TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

PRECISAMOS SAIR DAS PRISÕES

 
At 12:1-4 (versão utilizada NTLH)
    
1 Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja. 2 Ele mandou matar à espada Tiago, o irmão de João. 3 Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro. Isso aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento. 4 Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo, para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo depois do dia da Páscoa.
 
Pedro sabia onde estava preso tanto do ponto de vista da geografia, pois estava dentro do cárcere, quanto aos guardas a quem ele estava ligado fisicamente por meio de correntes. E você, onde ou a quem está preso?

Talvez esteja na prisão financeira, com dívidas ou compromissos maiores que sua capacidade de honrar. Ou quem sabe a prisão foi uma frustração, que gerou argumentos em sua alma. Ou pode ser algo ligado ao seu físico, como enfermidades que você olha e pensa que nunca será curado. Ou ainda há a prisão espiritual, consequência do pecado não confessado.                       
                        
Enfim, muitas são as formas de aprisionamento. Mas, três coisas precisamos refletir:
 
1º A oração atrai a libertação versículo 5.

5 E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.
                                        
Note, que diante das circunstâncias, a Igreja não se deixou abater, não abriu mão de buscar refúgio no Senhor, para que Pedro pudesse sair daquela situação.
                     
Pedro estava encarcerado, corria risco de morte, mas seus irmãos na fé sabiam que Deus já havia feito um milagre nessa área, com os apóstolos que haviam sido presos anteriormente. Ele poderia mais uma vez dar livramento.

At 5:18-20

18 Prenderam os apóstolos e os puseram na cadeia. 19 Mas naquela noite um anjo do Senhor abriu os portões da cadeia, levou os apóstolos para fora e disse: 20 Vão para o Templo e anunciem ao povo tudo a respeito desta nova vida.


Veja, que neste caso, a igreja fazia a oração de intercessão, e nós sabemos, que “a intercessão é o ato de ficar na brecha em favor das pessoas, cidades e nações, na posição de autoridade delegada, apresentar as promessas de Deus com fé”.
       
Esta oração envolve perseverança até que a obra seja concluída.

Aquele que intercede se identifica com as necessidades do outro de tal forma que consegue buscar o favor de Deus efetivamente.

A oração de intercessão envolve a identificação quando sentimos a dor do outro e também o auto sacrifício quando deixamos de lado os nossos próprios desejos e necessidades em favor do outro. E é o Espírito Santo quem produz isso em nós.

2º É necessário despertar versículos 6-7.

6 Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia. 7 De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.
                                
Pedro foi encontrado dormindo.

Há quem defenda que ele estava descansando em Deus pois havia recebido uma promessa de longevidade, e por isso sabia que não iria morrer logo.

Jo 21:18.
           
18 Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas eu afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir.


Muitos estão adormecidos, não porque estão esperando em Deus, mas porque estão como que tentando fugir do problema.

Em momentos de aflição, é comum que a pessoa procure dormir, pois assim ela vai tentar esquecer a dor.

A tristeza pode levar uma pessoa a sentir sono a fim de se desliguar do problema. Ela impede a pessoa de ver o agir de Deus.

A Bíblia mostra o profeta Elias adormecido pelo medo e tristeza, mas o anjo, da mesma forma lhe fez despertar.

I Re 19:4-5.                

4 e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados. 5 Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: Levante-se e coma.


Precisamos nos despertar para o propósito de Deus em nossa vida.
 
3º Existem princípios a serem considerados versículos 8-9.

8 Aperte o cinto e amarre as sandálias! disse o anjo. E Pedro fez o que o anjo mandou. Ponha a capa e venha comigo! ordenou o anjo. 9 Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão.  
      
A ação de Deus é exatamente para que o homem possa ser liberto.                              

Pedro até então estava vivendo uma situação que sozinho jamais conseguiria sair, o anjo já lhe dera livramento em relação às correntes que lhe prendiam aos dois soldados, mas agora ele precisava sair do lugar.

Muitas vezes estamos assim, recebemos parte da solução, mas continuamos aprisionados. E como sair?

Deixando-se envolver pela verdade e justiça. Ef 6:14.
      
14 Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça

Preparando-se com a Palavra de Deus Ef 6:15.

15 e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.

Sendo resguardado pelo manto de unção que está na autoridade espiritual II Rs 2:8.

8 Aí Elias tirou a sua capa, enrolou-a e bateu com ela na água. A água se abriu, e ele e Eliseu passaram para o outro lado, andando em terra seca.

Pedro saiu da prisão, sua realidade foi completamente transformada, sem que precisasse fazer nada além do que o anjo do Senhor havia lhe dito.

Nós, no entanto, precisamos desejar a benção completa e não somente a libertação daquilo que nos aprisiona, mas especialmente o amor e o plano que Deus para as nossas vidas.

O Senhor nos ama e provou isso enviando seu único filho Jesus Cristo, para vir ao mundo e assumir os nossos pecados.
                                     
Todos nós já cometemos alguma violação da Lei de Deus por ação ou omissão, somos todos pecadores e por isso ficamos separados de Deus, recebemos isso como pagamento pelos nossos erros.
 
Jesus é aquele que foi sacrificado em nosso lugar, a fim de que pudéssemos ter acesso ao Pai. Ele é o único Caminho que nos leva à redenção.
     
Toda a humanidade para ser restituída ao lugar da comunhão com Deus, precisa receber à Cristo como Senhor e Salvador.
            
Em Ap 2:17, a palavra diz assim.
          
17 “É isto o que eu vou fazer nos últimos dias diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão.
       
Deus quer lhe dar perdão para cada uma de suas falhas nos tempos remotos, quando alguém passava por julgamento o juiz estabelecia o seu veredicto por meio de pedras pretas, que sinalizava condenação ao passo que a branca, a redenção.

Além disso, Ele quer lhe dar um nome que é melhor do que o nome que recebeu ao nascer, um nome eterno, que nunca se apagará.

Reavalie sua vida e entre em arrependimento, porque sempre deixamos algo a desejar.

Entre em juízo com Deus hoje, e em quanto louvamos, ore!

Amem.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema