precisamos do caráter e da força sobrenatural que somente Deus pode dar.
 
A Biblia nos diz:  A nossa força vem do Senhor.

O Apóstolo Paulo disse em Fp 4:13.
13 tudo posso naquele que me fortalece.

Por quê Paulo explica em II Co 12:10.
Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Portanto, a alegria do Senhor é a vossa força!

Os heróis da fé, em Hb 11:34 nos diz.
34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Quando os obstáculos vierem, nós devemos depender de Deus. Somente seu poder nos fará eficientes e nos ajudará a realizar um trabalhos de valor e duradouro.

O poder que recebemos em nossa união com Cristo, será suficiente para fazermos a sua vontade e enfrentarmos os desafios que surgirem devido ao nosso compromisso.

Ao lutar pela fé, enfrentaremos dificuldades, pressões e provações. Portanto, quando estas lutas chegarem, peça Cristo para fortalecê-lo.

3º Gideão era um varão de Poder.

Deus revestiu Gideão de seu Espírito, vemos no versículo 34.
34 Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a rebate, e os abiezritas se ajuntaram após dele.

O verbo “revestir” significa literalmente “vestir-se de.”

O Espírito de Deus revestiu Gideão a fim de capacitá-lo para servir ao povo de Deus, e Gideão saiu no poder do Espírito. E no nosso poder, nenhum de nós pode fazer coisa alguma na obra de Deus sem o revestimento espiritual, Paulo nos ensina, em Ef 6:10.
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

Portanto, é uma promessa do Pai. Lc 24:49.
49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

Ou seja, foi dado por Jesus. Mt 10:1.
Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.

Creia, a presença do Espírito Santo está sobre a nossas vidas. 

Todos quantos são de Cristo, têm o poder (as virtudes, os valores) de Deus em suas vidas para avançar e prosseguir em sua jornada espiritual. Por isso, nós temos o direito e a ousadia em dizer:  Rm 8:37.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Você é possuidor da unção de Gideão, home valoroso, portanto creia. Versículo 34.
34 Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão,

Deus quer te revestir!
 
Deus vos abençoe, beijo no coração.
Alameda Contorno, Nº 1840, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia - Goiás CEP:74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta - 8 h às 12 h e 14 h às 17 h.
Net Suprema