TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

APÓSTOLO PAULO - O COLÉRICO

Apóstolo Paulo – o colérico

O personagem bíblico que melhor ilustra o temperamento colérico é o apóstolo Paulo.

Ele é de fato excelente exemplo da maneira como o Espírito Santo modifica uma pessoa de vontade ruim, após sua conversão.

Saulo de Tarso era um colérico de aprimorada educação e com muita religiosidade.

Aparece na história bíblica, participando do apedrejamento de Estevão em Atos 7:54-58.

54 Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele. 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. 57 Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. 58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.

As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo, o que nos indica ser ele o líder do grupo.
Estudiosos afirmam que ele era membro do Sinédrio do conselho dos setenta anciãos de Israel.

Quais eram as características do Paulo Colérico?

Cruel

A Bíblia descreve Saulo como “respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor”.
At 9:1-2.
1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote 2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
 
A maioria dos coléricos tem forte tendência a astúcia e a ardilosidade quando motivados pelo ódio ou pela intolerância.

Antes da conversão de Paulo, ele era por instinto um líder zeloso e ativo, implacavelmente cruel com os que o contrariavam.

Veja a força de vontade de um Colérico.

Uma das maiores vantagens do indivíduo com este temperamento é sua força de vontade, o que pode fazer dele uma pessoa muito bem sucedida.

Paulo se refere aos Corintos dessa maneira, veja em I Co 9:24-27.
24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
 
Portanto, suas atitudes tinham metas definidas, Paulo sabia o que queria e para onde ia.

Ele sabia que autodisciplina começa na mente.

Se você não resolver em sua mente que deve fazer determinada coisa, provavelmente jamais você conseguirá fazê-la II Co 10:1-6.
 1 E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco, 2 sim, eu vos rogo que não tenha de ser ousado, quando presente, servindo-me daquela firmeza com que penso devo tratar alguns que nos julgam como se andássemos em disposições de mundano proceder. 3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.

Esta imensa força de vontade, fez dele um líder com capacidade de dirigir e motivar outras pessoas.

O Colérico é agressivo

A ira e agressividade são características deste temperamento.

Vimos que tais sentimentos o influenciaram antes de sua conversão, mas depois da sua conversão, raramente esses sentimentos apareceram.

Um desses casos é relatado em At 15, sua discussão com Barnabé, quando Paulo mostrou-se intolerante e inflexível.
Outra erupção de ira do apóstolo se encontra em At 23, ao ser levado preso perante o Sinédrio.

Isto mostra que um colérico, mesmo cristão, tem na ira um problema.

A transformação de Paulo

Apesar do grande potencial, o colérico é, provavelmente por natureza, o mais carente das características proporcionadas pela plenitude do Espírito Santo do que qualquer dos outros temperamentos.

Na carta aos Gl 5:22-23, nos revela as características necessárias ao temperamento colérico.
Todas elas se encontram na vida do apóstolo após sua conversão.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Amor

O Espírito Santo, de maneira maravilhosa, transformou um indivíduo irado, amargo e perseguidor, em uma pessoa calorosa e compassiva Rm 10:1 (versão RA).
1 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.

 
RM 9:1-3 (versão NLTH)
1 O que eu digo é verdade. Sou de Cristo e não minto; pois a minha consciência, que é controlada pelo Espírito Santo, também me afirma que não estou mentindo. 2 Sinto uma grande tristeza e uma dor sem fim no coração 3 por causa do meu povo, que é minha raça e meu sangue. Para o bem desse povo, eu mesmo poderia desejar receber a maldição de Deus e ficar separado de Cristo.

 Paz

O Espírito Santo de Deus fez com que Paulo compreendesse que a paz não depende de circunstâncias ideais.
Quando o apóstolo foi encarcerado, um sentimento sobrenatural de paz tomou conta de seu ser.
Fp 4:11-12.
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;

Fp 4:6-7
6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
7 Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará.

 
Humildade

O Espírito Santo conhecia bem a necessidade que Paulo tinha de humildade, pois após sua visão do céu relatada em II Co 12, foi-lhe posto um espinho na carne Rm 8:28.
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Ou seja, Paulo tinha a necessidade de sempre relembrar sua dependência de Deus.
Paulo entregou sua ruim vontade ao Senhor Jesus na estrada de Damasco. Quando ele tomou esta decisão, parecia ter muito a perder, porém, sua vida é um exemplo claro das palavras de Jesus “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á, Mt 10:39.
 
39 Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema