TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DISCÍPULOS LIMPOS E PUROS

Nós somos resultados do plano de Jesus e pelo Seu sangue somos santos.
 
Nós não somos frutos do pecado. E Cristo nos amou, nos alcançou e nos santificou. Mas, como eu sou  santo, se eu peco?

Uma coisa é certa, eu e você, devemos ser santos por causa do amor de Deus em nosss vidas. Ou seja, precisamos ter o entendimento, de que estamos debaixo do Seu amor, portanto, devemos segui-lO com alegria.
                 
Por isso, nós devemos lutar para viver em plena santidade.

Em I Pe 1:14-16.
  
14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Note em sua vida: alguma vez, você já brincou ou correu muito e suou bastante, a ponto de ficar todo sujo e desejar com urgência um chuveiro?

A higiene é uma necessidade diária de toda pessoa! Assim como tomar banho, escovar os dentes, é uma necessidade, para que todos os dias venhamos estar limpos, nós devemos orar, ler a palavra e jejuar também, nos preocupando com a nossa higiene espiritual.
 
Nesse mundo, nós podemos ser influenciados pelas práticas, pensamentos e costumes pecaminosos. Porque o pecado é como uma sujeira, que nos contamina, que mancha as nossas vestes e nos faz ter mau cheiro.
  
Porém, a única forma de cuidar do nosso espírito, é através da santificação. E o texto diz que devemos ser santos, porque o Senhor que nos chamou, é santo.
 
Portanto, devemos ser imitadores de Jesus. E Paulo diz assim em I Co 11:1.
   
1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.  
                
Ou seja, para sermos imitadores de Cristo o primeiro requisito é ser Santo. Isso quer dizer que precisamos viver como o Senhor deseja, precisamos nos tornar parecidos com Ele. 

Portanto, a santificação é um processo constante, assim como a limpeza do nosso corpo, e através deste processo, nós podemos nos tornar cada vez mais semelhantes a Jesus. Porque, Deus é perfeito, Deus é santo, e Ele não tolera nenhum tipo de pecado. 
      
Ele é o modelo de santidade que devemos seguir.
 
O primeiro sinal de santidade em uma pessoas é o interesse e anseio pelas coisas lá do alto, porque são as coisas de Jesus, ou seja, as coisas celestiais do Pai que nos leva a ser santos.
      
O Apóstolo Paulo fala aqui em Cl 3:1-3, de dois processos que acontece na vida de um cristão que é: Salvação e santificação.
        
1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.                                                                  

A Biblia diz que nós somos à imagem de Deus, Gn 1:26, e isso significa, entre outras coisas, que fomos feitos, para espelhar e refletir o caráter de Deus.

Portanto, se somos a sua imagem, somos criados para ser luz para o mundo na santidade de Deus. Por isso, que em Cl 3, Paulo faz uma afirmação condicional, onde ele diz que se as pessoas morrem em Cristo e com ele ressuscitaram, é porque então houve uma mudança na vida na história das pessoas que estão em Cristo. E esta mudança, leva todas estas pessoas, a um novo estilo de vida, que podemos chamar de Santidade.

Por isso Paulo nos afirma, que primeiro sinal de santidade nas pessoas, é o interesse e anseio pelas coisas lá do alto como diz em Cl 3:2.      
 
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.
 
Se somos resultado do plano de Deus e pelo Seu sangue somos santos, devemos estar limpos e puros.
     
Na Biblia, está escrito que o Sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, ou seja, o sacrifício de Jesus na cruz nos permite, relacionarmos com Deus novamente, e assim ter acesso à Sua vida. Mas, embora Jesus nos limpe, perdoe e apague os pecados que já cometemos, nós estamos sujeitos a pecar novamente.

Por isso, nesse processo de santificação, devemos cooperar com Deus. Como?
– Temendo a Deus.
– Tendo comunhão com Cristo (através da oração e da leitura da Palavra) e com os irmãos da fé (através das reuniões de células e cultos).
– Deixando de praticar o mal e não mais fazendo as vontades da nossa carne, também, não se envolvendo e se corrompendo com as coisas desse mundo
 
Quando nos afastamos do mal, Deus se aproxima de nós!
        
Porque o sinal que comprova a santidade de um cristão, está em Cl 3:12.

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. (firmeza de animo).

Agora, nós sabemos que existem temperamentos e pensamentos diversos, e tudo na nossa mente.

Existem pessoas que só tem pensamentos negativos, e estão sempre do lado da derrota. E se estas pessoas não lutarem contra estes pensamentos, serão sempre pessoas frustradas e nunca irão vencer.

Existem pessoas que alimentam sua alma com derrotas.

Exemplo: Não vou conseguir, pois tenho vergonha, eu não tenho ministério para isto, se Deus não me preparar eu não vou conseguir vencer, etc...

Você precisa dar o primeiro passo, porque em todas as curas de Jesus, como em Jo 5:5-6, Jesus perguntava, mesmo sabendo o que precisava, veja:

5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?

Talvez, Deus só está esperando você pedir, ou até mesmo está esperando você insistir com Ele, porque quando insistimos com Deus, passamos a ter intimidade com Ele.

Em Pv 23:7, a palavra diz:
 
7 Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.

Do que tem se ocupado a sua mente, os seus pensamentos. Sabe por que? Porque o domínio dos nossos pensamentos, tem que ser uma constante.

O pecado nos sufoca e leva à morte, porque o pecado tem o seu salário. E Satanás, quanto mais longe te deixar da palavra de Deus, mais domínio ele terá sobre você, para trabalhar as impurezas da sua mente, mexendo no que já está limpo.

Note, que nós evangélicos, criticamos outras religiões por eles venerarem o seu templo por eles terem tanto respeito com seus templos. E nós, que respeito estamos tendo com o templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo?

Nós somos o templo de Deus, que precisamos dar exemplo no falar, no vestir, em casa, no trabalho, com a esposa, com o marido, com os filhos, com os amigos, com os irmãos da Igreja, em todo o lugar. Por que?
 
Porque este templo está transportando o Espírito de Deus, para atrair pessoas e dar exemplo de santidade, para ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas, para o céu. Por isto Deus nos diz: Sede santos porque eu sou santo.
                  
Em Jo 16:33, Jesus nos diz:

33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
                                                           
Quem tem te fortalecido?  Porque em Fp 4:13, diz:  Tudo posso naquele que me fortalece.

Eu quero que você peça a Deus: Eu quero ser Santo. Portanto, quanto mais próximos de Deus você estiver, mais santos, mais puros e parecidos com Ele você será.

Eu creio, que Deus te chama hoje, para tomar um banho e dar um banho no seu coração, revendo suas atitudes, buscando ficar limpos pela Palavra de Deus! Portanto, lembre-se, de que a higiene é uma necessidade diária de todas pessoas.
 
Assim como tomar banho, escovar os dentes, é uma necessidade, para estar limpos, nós devemos orar, ler a palavra e jejuar também, para estarmos limpos e puros com a nossa higiene espiritual.

Neste dia, peça para que Jesus te lavar, diga a Ele que você quer ficar limpo e puro, porque em Mt 5:8.
 
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
 
Amem.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema