TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ADORAR SOMENTE A DEUS

Idolatria é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus!

Imagem é o que criamos em nossa mente. Por exemplo: que imagem tenho de Deus? bom, protetor ou ruim, que esqueceu de você?                                                                   
Ex 20:1-4 (versão RA)
Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 3 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Portanto, o Deus que nós servimos é o único Deus verdadeiro, e somente Ele é digno de ser adorado e exaltado. No entanto, satanás trabalha para trazer confusão em nossa mente e coração. 

E como ele consegue isso? Pregando deuses mentirosos, como se fossem verdadeiros. E quando essa mentira tem êxito na vida das pessoas, a adoração é roubada por esses falsos deuses, adoração que deveria ser ao Deus vivo, fica comprometida ou não acontece.

Por essa razão, Deus deixou registrado nas suas leis que não podemos adorar outros deuses. Mesmo assim, muitas pessoas esquecem este princípio e seguem outra direção. E qual é o resultado dessa atitude? Nós, que deveríamos ser a imagem do Deus vivo, começamos a fazer e a adorar imagens de deuses que não existem.

A Bíblia fala que Israel teve muitos reis, e grande parte deles eram maus, e faziam o que era mau aos olhos do Senhor. Muitos desses reis, se corromperam e começaram a trazer muita idolatria para o meio do povo de Deus.

A Bíblia diz que vários deles construíram várias estátuas (chamadas de postes-ídolos) para o povo adorar. Porém, apesar desses reis que era maus e levaram o povo de Deus muitas vezes a quebrarem o princípio e a pecar contra o Senhor, a Bíblia diz também que existiram reis tementes à Deus. Um deles foi o rei Josias.

A história diz que quando Josias começou a reinar, ele tinha apenas 8 anos de idade, ou seja, era uma criança.
II Cr 34:1-7 (versão RA)
1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. 2 Fez o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda. 3 Porque, no oitavo ano de seu reinado,(16)sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição. 4 Na presença dele, derribaram os altares dos baalins; ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles; os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição, quebrou-os, reduziu-os a pó e o aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado. 5 Os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares e purificou a Judá e a Jerusalém. 6 O mesmo fez nas cidades de Manassés, de Efraim e de Simeão, até Naftali, por todos os lados no meio das suas ruínas. 7 Tendo derribado os altares, os postes-ídolos e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e tendo despedaçado todos os altares do incenso em toda a terra de Israel, então, voltou para Jerusalém.

Portanto, mesmo sendo uma criança, vimos que Josias decidiu buscar a Deus, Josias decidiu conhecer o Senhor e pedir direção para o seu reinado, para sua vida. E uma das coisas que Josias mandou fazer, foi derrubar todos os ídolos e quebrar as imagens de escultura.

Josias sabia que não havia outro Deus, além do nosso Deus, e teve coragem de assumir sua postura e proclamar essa verdade diante de todos.

Você teria a coragem que Josias teve, se você fosse o rei?

Amados, Imagens não falam! Mas o nosso Deus fala conosco todos os dias. Imagens não veem, mas os olhos do Senhor estão a nos contemplar em todo o tempo.
Pv 15:3 (versão RA)
3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

Ou seja, as imagens não ouvem, mas o nosso Deus nos ouve e nos ajuda em nossas dificuldades. As Imagens têm mãos que não podem tocar e nem podem sentir, mas o nosso Deus nos abraça e nos protege na palma das suas mãos, porque Ele nos ama.

O que eu quero que o Espírito Santo ministre na sua vida hoje, é que a atitude de Josias é exatamente o que o Senhor Deus espera de nós!

Deus espera de nós a ousadia e a coragem de assumirmos a nossa aliança com Ele. Porque quando isso acontece, é porque realmente nós rompemos com a idolatria e passamos adorar somente ao Deus vivo.

Em Dt 4:15-16 (versão RA), o Senhor nos ensina que as imagens têm formas, semelhantes a de homens ou de mulheres, e quem começa a segui-las, vai se corromper.
15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; 16 para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher.

Por que Deus advertiu o seu povo? Por que, o desejo de Deus, desde a criação da humanidade, permanece o mesmo. Mas qual é esse desejo de Deus, é que nós sejamos a imagem e semelhança de Deus aqui na terra;
Gn 1:27 (versão RA)
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Você precisa descobrir o que a Palavra de Deus diz a seu respeito.

Entre várias coisas, uma delas que Ele nos diz, é que o Senhor te fez rei e sacerdote.

Rei para liderar, como Josias fez com o povo de Israel, e ensinar sobre os princípios.

Sacerdote para você adorá-lo, e buscá-lo, como Josias também fez, livrando de todos os postes-ídolos.

Lembrando, que idolatria é tudo aquilo que você colocar em primeiro lugar na sua vida antes de Deus.

Hoje o Senhor te convida a buscá-lo, a fim de que você tome um posicionamento ao Seu lado, um posicionamento na Sua Igreja, lançando para fora, destruindo tudo aquilo que te faz pecar contra Deus, se deixando ser edificado casa espiritual.
I Pe 2:5 (versão RA)
5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.

Josias tomou a atitude de reparar o templo, e você já quer tomar mesmo esta atitude? Se permita ser tocado por Deus! Porque o que Deus quer mesmo que você entenda, é que nós não precisamos de nenhuma imagem de Deus, nós precisamos SER a imagem viva do Deus vivo.

Portanto, pelos atos de Josias, Deus o beneficiou, por sua fidelidade até o final da sua vida.

Mais a frente, nos versículos 20-34, veja que Deus ouviu a orações de Josias.
20 Ordenou o rei a Hilquias, a Aicão, filho de Safã, a Abdom, filho de Mica, a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo: 21 Ide e consultai o Senhor por mim e pelos restantes em Israel e Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós, porquanto nossos pais não guardaram as palavras do Senhor, para fazerem tudo quanto está escrito neste livro. 22 Então, Hilquias e os enviados pelo rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Tocate, filho de Harás, e lhe falaram a esse respeito. 23 Ela habitava na Cidade Baixa, em Jerusalém. Ela lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: 24 Assim diz o Senhor: Eis que trarei males sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as maldições escritas no livro que leram diante do rei de Judá. 25 Visto que me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos, o meu furor está derramado sobre este lugar e não se apagará. 26 Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que ouviste: 27 Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, quando ouviste as suas ameaças contra este lugar e contra os seus moradores, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor. 28 Pelo que eu te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus moradores. Então, levaram eles ao rei esta resposta.
Lembre-se Deus nos fez reis e sacerdotes.

Reis para que como líderes sirvamos como influência para mudar e fazer uma nova história na vida das pessoas.

Sacerdotes para que como adoradores do Senhor, o busquemos com intensidade e profundidade, a fim de acabar e reduzir a pó, todo e qualquer altar que é levantado e que não é de adoração a Deus.

Deus quer que a partir de hoje, você faça a diferença em nossa geração!

Que você seja como Josias!

Que você seja alguém que vai decidir destruir toda e qualquer idolatria, toda imagem ruim!

Que você seja alguém que vai buscar e conhecer cada vez mais, do Deus vivo, e que você viva o princípio do Senhor, adorando somente a Ele!

Amém!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema