TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A VOZ QUE OUÇO DIRECIONA MEU FUTURO

Nós hoje veremos algumas coisas que definem o nosso futuro, mas, já adianto para vocês, que a principal delas é ouvir a voz de Deus.

Em uma das histórias da Bíblia, é sobre o jovem Samuel, em  I Sm 3:1-13 (versão RA).

 1 O jovem Samuel servia ao Senhor, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram freqüentes. 2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver, 3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4 o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui! 5 Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te. 7 Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o Senhor quem chamava o jovem. 9 Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou. 10 Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. 11 Disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. 12 Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei. 13 Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.

Uma das coisas que as pessoas mais precisam, para que o seu futuro seja definido, é ouvir a voz de Deus. E na época, Deus falava aos sacerdotes, profetas e reis, ou seja, Deus se revelava ao seu povo, por meio destes líderes, e dizia as suas vontades e desejos.

Portanto, os sacerdotes, os profetas, eram responsáveis por ouvir a voz de Deus, e transmitir aquilo o que Deus lhes revelava.

E eu espero que você esteja preparado para ouvir aquilo que Deus tem para a sua vida!

Se observarmos o texto, Deus se revela a Samuel, ou seja, Samuel ouviu a voz de Deus, e ali Deus definiu um futuro na vida de Samuel, de Eli e dos filhos de Eli. Portanto, os nossos pecados, as nossas iniquidades, não nos deixam ouvir a voz de Deus.

E é por isso, que O PROFETA ISAIAS DIZ ASSIM EM Is 59:1-2 (versão RA)
1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Portanto, para ouvir a voz de Deus, precisamos servir de coração, como Samuel o serviu.

Quando Deus chamou a Samuel, nos versículos 4-6, vimos que ele não conhecia a voz de Deus. Samuel pensava que era Eli que o chamava.
4 o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui! 5 Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.

Isso nos mostra que muitas vezes, na nossa caminhada aqui nessa terra, nós não conseguimos discernir a voz de Deus e a voz do nosso coração, ou a voz dos seus próprios desejos, e acabamos entrando em problemas sérios.

Em Pv 13:18 (versão RA), Salomão nos dá um grande ensinamento:
18 Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.

Por isso que, para ouvirmos a voz de Deus, devemos reconhecer essa voz. E, Jesus diz assim em Jo 10:27 (versão RA)
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Veja um exemplo de voz que saiu de você: Quando essa voz saiu de dentro de você, em uma pequena atitude, de professar e confessar a Jesus, como Senhor e Salvador da sua vida, a bíblia diz, que essa ação, gerou a maior benção da sua vida: a vida Eterna.

Rm 10:9 (versão RA), nos orienta!

9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Mas na Bíblia, a palavra também nos diz que somos considerados vasos do Senhor. Precisamos nos comportar como vasos. Se você pegar um vaso, e encher de coisas pequenas, não caberá as coisas grandes. Mas se você colocar as coisas grandes e prioritárias primeiro, então haverá espaço para as coisas pequenas também.

Tem muitas pessoas priorizando coisas pequenas e esquecendo a maior de todas; a que de fato importa; que é a de estar na Eternidade.

Exemplo: Um vaso com ações grandes, o resto é acrescentado.

Deus precisa estar em primeiro lugar na sua vida.

Se você não tiver tempo para Deus, você não terá tempo para nada, mas se tiver tempo para Deus, também terá tempo para todas as outras coisas.

Jesus precisa ser o primeiro e o último do seu dia. Procure ouvir a sua voz.

Portanto, a Igreja precisa aprender a memorizar a Palavra de Deus, a guardar os seus ensinamentos.

Se você ouve a Palavra, recebe o ensino, mas isso não se torna uma ação na sua vida, você está negando a sua fé porque “a fé sem obras é morta”.
Tg 2:26 (versão RA)
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Todos nós não temos dúvidas de que a Bíblia é a palavra Deus, é a voz de Deus para você. E Deus fala, na Sua Palavra a cada um que quer escutá-lo.

Precisamos entender que a palavra de Deus, tem uma voz que nos orienta. E muitas vezes, nós não confiamos no que a Palavra diz, ou seja, não agimos com uma fé que corresponda à palavra de Deus. Portanto, as nossas ações devem ser dirigidas por Deus.

Mas, para isso acontecer, precisamos ouvir a voz de Deus, ouvir o que a palavra diz.

Eu não tenho duvidas, de que Deus tem  falado com você, portanto, procure ouvir a Sua voz.

Deus ama falar com você!

Quando Deus falou à Terra, tudo veio a existir.

Deus ama tanto a Sua Palavra, que ele é chamado de “O verbo”, a voz de Deus.

Decida hoje:

Ser uma pessoa que ouve a voz de Deus.
Que ouve a Palavra de Deus.
Que obedece a instrução.
Que consegue fazer a leitura da realidade espiritual na sua vida.                                                                                           
É tempo de mudanças. 

Veja algumas coisas importantes sobre ouvir a voz de Deus. E tenha a certeza de uma coisa: o seu futuro está na voz que você confia.
 
Por isso, é preciso analisar, e se avaliar, e saber, a quem estamos dando ouvidos.
 
Exemplo: Quem te transmite segurança? Ou seja, por trás de uma segurança existe uma voz, porque toda voz traz uma segurança!
 
Toda voz tem um perfil e um histórico!
 
Toda voz precisa ter um princípio familiar!
 
Toda voz precisa ter um princípio na palavra!
 
Porque o resto Deus faz, Deus não pegou Davi detrás das malhadas e o fez rei. Portanto amados, ser vencedor, na voz que direciona ao futuro; Não é só ter sido ganho para Jesus. Não é ter bom carro. Uma boa casa. Ou ser próspero.

Porque ser vencedor e direcionado a um futuro, é você chegar até o fim, ouvido a sua voz, obedecendo e cumprindo o chamado.
 
Samuel ouviu!!

Portanto, a voz em que você confia, vai definir o seu futuro, e Jesus te chama hoje novamente: ouça-me!

Jesus não começou seu ministério, sem antes ouvir a voz de Deus.

Portanto, precisamos ouvir a voz de Deus, para fazer o que fazemos, para cumprir a visão, o modelo que Deus nos deu para estabelecer o seu Reino.

Nenhuma visão é só discursiva, todas tem uma ação na prática.

A nossa é ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas a fazer o mesmo.

Ou seja, precisamos, do fluir da vida de Deus em nós, para cumprir o nosso chamado, dentro de uma visão, e procurar ouvir e discernir a voz, para definirmos o futuro.

Quando Deus te criou ou nos criou, Ele não criou um problema, mas a solução para muitos problemas!
Creia, você é a solução de Deus nessa Terra!

Você é um agente de Deus aqui na terra, para resolver problemas de muitos!

Você é um mar de bênçãos!

Você é a voz que precisa clamar no deserto! E eu digo mais, têm muitos que precisam ouvir a sua voz.

Mas, você só será instrumento de Deus para definir futuro, se você ouvir a voz de Deus.

Por isso, Salomão ouvindo a voz do Espirito Santo, em Pv 13:18 (versão Ra), nos dá um grande ensinamento.
18 Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.

Jesus definiu muito bem, o conceito de Liderança, como aquele que SERVE, portanto, escute o que diz Mc 10:43-45.
43 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 44 e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. 45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Portanto, quando você conhece Jesus, você ouve a voz do céu, e essa voz mudará sua história.

Decida hoje, ser uma pessoa que ouve a voz de Deus, que ouve a Palavra de Deus, que obedece a instrução, que consegue fazer a leitura da realidade espiritual em que você está vivendo.

Amém.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema