TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O ENCONTRO DE JESUS COM O GADARENO

O ENCONTRO DE JESUS COM O GADARENO
 
Nós hoje, veremos quando Jesus se depara com um endemoniado na região dos Gadarenos.
 

Mc 5:1-8 (versão NLTH)
1 Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galiléia. 2 Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. 3 O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes. 4 Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. 5 Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras. 6 Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele 7 e gritou: Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue! 8 Ele disse isso porque Jesus havia mandado: “Espírito mau, saia desse homem!”

Portanto, precisamos entender sobre esses demônios, que são demônios que querem destruir a imagem e semelhança de Deus. E nós sabemos,  que Deus havia criado o homem à sua imagem e semelhança, ou seja, Deus criou os seres humanos perfeitos.

Em Gn 1:26-28, nós podemos ler sobre isso.
 
26 Aí ele disse: Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. 27 Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher 28 e os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Portanto, o ser humano no princípio possuía um alto nível moral, o homem andava em santidade, o homem andava em perfeita comunhão com Deus.

E Deus, o nosso criador, tratava o ser humano de forma honrosa, Ele vinha toda tarde para conversar com Adão, a onde Deus elevava ainda mais o seu status de Imagem de Deus aqui na terra. Mas, vimos no primeiro texto, que opostamente à vontade de Deus, estava o Gadareno.

Um homem possesso, pelas mais baixas castas malignas de demônios, que levou aquele ser humano a uma situação de completa miséria.

As vontades do gadareno eram dobradas pelas forças do mal que dominavam o seu intelecto e o faziam um vaso para desonra.

Quando aquele mal vinha sobre gadareno, aqueles demônios degradavam a sua moral e o seu corpo. E aquele homem, se tornava um instrumento na mãos daquelas legiões demoníacas.

Aquele homem de Gadara era um homem de pura expressão do ódio.

Era um homem completamente incompreensível.

Era um homem que os espíritos malignos, nutriam, que alimentavam a sua vida, contra Deus e toda a sua criação.
Aqueles espíritos  faziam com que ele andasse loucamente pelos sepulcros, e que ferisse a si mesmo, numa tentativa de humilhar, de rebaixar, de desonrar e de destruir a imagem de Deus, na coroa da criação divina.

Entenda, que quando você se deixa ser dominado por espíritos malignos: de mentira, raiva, ódio, não fazendo a vontade de Deus, você está possuído por espíritos de gadara.

Em Mc 5:5, a palavra diz que gadareno:
 
5 Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras.

E isso era uma maneira de satanás demostrar o seu poder. Era uma forma que o endemoninhado Gadareno, já não possuía mais nada de si mesmo, mas passava a refletir o caráter dos próprios demônios que o atormentavam.

Mas Jesus veio a essa terra, se fez humano, para denunciar a verdadeira intenção das forças do mal, e todos nós sabemos, e está escrito em Jo 10:10.
 
10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.

Mas, no texto, note que Jesus contempla o estado deprimente em que se encontrava o Gadareno, versículo 8.
Ele disse isso porque Jesus havia mandado: “Espírito mau, saia desse homem!”

Portanto, o estado daquele homem, estava o contrário da maneira em que Deus formou o homem!

Amados, Deus não fez o homem para viver uma vida miserável, cheia de discórdia, oprimida, pelo mal.

Deus havia feito o ser humano, a sua imagem e semelhança.

Deus nunca quis tamanho sofrimento para o homem. Mas, o pecado, fez separação entre Deus e o homem.

O profeta Isaias em Is 59:1-2, diz assim:
 
1 Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força
e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? 2 Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações.

Portanto, Jesus é aquele que veio para resgatar o homem das mãos de satanás. Jesus veio para o bom combate.

Para restaurar a imagem de Deus.

Para resgatar a moral do ser humano.

Para transformá-lo em um vaso de honra.

Por isso, I Jo 3:8-10, a palavra diz:
 
Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito. 9 Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai. 10 A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus.

Portanto, Jesus foi aquele que veio para destronar a satanás e esmagar a cabeça da serpente.

Podemos ver que Jesus traz à luz a revelação, de que existe o mundo espiritual, que têm forças, e que são invisíveis e que também são organizadas, cuja intenção é totalmente maléfica e demoníaca.

Estes agentes do mal, esses demônios caídos, que um dia foram expulsos das habitações celestiais, sabem o tamanho da importância que o homem possui para Deus, como imagem e semelhança dEle.

Portanto, eles conhecem e sabem o quanto Deus ama a humanidade.

Esses demônios também sabem que eles não podem atingir a Deus diretamente, por isso, eles tentam atingir a Deus, através dos seus filhos.

Esses demônios trabalham incansavelmente para trazer conflitos, guerras, fomes, brigas, eles usam da mentira, das discórdias, dos desacordos, de todo tipo de desgraças aos seres humanos, a quem o Pai tanto ama.

Que tipo de homem(mulher) estamos sendo, perante Deus?

Será que os demônios de gadara, não tem perturbado a nossa vida, a nossa casa, o nosso convívio em nossa família?

Será que podemos dizer realmente, que a nossa casa e uma casa, é uma família no modelo bíblico?

Porque os demônios de gadara agem na vida social da pessoa, esses espíritos fazem morada de sepulcros, de cemitérios, matando as áreas do ser humano. Ou seja, a casa dessas pessoas, começa a viver coisas ruins, coisas de morte, casamentos fracassados, filhos mortos espiritualmente, porque pai e mãe, não tem vida para derramar sobre eles.

Esses demônios, violentamente atormentavam a vida do gadareno e das outras pessoas.

Quando o gadareno estava possuído por essa legião, ele assustava os moradores por sua fúria e perturbação.

Qual tem sido o domínio que estamos tendo em nossa vida, casa e família? É o do Espírito Santo ou dos espíritos de gadara em nossa casa?

Veja, que em Mc 5:9-10, nós veremos  que esses demônios não queriam sair da vida do gadareno, da sua casa, mas Jesus te chama hoje a uma reflexão também de suas atitudes.
 
9 Jesus perguntou: Como é que você se chama?
Ele respondeu: O meu nome é Multidão, (legião) porque somos muitos. 10 E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região.

Entenda que o nome Gadara provavelmente derivou do hebraico Gader que significa "barreira", “região” "fronteira" ou “território”. Pelo entendimento, deixe que esses demônios, em Nome de Jesus, vão embora da sua vida, da sua casa da sua região.

Quantas pessoas hoje precisam de libertação, estão com suas vidas amarradas por causa de espíritos imundos, pessoas que estão sofrendo diversos tipos de males, e muitas vezes não encontram respostas, para o que está acontecendo em sua vida. Mas eu quero te dizer algo!!! Jesus Cristo quer nos libertar!

Jesus tem toda autoridade no céu e na terra, é o nome que está acima de todo nome, e tem todo o poder para nos libertar. E da mesma forma como Ele foi ao encontro daquele homem de gadara, Ele veio ao seu encontro hoje, para te libertar e te dar vitória!
 
Amém!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema